Política

TC divulgou os resultados definitivos

José Bandeira, Juiz Presidente do Tribunal Constitucional, ladeado pelos juízes conselheiros Jonas Gentil e Carlos Stock, fez a leitura dos resultados definitivos das eleições legislativas de 7 de Outubro.

Segundo o Juiz Presidente, «a Coligação PCD-MDFM-UDD obteve 5 mandatos. A ADI 25 mandatos, o MLSTP 23 mandatos e o Movimento de Cidadãos Independentes de Caué 2 mandatos».

Os resultados definitivos, confirmam os resultados provisórios divulgados pela Comissão Eleitoral Nacional no dia 8 de Outubro. Os resultados definitivos do Tribunal Constitucional deitaram por terra, os protestos do partido ADI no poder, que considerava ter eleito 26 deputados a Assembleia Nacional.

Protestos e impugnação do processo eleitoral considerado pela ADI como tendo sido fraudulento, e que forçaram a verificação pelo Tribunal Constitucional de todos os votos nulos.

Após a divulgação dos resultados definitivos, Delfim Neves, na qualidade de mandatário da coligação PCD-MDFM-UDD, disse a imprensa que «não se alterou absolutamente nada. A oposição ganhou essas eleições. Isso dará sustentação ao Governo que essas duas forças(MLSTP – e a Coligação) irão criar», afirmou.

Questionado pelos jornalistas sobre a possibilidade de o Presidente da República dar posse ao Governo da ADI, que foi o partido que elegeu mais deputados a Assembleia Nacional, o mandatário da coligação, explicou que o bom senso e as leis obrigam o Presidente da República a «nomear o primeiro ministro que garante a estabilidade parlamentar e governativa. Já estivemos reunidos com o Presidente da República e o alertamos de que há uma maioria da oposição e ele deve tirar ilações desses resultados», pontuou Delfim Neves.

Se o Chefe de Estado avançar na mesma com a investidura de um governo sem maioria parlamentar, a oposição diz que «seria irresponsabilidade do Presidente da República. Ele não pode transferir a responsabilidade para outro órgão de soberania no caso a Assembleia Nacional. Se ele tomar esta decisão, saberemos tratar do assunto no parlamento», frisou.

Elsa Pinto, deputada eleita na lista do MLSTP e mandatária do partido na sessão de apuramento geral dos resultados, também avisou que « há um acordo de incidência parlamentar assinado entre os partidos da oposição, e estamos prontos para governar», sublinhou.

Note-se que o Presidente da República Evaristo Carvalho, prometeu que após o anúncio dos resultados definitivos, e da consequente tomada de posse dos novos deputados a Assembleia Nacional, iria nesta altura, provavelmente no mês de Novembro, accionar os mecanismos constitucionais para a nomeação do próximo primeiro ministro.

Abel Veiga

    32 comentários

32 comentários

  1. JOAO CARLOS

    19 de Outubro de 2018 as 14:58

    Tão limpo que nem a água, que tem sustentabilidade Parlamentar deve formar governo e evitar crises desnecessárias…

  2. DC

    19 de Outubro de 2018 as 15:21

    Oposição obteve a maioria absoluta de mandatos e situação perdeu, com 27 deputados. Assunto encerrado!

    Após a publicação dos resultados, caberá ao PR analisar de que modo é que as candidaturas se apresentaram às eleições, apreender o que esteve em jogo no passado dia 7 e interpretar o posicionamento do eleitorado e o respectivo sentido de voto (e se dúvidas existirem, há que recorrer aos resultados das autárquicas, igualmente demonstrativo da inversão do sentido da escolha dos eleitores).

    Posto isso, e porque se pretende estabilidade governativa e porque não há tempo a perder, deve o PR verificar que solução de governo pode obter sustentabilidade parlamentar e pode gozar da estabilidade governativa, e indigitar o PM do novo Governo, seguindo-se a formação e empossamento do novo governo (mas não sem antes alertar o governo cessante para a lisura e a responsabilidade na passagem das pastas), por forma a que, uma vez empossados os novos deputados, o governo esteja em condições de apresentar o seu programa e, logo que aprovado, avançar com a proposta de orçamento.

    Por último, e é bom dizê-lo, ainda que de forma indirecta a actuação do PR também esteve em avaliação nestas eleições (e os resultados não são famosos), pois caucionou, por omissão, quando não por acção, o exercício do governo ainda em funções, inclusive nos seus aspectos mais simbólicos ou mais reprováveis, sem nunca se ter feito ouvir e sem nunca assumir as responsabilidades que lhe estão constitucionalmente cometidas. Por esta razão, a postura do PR deverá continuar sob especial atenção nos próximos tempos!

  3. ONDE MESMO?

    19 de Outubro de 2018 as 15:26

    A amoreira já caiu e agora teremos que arrancar a raiz. O Sr. Presidente que seja coerente e não desperdice tempo e dinheiro e vá directamente aos finalmente, ou seja chame os partidos que têm sustentabilidade parlamentar para a formação do governo.

  4. arroz podre

    19 de Outubro de 2018 as 15:33

    A novela acabou. Mas pode começar uma outra no Palácio do Povo pelo Presidente Evaristo de Carvalho. Temos que ter paciência com essa gente de assina só.
    Mas com todas essas novelas o Jorge Bom Jesus irá ser Primeiro Ministro.
    Poder é doce assim?

    • Seabra

      20 de Outubro de 2018 as 11:35

      ….haverá falhas,certo. Mas nunca será igual ao do CORRUPTO – LARÁPIO – MAFIOSO e Mentiroso PT.Jamais este TROVOADINHA ( diz aqui o SEABRINHA , como dizia o infeliz Z….CU) , deve ocupar um cargo de responsabilidade em STP, só assim é que o PT pode ser afastado das coisas do Estado (desvios etc),porque ele só passa algumas semanas em STP quando está no PODER. STP para o PT significa POTE DE MEL (cofre onde ele se serve sem autorização, gratuitamente e sem riscos ). É o único caso conhecido no mundo, de viver(por dias, visto o numero de viagens que faz,passa mais tempo fora de STP) num país apenas quando está no PODER.
      Porque não vive em STP de modo estável? Onde se encontra ele neste momento ? Quando é que os Varela, Levy,Abnile, Diogo e lacaios vão compreender quem é este marmanjo PT?
      Nenhum desses individus citados são burros . São sim responsáveis da situação de STP,com conhecimento de causa sobre a postura do GRANDE CHEFE PT.

  5. ´Vaima Shamar

    19 de Outubro de 2018 as 15:36

    Se STP segue nesta matéria as mesmas normas que Portugal, o PR começa por convidar para formar governo o líder do partido mais votado. Este encetará conversações com as restantes forças com representção Parlamentar na tentativa de obter apoio maioritário no parlamento. Se o conseguir apresenta ao PR a solução encontrada. Se não o conseguir comunica ao PR a sua impossibilidade de formar governo e o PR convidará então o líder do segundo partido mais votado para formar governo.
    Dados os resultados a decisão está nas mão do PCD-MDFM-UDD, que pode decidir unir-se a um ou a outro dos dois maiores partidos dependendo do que lhe for oferecido em troco do apoio. Claro que o acordo entre os partidos não tem de ser de governação. Po exemplo na actual legislatura em Portugal o PCP e o BE apoiam o PS no parlamento mas não estão no governo. Num aparte compreende-se também assim a razão pela qual a ADI estava tão fixada em ter 26 deputados em vez de 25, pois que com 26 só necessitaria do apoio dos independentes de Caué.

    • DC

      20 de Outubro de 2018 as 15:56

      Clarificando a situação: em Portugal, nas últimas legislativas, não estiveram em confronto eleitoral dois blocos políticos mas sim vários partidos isoladamente (tanto é que a hipótese de formação de um governo “das esquerdas” foi aventada, pela primeira vez, na noite do dia das eleições, pelo Bloco de Esquerda para impedir a formação de novo “governo da direita” e inicialmente recusada pelo PS).
      Em STP, ao contrário do que sucedeu em Portugal, quer o poder (ADI) quer a oposição foram claros no sentido de que a escolha seria entre o poder e a oposição, entre PT e o Bom Jesus,e que ou o ADI teria a maioria absoluta (e governaria) ou esta seria obtida pela oposição, que, neste caso, governaria). Aliás, exactamente, por reconhecer a necessidade de ter sustentabilidade parlamentar para poder governar, é que PT exigiu maioria absoluta e foi claro no sentido de que a maioria simples seria uma derrota. Pois bem, é tempo de assumir a derrota politica, com perda de muitos mandatos, e sem base parlamentar de apoio maioritária e sem hipótese de acordos com a oposição
      Diferentemente, a oposição, ainda que com candidaturas autónomas, apresentou-se às eleições como um bloco coeso e com uma liderança clara (Bom Jesus), inclusive com um acordo de incidência parlamentar.
      Portanto, qual é a dúvida? O ADI perdeu a maioria absoluta, ninguém o quer como parceiro de e para governo,e está condenada a estar isolada e em absoluta dependência de outrem (ironia dos tempos ou a lição política da democracia), e ainda se julga em condições de governar…Resta saber governar quem, com quem, para o quê, e por quanto tempo… Basta cada um responder a estes quatros aspectos e terá desfeito a misteriosa, ou descarada, luta para não deixar o poder e ir dar a sua contribuição a partir da oposição, como ditam as regras do jogo democrático!

  6. José Manuel Gomes Moreno

    19 de Outubro de 2018 as 15:59

    A coligação mais o MLSTP podem formar um Governo e gerir o País.O Partido do Senhor Primeiro Ministro para formar um Governo tem de negociar.

    • Metido a Besta

      21 de Outubro de 2018 as 9:14

      O Partido do Senhor Primeiro Ministro para formar um Governo tem de negociar.

      Tem de negociar com quem ?

  7. Madredeus.igreja

    19 de Outubro de 2018 as 16:12

    Porra, forna-la este o mais rápido possível, porque já não aguenta está miséria

  8. Rice Strategy

    19 de Outubro de 2018 as 20:03

    Ganharam uma grande batalha , mas o ADI ainda mexe. A próxima etapa e última e formar o governo. Vão inicialmente procurar saber quem são os prováveis ministros num governo da atual oposição.
    Uma vez identificados vão tentar corromper os deputados que não foram chamados para cargos importantes. Na realidade, uma das fraquezas da oposição e o excesso de bocas para dar de comer e descontentes é o que não vai faltar. E como disse e pensa o extinto Pinta Cabra…todo o homem tem o seu preço. Só que quem cair nesta armadilha vai cometer um suicido politico

  9. FCL

    19 de Outubro de 2018 as 20:07

    E o fim, parece mentira mas e verdade, mas para o Pinta Cabra era bom que não fosse realidade, Terminar e tão ruim , mas porque é que tem que ser assim. Acabar para amanha chorar e dizer que não quer mais voltar a governar. Porque é que tudo tem que ter um fim eu queria ser surdo para não ouvir este povo.
    A divida que tenho com os libaneses, o dinheiro que ainda tenho para pagar o Davido como eu vou fazer.
    Doi mas Passa

  10. Amar o o que é nosso

    19 de Outubro de 2018 as 21:28

    Nós votamos no Jorge Bom Jesus!!! Os santomenses confiaram em si. Por favor não nos decepcione. Não deixes esses viciados em dinheiro e poder ( restantes mlstp) lhe corromper. Eles estão gastos e sujos . Segue o seu coração, põe pessoas competentes nos lugares certos. Há muito boa gente por aí… Vamos mudar o nosso país! Jorge Bom Jesus, Arlindo Carvalho e Carlos Neves, façam diferente por favor! Vão ver que conseguem. Deus vos guie

  11. Amar o o que é nosso

    19 de Outubro de 2018 as 21:41

    O povo não votou no Mlstp. O Povo votou no Jorge Bom Jesus. Ele cativou o coração dos santomenses. Transmite segurança, paz, seriedade! Foi no seu último apelo no tempo de Antena que mudei a minha intenção de voto. A emoção tomou conta de mim, pk naquele momento tive a esperança que São Tomé e Príncipe pode ter um futuro melhor. Ele pode ser um bom líder se quiser, pk sua essência está lá! Já é tempo de mudarmos São Tomé. Resgatar a verdadeira essência do Santomense,… Alegre, humilde, ordeiro, e livre!

  12. Matrusso

    20 de Outubro de 2018 as 4:12

    Sr vaima shamar;
    A final governar é negócio?
    O acordo q te referes, ja existe entre a coligação e mlstp, mesmo antes do pleito.
    Pelo menos é o que tenho escutado das representações das 2 candidaturas.
    Se houver outra negociação estariam a incorrer na ilegalidade.
    Voces não desistem, so faltava essa, tentam de todas as formas. Foguuu… Agora é quem dá mais a coligação para formar governo!

    • ´Vaima Shamar

      24 de Outubro de 2018 as 10:31

      “Vocês não desistem” não se aplica neste caso. Eu não sou arte interessada, até porque não sou santomense nem vivo em STP. Só tentei ajudar a clarificar as opções que se põem em face dos resultados eleitorais. Ao que li, os partidos da oposição não concorreram em coligação, mas tão somente fizeram uma declaração de intenção, e até podem ter feito um acordo de cavalheiros. Mas é prudente lembrar aqui a charla de Samuel Goldwin “um acordo de cavalheiros não vale o papel em que está escrito”.

  13. Nuno Menezes

    20 de Outubro de 2018 as 5:31

    Eu Macaco estou em cima da bananeira a comer banana madura e a olhar para outros macacos,espero eu que esse novo governo nao se esqueca das promessa que assim fez. Se olhares para uma banana na bananeira a cor da mesma ‘e verde, essa cor temos na nossa Bandeira Nacional de Sao Tome and Principe,es verde…es verde nisso nao tens experiencia… es verde nisso,necessario ficares mais tempo para ganhar experiencia ficares como eu Uma BANANA madura,maduro tem experiencia,o maduro vem de AMARELO,banana madura,AMARELO, essa mesma cor temos na nossa bandeira Nacional,se olharem bem para a Bandeira Nacional a cor preta somos nos,aonde Eu Macaco estou em cima da bananeira a comer banana madura e a olhar para outros macacos.

    Nuno Menezes
    Reino Unido,Lincoln

    • Seabra

      22 de Outubro de 2018 as 23:47

      …por favor, poupe-nos com este estilo ” são tomé and principe “. Sabia você que os nomes próprios, cujos os países fazem parte, nunca se traduzem. Diga como é o nome São Tomé e Principe, ou então faça todos os seus argumentos em inglês. Quero apenas dizê -lo, que muitos de nós que publicámos no site do téla nón (A.V)falámos várias línguas e até as vezes (pelo menos eu),deixámos escorregar uma ou outra expressão, frases numa língua outra que o português…mas o nome do país é rigorosamente respeitado.
      Um bem haja.

      • Nuno Menezes

        30 de Outubro de 2018 as 14:57

        Senhor Seabra

        Nunca olhou para uma bandeira? Se sim,Pode acontecer a Nossa Bandeira de Sao Tome and Principe estar rasgada ou desfiada nas pontas, e se a bandeira pode-se falar a mesma falava Senhor Seabra esta a ver o Respeito que tem comigo…,estou toda rasgada e a desfiar,agora… se ela nao falar quem deveria ter respeito pela mesma? o que se deve fazer quando a mesma esta a rasgar ou desfiar??, e ja agora como fica a imagem da mesma quando esta rasgada ou a desfiar? e ja agora se olhares as voltas dentro de Sao Tome and Principe pela a cidade e vais perceber que pode esta a combinar com qualquer coisa a mesma imagem da mesma bandeira.
        No meu ponto de vista da minha parte, nao existe falta de respeito pela a bandeira nacional vindo da minha parte, temos que ser positivos nao negativos,e piadas existe,e ao aplicar a mesma devemos analizar primeiro sem maguar os outros, se o senhor levou a mal nao faz mal,vou levar a si para Portugal e visto a roupa da cor verde e tambem um chapeu verde e os Portugueses de Portugala verem isso o senhor na rua passam por si e diz Taxi….Taxi….Taxi…

        E em relacao o senhor falar outras linguas isso ‘e bom o Nosso Pais precisa disso tudo, pessoas capazes,e termino cuidado com a lingua ou dar linguado a uma mulher,porque a mesma fala varias linguas como assim o senhor informou a mim que assim fala.

        Um bem haja para si tambem

        Nuno Menezes
        Lincoln,Reino Unido

  14. Assim só já perdeu!

    20 de Outubro de 2018 as 8:05

    O Evaristo, é que ficou a ganhar com tudo isso! O povo ajudou a meter o pinta cabra onde ele não deveria ter saído, tirou-lhe (Evaristo) o peso nas costas. O Presidente que mais sofreu em STP. O pinta cabras lhe tratava feito boneco! O Evaristo não via a hora desse malandro bazar. Estou em crer que o PR vai mesmo chamar o BJ para formar o novo governo. Já perdemos tempo demais. Um País como o nosso que depende de ajudas para sobreviver, não tem que dar-se o luxo de chamar o perdido adi para perder mais tempo. Não vim aqui discutir com ninguém.

  15. madredeus.depósito velho

    20 de Outubro de 2018 as 8:22

    Meu caro amigo madredeus.igreja, nota-se a tua frustração, realmente não é fácil aguentar esta miséria, mas meu irmão vai ter que pedir forças a Deus para aguentar mais 4 anos. Porque meu irmão e outros, sonharam alto demais. Sabemos o quanto o poder está a fazer-vos falta. E agora, será que meu irmão e outros como mano também irão permanecer a frente do Palácio do Povo a pressionar o Presidente da República para dar-vos o Poder? Fica quieto no teu canto, porque todos que começaram a rir antes do tempo podem, fazendo festa não sei porquê, podem vir acabar a chorar e ai sim é que vai haver muito choro e ranger dos dentes.

    • Madredeus.igreja

      21 de Outubro de 2018 as 7:56

      Depósito velho, sonhar faz parte da vida.
      Devias ter vergonha,ou talvez és cedo, mudo e surdo. Não vês a vontade do povo?

      O povo saiu a rua e expressou claramente, ADI-PT, vão se embora. Se eu ajudei, claro. Estava cansado dessas escumalhas,dessa gente sem clama, dum PT, que você depósito velho, chamava CHEFE.
      Olhe depósito velho, acabou agora, vais ter que trabalhar e viver como muito Santomenses vivem, do trabalho.
      Você, como vivia da bufarias agora, perdeste e, talvez, ainda vai ser julgado pelo que fizeste.

      Povo põe, povo tira. Adeus depósito velho, neste lugar vai nascer coisas novas

      Viva a liberdade

  16. Metido a Besta

    20 de Outubro de 2018 as 16:49

    As criticas e receios infundada de ADI_tadura eram para ganharem o tempo enquanto P Trovoada vai viajando com malas sem passar pela RX.

    Como alguem ja referiu que nao basta a queda do ADI_tadura enquanto no Palacio de Povo manter um pau mandado que assina so.

    Agora diz que vai cumprir a Constituicao algo que nunca praticou de contrario nao chegariamos a esta situacao.

  17. Jesus livrai-nos do Profeta e mentor do Caos em STP

    21 de Outubro de 2018 as 8:20

    Embora desacreditada e com uma composição de juizes nada imparcial e muito duvidosa, devemos dar os parabéns ao Juiz presidente José Bandeira e os seus pares do imposto Tribunal Constitucional, por ajudar a resolver de forma muito clara o enbroglio que havia.

  18. Jil dos Santos

    21 de Outubro de 2018 as 15:15

    “ O caminho do serviço é o antídoto mais eficaz contra a doença da busca dos primeiros lugares, é o remédio para carreiristas; esta busca dos primeiros lugares contagia muitos contextos humanos e temos vindo a encontrar esta atitude nos vários governos que passaram na governação do nosso país ”. Que o próximo governo assuma o serviço e a transferência como modelo da sua governação. Só assim São Tomé e Príncipe dará um passo para o desenvolvimento.

  19. Barão de Água Izé

    21 de Outubro de 2018 as 16:53

    Falem, falem de política, assim, assado, cozido, frito.etc.
    Houve-se algum político, a começar pelo Pinto, que propôs o que se passouse vai fazer na política econômica para tirar o povo da
    miséria? A energia está boa para quem tem gerador e dinheiro para o abastecer. Mais 40 anos de pobreza e desumanidade para o castigado Saotomense? Fim das nacionalizações; privatizacao/reprivatizacao. Tirar STP miséria.

  20. Barão de Água Izé

    21 de Outubro de 2018 as 19:03

    Corrijo: Ouve-se. ….A começar pelo Pinto,que propôs o que ….

  21. Rapaz de reboque

    23 de Outubro de 2018 as 9:07

    Agora formar um governo com pessoas sérias e honestas para que são Tomé ressuscite, e fiscalizar todos aqueles que inrequceram as custas do dinheiro do povo que roubaram ,obrigá-los a repor todoa a furtuna que roubaram ao estado

    • Seabra

      23 de Outubro de 2018 as 22:32

      Adiro à sua ôptima ideia, Rapaz de Reboque. Há muito dinheiro de STP a recuperar !
      Eís porque os PT e certos agentes da sua Máfia ADI, deram o fora.
      Mas o que pertence ao povo são- tomense, será restituído ao povo,ao país . É tudo!

      • Rapaz de reboque

        24 de Outubro de 2018 as 13:35

        Nao so do governo do Patrice todos que la passaramnao sou adpto do Patrice mas antes tambem roubaram bastante agora esqueceram do passado povo de memoria curta

        • Seabra

          25 de Outubro de 2018 as 3:43

          Confirmo !

  22. Rapaz de reboque

    24 de Outubro de 2018 as 9:50

    Muita opinião se da nesta terra mas fazer nada basta ir ao passante para se ver a esperteza de alguns

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo