Política

“Cilada do Arroz” povo faminto arrebatando os primeiros sacos na rua

Arroz, é ´desde outubro de 2014, o principal trunfo eleitoral em São Tomé e Príncipe. O povo pequeno que nos últimos dias chorava pelo arroz, começa a ficar animado. Depois do comício da ADI, na Trindade em que o Presidente do partido, reconheceu que o povo não tinha arroz para outubro de 2018, uma firma comercial libanesa na praça Yon Gato, conseguiu colocar o produto eleitoral no mercado.

A política do arroz, transformou a imagem de São Tomé e Príncipe. O arquipélago verde, onde toda semente lançada a terra brota, tem agora uma imagem parecida com a da Somália ou Sudão. Manifestação de fome nas ruas do país, por causa do arroz. O principal trunfo eleitoral desde 2014 foi lançado nas ruas, para conquista do poder no dia 7 de Outubro. .

Abel Veiga

    28 comentários

28 comentários

  1. Nuno Menezes

    3 de Outubro de 2018 as 12:38

    Guerra de Arroz Porque? Que vergonha, existe milhares de coisa que se acompanha uma refeicao,se nao existe arroz,se come feijao,grao,banana,fruta Pao,matabala e outras coisas mais que acompanha a comida, e depois… acho eu que existe supermercado em Sao Tome and Principe e concerteza supermercado de Portugueses de Portugal aonde tambem encontra arroz de Portugal e outras coisas mais.
    Necessario educar as pessoas perante essas situacoes todas que nao existe necessidade no meu ponto de vista, arroz vindo da china comprado pelo o Governo de Sao tome and Principe concerteza esse messmo arroz nao sera free para a Populacao de Sao Tome and Principe, a populacao tem que comprar esse mesmo arroz, tendo dinheiro a populacao para comprar arroz os mesmos enquanto espera que o governo resolva a situacao deve ir a outras lojas e supermercados que assim existe em Sao Tome and Principe como por exemplo supermercado de Portugueses de Portugal e outros mais…
    Do que fazerem essa triste figura
    Demonstrar essa situacao a sociedade em causa e outras mais,e com certeza a conclusao de isso tudo ‘e tirada perante a outras organizacoes estrangeiras que estao a viver em Sao Tome and Principe aonde vao informar tambem que nada disso se passa dentro de Sao Tomea and Principe, vao informar que existe arroz e outras coisas mais.
    Usar a Politica Usar o tempo das eleicoes para assim fazer esse joguinho sujo nao se ganha nada com isso tambem da para perceber tambem a psicologia do Jornalista que assim faz essas noticias o mesmo deveria tambem investigar ir pessoalmente as lojas e verificar se existe arroz ou nao nas lojas e supermercado dentro de Sao Tome and Principe.
    Esta na hora de mudar essas atitudes, o joguinho que o branco conhece bem mais no entanto eles ignoram a situacao,e os pretos ficam convencidos que estao a fazer o bom trabalho ou a passar uma boa informacao.

    Triste….

    Nuno Menezes
    Reino Unido, Lincoln

    • ONDE MESMO?

      3 de Outubro de 2018 as 15:44

      Pra já o “preto” é o senhor, depois para lhe dizer que nem das lojas dos brancos como o senhor chama os indivíduos de raça branca e ou lojas dos “portugueses de Portugal” tinha arroz disponível para venda ao público a não ser o supermercado Skdo que tinha uma quantidade muito reduzida de arroz mas a um preço proibitivo (90,00 Dbs) equivalentes a 3,67 euros. O senhor acha que este preço é acessível a todos os bolsos dos santomenses? Quando não se está dentro da realidade o melhor é não comentarmos.

      • Nuno Menezes

        3 de Outubro de 2018 as 19:41

        No mundo em que estamos existe a raca Negra (Preto) e a Raca Branca,mais no entanto consuante o tempo existe neste momento mulatos que sao pessoas mulatas que tambem se pode considerar da raca branca ou como a raca negra.
        Se o arroz estiver elevado como assim informa,se come outra coisa,existe pessoas na Europa que se alimenta apenas de alfaces tomates e frutas,nao comem carne,nao comem peixe,e mais no entanto se encontra os mesmos de saude e saudavel.
        E a vida esta cara em toda a parte nao apenas na AFRICA,temos que habituar com a situacao e escolher outras oportunidades que assim existe no mercado para assim alimentarmos,e em Sao Tome and Principe existe varias oportunidades, como por exemplo banana pao, fruta pao,com peixe ou carne.
        E oportunidade de vinho tambem, se o vinho estiver no preco nao agradavel compra-se vinho de Palma,ou entao ate pode tirar por free porque a mae natureza em Sao Tome and Principe fornece essa maravilha de vinho. E em relacao a sumo e o mesmo estiver num preco nao agradavel a mae natureza em Sao Tome and Principe fornece varios tipos de frutos que assim existe dentro de Sao Tome and Principe que da perfeitamente para fazer sumo e oferecer aos filhos e amigos como por exemplo, manga,goiaba,banana madura,jaca, e outros mais frutos que da para fazer sumo, ‘e apenas ter ideia e o limao tambem fornece sumo e fresco com gelo sabe bem porque africa faz calor.

        Nuno Menezes
        Reino Unido,Lincoln

        • ONDE MESMO?

          4 de Outubro de 2018 as 10:00

          Sr. Nuno Menezes, eu não me refiro as alternativas possíveis de alimentos e bebidas do povo santomense.O problema é que de há muitos anos a esta parte a base de alimentação do santomense passou a ser o arroz. Isto porque cerca de 90 ou mais por cento da população vive no limiar da pobreza ou seja com menos de 1 dólar por dia e como tal não podem dar-se ao luxo de comer carne, banana, matabala ou outros alimentos que sugere porque não têm dinheiro para comprar esses produtos e alimentar os seus membros de família que maior das vezes é numerosa. Mas com o arroz nós podemos juntar uma bicas (desastre) ou mesmo apenas caldo de galinha ou um ovo e termos uma refeição para a família. Se não sabe, fique a saber que a maior parte da população de S. Tomé e Príncipe faz apenas uma refeição por dia e muitas das vezes isto é. O senhor sabia que maior parte das nossas crianças vão para a escola apenas com uma caneca de chá (folha de abacate, sape sape, chalela) ou outras folhas no estômago e aguentam até à noite a espera por uma refeição sólida?
          Se é santomense mas está no estrangeiro há muitos anos, aconselho-o a vir a S. Tomé e inteirar-se da nossa realidade. Muita fome, muita miséria não obstante e como diz e bem a mãe natureza dotou S. Tomé e Príncipe com uma terra fértil e aí se assim não fosse. Estaríamos, Deus me perdoe como a Somália.

    • Nini

      3 de Outubro de 2018 as 22:02

      Esse cara, Nuno Menezes, está fazendo um longo incoerente comentário. Este texto está se referindo à população Santomense, o povo pequeno, que nos ultimos dias anteriores chorava pelo arroz, agora começa a ficar animado porque ele (o povo pequeno) deixa de chorar. E, que o principal triunfo estrategico eleitoral do partido ADI no ano 2014 para conquista do poder deu resultado positivo para o partido, e que no dia 7 de Outubro poderá também dar resultado positivo ao partido ADI.

      Nuno diz: “…os pretos são convencidos que estão a fazer o bom trabalho ou a passar uma boa informação.” E, reconhece, “o joguinho que o branco” (Europeus). O senhor gosta dos Europeus da pele clara; uma raça ruim que nos colonizou e que gostam de usar discriminação, racismo, e preconceitos contra nós? Eu reconheço que todos os Europeus não são pessoas deploráveis porque alguns deles/las são pessoas decentes e de bom caráter. Fique sabendo que a designação “branco” ou “preto” não é uma forma intelectual para identificação de um grupo étnico.

      Alias, os Europeus consideram toda a gente de origem Africana de “nigger” que inclui Africanos de cor escura ou de cor clara [AKA mulato(s)/mulata(s)/mestiços/mestiças], n’outras palavras, somos todos niggers, nos olhos dos pulas.

      Alguns de vocês mulatos pensam que são melhores do que aqueles de cor negra, vocês estão enganados porque os pulas não gostam de vocês nem tao pouco dos Africanos de cor escura. Os Europeus (refiro-me de uma forma em geral ou a maioria dessa gente) não são vossos amigos. Os Europeus não são nossos amigos.

      Devemos nos unir, os bumbos e os mulatos/mestiços (união faz forca). O Sr. Nuno Menezes, deixe de insultar. Parece-me que o senhor não esta muito bem informado sobre os problemas raciais que existem neste mundo.

      Para a sua educação, os Europeus também foram famintos, entraram nas intrigas entre eles devido a falta de comida e crise de batatas na Europa, e muitos naquela altura imigraram para os Estados Unidos de América a procura de comida, tinham fome, agora eles exploram os recursos naturais d’Africa e matam os Africanos com câncer. O odio dos Ocidentais contra Africa e contra os Africanos não é coisa de hoje, os Europeus só precisam da nossa riqueza e nada mais.

      Os Irlandês, Italianos, e outros Europeus refugiaram-se para os EUA, Israel, Africa do Sul, Austrália, América Latina, e outras partes do mundo a procura de subsistência/comida e exploração de homem pelo homem. Tenha paciência e procure obter informações sobre as coisas que aconteceram na Europa durante vários conflitos entre eles, não mencionando a consequência da Revolução Industrial na Inglaterra, Revolução Francesa, Primeira Guerra Mundial, Segunda Guerra Mundial, etc.

      Deixe de se “bajular” (kissing @ss of the White people) aos pulas, deixe de insultar os negros porque também fazes parte deste grupo étnico.

      As Africanas são lindas e bonitas, e os africanos são lindos.

      Educa-te!

      P.S. Le de novo a “Cilada do Arroz”

    • Khalóh

      6 de Outubro de 2018 as 4:46

      Nuno Menezes não está a aprender nada lá no Reino Unido. É melhor ele voltar dele p’ra São Tomé, pega canoa dele para ir pescar lá na Baia de Ana Chaves.

    • Patrício Mestiço

      6 de Outubro de 2018 as 7:25

      Não se ofende o povo pequeno. O Nuno Menezes é um mulato parvo e ignorante.

      P.S. Sinónimos de: bobo, borrico, ganso, ingenuo, ignorante, zoquete, pasmado, simplón, alelado, terco, obstinado, obcecado, cabezota, tenaz, rudo, corto, bruto, torpe. acémila, mulo, mula, animal, bestia, bruto, torpe, bárbaro, bestial, cafre, patán, ignorante, inculto, atroz.

      • Nuno Menezes

        6 de Outubro de 2018 as 14:18

        Parece que sou eu que vou a Voto amanha dia 07/10/2018 em Sao Tome and Principe, Meus caros compatriotas… deixem-me esclarecer algo, Se votarem em mim eu Nuno Menezes amanha dia 07/10/2018 prometo a voces Todos que vou instalar a forma de um Ingles da inglaterra fazer perguntas na application form de Trabalho e nao so apenas,no Reino Unido ao preencher application form para ter um trabalho os mesmos perguntam se es PRETO AFRICANO,se es PRETO INGLES, se es Preto mulato,e o preto mulato a opcao que assim tem para escolher ‘e; black mixed with white.
        Temos que aceitar a origem e a cor que somos,e eu aceito a minha cor, eu pessoalmente nao levo a mal chamar a mim PRETO, existe pretos BURROS, existe PRETO intelegentes, e como tambem existe BRANCOS BURROS,e como Tambem existe BRANCOS intelegentes.
        Se votarem em mim no dia 07/10/2018 prometo vou oferecer muitas camisinhas de venus e tambem livros educativos para jovens.
        Vota em mim… vota no Partido PRETO o partido Pó.

        Nuno Menezes
        Reino Unido,Lincoln

        • Pinto

          6 de Outubro de 2018 as 18:26

          O Nuno esta doido. Patricio Mestico tem razao. Mulato contra o Mestico. Nuno maluco

          • Nuno Menezes

            7 de Outubro de 2018 as 10:58

            Pinto

            Nao,Nao estou doido,uma forma de passar tempo e tambem trocar ideias com os outros e tambem conhecer outras mentalidades e as vezes tambem acontece fora de casa.
            Partido Preto ate pode existir dentro de Sao Tome and Principe o partido Pó, o Pó nao tem nada haver com o Trafico de Droga,uma forma de dizer o preto em codigo nas linhas de informacoes das cores para quem conhece percebe,aqueles que nao conhece ao ouvir estou vestido de Pó isso quer dizer estou vestido de Preto.
            ICT IT usamos isso podemos considerar o calao igual a calao em Portugues, para nao dizer a cor falamos epah amanha nao te esquecas estou de Pó.
            Em relacao a minha promessa se votarem em mim,a populacao reclama as promessas nunca foram feitas, no meu caso prometo se eu ganhar hoje dia 07/10/2018 prometo muitas camisinhas de venus (preservativos) para os jovens e um livro manual de instrucao e outros mais livros educativos.
            Por essa razao Vota em Mim hoje dia 07/10/2018 o Partido Preto Partido Pó.

            Nuno Menezes
            Reino Unido,Lincoln

    • AMÉLIA

      6 de Outubro de 2018 as 19:14

      Esse Nuno Menezes parece um taRRRAAAdo louco; doido do Reino Unido.

      • Nuno Menezes

        7 de Outubro de 2018 as 11:05

        AMÉLIA

        Nem sempre sou Maluco deve ser pelo o facto que Sao Tome and Principe Hoje vai as eleicoes e a senhora AMÉLIA sera a nova ministra de telanon.info :p
        Em relacao a doido do Reino Unido, porque nao??? em Sao Tome and Principe temos o senhor Juvem, que assim conheco desde a minha infancia em Sao Tome and Principe, e sou o Juvem do Reino Unido, agora basta saber se o Senhor Juvem faz Amor eu Juvem do Reino Unido faço.

        Nuno Menezes
        Reino Unido,Lincoln

  2. Democracia em perigo

    3 de Outubro de 2018 as 15:09

    Uma vergonha nacional e internacional! Está mesmo a parecer Somália.
    Por esta razão e por tudo que já sabemos desse Primeiro Ministro,aliás de ser um ditador,um tirano,deve ir para casa imediatamente.

  3. Madredeus.igreja

    3 de Outubro de 2018 as 16:19

    Deus nos acude

    Que pouca vergonha! É este pinta cabra, outra vez. Está nossa desgraça, começou em 1991

    Vão devolta senhores ( T )

  4. MANUEL VICENTE

    3 de Outubro de 2018 as 16:33

    O povo se cair nessa então terá o que merece !!!!!!
    Qual é a pressa de distribuir esse arroz? E o que é que se vai comer depois do dia 7? O povo está a entender que isso é manobra? Como é que durante a campanha o governo procede à inauguração de coisas que deveria ter feito durante 4 anos? Fazem campanha inaugurando coisas com viaturas, gasolina e todos os recursos do Estado?
    Como é que o PATRICE viaja durante a campanha? Ele e os seus capangas utilizam o dinheiro do povo para ir buscar mais dinheiro e todos os meios que necessitam para distribuir e enganar ainda mais o povo na fase final da campanha. E tudo isso sem controlo das Alfandegas.

    Onde é que está a Presidencia da Republica, a comunidade internacional, os observadores, os ditos tribunais do pais, os jornalistas, os partidos políticos, a sociedade civil, para condenar essa baixeza e injustiça????
    Essas eleições são transparentes? São justas???

    Estas evidencias não são suficientes para uma mobilização geral de toda a população para condenar Patrice e todos esses abusos e violação do civismo que deve caracterizar as eleições ????????

  5. Arroz substância

    3 de Outubro de 2018 as 17:30

    O problema é que o Patetice Trovoada é José Mourinho da politica e esta a da baile sura a oposição Santomense aposição anda atrapalhando tipo maluco não sabe o ão de fazer uma chatice.

  6. Renato Cardoso

    3 de Outubro de 2018 as 18:05

    Vergonha condicionar o povo à espera dum bem alimentar e usá—lo para atrair votos.
    Não há palavras para caracterizar política tão baixa.
    O povo pequeno e todos que precisam comer o arroz não vão aceitar esta manobra de má fé dos que por obrigação devem garantir este produto que integra a nossa dieta alimentar.
    Razão para que votem mostrando cartão vermelho a este grupo de Anormais,Desgraçados,Incapazes.

  7. Rapaz de reboque

    4 de Outubro de 2018 as 9:49

    Realmente esse tipo de coisa é triste mas o povo também é culpado porque apesar do esta do em que o pais se encontra graças a Deus ninguém morre a fome s4 o povo ignoraci e nao ligava a esse tipo de chantagem deixassem o arroz para a pessoa que esta a faxer este jogo sujo comer até se fartar ele ia entender que povo nao é burro mas infelizme o povo colabora com esse tipo de jogadas sujas

  8. madredeus.depósito velho

    4 de Outubro de 2018 as 10:21

    Madredeus igreja, puxáa você não aprende mesmo. Meu irmão não deve ter dado nada na escola. Todos os outros comentários que fizeram aqui, menos o do sr Nuno, que nos incentiva e bem a comer outros produtos da nossa terra, não passam de falácia, desespero total da vossa parte e dos vossos dirigentes de oposição. Nesta campanha quem começou a tomar estória de arroz a fazer campanha foi o mlstp, que por alguns trocos dado ao Pepe lima, desavergonhadamente este plagiou a musica do Nino Jalego, que começou a circular na capital nos primeiros dias de campanha. Foram vocês da Oposição que julgaram que arroz era o vosso trunfo. Infelizmente não conseguiram passar a mensagem com esta música e muitos que consideram Pepe Lima como um grande cantor acharam ridículo o Pepe a fazer este papel: Copiar música de outro cantor, acima de tudo com uma voz rouca e feia, já pesada pela idade, ganha juízo pepe lima. Só que o tiro saí-vos pela culatra e feitiço virou contra feiticeiro, porque com Drº Patrício Trovoada, qualquer um dirigente de oposição de bôbo, banbacuerés que temos aqui na terra, não ganha, porque o homem tinha duque de paus e saltou solfão. Hoje já há arroz no mercado e com tudo isto, já não estão a andar com música de arroz, e há este quidalê todo que gente está a ler aqui no tela non, que próprio Abel Veiga já começou a rir. Podem começar outro jogo, remar carta e inventar outro truque, desta vez o Drº PT vai saltar solfão com duque de espada. Estamos a espera.

  9. Nuno Menezes

    4 de Outubro de 2018 as 11:16

    NINI

    Essa informacao ‘e apenas para si:

    Tal coisa Sao Tome and Principe Sao conhecidos os mesmo falam bem sao bem formados e aplicar com a educacao aquilo que falam e lutar e insistir os mesmos nao fazem, ficam encolhido com medo, com medo da reacao dos Brancos,e muitos aventuram apenas numa lingua a Lingua Portuguesa,nao falam o ingles e sentem medo sera que estou a ir bem… esquecendo os mesmos que hoje existe traducoes aonde podem jogar com aquilo que tem como por exemplo petroleo e outras coisas mais, nao faz mal repetir essa situacao mil vezes la fora quando assim vao de viajem.
    Agora….
    Parece a mim da sua parte existe falta de cultura,bem…nem todos nos somos perfeitos e somos bons em tudo,ai se fosse assim seria eu seu medico de saude e seu canalizador tambem,mais a falta de cultura que eu vejo na sua pessoa ‘e apenas essa e mais quem sabe a senhora ou o senhor sofre ainda o que passou no PASSADO na epoca de escravatura,de uma vez por todas nunca veja as coisas dessa forma ter medo de branco ou de preto temos que respeitar apenas uns aos outros nada mais…. a razao para tal; brancos tambem fizeram muito mal mesmo a eles mesmos, nao sei se a visao do passado um branco a olhar para outro branco eles viam outra cor, mais na realidade tambem fizeram muito mal mesmo a eles mesmo, e isso nao acontece apenas em Portugal,um exemplo verdadeiro, eles os brancos meteram mais de 200 brancos dentro de uma camioneta e fecharam a porta e ligaram uma mangueira no tubo escapio e a a camioneta em movimento por algumas horas com 200 brancos dentro da mesma e ao abrir a porta dessa mesma camioneta os 200 brancos estavam mortos.
    O que os pretos dizem acerca disso? essa situacao ‘e uma situacao verdadeira, nao estou a mentir ou procurar o racismo.
    Mais tudo isso ‘e o passado,tambem acontece algumas situacoes parecidas hoje ano 2018.
    a senhora finalizou o que tem na sua cabeca com a palavra educate, o educar ‘e ter cultura geral, espero que a senhora percebe o que escrevi dos brancos uma historia veridica,,, a senhora quer saber uma coisa se Portugues de Portugal ao ler isso vou por a eles a dobrar mais a lingua falada por eles a mesma que nos falamos o Portugues, nao olhe Portugues de Portugal branco e devemos ter medo deles mais sim devemos respeitar a todos, o Portugues de Portugal Branco com fome e muita fome tudo destruido em Portugal sem comida e comecaram a comer carne de Pessoas Mortas para assim alimentarem.
    E isso ‘e o Passado, e lutaram os Portugueses de Portugal para sair desse Passado.
    Parece a mim que Sao Tome and Principe as pessoas nao querem lutar para sair desse passado e tem medo de pedir ajuda ao Branco.

    Nao vou ler de novo a cilada de Arroz, nos temos ter intelegencia para saber se a historia ‘e verdadeira ou nao e depois fazer a noticia, os jornalista devem investigar primeiro e depois fazer noticia assim no meu ponto de vista nao ‘e Noticia.

    P.s- e dobrar mais a Lingua como assim informo os Portugueses, ‘e a forma como assim os mesmos falam, oh Nunooo para de gozar com a gente que isso foi o passadooo..

    Nuno Menezes
    Reino Unido,Lincoln

    • Amador Cangolo

      6 de Outubro de 2018 as 2:50

      Nuno,
      Assim nao da. Estas a comparar a morte de 200 Portugueses com a escravatura de Portugal em Sao Tome e Principe que durou ha mais 500 anos; milhares de mortes, assassinatos, violacoes sexuais dos Portugueses, agressivamente, contra as nossas avos de geracoes do passado? Nao tem comparacao, Nuno. Muito sofrimento, muita dor, e nao so em STP, mas pelo o mundo fora, sobretudo no continente Africano. Os pulas na maioria, nao sao boa gente de bom coracao. E este facto de ma fe e mau coracao deles ainda hoje existe. Nini tem mais conhecimento e muito mais cultura do que tu. Nao se deve esquecer do passado porque se nao abrirmos os olhos, o passado repite-se, noutros contextos. Temos que ser vigilantes.
      A tua pergunta, “O que os pretos dizem acerca disso?” so da a impressao que so estas enteressado a denegrir os Negros. Temos pena de te.
      Por outro lado, nao entendeste a inferencia que o jornalista fez sobre a cilada de arroz.
      O melhor comentario que podes realmente fazer e com uma melhor inteligencia seria mesmo: o respeito. O respeito mutuo entre os Europeus e os Africanos.
      Quem tem medo da reacao dos pulas? Especifica-te, de exemplos
      Rei Amador de Ze Cangolo

    • Khalóh

      6 de Outubro de 2018 as 4:47

      Nuno Menezes não está a aprender nada lá no Reino Unido. É melhor ele voltar dele p’ra São Tomé, pega canoa dele para ir pescar lá na Baia de Ana Chaves.

  10. Patrício Mestiço

    6 de Outubro de 2018 as 7:26

    Não se ofende o povo pequeno. O Nuno Menezes é um mulato parvo e ignorante.

    P.S. Sinónimos de: bobo, borrico, ganso, ingenuo, ignorante, zoquete, pasmado, simplón, alelado, terco, obstinado, obcecado, cabezota, tenaz, rudo, corto, bruto, torpe. acémila, mulo, mula, animal, bestia, bruto, torpe, bárbaro, bestial, cafre, patán, ignorante, inculto, atroz.

  11. Nuno Menezes

    6 de Outubro de 2018 as 10:47

    Khaloh

    Nao ‘e ma ideia, so se for a Sao Tome and Principe pescar alguma mulher interessada na minha pessoa,como por exemplo irmas,primas,tias,ou ate uma amiga, e ela com o tempo fica esperta e intelegente e vai ter o mesmo ritmo igual a mim.
    Tambem aceito jovem mae solteiras interessadas…Mais no entanto tem que fazer mais 3 filhos em cima daquilo que ja tem.

    Nuno Menezes
    Reino Unido,Lincoln

    • Aldita

      6 de Outubro de 2018 as 19:26

      Nuno!!!! kkkkkk, caiu de palmeira, bateu cabeça dele no chão —credo credo, móço ê, só com Cristo. Não tens remédio

    • Nini

      6 de Outubro de 2018 as 22:31

      Oi, Nuno, o senhor esta drogado? Sim ou nao? Essas coisas como as drogas, bebidas, fumar, imoralidade sexual, sao pragas dos pulas. Nos, Africans, devemos nos afastar disto porque so faz mal ao corpo, alma, e a mente do ser humano.

  12. Nuno Menezes

    7 de Outubro de 2018 as 10:43

    Nini

    Sim ‘e verdade, mais vou corrigir apenas isso; Devemos Todos Brancos e Pretos afastar desse mal que ‘e a droga e outras coisas mais…A alma, isso ja nao sei, nao faço minima ideia o que esta dentro da sua alma,cada um de nos existe, como Tu ate podes pensar dentro da sua alma se eu apanhar o Nuno Menezes beijavalo todo chupavalo todo igual a Brad Pitt.

    Jinhos NINi

    Nuno Menezes
    Reino Unido, Lincoln

  13. Nuno Menezes

    7 de Outubro de 2018 as 11:06

    AMÉLIA

    Nem sempre sou Maluco deve ser pelo o facto que Sao Tome and Principe Hoje vai as eleicoes e a senhora AMÉLIA sera a nova ministra de telanon.info :p
    Em relacao a doido do Reino Unido, porque nao??? em Sao Tome and Principe temos o senhor Juvem, que assim conheco desde a minha infancia em Sao Tome and Principe, e sou o Juvem do Reino Unido, agora basta saber se o Senhor Juvem faz Amor eu Juvem do Reino Unido faço.

    Nuno Menezes
    Reino Unido,Lincoln

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo