Política

ROSEMA : Uma cervejeira que sustenta a política são-tomense agora sob ultimato de Angola

Para acompanhar mais uma cena desta longa-metragem, que mostra negócios com cumplicidades políticas e judiciais “made in São Tomé e Príncipe”, o Téla Nón coloca a disposição do leitor, a mais recente cena retratada num artigo da Agência de Notícias de Portugal- LUSA. O leitor pode também recorrer aos arquivos do Téla Nón, para apanhar as cenas anteriores da longa metragem. Basta para isso clicar no sinal de lupa no canto superior direito do jornal, escrever ROSEMA, e dar ordem para abrir.

———————————————–///——————————————————————–////——————————————————————–

Artigo da Lusa :

O Supremo Tribunal Angola exigiu ao Supremo Tribunal de Justiça de São Tomé a devolução da Carta Rogatória e entrega da cervejeira Rosema ao angolano Mello Xavier, indica a carta.

“Não tendo sido cumprida até hoje a devolução da carta rogatória referente ao processo nº95/01 que corre a sua tramitação no Tribunal de Lembá em que são partes a Empresa Cervejeira Rosema, SRL, propriedade de Ridux Lda, incumbe-me o venerando Juiz conselheiro presidente deste tribunal de remeter e solicitar o cumprimento da devolução da carta acima referida”, diz o documento, datado de 26 de março e assinado pelo secretario judicial, Garcia Sumbo.

Esta é a segunda carta rogatória remetida pelas autoridades judiciais angolanas ao Supremo Tribunal de Justiça (STJ) são-tomense no espaço de três meses, sendo que a primeira foi enviada com a data de 20 de dezembro de 2017.

Nesta última carta, o Supremo Tribunal de Angola deixa o aviso de que esta “é a segunda e última insistência no cumprimento da devolução da carta rogatória”, um aviso interpretado por uma fonte diplomática na capital são-tomense como “um ultimato para resolver um problema que, a arrastar-se, pode provocar um incidente diplomático entre os dois países”.

Os dois documentos foram expedidos para São Tomé com copias ao ministro das Relações Exteriores de Angola, Manuel Augusto e com conhecimento do governo são-tomense.

Rosema, é a única cervejeira do país. Construída pelos alemães da ex-RDA, a fábrica viria a ser vendida em concurso público pelo governo são-tomense nos anos 90 e adquirida pela empresa angolana Ridux Lda. do empresário Mello Xavier.

Em 2009, um contencioso movido em Luanda contra Mello Xavier por um dos seus sócios levou a que o Tribunal Marítimo de Luanda solicitasse ao Supremo Tribunal de São Tomé a penhora dos bens do empresário angolano em São Tomé que incluía a Rosema.

Meses depois o Tribunal Marítimo de Luanda viria a devolver ao Mello Xavier o direito de propriedade da cervejeira. Nessa altura, num processo considerado de “pouco transparente” a fábrica já estava na posse de um empresário são-tomense de nome Domingos Monteiro (Nino Monteiro).

Nino Monteiro é um responsável político do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe – Partido Social-democrata (MLSTP-PSD), principal partido da oposição, mas com fortes ligações ao primeiro-ministro e líder do partido no poder, Ação Democrática Independente (ADI).

A cervejeira Rosema é citado por fontes partidárias como estando na origem da crise no seio do MLSTP-PSD.
Osvaldo Vaz, primeiro você-presidente dos sociais democratas demitiu-se das suas funções em dezembro passado e em carta que a Lusa teve acesso, denunciou o que considera de “intromissão de personalidades do ADI no funcionamento interno do MLSTP-PSD, através de altos dirigentes” deste partido da oposição.

Osvaldo Vaz é diretor-geral da Empresa Nacional de Combustíveis e Óleo (Enco) com mais de 80 por cento de capital angolano.
As denuncias do vice-presidente aumentaram a crispação no seio dos dirigentes do MLSTP-PSD que não querem ver o nome do partido envolvido no escândalo da Rosema, enquanto pertença de um dirigente político do MPLA partido com o qual os sociais democratas têm laços de afinidades históricas.

O líder deste partido, Aurélio Martins tem sido alvo de fortes criticas dos militantes que o apontam como mantendo uma alegada aproximação com Patrice Trovoada e acusam-no de “trair os princípios e ideais do MLSTP” que nas vésperas das eleições legislativas, autárquicas e regionais ainda não conseguiu ultrapassar a divisão interna.

Um relatório da execução orçamental da direção das finanças acusa a Rosema de ter deixado de pagar os impostos ao estado há vários anos, rondando atualmente mais de três milhões de dólares, segundo fonte da Direção de Finanças.

O mesmo relatório indica que houve “um fraco desempenho” na cobrança do Imposto sobre consumo de produção local e acusa a Rosema de “incumprimento da obrigação fiscal” deste imposto que é o maior contribuinte.

“Para o efeito, a administração tributária, como medida de coação bloqueou-a (Rosema), impedindo que a mesma fizesse desalfandegamento de quaisquer mercadorias, enquanto prevalecer os atrasos com a administração tributaria”, indica o relatório.

Fonte : LUSA

 

    30 comentários

30 comentários

  1. Homem Grande

    11 de Abril de 2018 as 6:19

    Já não era sem tempo!
    Ainda assim vamos lá vêr se não fazem ouvido de mercador.

    O dito povo pequeno é entalado até aos Tutanos para pagar os impostos e temos Cervejeira que dribla as finanças de forma que quer no que toca ao pagamento de impostos e temos um Entretener com capa de 1° Ministro que tbem faz das suas..
    O segurança que desviou esses valores, não fez um trabalho completo porque na verdade esse dinheiro pertence ao Povo de S. Tomé logo era para ser desviado todo..

    Fazendo jus ao vosso Slogan, estamos mesmo a vos ver a trabalhar, cambardas de Malandrinhos e malandrecos.

  2. Vexado

    11 de Abril de 2018 as 6:37

    Nino Monteiro não é empresário e nunca foi porque não tem estrutura para tal. Nino Monteiro é cambista que amealhou dinheiro.
    Empresário, podemos considerar o ramy, dono da socobrisa, da constrome, egecon.

    Empresário constrói e não ocupa, não rouba e nem anda em jogos poucos claros, por isso tem esses contornos.

    Se fosse empresário teria veia para tal e seria visto por todos.

    Única coisa que os Monteiro fazem são comprar grandes carros e ofertar a mulher de outros.

    Outrossim, é a pressa que os tais cidadãos representante do Nino Monteiro querem fazer a reforma da justiça para com subterfúgios criar condicionalismos a devolução da empresa.

    Ou vai ou racha. Pena são os que lambujavam através da fábrica.

    Patrice ladrão, vais mandar assaltar a fábrica novamente?

  3. Original

    11 de Abril de 2018 as 6:52

    Cravide,grande batata quente vindo de um País que não está para meias medidas.Há,há,há.

  4. Paga Ngunu

    11 de Abril de 2018 as 9:42

    Sinais muito claros de que a coisa pode descambar…..
    A ser verdade isto, ou seja se de facto a Rosema voltar para as mãos de Melo Xavier, quer o MLSTP, quer o ADI vão ter alguns problemas financeiros, pois que os irmãos Monteiros eenquanto “donos” da Rosema apoiam o seu partido MLSTP com as recitas que dai provêem. mas por outro lado os apegos recentes dos irmãos Monteiros às lideranças do ADI são sinais de que também por outras vias ou de outras formas o partido das argolas azuis também vêem lambendo e bem os beiços. O importante é que a Rosema não deixe de funcionar e que haja cerveja para o povo. e se for a preço mais baixo melhor ainda. Quem sabe se finalmente a Rosema não venha a ser comercializado com o devido rótulo como sinal de respeito para com os consumidores?

  5. MIGBAI

    11 de Abril de 2018 as 10:14

    Farto-me de rir com este pais de brincadeira, governado por miúdos e oportunistas.
    Então minha gente como é afinal?
    O senhor juiz Cravid parece não ser o que muitos querem que seja, o tal isento, o vertical, o justo o grande.
    Pois é, pois é, afinal o homem é mais um no meio de tantos outros corruptos e interesseiros.
    Aonde está ou andará afinal o Cravid?
    País de brincadeira este que surgiu há 42 anos com base em interesses e pretensões a barrigudos.
    Coitado do povo pequeno, que ainda vai tomando borracha nas costas dos atuais colonos pretos!!!

    • Mandelax

      12 de Abril de 2018 as 10:02

      O Cravid ta no país. E o Sr ta aonde? Por acaso no directo do F?

      • MIGBAI

        12 de Abril de 2018 as 13:30

        Por favor “Mandelax” vai ali a uma loja, e compra um pouco de neurónios, e tenta ignorar-me OK?

        • Mandelax

          12 de Abril de 2018 as 17:27

          Ta ignorado. Vai ver si cortas os cabelos! Eu vou pasear pela cidade, em S. Tomé.

  6. mezedo

    11 de Abril de 2018 as 10:24

    Agora sim cabe ao Supremo Tribunal de São Tomé, tomar a medida certa para resolver definitivamente o que foi mal feito já a tempos.

    E devolver a Empresa ao verdadeiro dono.

    E sabe bem que Angola é um parceiro de longa data e que não brinca com suas relações.

    Por ai acaba o jogo de esconde esconde atraz dos messias satanaz. PM STP

  7. Nuno Miguel Menezes

    11 de Abril de 2018 as 11:52

    Existe Casos mesmo dentro do Reino Unido O mandado de detenção europeu que o Proproprio Juiz NEGA extradição da pessoa involvida, para isso acontecer os mesmos estudam o caso e ao mesmo tempo ficam tambem a espera dos seus proprios detectives privados que trabalham para o Tribunal para assim darem a resposta.
    E TUDO ISSO tempo demora PODE SER ANOS de espera.

    E fora desta situacao, O Povo de Sao Tome and Principe, o povo que gosta de falar bonito e escrever bonito e tambem criticar os outros e olhar para erros dos outros e nada fazem para infraestreturar o seu Pais que ‘e Sao Tome and Principe, esse mesmo Povo ja viu a Gravidade da Situacao em Causa??? Mais uma infraestretura que vai a vida e unica dentro de Sao Tome and Principe.

    Sao Tome and Principe sem a cerveja Rosema, fica o POVO sem a cerveja na mesa, concerteza vao viver da cerveja Portuguesa Sagres e outras mais e pagar a TAXA AOS PORTUGUESES DE PORTUGAL, e pagando a taxa o Povo ja nao fala nada em relacao a essa situacao, estou a beber uma cerveja a Portuguesa assim o Povo sente uma pessoa com Luxo porque esta a beber uma cerveja estrangeira e anda a pagar a taxa aos outros e outros esta a infraestreturar o seu Pais, e Sao Tome and Principe ficando em RUINAS.

    So Visto….

    enfim!!!

    Nuno Menezes
    Lincoln,Reino Unido

  8. MATRUSSO

    11 de Abril de 2018 as 12:01

    Ainda faço recordar que Cervejeira Rosema, antes tinha sido Ceto investimento Holandês ainda na 1ª República. Seus Ladrões, engratos e gananciosos.

    CETO (Empresa estatal) deixou de ser quando Trovoada pai, pelos princípios imaturos de destruição entendeu de privatisar todas empresas estatais a semelhança das Agrículas, Cerâmicas e outras.

  9. Bem de S.Tomé e Príncipe

    11 de Abril de 2018 as 14:12

    Todos os santomenses que acompanharam esse caso de Rosema sabem que a fabrica pertence ao Ridux de Mello Xavier.Os antigos membros do Tribunal Supremo também sabem. Só que tribunal de Lembá fez o seu devido trabalho no passado, entregando novamente a fabrica ao verdadeiro dono. Numa operação relâmpago apareceram policias Ninjas que cercaram a fábrica, sob a ordem de alguém, com o pretexto de que essa unidade fabril não pode ser devolvida ao Mello Xavier. Porque uma decisão estranha do então Tribunal Supremo dizia que o tribunal pertence ao Nino.

    • Vexado

      12 de Abril de 2018 as 15:40

      Quem foi o juíz que fez asneira?

      Hoje é defensor velado do actual governante e dá aulas grátis de direito.

      Um homem sem carácter, mesmo assim muitos o seguem naqueles comentários desprovidos de direito. Pergunta o ministro Varela, também é outro.

  10. Tânia

    11 de Abril de 2018 as 19:48

    Mas uma vítima desse PT, tomem cuidado funcionários da justiça, td cabala está montada em vossa cima. Tantos funcionários como juízes tanto do. MP como dos tribunais. Td essa guerra é devido rosema, o governo não quer entregar rosema, os montanhas dono virtual da empresa estão a fazer jogos com justiça, são capazes de vender a democracia, devido uma empresa que não é deles.

  11. Sim

    11 de Abril de 2018 as 19:50

    Vocês já viveram muito a custa de rosema, agora devolve homem coisa dele. Deixa de fazer política com justiça

  12. Nadia

    11 de Abril de 2018 as 19:52

    Causa e efeito, tds os funcionários dos tribunais e do ministério publicado, que foram escolhidos para trabalhar no tribunal inconstitucional do adi, foram detidos? Tirem vossa conclusão

  13. Pois

    11 de Abril de 2018 as 19:56

    Grande Silva, faça justiça, mesmo que ti prendem e prendem tds juízes e inventem crimes e vos ataca. Vamos tribunal. Vamos Silva o povo Angolano, os investidores, o povo são-tomense, tds estão contigo. Mesmo na cadeia um herói é um herói, viva Lula da Silva, viva Nelson Mandela e o Silva cravid

  14. Obrigada

    11 de Abril de 2018 as 20:00

    Obrigada Silva estou orgulhosa de ti e de tds juízes, e juizas os juízes juizas do ministério público, tds funcionários, força, salvem a nossa jovem democracia….

  15. Clubes

    11 de Abril de 2018 as 20:28

    Concordo plenamente contigo

  16. pascoal de carvalho

    11 de Abril de 2018 as 23:24

    a verdade são dois fatos. um é o que a justiça decidiu e agora estende-se as diplomacias; o outro é que para o tempo que este processo se alastra, os irmão monteiro deveriam procurar alternativas caso não as tenham. Digo eu.

  17. Moço de Boa - Morte

    12 de Abril de 2018 as 0:02

    Fazendo uma correção ao artigo do tenho a dizer que a fábrica rose ma não foi construída pela RDA , pois a fábrica chama-se CETO ainda na época colonial ( companhia engarrafadora de São Tomé ) e nesta época as cervejas tinham rótulos e as cápsulas eram azuis. Sejamos precisos na história do nosso país. Felicidades

  18. mezedo

    12 de Abril de 2018 as 7:36

    Ali falo o Nuno Miguel Menezes que talvês seja um Trovoada também.

    Esse senhor deve saber que Cervejeira Rosema esta no solo Santomense e continuara a estar. Portanto deve ser entregue ao verdadeiro dono e continuara a fabricar para os Santomenses.

    Vens a falar de taxa para produtos de outros países isso é normal.

    Vamos defender a verdade e a Democracia e não a ladroise instalada.

    • Nuno Miguel Menezes

      12 de Abril de 2018 as 13:52

      Senhor Mezedo

      Se tens acompanhado o que escrevo neste jornal Online aonde existe noticias que tem haver com Sao Tome and Principe e nao so apenas,eu pessoalmente informei varias vezes que nao Pertenco a um Partido Politico dentro de Sao Tome and Principe,e em Relacao a Senhor Trovoada felizmente eu crianca em Sao Tome and Principe tive com o mesmo dentro do Palacio do Povo de Sao Tome and Principe nas casas Presidencias Os Filhos familia e etc…Sem Haver conflitos Politicos e na altura era crianca e nao percebia o que ‘e Politica e outras coisas mais.O Nivel de sociedade em que nos pertencemos faz com que conhecemos outras pessoas tanto dentro de Sao Tome and Principe ou mesmo em Portugal,pode ser a Nivel professional,Pai,mae,Familia e etc…
      E neste sentido conheco sim a Familia e outros mais,mais no entanto estamos aqui online trocar ideias aonde existe varias ideias e formas de pensamentos.

      E a psicologia dessa mesma noticia, ‘e deixar as pessoas escrever suas ideias e aquelas que sao mais adaptadas em questao e quem sabe algum leitor da Politica ao ler e aproveitar a situacao fazendo ele um desenho diferente da situacao em causa e no final os resultados sao iguais.

      Sendo eu Natural de Sao Tome and Principe vivendo eu na europa a mais de 34 anos, conheco coisas que se calhar pessoas dentro de Sao tome and Principe nao conhece ou mesmo algumas pessoas dentro da europa que pertence tambem a Sao Tome and Principe, e conhecendo eu coisas(…) deixo sempre a minha openiao,em relacao a essa noticia acredite devemos dar forcas ao Governo de Sao Tome and Prinipe,o Governo,e tambem a familia em causa que quer ficar ou pertence a ROSEMA a unica cervejaria que Sao Tome and Principe assim Tem.

      Necessario o Tribunal Responsavel,O Governo de Sao Tome and Principe, a resolver essa situacao que assim informa esse jornal online,ao entregar a Rosema na mao do antigo DONO ou mesmo um novo DONO se os mesmos amanha nao vao entrar em FALENCIA dentro do reino unido se chama Bankruptcy.

      Ao entrar em FALENCIA, deixamos de ter uma fabrica de cerveja e a Unica que assim o tem dentro de Sao Tome and Principe, e concerteza nao sera Portugal ou Portugueses que vao resolver essa situacao a nosso Povo,porque Sao Tome and Principe a independencia foi dada a 42 anos atraz.

      E a psicologia dessa mesma situacao, se o governo nao tem capacidade de resolver essas mesma situacoes e outras tambem que assim tambem existe dentro de Sao Tome and Principe, da mesma forma que foi assinada a carta o Portugal entregar Sao Tome and Principe a nos(…), fazemos outra carta a Portugal entregamos Sao Tome and Principe a Portugal,Logico ano 2018 com novas normais,sem ser as normais do tempo da escravidao e outras mais que assim as pessoas desse tempo assim sofreram.Mais no entanto foi sim um Passado,e esse mesmo Passado tambem sofreram os Portugueses BRANCOS em Portugal tambem a mesma situacao e eles mesmos sabem disso,e cada um de nos Seres Humanos temos a nossa historia isso nao quer dizer que em Portugal as pessoas Brancas nao sofreram (logico que sim).
      E a cultura geral temos que ter e perceber um pouco de historia de cada Pais Sao Tome and Principe nao foi o unico Povo SOFREDOR,Brancos para os Brancos,Brancos para os Pretos e etc… Isso faz parte da nossa vida e do Nosso Pais que assim nos pertencemos.

      O que ‘e necessario ‘e deixar o Povo de Sao Tome and Principe ter essa imagem consigo sempre a chorar que somos um Povo sofredor,a escravidao,o choque que assim os mesmos sofreram e acredito, termos que mudar de atitude,pensar,criar,inventar, para assim ter um Sao tome and Principe com a minima condicoes.

      Sao Tome and Principe sao dua ilhas muito pequenas,da colonia Portuguesa,existe perguntas hoje mais grandinho que quero fazer mais infelizmente se eu fizer a mae paga,o pai paga ou primos e etc…ou ate pode vir tambem a pergunta se nao queres morrer primeiro do que teu pai, e isso para mim indica muita coisa, e sem solucao sempre fica Sao Tome and Principe,e fazendo o mal as pessoas por fazer por causa de uma historia ou ladoise instalada como assim o senhor escreveu Sao Tome and Principe nunca vai andar para a frente cada um tem a sua fe, seu espirito Santo que assim existe dentro de todos nos,coisas invisiveis das trevas que assim exite, e falando assim nao quer dizer que eu Nuno Miguel de Menezes sou feiticeiro, mais sim o Pais mais avancado em tecnologia e outras coisas mais fornece a mim informacoes que sei aproveitar e tambem trabalho nelas e essas informacoes sao verdadeiras e reais.

      Por essa razao nao cabe a mim informar ou falar ou escrever que o Partido ( XXXX ) dentro de Sao Tome and Principe ‘e um Partido que rouba mais ou algo parecido e essa situacao eu Nunca escrevi ou falei, a psicologia ‘e Sao Tome and Principe um Pais com minima condicoes, um povo aonde percebo hoje com boas coisas invisiveis aproveitaveis e bem aplicado e desenhado tambem tem sucesso.

      Nao ‘e por esse jornal que assim explico, mais no entanto acredite o que tenho a dizer hoje Portugal Perde com nosco o que sei e United Kingdom tambem.
      Nao ‘e questao Provocar outros… mais sim a realidade, tenho pena falta de infraestreturas e outras coisas mais,nos nao sabemos aplicar e existe pessoas que nao tem conhecimento, mais a realidade sim perdem acredite.

      Nuno Menezes
      Lincoln,Reino Unido

  19. Conóbia

    12 de Abril de 2018 as 9:37

    O caso Rosema só tem uma solução. O Supremo Tribunal de Justiça de stp deve aliviar nos à todos desta vergonha. Devolver a Carta Rogatória e ponto final. Mas tenho algumas preocupações:

    1. O Patrice Trovoada é o verdadeiro dono da Rosema, é ele quem dá ordens aos irmãos Monteiro. É a Rosema quem financia as actividades internas da ADI. A Rosema dá ao Patrice 40 mil euros por semana;

    2. O Tribunal constitucional recentemente criado tem como uma das missões rosolver o caso Rosema, tanto é que o PT deu ordens ao Procurador Geral da Republica para pedir ao Supremo o envio do caso ao Tribunal Constitucional da ADI;

    3. A Celiza Deus Lima é a defensora da Rosema daí a sua cavalgada conjuntamente com a ADI contra o Supremo Tribunal de stp, propondo retirar todo poder ao actual presidente.

    Nós estamos em presença da maior máfia governamental alguma vez visto no nosso país. O Patrice Trovoada é o maior bandido que apareceu neste país até os dias de hoje. Quem viver verá. Se todos nos calarmos esse bandido vai dominar tudo isso!!!

  20. Nuno Miguel Menezes

    12 de Abril de 2018 as 10:11

    Aqui Fica a Pergunta.

    Entregando a fabrica ao verdadeiro Dono, este mesmo senhor tem dinheiro para assim continuar a infraestreturar a UNICA fabrica de certeja que assim encontra dentro de Sao Tome and Principe????
    Existe situacoes ao entregar a fabrica o Dono pode abir a falencia (aqui na inglaterra nos chamamos Bankruptcy ).
    E ao abrir a falencia a mesma fabrica se fecha igual a nautico de sao tome and principe,os donos de nautico fecharam as portas aonde nos os Pretos nao conseguimos infraestreturar aquela area bonita que era o nautico de Sao Tome and Principe, e nao importa se este nautico existe historias ou nao o passado ‘e passado o importante ‘e o presente que devia-mos fazer algo para infraestreturar e continuar com o nautico quera era uma pescina PUBLICA.
    E a unica cerveja de Sao Tome and Principe vai terminar igual se nao haver uma accao tanto a nivel do governo tribunais e outros mais.

    As pessoas dizem que nao faz mal, logico que faz mal, o desenho de sAO tOME AND PRINCIPE,na area de turismo ‘e tao bom beber uma cerveja feita dentro do Pais em Causa,e se fechar ,deixamos de ter cerveja original,bebendo nos outras marcas de cervejas pagando tambem a taxa e etc…

    O Povo de Sao Tome and Principe anda adormecido E MUITO E MUITO BEM ADORMECIO MESMO, aonde a preta ladrona passa por mim e diz Sao Tome and Principe ainda ‘e muito cedo para desenvolver porque apenas tem 42 anos de Independencia.
    E o veneno que faz esse povo adormecer esse mesmo veneno ‘e composto em duas qualidades.

    Qualidades 1 O nervos
    Qualidade 2 O Medo

    Ao abrir esse mesmo veneno o povo Sao Tome and Principe fica nervoso pega arma e faz Guerra contra eles mesmos a espera que outros Paises vem acalmar a situacao e quando acordarem estao em RUINAS.

    O medo, ao tentar revolver uma situacao simples que nem vai prejudicar Outros, derepente sentem dentro de si o Medo.

    Existe Nossa senhora de Fatima em Portugal aonde milhares de pessoas Vao rezar e ao mesmo tempo por la recebem o PaPa e outros mais ela neste momento abriu os olhos acordou, e esta a ver coisas pela primeira vez na vida o que existe, e espero que essa Nossa senhora de Fatima perceba o que comecou a ver.

    ( Pela Primeira vez dia 1 de janeiro do Ano 2018 a Santa Nossa Senhora de Fatima abriu os olhos em Portugual e sera para sempre com os olhos abertos )

    Isso nao ‘e pscologia para meter medo a alguem apenas uma verdade.Logico existe pessoas que cre em Deus outras nao, milagres e etc… mais a realidade em Portugal a Nossa senhora de Fatima acordou e comecou a ver igual a nos a ver a cara de cada um de nos a ver a cidade a ver carro e outras coisas mais, e ela pela primeira vez comecou a ve, pela Primeira vez na VIDA nunca aconteceu antes.

    E neste momento milhares de pessoas involvidas estao precupados,existe ideias ela nao pode acordar adormece,existe ideias ele nao pode acordar adormece, ao aodrmecer ele e ela Sao Tome and Principe nunca fica desenvolvido,nao ‘e necessario ter condicoes EUROPEIAS, mais sim minima condicoes e depois de ter as minimas condicoes e terem tambem a base para a manutencao das infraestreturas.

    Liquidos estranhos no chao dentro de Sao Tome and Principe,nao se preocupem,cst engenheiros ate podem ajudar nesta situacao, sabem o que fazem ??? descarnar o cabo da linha telefonica,nao enconsta os fios um ao outro e deixa no chao.
    E liquidos estranhos no chao e outras coisas Poderosas do AR,Ficamos nos a Ganhar neste sentido, e eu criador deste liquid tenho que voltar sempre a Sao Tome and Principe e assim O Povo Burro que somos nos estamos a infraestreturar o Turismo.
    E nunca dou uma informacao Por engano ou na brincadeira com alguem, Voces tem Tudo….Medo de uma Historia,medo de algo,cabo telefonico com linha telefonica descarna e deixa no chao descarnado com a linha ativa,o Globo aonde vivemos existe plastic invisivel ao nossos olhos existe maquinas que nos segura e outras coisas mais e se por acaso alguem fizer isso o que ‘e Natural de Sao Tome and Principe agradece.

    Se calhar tenho que ir de Ferias, e explicar a Pretos africanos como eu, a pscologia da coisa, e se o branco falar Nao, porque ainda se vive com imagem colonial em Sao Tome and Principe fasso no meu quintal no mato a situacao em causa e o que ‘e Natural de Sao Tome and Principe agradece,acredite.

    O Engenheiro do Ar
    Nuno Menezes
    Lincoln Reino Unido

    • Maria Silva

      12 de Abril de 2018 as 16:19

      Senhor Nuno Menezes, pelo amor de Cristo…. cala boca!!
      O Melo Xavier é dono da fábrica e pronto!
      O mesmo Melo Xavier é dono da Cuca ( cervejaria Angolana )e outras coisas mais , Melo Xavier é um grande empresário etc etc etc!!

      • Nuno Miguel Menezes

        12 de Abril de 2018 as 17:49

        Senhora Maria Silva

        Quando assim escrevo a minha boca esta sempre fechada e calada,so se estiver perto alguem da minha pessoa,a minha boca abre e fala e deixo de escrever e passo atencao a pessoa que estou a falar, e depois de terminar de falar com a pessoa que esta perto da minha pessoa a minha boca FECHA e deixo de falar e passo a estar com a BOCA CALADA,e a minha mao fica sempre a escrever e com a boca calada estou sempre, e ao mesmo tempo escrevendo eu com a boca calada os meus dedos estao em movimento e a minha cabeca a pensar naquilo que quero transmeitr e ao mesmo tempo a boca esta sempre calada e pode demorar horas a escrever um livro um artigo a minha boca esta sempre calada e sempre tambem a pensar o que vou comer amanhar e estou sempre com a minha boca calada,e ao mesmo tempo estando eu com a boca calada tento explicar e passar experiencia que assim tenho com a boca calada e passando essa experiencia com a boca calada tambem posso usar a palavra com a boca calada etc…etc…

        Fica bem Senhora Maria Silva eu com a boca calada fica bem

        Nuno Menezes
        Lincoln,Reino Unido

  21. manuel

    12 de Abril de 2018 as 16:22

    Não quero acreditar que S. Tomé e Principe é território de Angola. A onde é que já se viu isto? Só pode ser brincacdeira: Dar ultimato há uma país soberano embora pedinte? Só com cristo

    • Nuno Miguel Menezes

      12 de Abril de 2018 as 22:21

      Senhor Manuel

      Deve ser por cultura Geral da sua parte ou mesmo falta de informacao,O senhor sabia que Sao Tome and Principe tambem ‘e o Territorio de Portugal???
      Se o senhor nao sabe fica a saber, aonde existe os Portugueses a comunidade Portuguesa num Pais nao importa qual ‘e em causa, essa mesma comunidade ganha o seu Territorio aonde se encontra um grande numero de pessoas Portuguesa a viver, isso tambem acontece para a china,Brazil,cabo verde,guine Bissau,Muzambique,e outros mais Paises.
      E na identificacao Tanto a nivel Policial e tambem para a estatisticas se sabe qual ‘e o numero de Pessoas que assim existe dentro de uma comunidade ou territorio dentro de Sao Tome and Principe, imagina, o Territorio que ‘e a cidade de Trindade em Sao Tome and Principe essa mesma cidade pode existir cerca de 400 Portugueses e durante anos e anos os portugueses vindo de Portugal todos vao viver no territorio de Trindade e dentro dela se forma uma comunidade Portuguesa.

      Parece a mim que o senhor nao veio trocar ideias,parece a mim que o senhor veio a procura de uma coisa confusao ou alguma informacao que nao consegue adquerir ou mesmo vou ver o que o Nuno Menezes tem a dizer e atravez das suas palavras consigo tirar informacoes que assim quero, Ultimato, mandato de busca e prisao cabe a cada Pais do mundo assim aplicar se existir razoes para tal, isso nao quer dizer que Sao Tome and Principe ser um Pais nao desenvolvido Pobre que os mesmos nao tem poder de pedir Mandato de busca e prisao a um Pais Europeu, e se o senhor nao sabe Sao Tome and Principe tambem trabalham com a Europol e outros mais.
      E a decisao de um Juiz dentro de Sao Tome and Principe tambem ‘e valida,igual a decisao de um Juiz Portugues de Portugal ou mesmo um Juiz de Angola.

      Existe situacoes certas pessoas fazem o povo de Sao Tome and Principe ter medo se calhar por ser um Povo pequeno e Pobre, imaginemos: um Portugues de Portugal Branco Preso em Angola concerteza nao vai haver da parte das pessoas criticarem ou mesmo a procura de confusao, mais no entanto um Branco Portugues Preso em Sao Tome and Principe ja existe pessoas a falar os juizes sao Falsos,a carteira professional ‘e do brazil, gabao,china e por ai fora existe comentarios, e esses comentarios deixam de existir se por acaso acontecer um branco de Portugal estando preso em angola.

      Porque que sera???

      Continuando…..

      Essa noticia tem haver com uma e unica cerveja com o Nome ROSEMA que assim existe dentro de Sao Tome and Principe, no meu ponto de vista,o governo,os juizes,devem estudar a melhor forma de nao perder essa mesma fabrica e unica,e existe coisas na vida que tambem concerteza ja aconteceu a Governo de Sao Tome and Principe, exemplo FMI perdoar a divida, ou se calhar em vez de pagar 600,passa a pagar 300, ou mesmo se calhar deu PERDAO nas dividas.

      E o governo neste sentido, estudando a situacao muito bem estudada, nao custa nada Perdoar a DIVIDA que assim essa fabrica possa ter para a situacao em causa ficar mais leve e tambem nao perder a unica infraestretura que assim existe dentro de Sao Tome and Principe.

      Na europa tambem existe essa situacao, aconteceu na cidade aonde vivo reino unido, nao perdao mais sim 1 ano sem pagar council tax, isso nao quer dizer que o governo fica mais rico ou mais podre quando isso assim acontece.

      Existe coisas que se deve estudare lucro se tem, a cerveja o tabaco, o preco deveria ser um preco alto, imagina se custa 100 passa a custar 180, e nao esquecendo tambem depois do perdao da divida pagar a taxa ao governo de Sao Tome and Principe estipulado por eles.

      Aqui fica a minha forma de pensar e cada um tem a sua no territorio do Jornal https://www.telanon.info

      Grato Pela sua atencao Prestada

      Nuno Menezes
      Lincoln, Reino Unido

  22. manuel

    19 de Abril de 2018 as 15:30

    Meu caro senhor Nuno. O senhor escreveu tanto mas pelo visto o senhor não tem nada.
    Seguindo a lógica do que a sua cultura geral ditou-lhe o senhor faz tanta confusão e como resultado de tudo isso, o senhor não sabe nada. Apenas palhaçadas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo