Homenagens ao sétimo chefe da Organização incluem minuto de silêncio e juntam milhares de funcionários pelo mundo; morte de Annan, aos 80 anos, ocorreu no sábado, na Suíça.
As Nações Unidas prestam homenagem ao seu ex-secretário-geral, Kofi Annan, após o falecimento dele, no sábado. Até esta terça-feira, a bandeira da ONU fica a meio mastro, em Nova Iorque, e nas sedes da ONU pelo mundo.
O sétimo chefe da organização morreu na madrugada de sábado, na Suíça, aos 80 anos, após ter adoecido há pouco tempo. Annan dirigiu a organização entre 1997 e 2006.
Gigante
Esta segunda-feira, várias partes da ONU prestam tributo ao ex-secretário-geral. Em Mogadíscio, capital da Somália, Annan foi homenageado numa cerimônia presidida pelo coordenador de assistência humanitária no país.
Peter de Clercq disse que a ONU perdeu “um gigante de fala tranquila, um defensor da paz e do humanitarismo e uma grande bússola moral”.
Em Cabul, a Missão da ONU no Afeganistão, Unama, lembrou a visita de Kofi Annan em janeiro de 2002 e a mensagem de apoio às vítimas da guerra no país. O Prêmio Nobel da Paz também foi homenageado “por sua dedicação para tornar o mundo melhor, mais pacífico e um lugar justo para todos”.
As Nações Unidas em Genebra se recordaram de Annan pela reforma, ampliando a capacidade de ajudar onde era mais necessário.
Força
Já o Sistema das Nações Unidas no Nepal fez um minuto de silêncio em honra do ex-secretário-geral. Annan foi chamado de uma força orientadora para o bem pelo atual chefe da organização, António Guterres.
No sábado, Guterres emitiu um comunicado de pesar afirmando que, de muitas formas, Kofi Annan era a própria ONU.
Guterres lembrou que Annan progrediu na sua carreira nas Nações Unidas até chegar à liderança da casa no novo milênio com dignidade e determinação incomparáveis.
KOFI ANNAN|ANTÓNIO GUTERRES|ONU
António cunha dos santos
22 de Agosto de 2018 at 14:03
Que a sua alma tenha sossego e descanse em paz. AMEM
Rapaz de reboque
23 de Agosto de 2018 at 15:29
Que sua alma descanse em paz
Seabra
25 de Agosto de 2018 at 3:26
Pax in lumines !