Política

PR avisa que está atento e promete falar a nação só na quarta – feira

Clima de tensão política e social continua latente em São Tomé e Príncipe. Após a divulgação dos resultados definitivos das eleições gerais de 7 de Outubro, a tensão política abrandou-se, mas aumentou a tensão social por causa da agudização da crise no fornecimento de energia à população.

No meio da escuridão as populações estão a sair às ruas de vários bairros e localidades, para atear fogo, como forma de protesto contra o desaparecimento da energia eléctrica. Manifestações Jamais vistas em São Tomé e Príncipe.

Evaristo Carvalho, Presidente da República e Chefe de Estado ainda não se pronunciou sobre a situação que o país vive desde 7 de Outubro.

Numa nota enviada à redacção do Téla Nón, a assessoria de comunicação do Presidente da República, diz o seguinte :

«Após o processo eleitoral de 07 de Outubro passado cujos resultados não deram maioria absoluta a nenhum partido concorrente tendo gerado desta forma algumas situações que deixaram a população e o país em estado de tensão, o  Presidente da República Evaristo Carvalho fala pela primeira vez a nação esta quarta feira».

A nota do gabinete de assessoria do Chefe de Estado, acrescenta que, «Evaristo Carvalho tem estado atento a tudo quando tem se registado nos últimos tempos, e desta forma vem transparecer que não está aquém dos problemas, e que dentro de dias falará  a população como forma de acalmar os ânimos e aguardar que todo o processo para formação de um novo governo se dê, e que o país seguirá normalmente».

Abel Veiga

    24 comentários

24 comentários

  1. Ze Povinho

    29 de Outubro de 2018 as 19:15

    Sr .. presidente, desafio-o a desafiar o seu chefe, refiro-me naturalmente ao pt, não a Deus, claro.
    O Povinho agradece.

    • Triste

      31 de Outubro de 2018 as 7:16

      O pessoal em STP se calhar nao entende que no estrangeiro as pessoas analisam os Santomenses basiadamente daquilo que veem as accoes do governo e dos comportamentos dos membros do governo de STP.
      P.S. Angola mandou burrrrrroooosss—aquilo tem significado…

  2. Maria Silva

    29 de Outubro de 2018 as 19:43

    Assim é tipo Patrice deu o senhor ordens para falar só na Quarta-feira?!
    STP precisa de um Presidente com urgência..

  3. Madredeus.igreja

    29 de Outubro de 2018 as 20:06

    Nós vamos aguardar o que vai sair da sua boca, mesmo sabendo, o que vêm daí.
    Nada de bom
    Sr presidente, aonde anda o chefe do governo?

    De posse que tem maioria no parlamento senhor pau mandado

  4. Avestruz veloz

    29 de Outubro de 2018 as 20:39

    Fala mesmo Sr. PRESIDENTE! Fala para esta genre BURRA que o lema em STP sempre foi O POVO POE, O POVO TIRA. Agora, UN’s chicos espertos querem contrariar a vontade popular com o lema Constitutional: O POVO POE, O PARLAMENTO TIRA? 27 vs 28 e empate tecnico.Ninguem tem garantia que o Seu governo com 28 vai durar 4 anos. Cegos do PODER. Fala para eles SR. Presidente de todos Santomenses. Fala para eles que O POVO POE, O PARLAMENTO TIR@? N@O! N@O! N@O.

    • ONDE MESMO?

      30 de Outubro de 2018 as 10:11

      Sr. Avestruz vê-se mesmo que o senhor tem a cabeça enterrada na areia como é o hábito desses animais (avestruz). Onde já se viu que 28 vs 27 num universo de 55 dá empate técnico? E não são 27 como diz são 25 isto porque até hoje ainda não ouvimos falar que os dois eleitos pelo movimento de cidadãos de Caué estariam ao lado do PINTA CABRA. Realmente o senhor tem razão o POVO PÕE E O POVO TIRA então FAZ SAI.

    • Metida a Besta

      30 de Outubro de 2018 as 10:13

      Quem es tu para dar a licao de democracia a este povo?
      Quem constestou o resultado provisorios das eleicao ao ponto de apresentar isto a TC e antes ouvir a decisao ausentou de Sao Tome?
      Insultas de burro quem te fez de quadrado
      Ja aturamos os abusos de adi de seus deputados e um presidente que apenas assassina a CR sem dar cavaco a ninguem

      E. Vens tu chamar de burro uma decisao de povo nas urnas

      A estupidez tem limite

  5. Seabra

    29 de Outubro de 2018 as 21:15

    Completo o dizer da Maria : tirem este palhaço como CHEFE suprêmo de STP. É VERGONHOSO !
    Incrível,este presidente parece não estar à jogar com o BARALHO TODO.
    FORA !

  6. João Carlos

    29 de Outubro de 2018 as 22:10

    Patrice Trovoada ordenou ao seu subordinado Evaristo: falar só depois da transladação do corpo de Aly Bongo da Arábia Saudita ai GABÃO.

    • apavorado

      30 de Outubro de 2018 as 7:20

      Se o MLSTP anteriormente no poder antes desta ultima legislatura , tivesse trabalhado bem para o povo , nunca e nunca mesmo o ADI ganharia com a maioria absoluta de 33 deputados. E agora ? vão trabalhar bem ? com essa fome exacerbada do poder !!!? dos 4 anos sem inativos ? deixo a reflexão á todos que melhor entender.
      Só a Deus nos dará o melhor destino de São Tomé, não falo do Príncipe, porque aqueles já conhecem a razão duma governação, dai ter renovado o UMPP para uma governação condigna de mais 4 anos.

  7. Pedro Costa

    29 de Outubro de 2018 as 23:38

    Também não poderia estar desatento! Triste país, povo infeliz, sem leme e sem rumo.
    Repito aqui:
    -Se tivéssemos pensado bem na altura, este país não estaria independente hoje. Quisemos a independência total e custa-me ver este país neste estado. A melhor opção teria sido autonomia; sem espinhas. É que não temos liderança; mais um que nem deveria estar a exercer este prestigiado papel. Enfim é o que temos e o nosso subdesenvolvimento está espelhado nestas figurinhas. È o subdesenvolvimento cultural, espiritual, económico, político, mental, etc, etc.

  8. Alerta de Lemba

    30 de Outubro de 2018 as 7:26

    Senhor presidente, o senhor disse que está atento a tudo, pois é mas já tarde, mas alertamos ao senhor que o povo está tão atento e pronto que o senhor nem imagina. Esperamos de si uma conduta responsável como presidente da nação Santomense e não aos interesses do ADI e da sua ceita.Esperamos que não assinas só, que não sejas um pau mandado, nem um dos lambebotas do ADI.O povo sabe que os seus acessores impostos pelo ADI, o senhor Engracio e outros são bajuladores, desde já queremos um discurso directo e objectivo e que expresse a vontade popular nas urnas. Há uma maioria absoluta da oposição, isto é claro como água. Se o senhor não sabe isso pede aula ao professor Marcelo Ribeiro de Sousa e toma decisão pela constituição e pela sua consciência. Não queremos problemas, não queremos tomar a segunda independência pela força.

  9. Manuel Queirós dos Anjos

    30 de Outubro de 2018 as 8:05

    Despacha, porque os militantes do ADI, como o senhor Van basten, estão a fazer desacatos, bloquear estradas e queimar pneus, para culpar os outros.

    Manda identificá-los e tome medidas, uma vez que não existe Governo, devia a fuga do Lider do ADI de STP.

    • Igreja matinal

      30 de Outubro de 2018 as 15:30

      Vcs do MLSTP sabem muito fizeram uma campanha com mentiras daquelas que se diz
      puras e verdades, agora mandam queimar carro, queimar pneus provocar confusões, sabem que é mal vêem agora com outra mentira dizendo que é ADI quando homem do alto fizer justiça MLSTP vai ter problemas que só mesmo Deus terá penas de vcs. Enriqueceram tanto a custa do povo mesmo assim querem poder de novo para roubarem de novo que fúria de poder pega homens de alto nível a fazer coisa inacreditáveis, homens 80, 78, 57, 56, 59,anos para darem conselho aos mais novos são eles que pagam jovens para prejudicarem país, depois vem dizer que são amigos de povo querem bem estar de povo. Coitado do povo querem saber da vossa vida fui

  10. Crisotemos Café

    30 de Outubro de 2018 as 8:07

    Senhor Presidente, cuidado com o que vai sair da boca, para não virar contra o senhor

  11. Carlos Queirós Primo

    30 de Outubro de 2018 as 9:40

    Senhor Presidente, ordena ao Ministro Varela, uma vez que PT fugiu, para mandar as senhoras de Limpeza lavarem a porta de entrada das visitas do PM, porque está fechada a meses e a cheirar muito CHICHI. ALGUÉM TERIA MIJADO NELA.

  12. João Carlos

    30 de Outubro de 2018 as 9:54

    Evaristo Carvalho quer formar Governo de lniciativa Presidencial.
    kkkkkkkkk

  13. ONDE MESMO?

    30 de Outubro de 2018 as 10:45

    Que cara de sem vergonha vir pedir perdão depois do sindicato dos trabalhadores lhes ter pedido. Podemos eventualmente perdoar os erros de governação. Mas, não este senhor que deve fazê-lo mas sim o chefe da ceita ADI e aqui na república e não no refúgio incerto. Agora perdoar os erros intencionalmente cometidos isso nunca. Punda Santomé fláan CAÇÔ CU FÉ TATA QUÊCÊ MAGI NGÊ PÓTOÉ NA QUÊCÊ FA Ê.E esses abusos ou erros são vários nomeadamente: exoneração num domingo a noite doe todos directores, proibição pela utilização dos órgãos de comunicação social estatais e mesmo privada aos partidos da oposição, invasão de forças policiais ao parlamento e escorraçar dela os deputados legitimamente eleitos pelo povo, cercaram a casa parlamentar impedindo que os deputados da oposição nela entrasse, criaram um tribunal violando a Constituição da República, insurgiram-se contra um acórdão do STJ violando a separação de poderes, violentaram os tribunais jubilando compulsivamente juízes do STP eleitos pelos seus pares, nomearam como se de uma direcção se tratasse outros juízes, criaram clima de medo na função pública, desvios de diversos milhões em moeda estrangeira que até ao presente momento o país não sabe o seu paradeiro, inventaram golpes de estado, e muitas mais atrocidade que neste quatro anos foram cometidas e querem agora duma forma leviana pedir perdão. Pedir perdão a quem? Individualmente as vossas vítimas? Vão mais é pedir perdão ao diabo e este que vos carregue as sete funduras do inferno e que de lá nunca mais saiam.

  14. Paulo Jorge dos Reis

    30 de Outubro de 2018 as 13:03

    Evaristo, a coisa está dificil nêhh. São os ossos do oficio Mano. Só não dá Paço a toa, SENÃO??????????

  15. Nuno Menezes

    30 de Outubro de 2018 as 13:32

    Triste ‘e sim.Parece a mim que esse problema de energia tem por volta 42 anos de idade em Sao Tome and Principe,como resolver a situacao necessario pedir a ajuda para assim sair de uma vez por todas dessa mesma situacao, e ao ficar resolvida essa mesma situacao necessario tambem a populacao PAGAR AS SUAS CONTAS DE LUZ E AGUA,e espero se essa situacao ficar resolvida a populacao nao venha a rua da forma que esta a passar dentro de Sao Tome and Principe a informar queremos dinheiro para pagar as contas de Luz ou da agua.
    Existe uma psicologia que no meu ponto de vista tem que acabar,essa psicologia o Pais apenas anda quando assim tiver concluido a situacao que o país vive desde 7 de Outubro,periodo das eleicoes deixou de haver arroz vindo da china,perido das eleicoes deixou de haver energia para a populacao, e isso endica a mim estao a ver… Povo, sem nos as pessoas do Governo o Pais nao anda,Logico que todos nos sabemos disso,Logico que a populacao de Sao Tome and Principe sabemos disso, mais no entanto nao se deve fazer mix com a politica,ou seja misturar a politica com os bens necessarios que assim a populacao necessita, isso se calhar ‘e mais no tempo de SALAZAR o tempo da escravidao, aonde doi.. doi… doi… muito os coracoes das pessoas ao pensar nesta situacao, e… parece a mim que isso ainda existe pessoas dentro de Sao Tome and principe gosta de aplicar essa mesma situacao.

    E chamar a atencao perante essa siuacao nao ‘e necessario fazer esse tipo de coisas, mais sim os responsaveis os orgaos da politica pedir ajuda e estudar o caso, a energia esta em primeiro lugar e depois o PORTO DE AGUA PROFUNDA, sem a energia BERBEQUIM NAO FUNCIONA.

    Nuno Menezes
    Lincoln,Reino Unido

  16. Seabra

    30 de Outubro de 2018 as 19:46

    O xixi é um antidote contra algum feitiço que alguém venha eventualmente pôr. Assim fazem os MARABUS muçulmanos.
    O xixi foi posto de propósito pelo PT, como protetor . Então o pigméu Varela, tem recomendações para não limpar.
    Eís o que vai sendo deste pipol da ADI.

  17. Madredeus.igreja

    30 de Outubro de 2018 as 21:39

    Senhor Evaristo pau mandado, dei posse quem têm maioria no parlamento.
    Isto está claro. Aconteceu em Portugal e neste momento em Luxemburgo.
    Patrice, fugiu com medo e o país não pode esperar por muito mais tempo.

    Senhor pau mandado, muda-ti, seja útil uma vez na vida pá

  18. Adeliana Nascimento

    31 de Outubro de 2018 as 13:54

    Evaristo. Avisa o ADI e o PT, que em democracia, não existe chico expeto. Há regras do jogo. Quando alguém se arruma em chico experto normalmente dá para torto. Acabamos por perder todos.

    Espero não ser isto que o senhor pretende.

    Os outros sempre que perderam, sobretudo os democratas, que não são como Ali e Patrice, deixam o puder para os que estão em vantagem. A compra de conciência e outras maquinações, são antidemocraticas, e constituem crimes em todo o mundo.

  19. Muita vergonha

    31 de Outubro de 2018 as 15:55

    Acabei de escutar o teu discurso junto aos meus amigos da zona e a nota que ti damos sr.Presidente é zero. Não falaste nada,aliás o povo sabe a causa deste descontentamento.
    Um chefe de governo está fora a mais de duas semanas,abandonou o país e o presidente nem toca nisso.
    Estiveste muito mal,muito mal acessorado.

    Se o povo tivesse maneira já sairias deste lugar,onde em nada representas S.T.P.
    Podes crer que estás no lugar muito errado,jamais visto.
    Uma vergonha ter um presidente desse.
    Muita vergonha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo