Política

Governo diz que as forças de defesa e segurança desmantelaram hoje uma tentativa de assassinato do Primeiro Ministro

Num comunicado distribuído a imprensa o Ministro da Defesa e Administração Interna, Arlindo Ramos(na foto), anunciou que as forças de defesa e segurança do  «Estado da República Democrática de São Tomé e Príncipe desmantelaram hoje uma tentativa de subversão da Ordem Constitucional através do assassinato premeditado do Primeiro Ministro e Chefe do Governo e orientaram a detenção de dois dos principais protagonistas desta operação», diz o comunicado lido pelo ministro no final da tarde de quinta feira.

O Ministro Arlindo Ramos, identificou os dois principais protagonistas da alegada operação que visava alegadamente assassinar o Primeiro Ministro, Patrice Trovoada. «Trata-se do senhor Gaudêncio Costa membro da comissão política do MLSTP e antigo ministro da agricultura, e do senhor sargento Ajax Managem das Forças Armadas», referiu o ministro.

Na comunicação o ministro da defesa e da administração interna, deixou entender que se trata apenas da primeira fase das detenções. «As investigações continuam de modo a trazer para a justiça todos os implicados», destacou Arlindo Ramos.

Segundo o ministro os dois detidos, foram entregues a Polícia Judiciária. « Os elementos recolhidos até então pelos serviços revelam para além da premeditação, uma forte determinação na execução dos seus designios, cumplicidades nacionais e estrangeiras, cabendo agora à polícia judiciária e ao ministério público esclarecer», frisa o Ministro da defesa e da administração interna.

Arlindo Ramos anunciou que as forças armadas e de segurança estão em prevenção. Garantiu que o país está calmo, e sob controlo do Governo da República.

Cópia do comunicado – comunicado-de-imprensa

Abel Veiga

 

    34 comentários

34 comentários

  1. JOAO CARLOS

    21 de Junho de 2018 as 19:46

    Isto não passa de manobras do regime para perseguir os opositores… Já estamos ao nível da Guiné Equatorial ! Quem afinal quis ou subverteu a ordem Constitucional foi Patrice Trovoada….

    • sol

      9 de Julho de 2018 as 8:22

      Óxa lá que nada de mal aconteça com o Ajax. Não possível deter um cidadão todo esse tempo sem prova. Apenas suspeita. Eleição está a chegar.

  2. Sidônio Pias

    21 de Junho de 2018 as 20:53

    Ché, tudo mentira!
    acho muito estranho, que nós a beira das eleições é que surgem tais acusações, meu amigos essa farsa não vai colar, já estão fim da legislatura e sinceramente nem o Gaudêncio nem o coitado do Sargento, quereriam fazer uma coisa dessas. É claro que se trata de uma manobra do desgraçado do PT/FIÁ DAMINA/SUM TIBÉRIO/DENTXI BÊTU= Patrice Trovoada. seja como for, é bom que estejamos atentos a tudo isso e quando for a hora sabermos dar o cartão VERMELHO, a esses curruptos. bem que disseram que esse Ministro da defesa é da bufaria, agora eu vejo que ele não só o é, como também é um “para-bufu” do atual PM!

    Deus Abençoe STP

  3. Seabra

    21 de Junho de 2018 as 20:55

    ….há muita pressão. Os acontecimentos catastróficos e graves que têm ocorrido no país ,sem cessar,estão a levar( a precipitá-lo )o regime TOTALITÁRIO de STP ao precipício definitivo. Como “SACUDIR “este peso PESADO ? Como destraír o povo? Como virar a situação à favor do PT-ADI ?
    Eís a resposta : montar um complô, fazendo se passar por victíma.
    Mesmo se fosse VERDADE , seria legítimo pela humilhação, miséria e situação degradante em que se encontra STP.
    Excusado é tentar vir com argumentos sem “SUSTENTO,” alegando que os governos precedentes nada fizeram de bom. Já lá vão mais de 28 anos que a família Trovoada regressou para STP (avec Gabriel da Costa dans leur valise et d’autres traîtres militants du MLSTP), e sempre no PODER, nada mudou,aliàs, tudo piorou…para além dos Trovoada terem agora casas em Portugal,França, Gabão, Angola,Mali ( gente pobre que veio do nada ). Quando tomaram a possessão de STP , prometeram e garantiram que tudo ia mudar para o melhor, como o rebento Trovoada PT prometeu fazer de STP um Dubaï africano ( para ele e o vigários dele é Dubaï),porque dá-lhes dinheiro c’est une pompe à pétrole pour euX, beaucoup de l’argent y tombent”…compras de casas, de carros de luxe, contas recheadíssimas nos bancos estrangeiros. Por esta e mais razões não é necessàrio de trazer os outros governos, pois que eles (2o pretenderam,regressaram para salvar STP e o seu POVO.
    A única saída para manter o estatuto lucrativo de PM é de montar um GOLPE DE ESTADO , muito mais emocionante se for seguido de uma tentativa de assassinato do pobre PT , víctima inocente. E os que têm sido víctimas do sistema…o PT quer ser a VEDETA da situação alarmante de crime no país? Daqui hà uns dias vai ser víctima da falta de assistência médica…e de que mais vai ser víctima ( façam-me lembrar de outras situações preocupantes de STP…porque ele tem que passar por todas elas).
    Serà que este atentado de lhe ceifar a vida,não terá sido premeditado em Cuba? As bombas previstas para o assassinato dele, não vieram numa mala diplomâtica e que instalaram depois na presidência ?
    Abram os olhos e não caiam, mulheres , homens e jovens sãotomenses , nesta armadilha montada “de toutes pièces ” e bem premeditada.
    ATTENTION !

    • Revoltado com o governo de adi

      22 de Junho de 2018 as 11:59

      Excelente reflexão Sr. Seabra.Face a tanta manobra de distração, é preciso estar vigilante neste clima de caos completo. É necessário esclarecer o povo para não ser enganado mais uma vez. Deus nos livre desta peste. Apre!

  4. Unidos venceremos

    21 de Junho de 2018 as 21:28

    E esse Governo quer que nós, o povo, acreditemos nesta clara mentira.
    Deus, dê ao povo santomense sabedoria e paciência para aturar esses governantes, até as eleições em Outubro, que será qd ADI perderá as eleições.
    Força Mlstp, organizem-se.
    Força Gaudencio, força Ajax.

  5. Pedro Costa

    21 de Junho de 2018 as 21:37

    A sério?!
    Isto está quente!
    Será que têm provas disto tudo? Para não se basearem em boatos. A ser verdade, estamos feitos; também não é primeiro caso. Só temo que este país não se transforme num faroeste.

    • Seabra

      22 de Junho de 2018 as 6:39

      É pena que trata-se de uma MONTAGEM FALSA. Mas num ooutro país africano ou da América Latina, hà já muito tempour que teriam dado um golpe de BAÚ ao PT-ADI, e estes MAFIOSOS já teriam desaparecido da circulação e já no esquecimento do povo sãotomense.
      Nem foi preciso REBELIÃO ( até agora),pelos factos e pela situação alarmante de STP, estes vagabundos vão cair todos como MOSCAS caiêm,lá onde devem cair.
      Afonso Varela, tu que não comes massa, tu que sofres no inverno com frio,tu que gostas de mordomias, de ser servido, qual será o teu destino? Europa,Africa( Gabão, Mali,Guiné Equatorial. ..)? O PT deve levar -te com ele, assim como os outros MARMANJO S. Ele terá lugar para todos vocês?
      NINGUÉM VAI CAIR NESTA BOBAGEM DE GOLPE E TENTATIVA DE ASSASSASSINATO. Se o povo não decidir de pôr um termo a esta DITADURA, STP e o POVO estão definitivamente ENTERRADOS VIVOS depois de ESFOLADOS. CELA SUFFIT. ….BASTA !
      Há um grande especialista de golpes do género em STP.Um deles tentou assassinar o presidente da républica recém -independente de STP. Talvez foi o mesmo que tenha complotado este misterioso golpe e assassinato. O PT conhece muito bem a pessoa em questão.
      Eles que continuêm sendo CORRUPTOS E VIGÁRIOS. …mas STP ( galinha de ovos de ouro para eles), vai-lhes ser ARRANCADA das garras, a esses MALDITOS MONSTROS !

  6. E. Tavares

    21 de Junho de 2018 as 21:43

    É seguramente uma montagem do senhor Patrice Trovoada para distrair atenção da população e para destabilizar ainda mais o MLSTP, Ele sabe que a população não reagiu bem a subida de preço de combustível o que , sua popularidade diminui cada vez mais por outro lado apesar da sua tentativa de desestabilizar o MLST o partido está a organizar, brevemente o MLSTP vai ter uma nova direção mais forte com um presidente capaz de fazer ele frente. Senhor Patrice trovoada faz e sai teu tempo já passou já não queremos você.
    Queremos Jorge Bom Jesus Para o teu lugar

  7. STP

    22 de Junho de 2018 as 5:24

    Jorge Bom Jesus para Primeiro Ministro. Rua Patrice Trovoada.

  8. sotavento

    22 de Junho de 2018 as 5:34

    Vamos ver o que se segue… patético tudo isto. País platanero…

  9. original

    22 de Junho de 2018 as 6:59

    Para quê tentar golpe contra um moribundo sabendo que vai morrer na urna?

    • Seabra

      22 de Junho de 2018 as 8:31

      Gostei. Boa análise. É prova que o povo tomou consciência deste grupo de Vigários que estão destabelizando o país – STP e levando o seu povo à miséria e a pôr DESORDRE e barafunda permetindo os crimes premeditados e organizados…pois que não há justiça para os criminosos (cujos primeiros que fazem parte do governo actual).
      Quero refrescar a memória dos graúdos e informar aos mais jovens que em STP só uma vez é que houve uma verdadeira tentativa de golpe de Estado com um atentado ao assassinato de presidente da républica da pôs independência, Manuel Pinto da Costa. Este célèbre caso “VERDADEIRO “e não inventado, foi montado pelo seu primeiro ministro da época (que como continua sendo),muito ambicioso e queria tomar o lugar do presidente. Quem se lembra quem era o primeiro ministro da época ?
      Perguntem aos cabeçários da JOTA MLSTP, camaradas Afonso da Graça Varela e Gabriel Arcanjo Ferreira da Costa.
      Há muito segredo da política de STP que està abafado. Tudo tem e deve ser DITO.

  10. Maria silva

    22 de Junho de 2018 as 7:19

    Quem são estes heróis??
    Se for verdade, os meus parabéns finalmente São -Tomenses de coragem, porém da próxima sejam mais eficazes!!
    OBS: Nao esquecendo que patrice trovoada também já esteve na linha da frente ( organizador ) num tentativa de assassinatos de algumas figuras da nossa praça, e esta aí livre e soltíssimo !!
    Fica calmo patrice pundá subá cú mônhá Damion, Alexandre pô tê cétú

  11. Maria de Santiago

    22 de Junho de 2018 as 7:43

    O triste São Tomé e Príncipe e as manobras de diversão política. Sendo eu independente e não militante de NENHUM partido político em STP, pergunto-me: porque razão são sempre, para a ADI, os ex ou atuais militantes do MLSTP PSD autores das atrocidades? Será que a ADI pensa que todos os (ex) e ainda militantes estão contentes com o desempenho teatral do Governo?
    Evidente que não pactuo com assassinatos. Até porque, como cristã, (não muçulmana) não se mata nenhum ser vivo.
    Todavia, o que diz a Constituição da República DEMOCRATICA (ainda) de STP sobre este assunto? Porque razão não reúne o Presidente da Republica o conselho de estado?
    E porque razão andava ontem pela cidade um jovem armado com arma no coldre a civil junto à escola Patrice Lumumba?
    Porque razão o alegado teatro do Golpe de Estado acontece depois da morte inqualificável da DOCE ANABELA (que segui ao lado das irmãs e dos pais) e da SUBIDA DE PREÇO DO combustível???
    Quem queremos enganar? O POVO, santomense, detentor do poder político deve acordar…
    A sua arma é o voto. Não somos todos ignorantes.
    Continuar a atirar areia para os olhos deste povo tão enganado. Mas não será eternamente.
    E onde para o Senhor PM? No Texas ou em Sintra? Porque não se pronunciou?
    Pois é….
    Sou santomense. Com poder para reflectir.

  12. arroz podre

    22 de Junho de 2018 as 7:47

    Tudo isso de blá blá do Arlindo Ramos é mentira. O ADI e o Patrice Trovoada estão em queda livre, e inventaram mais uma, POVO abri os olhos. Em África, os que estão em poder inventam coisas para manchar os da oposição. Estamos a espera de eleição para tirar o ADI do poder.

  13. Bobuwabó

    22 de Junho de 2018 as 7:59

    Agora já estou cada dia entender as manobras desses governo de PT,sempre a distrai o povo com as mentiras sempre q faz algo contra o povo pequeno a subirão o combustível sabe que p povo vai reagi ele inventa outra manobra pra distrai o mesmo povo. kkkk omoxê capoxê você vai sai.

  14. Adeliana Nascimento

    22 de Junho de 2018 as 8:17

    Eu já havia dito, que este PT iria inventar algo nas vesperas das eleições. Mas, acho que isto não cola

  15. António cunha dos santos

    22 de Junho de 2018 as 8:20

    Normalmente o Golpe de Estado é contra o Presidente da República que representa o Estado. Mas neste caso dizem ser contra o Primeiro Ministro. Eu não percebo nada. Mas porquê ele?

  16. Doi la

    22 de Junho de 2018 as 9:06

    Se for verdade estou triste por não ser concretizado
    muito abuso esta neste país
    esse governo tomou terra fez dele não respeita mas o povo isso é só documentário
    ainda tem mas para vir ele acha que força esta feliz com ele ainda vamos ver coisa

  17. EX

    22 de Junho de 2018 as 9:56

    Isso parece-me mas uma forma de adiarem ou bem dizer não realizarem as eleições alegando falta de clima e Paz, e falta de segurança necessária para realização das eleições.
    Será que as escutas já estão em funcionamento. Alguém disparou contra PT, tento infiltrar na sua Residência, acharam algum engenho explosivo perto ou arredores do local onde PT frequenta, com Base em quê que chegaram a ponto de fazer detenções. Tudo é uma estratégia bem montada. Afastaram os Juízes mais esclarecidos. Estão a beira de nomear seus lacaios, O Ministério Publico é domínio do PT, com PG Samba a parecer quem sofre de miopia, Me diz quem será o Juiz instrutor desse caso. Com que imparcialidade?
    O pais esta tomado, essa eleições não se realizaram, e se caso se realizar coisas ruins hão de acontecer. Ninguém vem colocar fé nessas eleições como forma de colocar basta nesse PT. Esse homem esta obcecado, quer vingar o Pai, esta arranjando um jeitinho de chegar a Pinto da Costa, com toda a certeza. Escrevem o que digo, querem atingir o Pinto da Costa, estão a montar a teia pra conseguirem chegar.

  18. Realista

    22 de Junho de 2018 as 10:40

    Agora com essa pouca vergonha que PT está a fazer ,que ele meteu mais ainda os pés no pântano o meu voto já tem destino. Nunca vi uma coisa igual em São Tomé muita perseguição, ódio credo credo

  19. BETO ARGAO

    22 de Junho de 2018 as 11:02

    Isso ate parece Historia de tartaruga e Macaco””felizmente de tartaruga e Macaco tem graças””Essa de PT nao””Homem se calhar quer arranjar uma Maneira de fugir de stp””Logicamente quer uma boa desculpa””Somente foi infeliz nao disculpa que arrumou juntamente com esse (Arlindo dos Santos Pau Mandado)”

  20. Reflexão

    22 de Junho de 2018 as 12:04

    Diante de todo este balbúrdia, em vez do povo unir para que nas próximas eleições possamos dizer um não ao Ditador, quando se convidam as pessoas para o encontro de esclarecimento solicitam se há dinheiro. Será que irão conduzir este raciocínio até as urnas? Uns até dizem que estão meramente revoltados e não irão mais votar. Você já percebeu que como insatisfeito se não for votar estará dando lugar a quem não queres que continue? Resposta é simples. Se não vais, vão os que irão votar na pessoa que não queres e daí ele permanece. O idêntico aconteceu nas últimas eleições presidenciais. A maioria dos que votaram, foram os que votaram a favor do Presidente que você não queria. E hoje?
    Vamos dizer um não a Ditadura e votemos na alternativa que é o MDFM/UDD. Neste momento temos na cabeça da lista o Dr. Carlos Neves, homem que durante a sua careira política nunca se ouviu ter participado no ato de corrupção e muito social

  21. Nuno Miguel Menezes

    22 de Junho de 2018 as 14:17

    Arlindo Ramos anunciou que as forças armadas e de segurança estão em prevenção. Garantiu que o país está calmo, e sob controlo do Governo da República.

    Esta na Hora de mudar a nossa forcas armadas a forma de falar E A TECNICA, o meu desenho tenho a oferecer a todos escala de 1,2,3,4,5 aqueles que pensam tentar a capacidade de resposta mais alta ‘e a escala (SEVERE) 5 saimos a morder com a bala e nao so apenas…

    Escala THREAT LEVELS 1, 2 -> MODERATE
    Escala THREAT LEVELS 3, 4, 5 -> SEVERE.

    Nuno Menezes
    Lincoln, England

    .

  22. Mezedo

    22 de Junho de 2018 as 14:19

    Pouca vergonha esconder tras da mentira pra enganar o popo piqueno. Ele sim devia ir preso. quando peter denucio e mostrou provas onde estava o ministerio publico e PJ para investigar e prender esse malandro.
    Podem fazer o povo vai mostrar na urna que ja nao cai na vossa malandrice.

  23. Juvenal

    22 de Junho de 2018 as 14:27

    Definitivamente, entramos de cabeça na DITADURA. Agora todas as dúvidas acabaram. Já estamos dentro dela quer queiramos ou não. A partir de agora é fuba com bicho. Aconselho toda a gente a não falar com qualquer pessoa na rua, terem cuidado com ambiente que frequentam, etc. Há muitos bufos por ai. Tomem cuidado minha gente. Eu até acredito nque pode começar a haver mortes de pessoas sem explicação aparente. Tomem cuidado. Eu não estou a divagar nem estou a amendrontar ninguém. Estas pessoas vão fazer tudo o que puderem para não serem corridas do poder. Se tiverem que matar vão matar. Se tiverem que prender vão prender. Tomem cuidado.

  24. Lagaia

    22 de Junho de 2018 as 14:40

    Este homem está louco! O meu maior medo é que a loucura dele seja sinónimo da desgraça deste povo. Ele está louco e está a levar o país para o precipício com ele. Se ninguém fizer nada estamos lixados. Ele vai continuar a manifestar todos os sintomas da sua loucura e não se importará nada com o mal que nele está a fazer ao país. Internacionalmente já ninguém lhe dá crédito nenhum. Ele está acossado e já não sabe o que fazer.

  25. Arroz substância

    22 de Junho de 2018 as 15:56

    Meus senhores políticos da oposição e pessoal da Diáspora deixam de incentivar ódio contra o Patrício e combatem o homem com apresentação de propostas para convencer o povo; eu vejo directos no Facebook a espalhar ódios jornais que fazem noticias dendeciosas a culpar o homem por toda desgraça de S.Tomé quando nos sabemos que não corresponde à verdade o que a oposição está fazendo é um acto de desespero por Patrice feixar a torneira de dinheiro que alimentava vidas de luxo poquitas etc etc.
    Não tenho partido mas dexem de ódio não façam com o outro aquilo que não gostariam que fizecem com as vossas família.

  26. Tony

    22 de Junho de 2018 as 18:43

    Pais que não devia existir, é tudo uma treta.

    População: 180 mil habitantes

    Força militar: paupérrimo

    Rendimentos: nem sei o que dizer, mas nos mais pobres do mundo.

    Isto devia ser província de um qualquer vizinho

  27. Matrusso

    22 de Junho de 2018 as 20:04

    Arroz substancia vai tomar banho. STP sempre foi pobre, mas tbm sempre houve dignidade. Quem tem lançado ódio é o homem q aqui defendes, deixa de ser iracional…

    • Arroz substância

      22 de Junho de 2018 as 22:27

      O teu insulto revela o teu desespero mais azar é seu.
      Mas a tua raiva é que vais ter que vergar a mola (trabalhar)torneira fechou vai trabalhar.

  28. Seabra

    22 de Junho de 2018 as 22:09

    Idiota de Pau mandado , burro até dizer BASTA, quanto lhe pagaram em dobras para dizer tamanho disparate ?
    Prepare a sua trouxa para seguir à nado o PT-ADI e a sua MAFIA.

  29. Zani

    24 de Junho de 2018 as 17:54

    Arroz substância. Tb estou fora do país e igualmente apartidário vejo o nosso país e a situação interna com bastante observação olho clínico e critico mas com inteligência e Graças a Deus como tu a uso para o bem e não pro mal, para criticas construtivas e não destrutivas, com amor ao nosso povo e país e não semeando ódio e rancor e cólera de desespero como outros andam a inflamar este site contra e direcionado a uma única pessoa que não é menos santomense do que nós que nascemos naquele beautiful pedaço de chão que Deus plantou!

    Estou contigo meu irmão santomense e que mostra a santomensidade e não e digo abaixo a esses que no coração deles só tem o que é terreno, animal e diabólico!

    Que pena!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo