Política

Bom Jesus diz que STP está abandonado e avisa que tem maioria absoluta para governar

O Presidente do MLSTP, avisou ao país que a assinatura na quarta feira da declaração conjunta entre o seu partido e a coligação PCD-MDFM-UDD, serviu para « dissipar qualquer dúvida que possa existir. Esta declaração dá corpo ao acordo de incidência parlamentar que já temos rubricado».

Dúvidas dissipadas, o MLSTP e a coligação que ocupam 28 assentos no parlamento, estão unidos e confiantes de que por vontade popular, vão formar o próximo governo. «Temos maioria absoluta e estamos em condições para governar este país», assegurou.

Para provar de que já não há volta a dar ao movimento de mudança imprimido pelo povo nas urnas, Jorge Bom Jesus, disse a imprensa que a nova maioria, já solicitou encontro com o Presidente da República, para auscultar Evaristo Carvalho, sobre as acções a serem implementadas nos próximos dias com vista a formação do XVII Governo Constitucional.

O Líder do MLSTP, disse que está apreensivo, com o Estado em que se encontra o país. «O país está votado ao abandono», precisou.

Tudo porque o governo cessante, está ausente do país. «O senhor primeiro ministro em gestão saiu do país ainda antes da divulgação dos resultados oficiais. Muitos ministros importantes estão fora do país. Dos poucos que aqui estão, muitos já não põem os pés no ministério. Portanto este país já de si degradado está nesta momento paralisado», explicou Jorge Bom Jesus.

O homem que é indicado como Primeiro Ministro do futuro Governo de coligação MLSTP/ Coligação, defende que é tempo de agir. «Não se pode prolongar a agonia deste povo que pediu mudança. Os apagões continuam e cada vez mais prolongados. A nível nos hospitais, a situação está aos olhos de todos», pontuou.

Jorge Bom Jesus, considera que o país tem que dialogar, para promover o desenvolvimento. «Todos devemos conversar, mas conversar aqui no país. Nós não podemos admitir que altos dirigentes em gestão do país, estejam a passear pelo mundo. Quem quiser conversar vem aqui para São Tomé», concluiu.

Abel Veiga

13 Comments

13 Comments

  1. ONDE MESMO?

    25 de Outubro de 2018 at 9:25

    Que desafio! homem com as coisas no lugar. Quer dialogar? então vem. Será que vem mesmo? E se não o deixarem sair até prestar todas as contas, as recentes e as antigas. A ver vamos.

  2. SAMPONHA

    25 de Outubro de 2018 at 11:57

    O insultuoso Abnilde não está em condições de se dialogar com os Partidos da Oposição, nem tão pouco o seu líder Patrice Emery Trovoada, Levi Nazaré. O Líder do Partido ADI não pode nem deve sentar-se à mesa com um líder que ele disse “Só falta Bom Jesus Baixar as calças”. Durante os quatro anos do Governo do ADI nunca este Partido quis ouvir dos Partidos da Oposição. Por quê só agora O senhor Patrice Trovoada por várias vezes disse que não governaria sem maioria absoluta. O senhor Presidente da República, Evaristo de Carvalho já deveria ter demitido este Governo, cujo o seu líder Patrice Trovoada continua fazendo compromissos com o exterior dando inclusive entrevista.Chamaria um Governo com incidência Parlamentar. Que vale a pena formar o Governo do ADI que a partida cai no dia seguinte.

  3. Metido a Besta

    25 de Outubro de 2018 at 15:13

    P Trovoada esta abusar de povo de Sao Tome e continua sem apreender a licao de verdadeira democracia.

    Passou tempo viajando e mesmo quando perde a maioria que detinha continua viajando alegando fraude eleitoral ao ponto de constestar os resultado junto de T C que coriosamente ele , p trovoada zapa mesmo antes dos resultados finais.

    Esta atitude so demostra as manobras de ADI de ganahar tempo enquanto continuou saqueando.

    Colonialismo andou assim durante 500 anos e nao sobreviveu e nao vai ser P trovoada que vai passar por cima deste Povo de Sao Tome e viver impunemente.

    A natureza encarregara de ADI, seus deputados e p trovoada.

    Todo o que homem construir com honestidade permanecera ate 5 geracao enquanto os que forem com roubos , malandrices e saques os ventos levaram ainda com ela em vida.

    O que naturesa nao te deu o vento e a tempestade leva assim a lei de Deus.

  4. madredeus.depósito velho

    25 de Outubro de 2018 at 15:39

    Nada só! Sua Excª o presidente da República já sabe que vosso único objetivo é o poder. Vão com calma. Todos vós estão desejosos do poder, para poder saldar as dívidas que contraíram, estão ansiosos para que o presidente vos chame para governar. Meus senhores respeitem as datas. O presidente está atento. É um conhecedor das Leis da República. Eu acho que como não podem fazer o mesmo espetáculo que fizeram em frente do Tribunal Constitucional a frente do Palácio do Povo, estão a pressionar o sr Presidente de todas as formas para que este vos chame para governar. Por outras palavras querem o poder de mãos beijadas. Se fizeram um acordo de Incidência Parlamentar, o próprio nome diz tudo Parlamentar “no Parlamento, dentro da Assembleia” e não na rua. Cada um deputado ocupa os seus lugares no Parlamento e lá dentro se o partido mais votado não conseguir convencer a maioria com o seu programa, aí sim deixem-no cair. Que eu me lembre no boletim de voto havia uma coligação composta por 3 partidos (PCD, UDD e MDFM) e não havia nenhuma em que aparecesse MLSTP coligado com a coligação. Parem de enganar as pessoas. Se depois das eleições fizeram um acordo de incidência Parlamentar então esperem a formação deste mesmo Parlamento porque será lá que tudo poderá acontecer. Meus irmãos por baixo desta ponte ainda vai correr muita água. Tenham paciência. Quem espera sempre alcança.

    • Metido a Besta

      25 de Outubro de 2018 at 18:42

      Nao sei quem queres fazer de burro a proclamar este pau mandado de conhecedor da Le e CR.

      Sendo a CR igual ou semelhante ao de Portugal entao nenhum presidente deveria mandar promulgar nenhuma lei e diploma antes dos 8 dias utes apois ter recebido documentos a promulgacao.

      Ora este pau mandado que tu atribui-lhe conhecedor da CR so demostra que nem tu nem tal presidente falam e agem de consciencia e sabedoria.

      Tu e seus argumentos sao iguais as de dita advogada dos Irmao Monteiro que argunmentou que ST nao poderia decidir a cerca da carta rogatoria que nunca receberam.

      Depois alega que os Monteiro haviam comprado a fabrica atravez da empresa JR sendo esta empresa de direito Angolano como pode vender uma empresa Sao Tomense sem que esta esteja registada em seu nome?

      Nenhum Tribunal em qualquer parte desta planeta tem jurisdicao em Sao Tome para fazer valer sua acao prorrogativa sem passar por ministerio da jusitca e Respectivos Tribunais compente em Sao Tome atravez da carta rogatoria.

      Tal advogada afirma que nao houve esta carta entao como explica a venda e a compra da Cervejeira Rosema por parte de empresa JR aos Monteiros legalmente?

      Ha paciencia para aturar estupidez e fazer de chico esperto porque desde a implatacao de multipartdarismo que partidos tem ganho e perdido as ileicoes em Sao Tome e ninhum deles fizeram de finca pe ao ponto de contestar os resultados.

      Pior ainda foi reclamar e nao esperar resultado mas sim preocupado em fazer as malas e zapar de Sao Tome sem vistoria de RX.

      Que o diabo vos carrega todos para quinto e fundo dos inferno para bem deste povo humilde.

  5. badiu di stp

    25 de Outubro de 2018 at 16:11

    Gostaria que alguém fizesse um pequeno estudo para avaliar o sentido dos votos das pessoas que a data da independência esteve em São Tomé e Príncipe na qual foram lhe atribuída a nacionalidade santomense justamente pelo governo do ADI. Ao meu ver, leigo na matéria acho que o tiro saio pela culatra.
    Pena que o atual primeiro ministro dificilmente poderá visitar no próximo ano um país irmão como Primeiro Ministro de São Tomé e Príncipe, como era vontade de um outro Primeiro ministro que recentemente visitou STP que praticamente tinha garantido a referida visita.

    Nhá boca ka sta lá
    Badiu di STP

  6. Bem de S.Tomé e Príncipe

    25 de Outubro de 2018 at 16:19

    Aviso para Evaristo de Carvalho. Se o senhor é santomenese de verdade. Dê imediatamente posse ao Governo MLSTP e Coligação PCD/UDD/MDFM. Pelo menos o senhor já está livre de PT. Este que durante a sua maioria absoluta só andou a cometer ilegalidades.

    • PJ

      27 de Outubro de 2018 at 5:35

      Coligação dos gatunos .,
      Deixe o presidente em paz

  7. EX

    25 de Outubro de 2018 at 18:31

    Mais uma vez esse sujeito quer sair sem entregar Pastas, sinal que coisa estão mal, novo Governo deverá fazer uma Boa Auditoria as coisas Publicas, desde os Ministérios, as Direcções até as Câmaras Distritais.

    Tribunal existe, eles andaram a propalar que antigos governos só existia corruptos, agora quero ver a santidade deles.

  8. Madredeus.igreja

    25 de Outubro de 2018 at 18:42

    O pedido está feito, venhem dialogar no país. Será que ele vêm?

    O diálogo entre filhos ou irmãos é necessário. Além demais, temos muitas contas a esclarecer, paradeiro de 30 milhões, dinheiro Europeu, contratos com os árabes, depósito feito no Gabão.

    Estamos a precisar de muitos esclarecimentos

    Será que ele vêm?
    Povo já decidiu, ADI para oposição

  9. manuel

    26 de Outubro de 2018 at 8:12

    Será que não há um timing definido pela lei?
    O governo cessante quando ganhou as eleições tomou pose quando?
    Se há lei porque não se cumpre as leis e vamos fazendo atropelos a lei até quando meus senhores?
    De um lado atacam com artigos e leis para o efeito, de outros respondem com outro?
    Que palhaçadas essas vocês aprovam quando fazem leis?
    è bom que deixem disso e fazem leis com interpretação directa e mais nada.

  10. madredeus.depósito velho

    26 de Outubro de 2018 at 15:00

    Este “Metido a Besta” o seu pseudônimo deve te caracterizar e de que maneira! Ora vejamos: Não estamos aqui a falar de Cervejeira Rosema. A peça por que estamos a comentar não tem nada a ver com fabrica de nada. Estamos a comentar sobre o vosso desejo desenfreado de governar sei lá por qualquer preço. Por favor meu amigo, não mistures as coisas. Vocês estão atrás de poder como cão atrás de osso. Vocês querem que o Presidente Evaristo não respeite a CR, como o vosso antigo presidente Pinto da Costa que não respeitou a CRDSTP, que quando deixaram cair o governo de ADI no Parlamento em 2012, este chamou o seu amigo, família e corjas de Gabriel Costa para formar governo, quando deveria chamar o 2º Partido mais votado neste caso o MLSTP-PSD respeitando assim a Constituição. Peço-lhe a si “Seu Metido a Besta” e aos outros igual a si, vamos com calma, nada de fulumento. Se és Santomense lembre-se deste ditado nosso bem popular “Kuá cu tê tocanguê, suba na ká sobê labefa”. Se não souber o significado deste ditado popular na nossa língua materna, pergunte ao Abel de Andá Pligu, Plópi!

  11. Rice Strategy

    27 de Outubro de 2018 at 16:58

    O ADI Não tem qualquer hipótese de corromper estes caras podres: Ayres Major;Arlindo Carvalho;Delfim das Neves;Felisberto Fernandes Afonso;Firmino João Raposo.

    Já o primeiro da lista foi completamente arruinado pelas politicas de purificação partidária implementadas pelo Pinta Cabra durante o seu mandato e foi obrigado a abandonar o pais. Um empresário que vinha dando emprego a milhares de santomenses cometeu o pecado de não lamber as botas ao Messias, que ditou a sua morte como empresário. O conhecido por Obama mesmo nos últimos dias da legislatura o ADI aproveitou para iniciar a sua completa destruição.Os outros tb todo o mundo já conhece as suas “carapodrices”

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top