Política

Porta voz da ADI anunciou abertura do partido ao diálogo abrangente

Povo é sábio. Na sua sabedoria restabeleceu a democracia em São Tomé e Príncipe no dia 7 de Outubro, o que obrigou o partido ADI, que governou São Tomé e Príncipe nos últimos 4 anos, segundo a imposição da sua vontade, a pôr fim a tais atitudes, e a abraçar a alma da democracia, o diálogo e abrangente.

Abnildo Oliveira deputado e porta voz da ADI, enquanto representante “solitário” do partido no território são-tomense, anunciou a imprensa que « a ADI enquanto vencedor das eleições legislativas e no respeito pela regra constitucional está determinado em assumir as suas responsabilidades e governar o país».

Com o Presidente Patrice Trovoada e o Secretário Geral Levy Nazaré baseados actualmente em Lisboa, o porta voz Abnildo explicou que o partido ADI, «tem reformas corajosas para executar no país, o que requer largos consensos».

O pacote de reformas executadas sem diálogo abrangente nos últimos 4 anos, ainda não esgotou, e para os próximos 4 anos, a ADI quer «restabelecer a confiança no país num clima de diálogo, entendimento e paz», afirmou. .

Adi enquanto partido vencedor das eleições legislativas com 25 mandatos, diz que em consequência da sua responsabilidade de governar o país, «iniciaremos contactos com corpo diplomático, sociedade civil organizada, com todos os partidos com e sem assento parlamentar, obviamente aqueles que participaram nas eleições de 7 de Outubro»

Até as igrejas foram convidadas pela ADI, para participar no processo de diálogo abrangente.

Abnildo de Oliveira que ao que tudo indica lidera o processo de diálogo da ADI no território são-tomense, garantiu que já nesta quinta – feira, inicia a sessão de diálogo com o corpo diplomático acreditado no país.

O porta voz da ADI, aproveitou para rejeitar as exigências da oposição quanto a necessidade de o Presidente da República demitir o governo de Patrice Trovoada. Segundo Abnildo Oliveira, o mandato do actual governo em exercício só termina no dia 29 de Novembro. « Não se entende a razão de tanta pressa do MLSTP e da coligação», frisou.

A declaração conjunta das forças da oposição, em governar São Tomé e Príncipe, com base no acordo de incidência parlamentar que assinaram em Setembro último, foi desvalorizada pelo porta voz da ADI. «É um acordo de vontades para governar. Em democracia não há despachos, em democracia há regras e princípios para conservar a harmonia e o Estado. Só com a tomada de posse da nova Assembleia pode-se falar de acordo de incidência parlamentar», concluiu.

Abel Veiga

20 Comments

20 Comments

  1. arroz podre

    25 de Outubro de 2018 at 7:48

    O ADI está desnorteado e sabe muito bem que, quem tem maioria parlamentar é que consegue passar o seu programa de governação. O Patrice Trovoada, Levy Nazaré e Abnilde de Oliveira durante esses quatro anos andaram a insultar, perseguir e não ouvindo os elementos da oposição (MLSTP, PCD, UDD e MDFM) agora quer diálogo. Aonde vão encontrar? Eu vos recomendo a informar o senhor Presidente da República que não têm maioria parlamentar para governar. Esqueçam as regalias e tachos. Ficam na oposição e façam um bom trabalho. A vossa duração já expirou, o povo disse basta.

    • Caminheira Peregrina

      26 de Outubro de 2018 at 16:12

      reio que ADI não teve outra saída. Todo mundo sabe o que aconteceu em 2014. A maioria absoluta foi completada com truques de ilusionismo, porém tiveram uma vitória clara ali, que se aquelas eleições fossem impugnadas só favoreciam ao ADI, que poderiam ter de facto tal maioria vinda do povo. já em 2018 o truque de ilusionismo não foi suficiente para obterem nem a maioria absoluta, muito menos esmagadora que almejavam para se implantar de uma vez por todas a ditadura. Hoje quase todos os sindicatos e forças de oposição bem como os excluídos estariam lixados e silenciados para sempre. Elementos chaves em democracia saudável… Democracia é melhor que ditadura o segredo é saber lidar. Esperemos que MLSTP tenha aprendido e compreendido que o segredo está em servir e não servir-se… Esperemos também que se crie mecanismos de evitar batotas em eleições. Isso feia muito a nossa democracia. Dessa vez deu muita bandeira porque sempre que um partido teve maioria absoluta teve a maioria das Câmaras e dessa vez o truque de ilusionismo revelou o contrário depois dos apagões. Isso não é nada bom. Como podemos ter dirigentes que fazem batotas. Que legitimidade isso confere. Concluindo, caso tudo isso que estamos a supor seja verdade, estamos longe de termos um governo que possa durar pelo-menos 12 anos seguidos o que é francamente uma pena para a estabilidade tão almejada.

  2. ONDE MESMO?

    25 de Outubro de 2018 at 7:58

    Abenildo Oliveira ou ADI ou ADI Abenildo Oliveira, será que ainda não entenderam que não será possível haver qualquer acordo entre a vossa ceita (ADI) e os partidos que durante os insuportáveis quatro anos de ditadura em que vocês estiveram no poder foram sempre ignorados, rejeitados e posto no cesto do lixo. Durante esses longos e intermináveis quatro anos nunca vimos qualquer interesse vosso em dialogar ou pelo menos ouvir qualquer tipo de opinião das antigas bancadas da oposição e que agora que foram legitimados pelas urnas vem vocês falar de iniciação de diálogo, conversações e sei lá mais quantos, e até com as igrejas estão dispostos a conversar sabendo todos nós qual foi o comportamento do vosso idolatrado em relação as igrejas nomeadamente a igreja católica. O povo não é burro e muito menos tem memória curta. Como são vocês capazes de em duas três semanas se transformarem assim tanto ao ponto de insistirem constantemente em diálogo. Diálogo com quem? Com aqueles que sempre menosprezaram, espezinharam,difamaram, chamaram de bandidos, ladrões, etc, etc. Essa vossa tentativa digo desde já defraudada para conversação só demonstra o quanto desprezível são vocês e sem qualquer tipo de carácter.
    Acho que primeiro vocês têm que parar, pensar e analisar a vossa consciência, pesar todos os males que causaram a todos os santomenses mesmo a aqueles que de forma inconsciente e voluntária vos apoiaram, chegar a uma conclusão e depois publicamente retratarem-se pedindo desculpas ao povo e aos partidos que sempre souberam manter a postura e que quando menos vocês esperavam ressurgem vigorados com uma maioria capaz de governar. Peçam desculpas ao povo e aí sim poder-se-á cogitar uma conversação com a vossa ceita.

  3. Bem de S.Tomé e Príncipe

    25 de Outubro de 2018 at 8:10

    Abenilde! Quem tem mais pode mais!

    • Só Jesus na Causa

      25 de Outubro de 2018 at 8:36

      Parece que isso só era válido para fazer o que lhes bem apetecia, mesmo violando as leis.

      Agora já não conta.

      Respeitem o grito de liberdade do povo.

  4. António cunha dos santos

    25 de Outubro de 2018 at 8:29

    Abenildo Oliveira, devolve aos Mezochianos ou melhor aos Trindadenses o campo de futebol que retiraste.

  5. Artur

    25 de Outubro de 2018 at 8:32

    Tudo fantochada.

    Humilham, maltratam, perseguem tudo e todos, nunca quiseram ouvir seques ninguém dizendo “somos poder” e agora por terem perdido esse poder já querem conversas com todos, já querem negociar propostas, já falam em governo de unidade nacional . . . Falta de vergonha na cara.

    Nem o Bispo perdoaram, primeiro o PT em entrevista visivelmente nervoso, e ainda agora o Ministros dos Negócios Estrangeiros a responder.

    Quem não lambe o cu do chefe é inimigo, e agora já podemos conversar com todos.

    Vão ver as declarações do PT na TVS no último dia de campanha. “espero que todos aceitem os resultados”, e o resultado foi:

    Mesmo com 4 anos em campanha na TVS, dominando todo o tipo de poder no Pais, incluindo os restantes orgãos de soberania, camaras, tudo tudo tudo, ainda assim perderam 8 deputados e 4 das 5 camaras que tinham.

    Ainda assim festejam vitória ???

    Tudo fantochada para ganharem tempo para amealhar mais e concluir as trafulhas, e se abastecer para a travessia do deserto que se avizinha, e que não estavam a espera.

    Esta é a dura realidade. Está doer mas vai passar. Vai passar quando forem chamados a prestar contas do que andaram a fazer.

    Pena dos que estão cá para pagar a cegueira colectiva em prol do fugitivo.

  6. Tenham vergonha

    25 de Outubro de 2018 at 9:54

    Abenilde estou cansado já de ver a sua cara,tenham vergonha pelo menos uma vez na vida,aliás quem são vocês que querem poder a todo custo.Você e a tua ceita de ADI,não sabem fazer outras coisas? Pensam que são donos de STP?

    Convenhamos Abnilde você no parlamento mandou tanta boca como se tivesse rei na barriga e agora?

    Pensam que são mas inteligente que os outros ou quê,seu palhaço!

    Credo pá,vocês e o ADI só dão nojo pá.

    O vosso lider,o PT, já se esperava o seu comportamento,depois de muitas viagens feitas pelo mundo fora,já se sabe que ele não gosta deste povo nem de S.tOMÉ.
    O mas caricato,o mas incrível que pareça o homem abandona o país sem dar confiança a este povo,tratando-nos de lixo.
    Esse conmportamento é totalmente reprovado.As verdadeiras democracias,pelo mundo lá fora não se vê isso.

    Vocês estão a sair pior que a encomenda.Com este comportamento vosso e do vosso lider ,estão só a cavar a vossa sepultura….

    Vocês não sabem perder,está a visto de todos…Muita vergonha pá….Estão a dar nojo..

  7. Jacob

    25 de Outubro de 2018 at 10:12

    Sr Abnildo Oliveira
    Gostaria primeiramente lhe parabenizar pela sua coragem em defender o seu partido, am segundo lugar para lhe dizer que precisamos de jovens com coragem e determinacao no qual o Sr tem feito ate a data presente se e que o Sr esta fazendo de livre vontade e nao contra os seus principios (forcado).
    Tendo dado os meus elogios gostaria tambem por outro lado dizer-lhe que o Sr e o seu Partido ADI respeitem a constituicao e o povo de Sao Tome and Principe.
    Primeiro ponto: O seu patrao esta foragido ou talvez auto-exilado em Portugal tentando ter audiencia ou influencia de um Governo no qual foi ao poder pelas mesmas circunstancias que deve e deveria ir o MLSTP e a coligacao, eu acho isto uma pouca vergonha e olha la que os portuguses nao sao burros tanto e que ate entao nao conseguiu a tal audiencia.
    Segundo: O seu partido nao tem moral para pedir uma coligacao com os partidos da oposicao, se bem que na politica tudo e possivel mas tenhamos um pouco de civismo, o tipo de politica preferida do seu Chefe/Patrao nao coaduna com forma de ser do nosso povo, pois a cultura autoritaria nao funciona em STP, o Pai dele o Sr Miguel Trovoada deveria dizer-lhe isto desde o inicio ou talvez lhe disse mas o homem tem cabeca dura.
    Neste ponto ainda deicho uma pergunta, se o os partidos de coligacao aceitar fazer um governo de base alargada, quem seria o primeiro ministro, Patrice?
    Terceiro: Encontrar com os corpos diplomaticos pra que?
    Encontrar com as Igrejas pra que?
    Voces esqueceram o que fizeram ao Bispo?
    Meus Srs, digo-vos, ainda bem que o nosso povo e pacifico, como e que um homem Mulcumano vem a governar um pais predominante Cristao, convenhamos, so em STP. E a cima de tudo o homem aparece como unico sabio a insultar toda gente, por favor mais uma vez convenhamos.
    Depois de implementar uma politica de odio, agora quer falar com toda gente.
    Os irmaos Monteiros sao mercenarios e nao politicos, por isso que mantenho o meu respeito pelo Sr Aurelho Martins e o Dr Jorge Amado, tenhem problemas no seio do partido mas nao venderam a alma, melhor ta de fora do que ajuntar-se ao inimigo.
    Sr Presidente da republica, por favor faca o seu papel e saia da politica com cara levantada, este e o meu concelho.
    Muitas sao coisas pra escrever mas o trabalho me chama.

  8. Realista

    25 de Outubro de 2018 at 10:21

    Agora como ADI tem minoria o teu chefe tirrou pe e baldou pra terra lusa e vces como são carneiros dele k sempre faltou, humilhou, roubou o bem do povo de São Tomé e Príncipe ele vos da ordem fora do nosso país pra fazer do nosso belo país o seu reino onde consegue enrekecer rapidamente mais uma vez nôs te aconselhamos para não tentar subestimar a paciência do povo de ilhas maravilhosa de São Tomé e Príncipe. Fica aí meu conselho

  9. tesouro publico

    25 de Outubro de 2018 at 10:48

    o sr e os restantes companheiros da coboiada, deveriam aproveitar o tempo que resta e acertar alguns casos pendentes que envolve para lavar a imagem do vosso lider começando pela rosema, ja beberam suficiente, o estado santomense perdeu mais de 200.000.000.000,00 com de imposto com erros da justiça
    anteriormente com o mello , o verdadeiro dono temos registo nos impostos de 3.000.000,00 mensal onde a produção era metade de actual, onde se paga metade , tudo em velha dobra
    alguma coisa esta errada

  10. original

    25 de Outubro de 2018 at 11:23

    Abenilde lembras-te do meu comentário quando disse que foguete não se tira antes de festa?E agora estão a chorar e deitar lágrimas em cima da vossa tumba.Deus actua no momento certo.
    Agora já existe Igreja?já existe oposição?Já existe ONG? Cara de máscara sem vergonha como tantos outros igual a você.Aqui se deve aqui se paga e vosso inferno começou dia 7 e está sem fim à vista.

  11. JOAO CARLOS

    25 de Outubro de 2018 at 11:35

    Ah querem dialogar ??? Porquê ? Não disseram que ganharam as eleições ?? Então avançam sozinhos, afinal não ganharam??? Vão levar um chumbo no Parlamento ! vão para vocês verem…

    Ao ADI só resta um caminho, ir para oposição e estudar bem como se governa um País e tentar regressar daqui por 4 anos….

  12. SAMPONHA

    25 de Outubro de 2018 at 12:55

    Senhor Abnilde de Oliveira
    O MLSTP/PSD é um partido não tem antídoto para perdoar os males que o senhor, o seu líder Patrice Emery Trovoada, Levi Nazaré e outros colaboradores da Direcção do ADI causaram aos Partidos da Oposição e a este povo. Recordo muito bem num dos Comício do ADI perante as eleições Presidenciais, o senhor Levi Nazaré que foi abandonado pelo pai, vivia na rua foi estudar no exterior a mando do senhor Manuel Pinto da Costa utilizou uma frase que” a casa do Môrro da Trindade não é para esse gajo morar. A casa do Môro da trindade foi abandonada e quando o senhor Presidente de então assumiu a presidência e o destino do País mandou reabilitá-la e aí passou a morar . Devemos todos nós termos cuidado com a nossa língua.O Partido MLSTP/PSD foi mordido pelas três cobras perigosas;inveja,traição e ingratidão Daí que o povo que elegeu os Partidos da Oposição não perdoariam ver coligado com estas víboras.

  13. Descamizado

    25 de Outubro de 2018 at 13:19

    Os Partidos da Oposição deveriam no meu entender solicitar a Comissão eleitoral Nacional a abertura da urna que desapareceu, tendo aparecido no dia seguinte. Nesta a urna em que os senhores Abnilde de Oliveira e o Levi Nazaré proclamam a vitória, enquanto que a vitória esmagadora era para o lado do MLSTP/PSD e outros Partidos da Oposição. Nesta altura de contagem dos votos nas mesas de apuramento, este Partido, o MLSTP/PSD quando houve o apagão, já levava 23 deputados, enquanto que, o Partido ADI mantivera 16 deputados para logo de seguida ultrapassar o MLSTP/PSD com 25 Deputados. O ADI perdeu todas as Câmaras e como é possível ganhar as legislativas.O resultado na Região Autonoma no Príncipe não era favorável ao Partido ADI, para de repente eleger 3 deputados. Aqui há Gato.

  14. Metido a Besta

    25 de Outubro de 2018 at 14:11

    Haja paciencia e, na verdade, nunca esperei que ADI , Seus deputados e P Trovoada fossem tao baixo, falta de caracter, porcos e nojentos , sanguenolento porque ninguem ou partido que tivesse governado como o ADI e seus 40 larapios e saqueadores governaram venham apelar entendimentos, unidade, conversa?

    Expulsaram Deputados da oposicao fora de Casa da Democracia,
    Fizeram o povo de burro e parvo, os comerciante de parvos e estupido, as igrejas de besta.

    Tribunal e Juizes passaram por cima e tudo isso o povo foi observando esperando o o Dia De Sufragio Universal para exercerem o seu poder e ditaram.

    Amoreira ja caiu e falta arrancar o raiz que esta no Palacio de Povo.

    O macaco que me morde se este pau mandado fizer outro 4 anos como Presidente de Sao Tome.

    Ja causou muita tristeza ao povo de Sao Tome e nao deve voltar a ser Presidente

    Que vao conversar com o diabo e , alias o diado que encarregue de ADI e seus deputados incluindo o seu lider satanaz p trovoada.

  15. Madredeus.igreja

    25 de Outubro de 2018 at 18:19

    Agora o ADI quer diálogo! Nesses 4 anos os senhores do ADI, tinham diálogo com a oposição?

    O Levy Nazaré disse: temos maioria e vamos usá-lo. Para quê?
    Implantar ditadura, roubo, distruiram a nossa constituição, tornando a sociedade mais miserável, tornando irmãos em inimigos, mataram a democracia. ADI, foi tudo de mau nesses 4 anos. O vosso chefe, anda fora do país já algum tempo.
    É assim que governam um país?

    Vai direto catanas.
    Deixe a oposição governar porque assim falou o povo que vocês chamaram pequeno

  16. Gustavo Vilela

    26 de Outubro de 2018 at 11:08

    Haja paciência!!!

  17. Caminheira Peregrina

    26 de Outubro de 2018 at 15:45

    Toda gente desconfia que mesmo esses 25 foram atingidos com truques de ilusionismo durante os apagões. Portanto coligar com alguém que se desconfia ter feito batota é como se tivesse a aceitar a batota como legítima. Como é que pcd em 90 ganha quase todas as câmaras e tiveram maioria absoluta, depois vem mdfm e o próprio adi em 2014 também. E agora em 2018 mlstp ganha quase todas as câmaras e perde as eleições legislativas para o adi – desconfia-se que graças ao truque de ilusionismo após os apagões. Querer ganhar eleições a batota para depois instalar a ditadura é muito ariscado. Só espero que medidas sejam tomadas porque se seguirmos esse rumo estamos a andar para trás. Dessa vez deu muita bandeira, certamente adi não teve nem 17 deputados ao ler por resultado das autarquias. Que deve ser no fundo o resultado real.
    Para piorar estamos num país onde nenhum político vai preso por corrupção. Exclusão estava tão evidente que nenhuma lei era respeitada por governo cessante. Nem concursos públicos nem tribunais nem sindicato nem nada contava mais… A sede sindical do ISP foi vandalizada pelo presidente da instituição e seguidamente usurpada, para fins não sindicais com ordens desconfia-se do ministro… Onde é que iriamos parar com isso tudo. Basta

  18. adalmiro ceita

    27 de Outubro de 2018 at 15:59

    ABENILDO,
    Vc já é produto fora de prazo.
    Faz sai.
    Diálogo com oposição,nunca.
    Durante 4 anos vcs nunca quiseram diálogo.Vai pra inferno.
    Salma blúcu cú bô.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top