Política

PR diz que não cede a pressões e promete cumprir apenas a Constituição e as Leis

Na comunicação à nação que quebrou o silêncio de Evaristo de Carvalho, face aos acontecimentos que marcam a realidade política e social de São Tomé e Príncipe desde 7 de Outubro, o destaque vai para a determinação demonstrada pelo Chefe de Estado de não ceder à pressões.

Prometeu designar o próximo primeiro ministro e o novo governo constitucional após a instalação da nova Assembleia Nacional, prevista para 22 de Novembro. «Cumprir escrupulosamente os procedimentos constitucionais e legais com vista a instalação da Nova Assembleia Nacional, com a tomada de posse dos deputados, assim como a designação do Primeiro Ministro, a luz dos resultados eleitorais e a nomeação e posse do elenco governamental», afirmou o Presidente da República.

O Presidente da República lamentou os acontecimentos ocorridos a quando do apuramento geral dos resultados das eleições de 7 de Outubro, para depois rejeitar as ameaças de caos que ensombraram São Tomé na última semana. «Nada pode justificar, nem mesmo a ocorrência de falhas lamentáveis no fornecimento de energia eléctrica a população, que se queira provocar o caos e a desordem no país, passando por cima da lei, erguendo barricadas nas estradas, queimando pneus, cortando vias de acesso, …proferindo ameaças graves contra uns e outros, instigando a violência, à xenofobia e até mesmo ódio contra determinados cidadãos….Não, não, não…Isso não é são-tomense e não podemos tolerar essas práticas no nosso país», frisou o Chefe de Estado.

Por tudo isso, Evaristo Carvalho avisou que não cede a pressões. Disse que as instituições democráticas estão a funcionar em pleno, e por isso mesmo, não há vazio de poder. Assim reforçou que vai designar o novo governo legítimo, sem pressões. «Fa-lo-ei na estrita observância da constituição e das Leis, na defesa dos superiores interesses do povo de São Tomé e Príncipe e na execução da sua vontade soberana, livremente expressa nas urnas, sem ceder a pressões de qualquer natureza, ou origem que sejam», pontuou.

Abel Veiga

    40 comentários

40 comentários

  1. Mezedo

    31 de Outubro de 2018 as 19:23

    Senhor Evaristo acho que senhor está doido de cabeça.
    Afinal onde está o PM e o que faz fora do pais? Tem o senhor coragem de vir dizer que não há vasio de poder. Talves o senhor também não esteja em funções, ou seja está recebendo ordem para falar a nação.
    Essa atitude não é diga de o chefe de estado que diz representar o povo e não um partido político.

  2. Zani

    31 de Outubro de 2018 as 19:44

    Isso mesmo sr. Presidente! Ensina-os a respeitar a democracia e mostre a eles quem manda! Estão acostumados com a baderna e toda sorte de desordem esses políticos da oposição e querem voltar a mamata sem trabalhar!
    Preguiçosos e desordeiros!

    • Seabra

      1 de Novembro de 2018 as 15:07

      Ressuscitou na véspera do dia dos fiéis defuntos o covardola mascarado no ZANI-CU. Olha este panoleiro sem identidade (escondendo-se atrás de um nome tão ridículo que é ele mesmo).
      Limito -me a perguntá -lo ” aonde se encontra o dito ainda primeiro ministro na pessoa do gabonês PT – ADI ? ” . Você pode responder?
      Sabe qual é o vosso futuro em STP ?
      Procure ser homem com todos…e sobretudo com c…ões, o que parece não ter , Zanicu.
      STP está um CAOS por vossa péssima governança PT-ADI (DITADURA, totalitarismo, roubalheira, CORRUPÇÃO, MÁFIA. …),e você ousa vir ao público vociferar ?
      A boa lição da DEMOCRÁTICA, vem de ser dada pelo nosso Abel Veiga “nacional” que aceitou de publicar o seu lixo….a liberdade de expressão !

    • Cidadã

      1 de Novembro de 2018 as 16:39

      ÓH senhor Zani… mas que falta de respeito e abuso desse comentário que fizeste? … estamos aonde afinal… isso é vossa propriedade? seus irresponsáveis. Esse pais está assim por pessoas como você que andam a brincar com ele;… devia é ter vergonha na lata da cara. Mas sinceramente.

  3. Rostov

    31 de Outubro de 2018 as 19:48

    O PR apenas leu o que está escrito mentindo # Não cede a pressões #

    • rostov

      1 de Novembro de 2018 as 13:20

      Esse PR esta cumprindo seu CALENDARIO é apenas um “CORPO PRESENTE”. NÃO AQUECE NEM ARREFECE .

      • rostov

        1 de Novembro de 2018 as 21:29

        Nado morto na presidência da república

  4. JOAO CARLOS

    31 de Outubro de 2018 as 19:53

    Não trouxe nada de novo….Espero que este senhor não se recandidate em 2021… Não está a altura de um chefe de Estado….

  5. Púmbú

    31 de Outubro de 2018 as 20:18

    Falou como homem muitíssimo sério!!! Falou e disse…

    • Luis Mario

      1 de Novembro de 2018 as 13:14

      Temos que respeitar o PR e ninguém esta acima da Lei ok

  6. Saturno e Jupiter

    31 de Outubro de 2018 as 21:01

    Obrigado Sr. Presidente de todos is santomenses por me ter ouvido. O POVO, O POVO TIRA. Nas O POVO POE, O P@RL@MENTO T1R@? NAO! NAO! NAO! O POVO ESCOLHEU, BEM OU MAL, ESTA ESCOLHIDO. Esta manobra de se escudarem na CONSTTU1C@O, para DETRATAREM a vontade do povo nas URN@5, NAO! NAO! NAO! Quem vence as eleicoes com MAIORIA PEQUENENA ou MAIORIA ou mesmo se vencer com MINORIA GRANDE ou MINORIA PEQUENA, desde que seja o MAIS VOTADO deve GOVERNAR. Esses CONSTITUCIONALISTAS PORTUGUSES sempre quiseram dividir os africanos para poderem reinar. Evitem LA as vossas matematicas politicas de sonar duas derrotas para suplantar uma vitoria. So e bom o que bem de Portugal ou Dos MUTCHATCHOS do SUL. GENTE BURR@! Obrigado SR. PRESIDENTE de todos santomenses. GENTE BURR@!

  7. DC

    31 de Outubro de 2018 as 22:17

    Esta visto: esta figura entende patavina das suas funções e, certamente, está amarrado aos compromissos que fizeram dela PR.
    Só isso poderá explicar a sequência de discursos redondos, sem aderência à realidade, com invocação de um suposto estrito cumprimento da Constituição e das leis, quando na verdade a sua práxis faz chorar os defensores da Constituição…

  8. João Carlos

    31 de Outubro de 2018 as 23:48

    Evaristo está perdendo uma grande e boa oportunidade para se afirmar perante os santomenses.
    De que é diferente do que pensam.
    Mais a vontade de Patrice Trovoada está falando mais alto.
    COITADO.

  9. WXYZ

    1 de Novembro de 2018 as 4:30

    Mantenha a sua firmeza camarada presidente!

  10. Raboboi50

    1 de Novembro de 2018 as 6:36

    Este senhor é mesmo Presidente da Republica? Vamos ruar com ele. Ruaaaaaaaaa.

    • Seabra

      1 de Novembro de 2018 as 15:17

      Baaaaazzzaaa, Evaristo não tens cá disto c…….! É uma vergonha para STP , de ter um CHEFE de Estado palhaço, incompetente, sem carisma.
      Este homem é um INSULTO para o povo sãotomense. Não é possível de tê-lo como presidente até 2021. É escandaloso ! !!
      Não, não ,não , não, Não Senhor !
      Fora,palhaço ! Siga e vá se juntar e fundar um país das bananas com o seu pm PT-ADI, Zanicu -Varela, Javali Lévy, Abnilde, Diogo e lacaios.
      STP ficará menos poluído.

      • Zani

        2 de Novembro de 2018 as 16:07

        Cada vez mais estou certo que tens problemas psiquiátricos! Um maluco! Doido varrido!
        Nem te respondo mais aos teus desvarrios! É perda de tempo falar com malucos! Apenas escreverei essas palavras: MALUCO! DOIDO! TANA!

        • Seabra

          3 de Novembro de 2018 as 3:46

          Grande fdp é que você é.
          Andou a puxar o saco do mestre PT, para ter guita para sustentar uma pretendida mulher dele em Portugal…é o Zanicu V.que paga e são os outros que se servem. Entre nós quem é que tem um perfil de louco?
          Um homem que sustenta uma mulher para os outros dormirem com ela.
          E essa ,Senhor pigméu ?
          Avarice para investir nos seus filhos, sustentados pelos seus camaradas (pelo menos, diz-se ser você o Pai ). Você é ruim porque é frustrado,neurótico…que fazer, fdp?

  11. Adeliana Nascimento

    1 de Novembro de 2018 as 7:05

    Que pressões? O que se quer mesmo é que o senhor não finge que está a cumprir as leis e a constituição, mas sim as aplique de forma corecta e não como quer o seu Lider PT

  12. Luxenburg

    1 de Novembro de 2018 as 7:11

    Aonde estaba todos esses anos para nao ter protegido aos santomenses contra:
    – a Corrupcao dos 30 milhoes;
    – a mafia da droga;
    – os assasinatos sem resposta;
    – a gestao danosa da coisa publica;
    – o roubo organizado de areia;
    – a persequisao e exclusao dos cuadros;
    – as viagens e vazio do poder guvernamental;
    – a violencia politica sufrida pelos nao apoiantes de ADI nas instituciones do Estado…
    E assim sucesivamente.

    Quantas vezes tinta que ter falado para proteger o direito do Povo santomense a ter umos meios de comunicacao públicos plurais e libres de ataduras ADI?

    Quantas veces tinha que ter falado para alertar ao ADI de que con sua dictadura partidaria estava a dividir a populacao e sembrar odio perigosamente?

    Nao, nao e nao falou nada, nem quando a Asblea Nacional foi pisoteada por botas de militares ruandeses.

    Nao, nao e nao trate de intimidar aos que nao sao apoiantes de ADI.

    Nao, nao e nao…bloquee a mudanca!

  13. original

    1 de Novembro de 2018 as 7:34

    Este homem antes de falar as pessoas deviam desligar rádio e televisão porque ao ouvi-lo dá nojo .Patricio já viu dele falta deste Sr.

  14. STPAlerta

    1 de Novembro de 2018 as 7:38

    Melhor se o Presidente estivesse calado como sempre esteve, o seu discurso não contribuiu em nada, não tem mando. O chefe mandou falar e veio falar. Sum Pligidenti ê bichi claçon, tes’ubuê!

  15. madredeus.depósito velho

    1 de Novembro de 2018 as 7:48

    É caso para dizer “e agora eim…!” Sempre escrevi neste espaço que alguns queriam aproveitar-se da situação para tirar proveito próprios. Há lobbies instalado. Julgando eles que era o momento próprio para assalto ao poder. Nada disso justifica o comportamento de alguns políticos de oposição. Pode-se até compreender a frustração de não estar 4 anos no sítio onde foram habituados a estar, no Poder/Governo, mas ter feito o que fizeram, confundindo a opinião pública desinformando-a, mentindo, festejando vitória não sei de quê, celebrando compromisso de incidência parlamentar, querendo que o poder seja dado na rua, pressionando presidente da República, instigando pessoas infelizes dando bebidas e 100 dobras para trazerem violência à rua, fazendo o que todos já sabemos. Como disse o sr presidente e muito bem, isto que aconteceu não é de santomenses. Nada justifica. Se for para o mlstp e coligação governarem, irão governar. Não se percebe porquê tanta pressa, quando a presente legislatura ainda não terminou. Lemblaôo gentchi, Blublublu na sá lutafá, colê flontadu na sá tê fa. Tudu cuá quentchi ca fiá, omali ca xá ê ca bazá. Kuá cu tê tocanguê suba na cá sôbê labefa.

  16. arroz podre

    1 de Novembro de 2018 as 9:16

    Senhor Presidente esperemos que sim.
    O País está parado.
    Um bem haja.

  17. Bom rapaz

    1 de Novembro de 2018 as 9:17

    Mas será que aquilo que eu vi através de um texto de tres paginas e meia de tamanho 12 em arial e que depois ouvi na TVS é mesmo uma comunicação de um chefe de Estado a Nação depois de tanto tempo palado sem se pronunciar? Não!….Recuso-me a acreditar, pois eu me encontro em pleno seculo 21 e nem eu nem os meus condidadãos merecem tamanho desprezo, tamanha falta de sensatez e sentido de estado.
    Senhor Evaristo, seria bem melhor se não dissesse nada.
    Ou por favor, ainda enquanto é tempo, faça-se rodear de um corpo de assessores de competência tal como tinha o Fradique e o Pinto da Costa. Por favor, procure se salvar de uma vez por todas e deixa de comunicar ao povo que o senhor tem funcionado como muleta do ADI.

  18. Muita vergonha

    1 de Novembro de 2018 as 10:02

    Não falaste nada,aliás o povo sabe a causa deste descontentamento.
    Um chefe de governo está fora a mais de duas semanas,abandonou o país e o presidente nem toca nisso.
    Estiveste muito mal,muito mal acessorado.

    Se o povo tivesse maneira já sairias deste lugar,onde em nada representas S.T.P.
    Podes crer que estás no lugar muito errado,jamais visto.
    Uma vergonha ter um presidente desse.
    Muita vergonha.

  19. FCL

    1 de Novembro de 2018 as 12:27

    Para quem não conseguiu ouvir e ou perceber o presidente, seguem os principais tópicos.

    Caros compatriotas,
    A execução deste projeto, obriga-nos a análise das opçoes de de desenvolvimento futuro.Por outro lado, a complexidade dos estudos efetuados auxilia a preparação e a execução das novas proposições. Não podemos esquecer que o novo modelo estrutural aqui preconizado contribui para a correta determinação das novas proposições. A prática mostra que o desenvolvimento de formas distintas de atuação dos partidos políticos, assume importantes posições na determinação das opções básicas para o sucesso do programa de qualquer governo.
    Desta forma a expansão da nossa democracia exige precisão e definição dos conceitos de participação geral.
    Muito obrigado pela vossa atenção e que seja feita a vontade do meu chefe

  20. Frustrado

    1 de Novembro de 2018 as 12:58

    Motivo para qualquer santomense que goste do seu pais fique extremamente preocupado. A oposição conseguindo assumir a governação vai ter um grão de areia bem grande no sapato chamado Evaristo que de Assina Só vai passar a Veta Só e STP poderá ficar muito prejudicado com esta brincadeira.
    Fogo pensem no pais, pensem nos vossos filhos, pensem em deixar um bom legado, pensem naquilo que gostariam que as pessoas falassem de vocês quando já não fizerem parte deste mundo. E comecem por respeitar a vontade do povo.

  21. Arroz substância

    1 de Novembro de 2018 as 13:16

    Para esta oposição comandado por MLSTP o presidente só é bom quando decide a favor deles oJuiz só é bom quando decide a favor deles as coisas não são assim a regras e ha leis a seguir andam a precionar o presidente andam a precionar os os juízes que raio seguem as leis querem dinheiro vão trabalhar.

  22. Deus não dorme

    1 de Novembro de 2018 as 14:01

    O senhor jurou ser o presidente de todos os santomenses. Não se esqueça disso.
    Se não sabe fazer melhor, peça ajuda ao PRESIDENTE Marcelo Rebelo de Sousa ou convoque o Conselho de Estado para se aconselhar.

    Na altura em que todos nós estávamos na expectativa que o Sr Presidente nos dirigisse umas palavras de esperança, conforto e se mostrasse preocupado com a situação dramática em que vivemos e dissesse que iria fazer tudo o que estiver ao seu alcance para ajudar, lá vem o Sr dar continuidade à ditadura dos últimos anos ou melhor ameaçando: “se falas, comes”, “se tens opinião, comes” etc..
    É o quê? O Patrice está a voltar (sabe Deus de onde e a fazer o quê) e estão com medo de uma rebelião?
    É mesmo para ter medo!
    Informe-se qual dos nossos parceiros internacionais (aqueles que nos vão ajudando com dinheirinho para as despesas diárias) está na disposição de enfiar cá 1 Euro enquanto a situação política e de Governação não se definir.

    Ainda acha que tudo está a funcionar normalmente?

    Sei que provavelmente nunca vai chegar a ler o meu desabafo. Lamento profundamente porque acredito não ser o único a pensar assim

  23. Rodrigues

    1 de Novembro de 2018 as 14:46

    Como é que são-tomense elege uma anta dessa que não tem pulso para resolver problema algum do país.
    Lamentável esse Presidente faz de contas que está tendo a oportunidade de honrar o país antes da aposentadoria e fica fazendo de conta.

  24. Cidadã

    1 de Novembro de 2018 as 17:01

    É uma tristeza tê-lo como o Presidente da República do nosso pais… muito triste e lastimável…

  25. Ex militante do ADI aborrecido

    1 de Novembro de 2018 as 17:39

    Não esperava outra coisa deste indivíduo que dizem ser presidente da república de S.Tomé e Príncipe. Com todas atrocidades cometidas pelo ADI enquanto governo,tais como: (
    quando os Ninjas estavam á entrada do palácio dos congressos a revistar os deputados da oposição,
    quando os mesmos polícias escurassou os deputados da oposição na votação do tribunal Inconstitucional, quando prenderam os deputados da oposição, os espanhóis e fizeram a alteração do horário local entre outras coisas de ruím que aconteceu no país), homem fez nada a favor da nação. Porque faria algo diferente agora?!!!. Logo a atitude do Evaristo não surpreende nem pode surpreender nos próximos episódios…

  26. Mengão

    1 de Novembro de 2018 as 19:26

    Com esses filhos de putas a lei so serve quando os convem…
    Haja paciência para vos aturar, bandidos por conivência.
    O que é teu esta pra vir palhaço.

  27. Amar o o que é nosso

    1 de Novembro de 2018 as 19:35

    Também não entendo numa situação destas como é que o primeiro ministro está desaparecido há tanto tempo…. Os outros ministros já voltaram??? Nesse governo o único que aparenta ser trabalhador é o ministro da agricultura. Mesmo no nessa fuba com bicho tem pessoas que se pode aproveitar

    • CANSADO DE INCOMPETENTES

      2 de Novembro de 2018 as 6:40

      Esse da agricultura só ainda está cá porque ninguém o quer. Esse que diga quantas centenas de famílias prejudicoupor inveja e para fazer agradar para o chefe.
      É um dos piores. Depois vem para a tvs com cara de santo.

  28. Metido a Besta

    1 de Novembro de 2018 as 22:27

    Corrija um sábio e o fará mais sábio. Corrija um tolo e o fará teu inimigo.

  29. Paulo Jorge dos Reis

    2 de Novembro de 2018 as 8:34

    Republica das bananas e o seu chico experto

  30. Crisotemos Café

    2 de Novembro de 2018 as 8:36

    O que seria uma Corte sem os palhaços? Estes ao menos animam os burros.

  31. Renato Cardoso

    5 de Novembro de 2018 as 14:58

    Lamento por si Sua Excelência PR.
    Tem idade p ter juízo.
    Servir de muleta a um miúdo p ter reforma gorda descredibiliza v.senhoria…
    Servir uma família q quer ajustar contas c passado é triste.
    Devia resignar—se p o bem de si e de STP.
    A história lhe fará justiça por ser palhaço..

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo