Política

Téla Nón – Nossa Terra em PERIGO

O clima de oração cristã, que se sentiu em São Tomé e Príncipe nos últimos meses, encontrou depois do anúncio pela Comissão Eleitoral Nacional dos resultados provisórios, razões para ser intensificado.

É que pela primeira vez nos últimos 28 anos de vigência do regime democrático, o resultado provisório das eleições, é contestado e considerado fraudulento, pelo próprio poder, que afinal de contas foi quem organizou as eleições.

O resultado eleitoral, é corrigido no gabinete, facto que consequentemente estimula sentimento de revolta do detentor do poder político, o povo, que nas urnas soberanamente tomou decisões claras.

O mundo que desde 1991 sempre viu São Tomé e Príncipe como exemplo de democracia em África, regista desde  as eleições de 2016, que afinal de contas, algo estranho passou a acontecer nas ilhas verdes, onde nunca antes as eleições significavam, fraude, expedientes de gabinete, e muito menos tumultos.

Estes fenómenos são marcas características das eleições noutros países de África, nomeadamente no vizinho Gabão, onde quem perde nas urnas, ganha no gabinete dos Tribunais criados para o efeito, e nunca entrega o poder. Em 2016, a comunidade internacional, acompanhou de perto a vitória que a oposição conquistou nas urnas a quando das eleições no Gabão, e a reviravolta de gabinete que ocorreu logo a seguir, a favor do poder instalado no país vizinho. Foram as eleições mais sangrentas da história do Gabão. Dezenas de mortes.

São Tomé e Príncipe que era o exemplo singular de democracia em África parece tentado a perder a sua tradição exemplar. Desde 2016, que as eleições no arquipélago perderam aquele perfume de festa tranquila, em que vencedores e derrotados aceitam os resultados e se cumprimentam. A comunidade internacional, não pode fazer-se de despercebida como se não estivesse a sentir o cheiro deste novo perfume, cujo odor fétido já inundou o país.

O detentor do poder político, o povo, já começa a sentir náuseas por causa do cheiro do novo perfume, e começa a reagir como acontece nos países vizinhos. Não será que já é altura para os que financiam a realização de todas as eleições em São Tomé e Príncipe, (a comunidade internacional), intervirem no sentido de evitar que o país em que quase todos são parentes, estudaram na mesma escola, brincaram na mesma creche, treparam as mesmas jaqueiras, tomaram banho no mesmo rio, seja transformado numa terra de convulsões, confrontos e mortes, no período eleitoral e não só, como é tradição por exemplo no Gabão?

Espera-se que o clima de oração cristã, que se instalou no pais desde o anúncio pelo Presidente da República da data das eleições, se intensifique, para apaziguar os espíritos, para expulsar o mal, para que São Tomé e Príncipe volte a ser o que sempre foi.

Abel Veiga

    13 comentários

13 comentários

  1. JOAO CARLOS

    10 de Outubro de 2018 as 8:54

    A Comunidade Internacional não pode abdicar das suas responsabilidades para com o Povo são-tomense, somos um País de tradição democrata, nunca houve problemas de maiores com as eleições no nosso País, só depois da vinda do Patrice Trovoada é que esses problemas começaram a surgir… É muita coincidência. TEMOS DE DIZER UM BASTA !

    • MIGBAI

      11 de Outubro de 2018 as 14:02

      JOÃO Carlos.
      O que é que a comunidade internacional tem de responsabilidade para com o povo são-tomense , por em 1975 ter surgido uma cambada de pretos ambiciosos, a quererem a independência do São Tomé e Príncipe, para assim poderem ter acesso a dinheiro fácil e engordarem a família ????
      Seu PALERMA!!!

  2. Adeliana Nascimento

    10 de Outubro de 2018 as 9:02

    Claro Patrice é islamista-Terrorista. Como é que isto não vai dar maka?

  3. politicamente desnorteado

    10 de Outubro de 2018 as 9:25

    Este cheiro a podre não começou em 2016 , começou sim em 2014 quando o povo deu maioria absoluta a um aventureiro que vendeu-nos sonhos e nos deu pesadelos; colocando santomenses uns contra os outros , criando e fomentando o ódio entre amigos, irmãos, pais e filhos, e em alguns casos marido e mulher.
    Depois de conseguir dividir todos os Santomenses, o mesmo aventureiro começou a reinar afastando tudo e todos que estivessem em instituições de justiça e não só e que lhe pudessem criar algum desconforto, pensando ele que o povo é estupido.
    Afinal o homem que não se senta com os burros da oposição hoje já quer conversar com essa mesma oposição para formar governo, afinal o plano de Nino Monteiro em Caué para se juntar a ele para não perder a Cervejeira Rosema também deu errado, afinal o povo bêbado no dia 7 de outubro esteve bem lucido, tão lucido que se fartou das brincadeiras e disse basta.
    Vamos rezar sim , mas vamos fazê-lo para que Deus ilumine o próximo governo MLSTP PSD/ Coligação, para que não cometam os mesmo erros, e que acima de tudo tragam a reconciliação nacional.
    Quero ver o sorriso nos rostos dos meus irmãos Santomenses de novo, quero ver pessoas de todos os partidos sentados a mesma mesa a jogar bisca 61 sem medo de bufos e bufarias, quero ver de novo os filhos visitarem os seus pais sem medo de serem excluídos de sei la o quê , quero ver as pessoas competentes nos sítios certos para produzir para o bem de todos e não de uma cúpula de demônios vestidos de messias… Viva Republica Democrática de São Tomé e Príncipe , Viva o povo pacifico de São Tomé e Principe.

  4. Batman

    10 de Outubro de 2018 as 9:27

    Existe situacoes que assim ‘e importante informar, os 17 observadores eleitorais da CPLP apenas chegaram em Sao Tome and Principe no dia 4 de Setembro do ano 2018 essa mesma informacao foi dada pela TVS Telejornal de Sao Tome and Principe.
    Se 17 observadores eleitorais da CPLP fossem espalhados pelo Reino Unido, concerteza os mesmos chegavam no reino unido 6 meses antes de comecar as eleicoes e ao mesmo tempo todos os dias acompanhavam a situacao em causa e verificavam se tudo esta em seguranca e ate concerteza depois das eleicoes terminarem inventavamn algo para ficar mais um bocadinho no reino unido, quem sabe dizendo eles temos que fotografar as box que assim foram esquecido de fotografar.

    Infelizmente Sao Tome and Principe ainda nao tem a mesma infraestretura igual a de Reino Unido,aonde o ser humano muda de openiao e muda a sua forma de pensar, mais no entanto africa ‘e africa aquela coisa que os europeu conhecem e chegam tarde, e na europa como por exemplo Reino Unido nos encina chegar cedo ao encontro e com displica e organizacao e educacao para assim resolver situacoes.
    E a nossa imagem facial da para ver milhares de situacoes… mesmo querendo nos esconder algo, ou os nossos sentimentos ou algo parecido.

    Batman
    Reino Unido,Lincoln
    System (AR)

    • Emílio Gastão

      10 de Outubro de 2018 as 20:09

      O senhor é um zero, repito, ZERO, ou seja (0), à esquerda, só escreve tolices.Vá estudar, aproveita as oportunidades que existem no UK, aprenda antes de cá vir rabiscar textos, fazendo comentários sem valor.

      • Batman

        11 de Outubro de 2018 as 6:15

        Emílio Gastão

        Se o senhor Tivesse a educacao do Reino Unido como assim eu Tenho, o Senhor ao ler a minha informacao o senhor nao escrevia o que escreveu. E outra a minha educacao que assim tenho esta registrado,nao sao certificados comprados,e as organizacoes da minha educacao conhecem a minha pessoa face to face e com alto nivel e educacao me respeita.
        Em relacao a comentarios sem valor como assim informa o senhor, pessoalmente nao vejo comentario sem valor neste sentido, sao informacoes passada pela TVS televisao de Sao Tome and Principe aonde foi informado que 17 observadores eleitorais da CPLP apenas chegaram em Sao Tome and Principe no dia 4 de Outubro do ano 2018.
        Agora o senhor deve estudar a psicologia e a filosofia desta mesma situacao antes de escrever algo ou comentar.

        Batman
        Reino Unido,Lincoln
        System (AR)

      • O Burro

        11 de Outubro de 2018 as 15:14

        Emílio Gastão

        Gastão, nao gastes mais o dinheiro do Povo ou do MLSTP ou do ADI, o teu proprio Nome diz tudo o aproveitador e Gastão do dinheiro do Povo, e andas na internet a procura de dinheiro para gastar nao ‘e senhor Gastão?

        Tem Logica sim senhor o que foi dito, necessario o Senhor Gastão conhecer outras culturas outras personalidades para assim saber desenvolver uma noticia ou uma historia.

        O que nao se deve tolerar na sociedade aonde vivemos ‘e falta de respeito e falta de educacao pelas outras pessoas, permitido aplicar a psicologia e ao mesmo tempo se fica a espera da resposta dessa mesma psicologia,o que foi dito pelo o senhor Gastão nao tem logica e nao existe nenhum desenvolvimento para assim as pessoas como eu perceber.

        A informacao foi dada dessa mesma forma que foi escrita pelo o senhor Batman, nao existe da parte dele provocar situacoes ou procurar confusao, mais sim andamos todos na cultura geral aonde nem todos tem, necessario conhecer necessario perceber e enviar piadas de uma forma educada, e o que foi dito pelo Senhor Batman em relacao a 17 observadores eleitorais da CPLP apenas chegaram em Sao Tome and Principe no dia 4 de Outubro do ano 2018 isso ‘e verdade ‘e uma informacao da TVS de Sao Tome and Principe, aonde tambem se aceita o que foi dito se os mesmos tem conhecimento da educacao dentro do Reino conseguem perceber o que foi dito e escrito.
        Quando se envia um email a uma pessoa, mesmo nao tendo a situacao resolvida o que a pessoa pede no email, automaticamente se deve enviar outro email a informar que o seu email foi recebido e dentro em breve vou entrar em contacto, isso ‘e um preencipio de educacao e ao mesmo tempo a pessoa que assim enviou o email deixa de ficar preocupada(o) e aguarda pela a resposta, se isso nao acontecer a pessoa sente preocupada(o) e aplica outras coisas desagradaveis que nos pode causar danos.Isso ‘e outra imagem que a propria africa e quem sabe algumas europas isso nao ‘e aplicavel,o sentir bem ao responder esse ‘e o objectivo de quem nos encinou esse tipo de educacao e deixamos de ficar preocupados ou nervoso de outro lado.

        O Burro
        Reino Unido,London

  5. Batman

    10 de Outubro de 2018 as 11:22

    Correcao automatica no Word (palavra): 17 observadores eleitorais da CPLP apenas chegaram em Sao Tome and Principe no dia 4 de Outubro do ano 2018.

    Batman
    Reino Unido,Lincoln
    System (AR)

  6. MANUEL VICENTE

    10 de Outubro de 2018 as 11:46

    Como disse o ” politicamente desnorteado” esperemos que o MLSTP E A COLIGAÇAO promovam a reconciliação nacional.

    A resistência popular deve continuar até RUAR o Patrice Trovoada e uns poucos íntimos do Patrice. O problema não são os militantes do ADI. Estes são nossos irmãos que coitados estão enganados pelos Trovoadas. Eles não se apercebem que estão a ser apenas utilizados? O Patrice escolhe os mais vulneráveis, os mais necessitados e os que não aspiram a ter voz. Olha os Ministros que os Trovoadas sempre escolheram? Olhem para o Presidente do Parlamento, para o Presidente da Republica!!!!!! Eles só querem gente sem critério e submissa. E poêm estes nossos irmãos contra nós. Vamos libertar a nossa terra dos Trovoadas para TAMBÉM libertar esses nossos irmãos da escravidão e humilhação dos Trovoadas.
    VIVA SAO TOME E PRINCIPE LIVRE E DEMOCRÁTICO

  7. Bem de S.Tome e Príncipe

    10 de Outubro de 2018 as 16:21

    PT não deve governar mais STP. É um vírus Ebola que está na nossa terra. Alguns que o seguem, são como ele; ganância, poder, arrogância e espirito de má fé. Estes não sao verdadeiros santomenses. Outros que o seguem são inocentes, a gente deve perdoa-los. Nao sabem o que fazem.

  8. Batman

    11 de Outubro de 2018 as 6:16

    Emílio Gastão

    Se o senhor Tivesse a educacao do Reino Unido como assim eu Tenho, o Senhor ao ler a minha informacao o senhor nao escrevia o que escreveu. E outra a minha educacao que assim tenho esta registrado,nao sao certificados comprados,e as organizacoes da minha educacao conhecem a minha pessoa face to face e com alto nivel e educacao me respeita.
    Em relacao a comentarios sem valor como assim informa o senhor, pessoalmente nao vejo comentario sem valor neste sentido, sao informacoes passada pela TVS televisao de Sao Tome and Principe aonde foi informado que 17 observadores eleitorais da CPLP apenas chegaram em Sao Tome and Principe no dia 4 de Outubro do ano 2018.
    Agora o senhor deve estudar a psicologia e a filosofia desta mesma situacao antes de escrever algo ou comentar.

    Batman
    Reino Unido,Lincoln
    System (AR)

  9. Zani

    12 de Outubro de 2018 as 18:15

    Nessa guerra toda de acusações, ofensas, de parte a parte só quem perde é São Tomé e Príncipe e seu Povo!

    Seria mais interessante, se sentarem a mesa de conversações e num clima de diálogo e respeito mútuo com coração limpo e livre de extremismos para resolverem as coisas! Pois São Tomé e Príncipe está acima de todos!

    Admiro muito o povo caboverdiano e sua democracia! Não posso esquecer também que é admirável o patriotismo, nacionalismo, a união e o orgulho que demostram por Cabo verde! Eles podem nascer onde for na face da terra mas a caboverdianidade lhes corre na veia!

    Coisa que infelizmente não se vê em maioria dos santomenses!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo