Política

Oposição pronta para governar e com acordo de incidência parlamentar

O MLSTP e a coligação PCD-MDFM-UDD, rubricaram um acordo de incidência parlamentar e para sustentar o governo, antes da realização das eleições. O acordo mantido em sigilo foi tornado público esta quarta – feira numa conferência de imprensa conjunta.

Jorge Bom Jesus, Presidente do MLSTP, renovou a sua convicção de que será o próximo primeiro ministro de São Tomé e Príncipe. Elsa Pinto Vice-Presidente do MLSTP, foi quem anunciou os termos do acordo de incidência parlamentar, que permite a actual oposição com maioria absoluta na Assembleia Nacional, dar a devida sustentação ao próximo governo constitucional.

Carlos Neves, membro da coligação PCD-MDFM-UDD, fez saber que caberá ao Presidente da República Evaristo Carvalho, ter a última palavra sobre a constituição do próximo executivo.

Mas, segundo Carlos Neves, caso o Chefe de Estado, não tome em consideração o novo figurino parlamentar, imposto pelo povo nas urnas, Evaristo Carvalho vai arcar com as consequências dos seus actos. Isto é, se o Presidente da República decidir dar posse ao Governo da ADI, que segundo os resultados provisórios, foi o partido mais votado, estará a correr riscos, uma vez que ADI não terá suporte parlamentar para governar. São regras da democracia.

MLSTP e a coligação PCD-MDFM-UDD, deixaram bem claro, que estão prontos para assumir a governação do país, com base na vontade popular, manifestada no dia 7 de Outubro, por via da atribuição da maioria absoluta.

Abel Veiga

    13 comentários

13 comentários

  1. JOAO CARLOS

    10 de Outubro de 2018 as 15:06

    Isto é que é Democracia….

  2. Antonio Nilson

    10 de Outubro de 2018 as 16:41

    Nao me parece ser bem assim. Na Constituicao da Republica nao esta prevista a “coligação” para formacao de um governo como acontece noutros paises. O partido mais votado ou o partido que tiver mais deputados n’Assembleia da Republica e’ que governa. Se o partido que tiver mais deputados/as e nao tiver/obter uma maioria absoluta, aquele partido politico podera eventualmente governar, mas sera um governo muito fragil e muito fraco porque a oposicao com maioria ira dar “cascudo” aquele governo e o Presidente da Republica a qualquer momento podera mandar aquele governo para casa, e se o tal governo fraco for censurado pela Assembleia da Republica ou perder a confianca do povo, esse governo cai. Nao sou politico nem jurista em STP, mas a minha forma impirica e humilde de analizar, parece-me assim, mas que tem mais conhecimento sobre as leis de STP, sobretudo, a Lei Mae que e’ a Constituicao da Republica Democratica de Sao Tome e Principe, por favor, educa-me sobre os regulamentos, sem ofender, ou insultar porque estamos aqui para aprender com humildade e respeito para com toda a gente. Uniao faz forca

    P.S. Em qualquer continente do mundo o ser humano tem ganancia de poder, e control. O maior problema em Africa e’ que os politicos ao inves de pedirem emprestimos de dinheiros aos bancos privados, instituicoes privados, ou pedir os milionarios para investirem nos negocios e nas ideias deles, TODA gente corrupta vai roubar o pouco que esta/estava nos cofres do Estado, ajuda externa, etc. Deveriam usar a contabilidade e financas publicas para fazerem obras e dar bem ao povo, e desenvolver RDSTP. Obrigado e abracos—-Estamos juntos

  3. Arroz substância

    10 de Outubro de 2018 as 18:56

    Nós somos um pais de doitores e formados é lamentável que essas pessoas estejam a violar a lei eleitoral para chegar ao poder mais rapido possivel criando confusões distúrbio e desinformação lamentável.
    Tenham calma e da exemplo cumprindo a lei ao seu tempo voces vão meter mão na massa.

  4. Seabra

    10 de Outubro de 2018 as 20:15

    …esta QUESTÃO da calma , da paz, da paciência, do SUPORTAR em condições catastróficas a situação medíocre e a miséria….o POVO SÃOTOMENSE foi um HÉROÏ. Aguentou silêncio sa mente todos os abusos , todas as injustiças, toda a fome (num país verde e produtivo) , crimes ,DITADURA , CORRUPAÇÃO , sem dar um único GEMIDO. Isto, desde 1990,data da chegada à STP da família Trovoada.
    Será que aqueles poucos que estão ainda a DELIRAR, tentando defender o que não é “defendável ” , torna-se muito PREOCUPANTE. …será que são MASOQUISTAS? Só assim é que podemos compreender, porque não é normal defender gente de má índola , que destrói todo um povo.
    Outro aspecto que nos parece importante de sublinhar : estas algumas pessoas que tentam defender o MAL e o perigo em que se encontra STP e o seu povo com a presença NEFASTA do PT-ADI +Varela , aonde é que encontravam durante estes longos anos do governo Trovoada de Pai a filho? Todos (mesmo no estrangeiro)estavam ao corrente da triste situação de STP, do regime TOTALITÁRIO, que foi levando o país e o povo cada vez mais baixo, até ao ABISMO, porque razão não vieram gritar ao público “kidaléôôô “. Era de uma importância capital, de socorrer um povo torturado (centenas e centenas de pessoas )….chama -se a isso dà NÃO ASSISTÊNCIA À UM POVO EM PERIGO.
    Se você calou ontem, continue calado hoje e sempre…ou então BAZA para o GABÃO, Guiné Equatorial. Deixem o grande povo sãotomense resolver , de vez,esta contenda. É tudo!
    Espero que estes puxa sacos compreendam que não estámos no momento de GOZAÇÃO , porque a situação é grave e está sendo remediado com o voto contra PT-ADI.

    • Zani

      10 de Outubro de 2018 as 23:04

      É muita burrice deste senhor chamado de Seabra vir aqui a confundir as pessoas de que os problemas todos que acontecem em São Tomé e Príncipe são de responsabilidade de uma unica família!

      Seabrinha aprende de uma vez por todas!

      São Tomé apesar de ter solo fértil e chuva abundante, não tem:

      – gente preparada para gerir empresas com eficiência que se deseja.
      – gente preguiçosa como tu, tem uma data.
      – gente boa vida e que não produz como tu, tem uma data.
      – politicos corruptos e que amam o poder de paixão e morte, pois trabalha-se quase nada e ainda recebe salário vindos das ajudas publicas ao desenvolvimento de fontes externas.
      – semeadores de contendas e ameaças, assim como gerar o caos como tu tem uma data.

      Posso aqui enumerar tantos outros problemas que existe no país e aqui seriam infindáveis.

      Outro grande problema critico no país é termos gente como senhor que não faz outra coisa senão criticar, criticar e criticar! Nada está bom enquanto os vossos partidos não alcançarem o almejado 🏆!

      Sabe sr. Seabra é lamentável um país ter gente assim! Aimda bem que não é a maioria, mas como disse é uma data!

      A propósito diz-nos qual mal fez a familia trovoada que tanto lhes acusas de ser a causa de todos os males do nossso povo?

      Que pena sr. Seabra! Irás terminar teus dias nessa terra linda e maravilhosa que Deus nos ofereceu, com tanto ódio e rancor e ressentimentos que me dá pena de ti!

      Pobre e miserável homem!

      • Seabra

        11 de Outubro de 2018 as 20:40

        Afinal, surgiu de novo o CÃO RAIVOSO e FRUSTRADO, Zani.
        Este canalha sonha mesmo comigo, repitido, sou o PESADÊLO deste pobre idiota , que é covarde e não é capaz de se identificar, porque não tem c….ões devidamente no bom lugar. Quantas críticas severas (mas justificadas ) , foram publicadas e dirigidas à este governo ruim e corrupto ? Quantos propósitos severos foram ditos sobre a família TROVOADA, tendo dito a mesma coisa que o Seabra, com quem o PD Zani, cismou.
        Homem, RELAXA, não fique assim tão agitado, nervoso, desonrientado com as minhas publicações.
        Opiniões NEGATIVAS, sobre os vagabundos e corruptos Trovoada, existirão sempre, com ou sem o Seabra. Quer saber mais, acho esta família tão desprezível, que se não fosse porque estão a destruir STP e o seu povo todo, desviando os bens de Estado para fins pessoais…descarados, mentirosos , larápios , intriguistas, capetas…acredite se quiser, não são pessoas interessantes com quem pudesse eu conviver, esta família, nunca haveria de fazer parte do cerco das minhas relações. NUNCA !
        Rancorosos, vingativos são eles…aliás, regressaram para STP para se vingarem do Manuel Pinto da Costa, do povo sãotomense, de STP que eles detestam profundamente.
        A minha única motivação é de colaborar para alarmar,para denunciar, para estompar esta hemorragia…porque a situação é GRAVÍSSIMA em STP por causa destes vigaristas PT-ADI. Estou consciente que a verdade com que denuncio é particular, porque sou firme, determinado e sei que incomoda à mais de UM…você ilustra bem este incômodo que suscito. Se os Trovoada bazarem das COISAS nossas,serão logo esquecidos, deixando apenas os traços de uma má recordação e de uma péssima governação.
        É difícil fazer raciocinar uma pessoa de má índola e que mais é que tem MÁ FÉ, como é o seu caso, ZANICU.

        • Zani

          17 de Outubro de 2018 as 5:20

          Perdes toda razão se é que a tens quando ofendes, agrides com palavras e metes fogo na fervura! Quem és tu pra condenares outro semelhante a ti? Neste caso os trovoada que dizes que devem bazar! Eles são tão santomenses com os mesmos direitos e deveres como qualquer outro! Achas mais santomense do que eles? Achas mais preparado do que PT e demais elencos do governo? Achaste o quê? És juiz? És Advovado?
          Porque não lhes acusas em tribunal? Sinceramente Seabra sabes bem é maldizer, acusar, ofender, caluniar e desreitar as pessoas!
          Tenho pena de ti!

          #SEABRA NÃO!

          Semeador de contendas!

  5. Antonio Nilson

    11 de Outubro de 2018 as 7:04

    Uma outra coisa que gostaria de compartilhar e’ o seguinte: Se a China, ou Rússia, ou qualquer países do Ocidente do Europa, Estados Unidos, Canadá, Austrália, e mesmo China ou Brasil, se eles souberem que quem quer que seja; ADI ou a Coligação precisarem de armas de fogo, eles vão vender para ganhar dinheiro e não têm moral ou consciência sobre os interesses do povo Santomente. They don’t care as longer as they get the dirty money. O que estou a transmitir é para os Africanos aprenderem a resolver conflitos e desentendimentos entre eles com a COLABORAÇÃO meaning Give and Take (negócia, da e recebe para toda a gente beneficiar de alguma coisa) porque o orgulho de querer tudo para si não vai dar—-temos de negociar e fazer concessões—-ninguém consegue ganhar se uma parte perde. Temos que voltar às nossas realidades, as nossas culturas, a nossa história Muito Rica que dá até orgulho de lembrar. Fomos escravos de Portugal, saímos disto graças ao Rei Amador, Zé Cangolo, as pessoas de Angolares do Sul que devemos estimar e respeitar, folo, e muitos outros da Cívica que deixaram a faculdade e boa vida para lutar por nossa independência, temos que dar respeito aos sacrifícios que eles fizeram pôr nós. E muitos foram assinados por aqueles que quererão vender armas de fogo para qualquer um quiser. Não precisamos de mortes e guerras. Manda eles passiar—- Vamos resolver a criação do novo governo com inteligência e de forma pacífica. Temos que nos unir porque os pulas DO NOT GIVE A damn about Africa, they hate our guts. O que disse e’ o seguinte: Os pulas e estrangeiros de cor clara de pele não se importam se os Africanos Negros, Mestiços ou Mulatos Africanos morrem, o objetivo deles/las é a extinção da nossa raça. Não gostam de nós. Nós temos de nos intender e unirmos mesmo com ideias diferentes a união faz força—-Decu cu non

    P.S. Nao mata NINGUÉM, não destrói nenhuma propriedade. Calma e negocia com harmonia, e assim toda a gente vai ganhar e ninguém perde

  6. Nao sei Nada de Politica Sou Carpinteiro

    11 de Outubro de 2018 as 7:16

    Povo! Povo! Povo!
    Se o Patrice Trovoada quer ser Primeiro Ministro DEIXA ele.
    NAO FAZ GUERRA! NAO FAZ GUERRA! NAO FAZ GUERRA!
    Este e’ o meu conselho. Decu ca ba fla Patrice pa e^ be’ de^—Ele ira deixa STP em paz, deixa ele formar governo, ele esta com medo que o novo governo sem lideranca dele ira descubrir tudo. Mas STP quem nao robou????
    ADI nao tem maioria absoluta—deixa ele formar governo dele.
    Manter a paz e tranquilidade.
    Mas, seria melhor o Presidente da Republica exercer a funcao Constitucional dele de Presidente e Chefe de Estado e EXPULSAR todas as forcas militares estrangeiras fora de STP.
    Paz e harmonia—Se tudo correr bem—O MUNDO INTEIRO IRA FALAR BEM DE SAO TOME E PRINCIPE E DO POVO PACIFICO

    NAO FAZ GUERRA!

    NAO FAZ GUERRA!

    calma concentra. Calma concentra

  7. Comunidade Internacional de GÂNGSTERS

  8. madredeus.depósito velho

    11 de Outubro de 2018 as 8:10

    Andaram a atirar foguetes antes da festa terminar, a fome de governar é tanta que cegos e burros como estão nem conseguem distinguir que 25 é > que 23. Têm que fazer esta pressão porque de momento é só isso mesmo que podem fazer. Porque não querem que os votos considerados brancos e nulos sejam revistos, para vermos se são mesmos brancos ou nulos? Quem sabe se o meu voto válido a favor do ADI, não estará no grupo dos votos que consideraram nulos ou brancos. Quero o meu voto válido. Peço a todos os intervenientes neste processo que vasculham, analisam, confiram todos os votos considerados brancos ou nulos no momento de contagem de votos, se possível em todos os Distritos de São Tomé. Se os partidos de Oposição não querem que os votos sejam analisados, então significa que de baixo deste angú tem osso. Nota-se que estão com medo que este trabalho seja feito porque já sabem o que andaram a fazer. Não esqueçam que todos os votos até então disponíveis são votos PROVISÓRIOS.

  9. Adeliana Nascimento

    11 de Outubro de 2018 as 8:13

    Meus senhores, Patrice trovoada está a confundir o inconfundivel. Nas ultimas eleições legislativas em Timor Leste, a Fretelim ficou em primeiro lugar, mas não apresentou a SUSTENTABILIDADE GOVERNATIVA. Por isso o presidente chamou logo a SEGUNDA FORÇA mais votada para formar o Governo, uma vez que a mesma apresentou a sustentabilidade governativa.
    Por isso, o Presidente Evaristo de Carvalho, se for sério e honesto, nem sequer deve permitir que o ADI forme o Governo, caso não apresente de forma prévia a referida SUSTENTABILIDADE.
    Convém informar, que os corruptores do ADI, liderado pelo PT estão tentanto corromper, como tem sido pratica do ADI figuras ligadas a oposição para tentarem obter a referida SUSTENTABILIDADE.

  10. Matrusso

    12 de Outubro de 2018 as 8:24

    25 é de facto maior que 23, da mesma forma que 28 tbm é maior que 27.

    O parlamento em STP não tem 48 deputados, mas sim 55 deputados.

    A final o sr madredeus.deposito velho quer conduzir o país c/ 48 deputados, ou com 55 como manda Lei?

    Ou sr quer mais uma vez tbm forjar qtd de deputados para 48 em vez de 55?
    A CR é pra voces comforme covem…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo