Política

Campanha eleitoral

Nas últimas horas, Patrice Trovoada, Primeiro Ministro, Presidente da ADI e candidato a deputado no círculo eleitoral de Lobata, inaugurou a extensão da rede eléctrica a duas roças do interior da ilha de São Tomé, mais concretamente no distrito de Mé-Zochi. A roça Abade(na foto), e São Nicolau, estão doravante incluídas na rede da Empresa Estatal de Electricidade.

O candidato ao cargo de Primeiro Ministro, que concorre as eleições legislativas na lista do seu partido ADI, definiu o acto de levar cabos de electricidade para as roças, como sendo um acto de justiça social. No quintal de cada roça onde inaugurou a rede da EMAE, Patrice Trovoada, pediu votos para mantê-lo no poder por mais 4 anos.

A rede eléctrica já chegou à algumas roças do interior de São Tomé, numa altura em que as populações enfrentam o maior “apagão” dos últimos anos. Há 4 meses que o fornecimento de energia no país é a conta gotas. Uma parte de São Tomé fica as escuras um a dois dias consecutivos, para a outra parte ter luz. Depois é a vez da parte que teve luz ficar um ou dois dias as escuras, para a parte que dormiu no escuro, ver luz eléctrica. A crise energética tende a agudizar-se com o aproximar do dia 7 de Outubro.

No entanto na quinta – feira, o partido no poder, realizou um comício na cidade de Guadalupe, capital do distrito de Lobata. À semelhança do que aconteceu no distrito de Cantagalo, Patrice Trovoada o chefe da ADI não marcou presença no comício festival de Guadalupe. Outro comício festival da ADI, está agendado para este fim de semana na capital do distrito de Mé-Zochi, Trindade.

Praticamente sem argumentos políticos, após 4 anos de Governação, Patrice Trovoada, resume a sua mensagem eleitoral no slogan “Mais Além”. Motorizadas e outros artigos importados, têm sido distribuídos à população durante os comícios-festivais da ADI.

O partido no poder está a exibir elevada capacidade financeira durante esta campanha eleitoral.

Já os partidos da oposição que estão na competição exibem a contenção financeira, a que o país foi votado nos últimos anos, em consequência da crise financeira internacional. Sem capacidade financeira, para adquirir cartazes, motorizadas, outros equipamentos e contratar músicos nacionais e internacionais para animar a festa eleitoral, as forças políticas da oposição concentram o seu esforço no contacto porta a porta com os cidadãos. Apostam no diálogo para despertar a consciência do eleitorado sobre as suas propostas para sobretudo, travar o empobrecimento geral, e resgatar a democracia.  Tem sido este o conteúdo da mensagem que a coligação PCD-MDF-UDD, tem passado ao eleitorado.

O maior partido da oposição o MLSTP, está apostado no contacto porta a porta ou bairro em bairro. Jorge Bom Jesus, candidato do MLSTP ao cargo de Primeiro Ministro, tem o combate a pobreza como seu alvo principal. Um combate que passa pela redução do desemprego que explodiu nos últimos anos.

Os impostos que estão a sufocar as populações mais pobres, serão reduzidos ou eliminados, promete o Presidente do MLSTP.

Quando faltam cerca de 8 dias para o povo mandar nas urnas, nossa terra(Téla Nón), tem a sensação de que as eleições de 7 de Outubro poderão ser as mais surpreendentes dos últimos anos. Também porque poderá haver muita chuva no dia da votação.

Abel Veiga

10 Comments

10 Comments

  1. Vou Mais alem

    28 de Setembro de 2018 at 21:08

    Votem no ADI e assim abrem as alas para irem mais cedo para “Além”.

  2. Madredeus.igreja

    28 de Setembro de 2018 at 21:14

    Esse sujeito de nome PT+ o ADI, vai enganando povo pequeno com extensões de cabo energético mais, o país está 4 meses sem energia.

    O povo pequeno precisa de trabalhar e não tem energia. O desemprego tomou conta do povo. 4 anos de miséria, de discórdia entre irmãos, impostos que sufoca toda a sociedade, não temos tratamento hospitalar e pagamos mt e sem atendimentos.
    O ADI, quer ir mais além? Para o quê? Querem vender São Tomé e Príncipe, é isto?
    Nem o lixos, tiram da cidade, é só roubar, corruptos, viajem mais que trabalhar, uns bandos de miserável, ladrões, mal feitores.

    O povo deve castigar o ADI, porquê:

    1- Quero a hora de são Tomé tudo poderoso de volta.
    2- Baixar os impostos
    3- Queremos de volta a nossa constituição
    4- Mandar os juízes trabalharem para a sociedade e não para uns bandos de corruptos
    5-Entregar os corruptos a justiça
    6- Acabar com desemprego, lixo na rua, burraco na rua e mt mais.

    ADI- vai direto satanás

  3. alem... de barriga vazia

    29 de Setembro de 2018 at 6:02

    Depois do 7 de Outubro é muito importante unir os irmãos Santomenses que O ADI fez questão de separar e meter em conflitos.

  4. Triste e revoltado

    29 de Setembro de 2018 at 14:59

    Viva ADI vai ganhar com a maioria os doentes do MLSTP vao morrer de desgoto foram uns grandes gatunos durante anos esses doentes esqueceram rapido arruinaram tudo que os colonos deixaram vá todos para o inferno

    • Madredeus.igreja

      29 de Setembro de 2018 at 16:42

      A começar pelo pai do teu dono, passado pelo pai mandando.

      TDS ladrões

    • Triste e revotado

      29 de Setembro de 2018 at 21:42

      E a tua mae como lavadeira viva ADI

  5. Triste e revoltado

    29 de Setembro de 2018 at 18:20

    Voces nao gostao do meu comentario lambe botas do MLSTP Cambardas de corruptos

  6. Lima

    30 de Setembro de 2018 at 0:48

    Não é preciso ser do ADI para aferir que esse é o partido que reúne as melhores condições para governar este país. Portanto, o meu voto vai direitinho para aquele que apresenta e representa o único projeto credível.

    Ainda não vi uma única razão para não votar no partido que sustenta o atual governo. Os partidos da oposição deviam aceitar esse facto e colaborar com o Patrice Trovoada.

    Viva o ADI – viva o PT

  7. Mezedo

    30 de Setembro de 2018 at 12:47

    O povo parvo vota no ADI, porque aqueles que realmente sente como santomense não querem ver este país a ir para fundo.
    A onde já se viu país sem arroz, mezeria na carra do povo, alguém vái buscar um cantor estrangeiro para pagar mais de 40 mil dólares para fazer comício.
    Esse bufos que defende ADI e seu líder devem parar e ver se depois do dia 7 vão vos dar confiança ou se vão catar coco.

  8. Joao Carlos

    30 de Setembro de 2018 at 17:45

    O Patrice Trovoada e ADI já governam há mais de 4 anos e se fizermos uma analise não houve progressos a registar… o País está mais pobre é sinal que devemos sim mudar…. Por outro lado o Patrice já demonstrou que não é capaz, para além de ser um grande mentiroso é mau persegue as pessoas que não estão com ele…. Força oposição…

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top