Política

Oposição : PR Evaristo é conivente com o vazio de poder que reina no país

Os partidos da oposição acusam o Presidente da República Evaristo Carvalho de ser conivente com a actual situação de vazio de poder reinante no país. Segundo a oposição, a conivência do Chefe de Estado para com a situação que considera ser de ingovernabilidade, ficou evidente com o pronunciamento de Evaristo Carvalho à nação na quarta – feira.

O discurso do Presidente da República foi considerado pela oposição como, vazio e sem novidades. «Esperava-se que no mínimo o Presidente da República, pudesse informar a nação sobre o paradeiro certo do Primeiro Ministro, que numa atitude de manifesto desprezo e desrespeito pelo nosso povo abandonou o país há 20 dias sem dar qualquer explicação», refere a declaração conjunta das forças da oposição, lida pelo Presidente da coligação, o médico Arlindo Carvalho.

Numa altura em que o país, vive uma situação económica, social e política degradante e sem precedentes, a oposição diz que não encontrou qualquer medida urgente na declaração de Evaristo Carvalho à Nação. «É ainda de se lamentar o facto do senhor Presidente da República no seu pronunciamento ter tentado branquear a responsabilidade do Governo de Patrice Trovoada pela crise energética jamais vivida no país», sublinha a oposição.

«Compreendemos a revolta e indignação dos cidadãos mas apelamos a calma e a ponderação no sentido de se evitar que o património colectivo seja destruído», acrescentam as forças políticas da oposição.

Evaristo Carvalho está a ser conivente com a situação de vazio do poder, denunciou a oposição. «Fugiu claramente as suas responsabilidades ao não cumprir as suas atribuições constitucionais demonstrando assim ser conivente com a intolerável situação de ingovernabilidade que vive o país», frisa a oposição.

A conivência entre o Presidente da República, o partido ADI e o seu Governo rejeitado nas urnas, é sustentada pela oposição, com base no texto constitucional. «Não se vislumbra em parte alguma da constituição política, que a formação do governo esteja condicionada à tomada de posse dos deputados a Assembleia Nacional. Refutamos esta interpretação feita por sua excelência senhor Presidente da República e exortamo-lo a iniciar imediatamente contactos com os partidos políticos para formação do governo de acordo com os preceitos constitucionais, de modo a por cobro ao vaio de poder e as consequências que poderão advir do prolongamento desta situação», conclui a declaração conjunta das forças da oposição.

A conferência de imprensa da oposição, decorreu na sede do partido MLSTP. Jorge Bom Jesus, enquanto líder da oposição, detalhou que o actual governo em funções, «é um governo moribundo em fim de mandato. Esta indefinição permite a este governo assumir prerrogativas que já não deveria ter. Ouvimos dizer que engajamentos em nome do Estado estão a ser assumidos, contratos estão a ser assinados. Há muitos dossiers a serem deslocados, incluindo nas câmaras distritais há computadores a serem levados para casas de pessoas».

Jorge Bom Jesus, deixou claro que o país está nesta altura a saque.«Os que estão neste momento em final de mandato aproveitam para em alguns casos, queimarem documentos e praticarem outros actos ilícitos de saque do Estado. Exortamos o Presidente da República a tomar medidas urgentes para por cobro a esta situação, porque São Tomé e Príncipe já não aguenta mais. O Governo está decapitado», precisou o líder da oposição.

Tensão política persistente após as eleições legislativas, em que o povo retirou maioria absoluta ao partido no poder a ADI.

Abel Veiga

    9 comentários

9 comentários

  1. JOAO CARLOS

    1 de Novembro de 2018 as 15:35

    Atitude certa da oposição…. O senhor Evaristo de Carvalho infelizmente não está á altura dos acontecimentos, já agora, devia pedir a sua demissão ficar-lhe-ia muito bem !

  2. Zani

    1 de Novembro de 2018 as 17:52

    Atitude errada de 3 bodes velhos que estão na foto acima, e que estão ávidos pelo poder e com um agravante sem terem ganho as eleições!
    Se ao menos uma dessas forças politicas fossem campeões de voto nas eleições passadas, tudo bem! Tinham todo direito de fazerem o que estão a fazer, mas, não foi o que aconteceu! ADI ganhou as eleições e deve sim ser eles os chamados a formar governo!
    Se a oposição quiser derrubar o governo, que fiquem a vontade! O presidente tem então 2 opções, ou, marca novas eleições ou chama a oposição para formarem governo. Mas, como essa oposição não respeita, nem sequer, o Presidente da República, atacando-o como sendo pau-mandato e tudo mais alguma coisa, seria de bom tamanho Ele como presidente não ceder a nenhumas pressões!

  3. Zani

    1 de Novembro de 2018 as 17:58

    Já ia-me esquecendo, falta na foto um quarto bode velho ávido pelo poder, que de Bom e muito menos Jesus, não tem nada! Aliás, pode até ter Bom, Bom de Confusão, Bom de Agitador, Bom de Manobrador, Bom de Crispação!

    • Seabra

      1 de Novembro de 2018 as 20:13

      Ô ZANI-CU, cale-se, antes de se arrepender de ter nascido de um adultero, como pigméu que é. Sabemos, que você foi, é um péssimo pai…que fique por aí, é seu problema, é a sua frustração, traiçoeiro JOTA -MLSTP.Só isso, já dá para identificar o tipo de pessoa RUIM , peste e de má índola que você é….um OPORTUNISTA, calculista e descarado. O seu complexo de ANÃO – balão, só se sente bem no PODER, para compensar a sua frustração.
      Cambalacheiro, LARÁPIO, mafioso, você está a gozar quando diz que ganharam as eleições ? A vossa atitude ADI passou de DITADOR à TERRORRISTA.
      Mas a paciência tem limites. Não abusem, porque a porca pode torcer o rabo.
      BASTA !

    • Seabra

      1 de Novembro de 2018 as 20:18

      Zanicu, Zanicu, Zanicu, quando não se tem físico apropriado para levar SOVA é melhor retirar -se. Você é franganote Varela, páre de provocar, para a Millie e seus outros rebentos não virem a sofrer…tenha juízo.
      Porque razão não assume o que diz em público, utilizando este nome ridículo. . . . que aliás, não lhe fica mal.
      Juízo, Afonso da Graça Varela.

  4. Mengão

    1 de Novembro de 2018 as 19:41

    Zai, seu xulo vai a pp. Seu atrasado de mente.

  5. Adeliana Nascimento

    2 de Novembro de 2018 as 8:11

    Zani, você parece quer sair com as calças cheias na traseira como o Patrice .

  6. Zani

    2 de Novembro de 2018 as 16:22

    Divirto-me demais neste espaço!
    Percebo diferentes opiniões e dentre elas, a maioria dessas opiniões, percebo logo um grande descontentamento. Grande parte dos comentários são de pessoas ligadas a algum partido da oposição que hoje é a maioria. Essas pessoas, estão realmente, aborrecidas com o governo da ADI. Detalhe, é evidente que , defendam a sobrevivência político-partidaria atacando o ADI.

  7. Seabra

    3 de Novembro de 2018 as 3:37

    Ô” connard ” Zanicu, ninguém está atacando outra coisa…senão a coisa “você ” abruti.
    Compreendemos que está ficando sem as migalhas do seu guru PT-ADI…daqui há pouco, vai ficar com uma mão à frente e uma atrás, Xulinho. Esta é a palavra do SEABRINHA….hoje , os Seabra se multiplicaram, libertaram -se, ousaram.
    A aí ? Já preparou as suas trouxas para o xilindrau ? Prepare -se.
    Você é um minable, como o seu mestre.
    Bon vent!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo