Política

Povo resgatou a democracia e terá dado golpe de misericórdia ao “Banho”

Desde a introdução do fenómeno “banho”(compra de votos), na democracia são-tomense em 1996, que jamais se viu uma tão clara manifestação de repulsa do povo contra tal fenómeno. Nas eleições de 7 de outubro,  desde as primeiras horas de domingo,  que o povo começou a concentrar-se nos centros de votação.

No passado, a maioria dos eleitores só dirigia-se a mesa de voto no segundo período do dia. Pois é o período que os agentes promotores da corrupção eleitoral, entram em cena pagando aos eleitores para condicionar a sua decisão de voto.

A ânsia de votar sem banho, marcou o comportamento da maior parte do eleitorado são-tomense no dia 7 de outubro. Quando os agentes de corrupção eleitoral entraram em campo, já boa parte do eleitorado tinha mandado nas urnas.

Mesmo assim o Téla Nón registou movimentações dos corruptores, em algumas localidades sobretudo do distrito de Mé-Zochi. Com as suas malas de dinheiro, agiram em localidades como Lemos, Monta e outras.

No distrito de Caué, no sul da ilha de São Tomé, uma das regiões mais pobres do país, dados chegados a redacção do Téla Nón, indicam que a corrupção financeira eleitoral, foi avassaladora. Fontes no local disseram ao Téla Nón que os agentes de corrupção eleitoral, chegaram a pagar  600 dobras ( cerca de 25 euros), a cada cidadão eleitor, para votar na sua cor política.

Mas, a nível nacional o povo decidiu chumbar o banho. A grande injecção de dinheiro para condicionar a decisão de voto, foi respondida  com votação muitas vezes em massa, nas candidaturas pobres, que nem t-shirt tinham para distribuir ao eleitorado. Decisão em consciência.

Nas eleições de 7 de outubro de 2018, o povo são-tomense deixou bem claro com a sua expressão nas urnas, que o rio de dinheiro que desagua nas suas portas nas vésperas das eleições, não compra mais, a sua dignidade.

O povo matou o banho, e pôs o seu prudente “leve –leve” na caminhada para o ALÉM.

Abel Veiga

    14 comentários

14 comentários

  1. Nilson

    9 de Outubro de 2018 as 9:36

    Assim mesmo! Nao se precisa de corrupcao. O povo esta a ficar esperto/a. A fenomeno “Banho” choveu no molhado e parece que as pernas do banho ja partiram em STP. E agora, as pessoas querem saber o paradeiro dos Trinte Milhoes de US Dolares de emprestimo. Sera que ficou la para os Portugueses e os gatunos coruptos Santomenses comerem, beberem, comprarem isto e aquilo e comerem o dinheiro do povo enquanto a populacao Santomense sofre e morre de fome? Assim nao da!

  2. Paulo Jorge dos Reis

    9 de Outubro de 2018 as 9:42

    Mas ainda assim, viu-se alguns corruptores. Em Cauê, o Nino, patrão da Rosema e o Julio Silva, estiveram muito ativo, Em Mé Zochi, o Idalêcio da CST, o Mulato do ADI do Bistp entre outros estiveram ativos. Em Agua Grande eram muitos. Até o coitado do Salvador do Buffalo estava comprando as pessoas

  3. Nini

    9 de Outubro de 2018 as 10:12

    O povo é que vai acabar com o corrupção
    Hoje anoite o povo tem que dançar, fazer festa, festejar, e celebrar em paz e tranquilidade. Povo merece. Povo pode dançar puita, ússua, socopé, dêxa, Tchiloli, danço-congo, tudo, até Kizomba jeito doce. Eu quero ver o meu povo feliz, saudável, livre, e independente para fazer business, investimento privado—-privatização, para dinheiro entrar nos bolsos do povo e crescer o país.

    A Carrambola d’Africa Negra, hoje à noite vai entrar

  4. JOAO CARLOS

    9 de Outubro de 2018 as 10:47

    Recordo-me que em 1991 quando houve eleições pela primeira vez, não se dava banho. Quem introduziu isso em S. Tomé foram os Trovoadas, portanto o nosso País só perdeu com esses senhores… O Povo tem de continuar a crescer e ganhar maturidade, votar em pessoas sérias, não porque deram dinheiro ou porque foram construir um chafariz, ou ofereceram plamas…. mas sim acompanhar o dia-a-dia a situação politica do País, estar atento.
    Com os últimos resultados das eleições, sinto que estamos no caminho certo, cedo ou tarde teremos uma Democracia plena…. VIVA a DEMOCRACIA, VIVA O POVO DE S. TOMÈ E PRINCIPE

  5. ONDE MESMO?

    9 de Outubro de 2018 as 10:47

    Amém. Espero que esse fenómeno introduzido pelos diabólicos seja banido de vez do nosso sistema eleitoral. Temos que dar exemplo de comportamento civilizado e votar em consciência.

  6. Pronto a explodir

    9 de Outubro de 2018 as 13:56

    E mesmo assim,o Sr.Abucas,irmão de Sr.Levy Nazaré,javali,vem aqui dizer que a oposição fez a fraude.Em primeiro lugar esse filho da puta do abucas é um quadro fraco que está na COSSIL a custa do seu irmão Levy e ele quer que o seu irmão javali contrói mas um outro hotel a custa deste povo sofredor.Quem quiser confirmar é ir lá para banda de Santana,perto de ALGÉS e vão ver lá o que é que esse ladrão e filho da puta de Levy fez.Por isso querem mas 4 anos.

    Esse abucas é grande lambebota e garnde filho da puta que anda por aqui.Sabendo que são vocês que estão no poder,são vocês que guardaram as urnas lá para 2 e 3 tal de madrugada.
    O que andaram a fazer com essas urnas todo esse tempo? Têm a coragem de responder senhor filho da puta..
    As urnas foram encontradas com selos que não constam na acta,como explicam isso? Isso quer dizer que vocês filhos das putas,abriram as urnas colocaram lá os votos e agoram estão insistir na recontagem.
    Se a juíza disse que ele fez recontagem,ela é uma grande burra,porque só se faz é validação das actas como consta no artigo 149,alínea a. Porque todas as mesas têm delegados de todas as candidaturas e são eles que devem fazer a reclamação no momento da votação e colocar dentro da urna,Se não fizeram isto ,porque essa merda toda Sr.filhos da puta do Abucas e irmão de javali.Quem é que está a fazer a fraude afinal? vocês,filhos da puta,pensam que são mas espertos,que estudaram mas que toda gente ,o quê?Pensam que todos somos parvos e idiotas o quê?
    Nem que eu tenho que entregar a minha vida,eu como cidadão de Mé-zochi,estou decidido a morrer,mas vocês filhos da puta merecem é bala na cabeça.Vocês não vão governar.
    S.tOMÉ Não é casa privada desse filho da puta de Trovoada,estou farto já dessa merda pá….
    Ou morremos todos ou libetamos S.T.P mas uma vez.Esses filhos das putas que estão apoiar esse malandro são piores que ele.
    Vocês perderam,façam o vosso trabalho na oposição ,agora desta forma é demais,quem está a arranjar toda essa confusão é esse filho da puta do Gabonês Pinta Cabra.Quem tu pensas que eis pá…….merda pá……………………….

    • Seabra

      9 de Outubro de 2018 as 16:29

      Abel Veiga, há um disfuncionamento no sistema no site,porque quando se quer opiniar OK (dedo para cima),apaga -se automáticamente. É estranho !
      Estámos expostos à toda BAIXARIA.
      Queria dizer ao pronto a explodir, que a atitude destes VIGARISTAS é e será sempre a MÁ FÉ. Isto porque sabem que existe o depois,o TPI….se fôr necessário de irmos até o derramar de sangue estámos prontos e DECIDIDOS a Libertação de STP e do seu POVO GRANDE. …STI definitivamente independente, libertada pela Juventude em marcha.
      Viva STP,
      Viva o Povo GRANDE
      Viva a DEMOCRACIA,
      Liberdade, liberdade,liberdade”CHÉRIE”

  7. Arroz substância

    9 de Outubro de 2018 as 14:02

    Não me venham dizer que incendiar viaturas e instigar violência é democracia porque não é isto tem sido uma prática do do MLSTP é so lembrar o deputado do MLSTP Jorge Amado a partir urnas na Assembléia da república.
    Para finalizar quero dar meus parabéns as forças de seguranças por não reagir as provocações dos vândalos.

    • Seabra

      9 de Outubro de 2018 as 18:36

      ….é só agora é que vêm denunciar VANDALISMO ? Esta atitude firme,determinada do POVO SÃOTOMENSE, neste momento preciso, tem a sua razão de ser e é legítima. Diz o provérbio “conforme é a música assim é a dança”. Se fôr uma violência necessária para instalar PAZ , Harmonia e Democracia, vamos a essa guerra para pôr um termo a esta DITADURA. Há quanto tempo é que STP e o seu povo estão privados da DEMOCRACIA ?
      Os camuflados despertaram -se tarde demais. Nunca se leu tanto apelo à paz,à democracia num curto espaço apenas de 48 horas…..onde é que estes reclamadores de PAZ e da DEMOCRACIA estavam quando o regime TOTALITÁRIO bateu o seu APOGÉU ?
      Brincadeira tem hora. Basta!
      Agora é assim,ou vai ou racha !

  8. Seabra

    9 de Outubro de 2018 as 15:22

    Eís o grande PODER do POVO. É ele quem decide do seu DESTINO, de como quer ser governado e por QUEM.
    O POVO SÃOTOMENSE ESTÁ DE PARABÉNS !
    Vamos continuar a ser dignos, respeitados por nós,entre nós e no MUNDO.
    Com estes Mafiosos, Larápios e Corruptos PT-ADI +VARELA, STP caiu de RASTOS, perdeu todo o seu Prestígio….sujaram o país com cambalachos, crimes,assassinatos. . . . muito sangue DERRAMADO. Estas almas é que estão fazendo justiça ao DE LÁ.
    ☆☆☆ATENÇÃO : Os Vagabundos do PT-ADI +VARELA , vão continuar a tentar DESTABELIZAR o país, STP,pagando mercenários para instalar desavenças, conflitos, matanças. Os Trovoada prometeram destruir STP estando ou não no PODER. A Vigilância e a Prudência são de RIGOR. VAMOS TODOS JUNTAR as mãos,sermos unidos e reconciliantes para pôr um termo definitivo à presença nefasta e diabôlica do PT-ADI e dos seus capangas.
    UM POVO , UMA NAÇÃO, CONCÔRDIA NACIONAL rumo ao PROGRESSO !

  9. J. Cardoso Neto

    9 de Outubro de 2018 as 19:00

    Povo põe, povo tira !
    Queremos ver São Tomé e Príncipe se desenvolvendo. Não queremos “Dubai”.

  10. Matrusso

    9 de Outubro de 2018 as 20:01

    E agora Santos + Arroz substância?
    Só p lhe fazer lembrar algo q convosco aprendi.
    “Doi lá”.

    O vosso pau mandado foi bem claro:
    “povo põe, povo tira”
    qual é a dor?

  11. MANUEL VICENTE

    10 de Outubro de 2018 as 2:26

    Os TROVOADAS e agora em particular o filho dele PATRICE sabem viver em democracia? Eles sabem o que é democracia?

    Juntemo-nos todos e tratemos de explicar ao Presidente da República e aos juízes do Tribunal Constitucional que a atitude do Patrice Trovoada não é nada democrática e é um insulto à inteligência de todos nós. Aí vai a explicação para os Trovoadas e para aqueles que ainda pensam embarcar na conversa deles:

    1. O Patrice não entende que dos 75,095 votantes, a maioria, quer dizer 42,290 são-tomenses votaram contra ele?

    2. O Patrice não entende que estas 42,290 almas representam 56% dos votantes? Ele não entende que em democracia mais de 50% quer dizer maioria? Ele não entende que a maioria não votou nele?

    3. É verdade que ninguém obteve a maioria. Mas, o Patrice não entende que se o MLSTP se juntar ao PCD/MDFM/UDD, terão os votos de 39,085 são-tomenses? O Patrice não entende que isto quer dizer que o MLSTP e a Coligação juntos têm 52% dos votos válidos? Não entende que essas duas forças têm a maioria dos votos dos são-tomenses?

    4. O Patrice não entende que se ele se juntar aos seus amigos Monteiros ele terá apenas os votos de 34,464 votantes? Ele não entende que ele e os amigos Monteiros representam apenas 45% dos votantes? Ele não entende que isto é minoria? ONDE É QUE ESTÁ A ATITUDE OU a ACCAO DEMOCRATICA INDEPENDENTE DELE E DO PAI DELE?

    O que é que não está claro? Porque é que o PATRICE TROVOADA pensa que ele é o mais querido de todos os são-tomenses? Porque é que ele não deixa os outros são-tomenses tomarem conta do país? Ele e o pai andam desde 1990 a utilizar o poder político para proveito próprio. Há mais de 28 anos que andam para cima e para baixo e o que é que fizeram para o país? Só criaram confusão, divisão, instalaram a corrupção e a arte de enganar o povo com ofertas quando há campanha. Tudo para não deixar o poder e seguir gozando à custa do povo que dizem que amam. Deixem os outros governar. ISTO É O QUE ESTAS ELEIÇÕES DISSERAM.

    **************DIVULGAR POR FAVOR PARA O PNUD E A COMUNIDADE INTERNACIONAL REPRESENTADA EM SÃO TOME E PRINCIPE

  12. Adeliana Nascimento

    10 de Outubro de 2018 as 7:16

    Brincadeira. Como é possivel o ADI, ter a Comissão Eleitoral que infelizmente é dependente do Governo e do Partido ADI, ter todos os juizes, tanto do Supremo Tribunal de Justiça( imcompleto por capricho do ADI) para facilitar a batota, ter o Tribunal Constitucional, ter a Procuradoria Geral da República e 3/4 dos Magistrados do Ministerio Público, ter organizado as eleições e “guardado” as urnas, vir dizer que a oposição viciou as urnas?

    Brincadeira, o ADI e o seu Lider terão que buscar outra resposta. O mesmo que aconteceu no país vizinho, donde vem o PT no ano 2016 é que ele nos trouxe, maus hábitos e falta de espírito democrático.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo