Política

ADI denuncia xenofobia em STP e diz que Patrice Trovoada é o político mais rejeitado

Abnildo Oliveira(na foto) porta voz do partido ADI residente em São Tomé, à saída do encontro de diálogo com o pastor da Igreja Maná, fez declarações surpreendentes para a maioria dos são-tomenses.

O porta voz residente que lidera o processo de diálogo abrangente da ADI, acusou os são-tomenses de serem xenófobos. « É triste na medida em que nós, num clima de xenofobia, insultamos outras nacionalidades, sobretudo a gabonesa. Nós, do ADI, pedimos a todos os são-tomenses para pararem com esse clima de xenofobia e de ameaças», declarou Abnildo Oliveira, a saída do encontro com o pastor da Maná.

Uma declaração bombástica, tendo em conta que os são-tomenses são tradicionalmente reconhecidos pelos seus visitantes como sendo um povo acolhedor.

Patrice Trovoada, Presidente do partido ADI, nasceu no Gabão, mas foi sempre bem acolhido pelo povo são-tomense. O momento áureo do acolhimento são-tomense ao Presidente da ADI, foi em outubro de 2014, quando vários milhares de são-tomenses, foram receber Patrice Trovoada no aeroporto internacional, e o apelidaram de “Messias”.

A denúncia xenófoba que Abnildo Oliveira fez contra os são-tomenses, parece não ser inocente. Pois, na sua comunicação à nação são-tomense na tarde de quarta feira, o Presidente da República Evaristo Carvalho, também condenou os comportamentos xenófobos, que segundo o Chefe de Estado, marcaram os últimos acontecimentos no país. «instigando à violência, à xenofobia e até mesmo ao ódio contra determinados cidadãos», referiu Evaristo Carvalho, numa das passagens da sua declaração à nação, onde atacou os comportamentos sociais dos últimos dias.

Xenofobia entra assim no discurso político em São Tomé e Príncipe, país cujo povo durante toda a sua história, foi considerado como acolhedor, e de comportamento fraterno para com o estrangeiro.

Os são-tomenses na sua maioria desconhecem quem são os gaboneses que foram vítimas de acções xenófobas no país. São Tomé e Príncipe não tem nenhuma comunidade de imigrantes gaboneses. Mas o porta voz da ADI, que denuncia a xenofobia dos são-tomenses para com gentes de nacionalidade gabonesa, lançou um alerta ao país. «É necessário dizer que muitos dirigentes do MLSTP estiveram em Libreville. É necessário dizer que nós, em São Tomé e Príncipe, temos uma comunidade considerável em Libreville. Vamos imaginar se os gaboneses começarem a enxovalhar ou a insultar ou a escorraçar os são-tomenses em Libreville, por serem são-tomenses», advertiu Abnildo Oliveira.

Sem nunca indicar que cidadão ou cidadãos gaboneses foram vítimas da xenofobia são-tomense, o porta voz da ADI, colocou uma questão preocupante. São Tomé e Príncipe não tem capacidade para acolher os milhares de seus filhos que residem há mais de 40 anos no vizinho Gabão.

Um caso sério, despoletado no Diálogo abrangente da ADI com o pastor da Maná. Mas antes de denunciar a xenofobia são-tomense, o porta voz da ADI, falava do seu chefe. Patrice Trovoada o Presidente da ADI. «É preciso todos termos a consciência de que o político mais odiado nos últimos tempos, em São Tomé e Príncipe, é Patrice Trovoada e o político mais ameaçado em São Tomé e Príncipe, nos últimos tempos é Patrice Trovoada, e o político mais rejeitado é Patrice Trovoada», pontuou Abnildo Oliveira.

Abel Veiga

    60 comentários

60 comentários

  1. JOAO CARLOS

    1 de Novembro de 2018 as 16:38

    Ao que chegamos ! É no que dá, ter pessoas sem qualidade a fazer politica….e quando estão de cabeça perdida todo o argumento serve….
    O ADI e o EVARISTO DE CARVALHO deviam poupar os são-tomenses com estas conversas para despistar a atenção….

    • Caminheira Peregrina

      7 de Novembro de 2018 as 15:09

      Concordo, concordo plenamente
      Com 4 anos de poder absoluto nunca antes visto, liderado por um rei sem coroa e acabar dessa forma ridícula, vergonhosa e infeliz???
      Tudo devido excesso de má fé, arrogância, falta de noção e fome de enriquecimento rápido!
      Fizeram muito mau uso da maioria absoluta que tiveram, porque achavam que com a eventual batota eleitoral que estava agendada, tudo iria dar certo… Infelizmente com tanta oração do povo, Levy Nazaré se enganou nos cálculos da operação ilusionismo e ficaram 2 deputados a menos da maioria absoluta. Todos cremos que ADI só conseguiu de facto 14 à 16 deputados no máximo nessas últimas eleições legislativas. Que legitimidade tem, ter dirigentes que ganham eleições com batota? Até o PR que é uma emanação do PT hoje, está com pouca legitimidade. Corrupção foi tanta que até um ex-padre vive dando cadeiras de direito (direito público, privado etc) no ISP usando do seu cargo de presidente do ISP, cadeiras que ele nunca estudou e fica só a ir buscar matéria na internet comprometendo seriamente a qualidade dos nossos estudantes, tudo pelo dinheiro debaixo dos olhos do reitor que hoje já se sabe que tb não passa de um grande corrupto. Concursos públicos falsos em função pública em que cidadãos normais ganham são postos de lado. Só pode ficar gente do ADI mesmo ficando sem qualificação. Atrocidades ridículas uma vez que se alguém é deputado ou ministro é dirigente do povo e não do adi. Logo qualquer cidadão que ganhe um concurso público por lei deve ficar. Mas adi só metia água e cagada uma a trás da outra. ADI cavou bem fundo a sua sepultura agora só deve conformar e entrar. Gente morta a noite em cemitério de gongá dedo de gente de adi, morte de Sr Jorge Santos ex dir exec da autoridade conjunta, morte de um cidadão de batepá, francamente, francamente…
      Eu por exemplo não me importo de ser governado seja lá por quem for, desde que esse governante prima pela justiça, competência e honestidade… Agora de isso ADI passou bem distante uma decepção total…

      • Seabra

        10 de Novembro de 2018 as 0:30

        Excellent ! Confirmo e li com entusiasmo o seu texto. Transparente de tanta verdade, de profunda lucidez.
        Seria uma maravilha de ler mais argumentos como o seu, peregrino.

  2. Realista

    1 de Novembro de 2018 as 16:41

    Palhaço k mais arruma em vítima apenas no momento de fracasso e derrota vce anda a gozar com paciência e dignidade do povo santomense podes falar u ki kizer pork já sabemos k isto è mais um truki do teu padrasto inventou para ausentar o país a máscara caiu e deixou descipulo a tentar destabilizar o pais mais vces nao vai além com isto a partir do dia 22 de Novembro PT sempre safou ele è Natural de Gabão vces nao são naturais de São Tomé a partir de dia 22 kualker indivíduo k tentar fazer povo de São Tomé de parvo e sofrer vai sofrer com conciquencias bandos de arrogantes sim è este grupinho k forma partido ADI

  3. Neutro

    1 de Novembro de 2018 as 16:50

    Abnildo Oliveira,
    Melhor ires dormir com esses actos para fazer Boi Dormir.
    Quando Maria das neves ia ler bíblia no parlamento vocês do ADI faziam troças.
    Ameaçaram fechar a radio Religiosa”Radio Jubilar”.
    Agora já querem reunir com as religiões, igrejas e pastores.
    Brinca bem Ya.

  4. original

    1 de Novembro de 2018 as 18:00

    Está colher o que plantou e está a restar para seus seguidores.

  5. Zani

    1 de Novembro de 2018 as 18:17

    Muito serio esse comportamento dos santomenses! Negros a quererem rebaixar negros por xenofobia. Coisa nunca antes visto no nosso São Tomé e Príncipe! É uma vergonha!
    Em vez de preocuparem em trabalhar para desenvolver São Tomé e Principe, andam a manchar o país por questões tão reles e baixo! Sinceramente, não vislumbro melhores dias para o nosso país, senão mudarmos essa mentalidade pobre e vil que temos!

    • Seabra

      1 de Novembro de 2018 as 19:50

      Zanicu, cale-se e desapareça.
      Aonde está o vosso guru PT?
      Identifique -se corretamente antes de vir poluir o espaço.
      É curioso que todos os assassinatos, crimes diversos que tiveram lugar em STP, não houve nenhuma vaga de indignação, ora que houve vidas ceifadas de homens dignos…refiro-me aqui ao nosso patriota,o economista Jorge Pereira dos Santos (mulato ),que foi cruelmente torturado até à morte. Nenhum dito homem do Estado reagiu publicamente , condenando o ato, rendê -lo homenagem…até a data esperámos justiça. Alguém, como você ou o seu guru e capangas, denunciaram que ele foi víctima do racismo? Ora que ele sempre amou STP, trabalhou e viveu sempre no país , nunca o traíu. Ao passons que o vosso guru ADI, Patrice TROVOADA, não tem atitude e nem se comporta como um sãotomense, porque não se sente como tal, tão pouco tem sentimento para este país e este povo. Está em STP por 3 razões :
      – PODER+ RIQUEZA RÁPIDA
      – VINGANÇA
      – DESTRUIÇÃO de STP + POVO.
      Eís o objectivo deste VAGABUNDO.

    • Serafim Mascarenhas

      2 de Novembro de 2018 as 9:19

      Mano abnildo você sozinho não consegui resolver problemas do povo,,,,
      Povo está mal , do que se espera de um povo sem energia falta de alimentação, emprego,,, entrega só o poder

  6. jux

    1 de Novembro de 2018 as 19:30

    vcs do ADI deviam era de ruar com o pt de certeza que teriam mais valia pois a arrogancia, a desumanidade e ma fé desse vosso deuz falço agora vos deixou em maus lençois. mas entende-se o porqué que continuam a apoia-lo, pois precisam da injeção financeira dele.aonde é que ja se viu um pais democratico o govermo perseguir seus adversàrios policos, mandar e dismandar no tribunal, dividir os deciplos da nação excluindo quem tem opnião diferente,dezimar a classe que fomenta o crescimento da economia, afugentar investidores com politicas de esquina entre outros atos semelhantes ao demais lideres cujo a nação apelidou de ditador!!

  7. Maria de Fátima Santos

    1 de Novembro de 2018 as 19:37

    É um exagero falar de xenofobia em relação ao que se tem passado recentemente em S. Tomé. Houve sempre em nesta terra de nome santo a designação das pessoas de acordo com as suas origens, sem entretanto se ter sentimentos xenófobos. As pessoas sempre conviveram entre si, fossem elas forras, gabon, tonga, moncó, enfim… e o convívio continua.
    O que se passa agora é sabido que não tem nada a ver com sentimentos xenófobos mas com factos que todos sabemos quais são. Será que algum gabonês se sente inseguro neste momento em S. Tomé? Era bom fazer-se um pequeno esforço para dar o nome certo às coisas certas.

  8. Badiu di stp

    1 de Novembro de 2018 as 20:28

    Paxenxa propi kantu Bes nfoi txomado de nhon Ka tá bai di Ka vedi i logo mi ki trabadja bachu di tchuba karega koko di boi cacau tudu pá hoji n sta li Inda sem raforma. N konvida nhos pá diálogo nacional nada pá debate nada n fla nhos pá ruspeta bispo di igreja católica nada i gossi go nhos sta ku kombersu sabi na nhos bai lá pá…….

  9. Merenguê

    1 de Novembro de 2018 as 21:08

    Vocês estão a colher o que plantaram. Pinhán cú dúmú çún Alê, á cá tchílé ne cadêlá moladô… Quem implantou o odio e vingança em S. Tomé foram os do partido de ADI, e agora estão reclamando o quê? Enquanto estão pedindo perdão nalgumas Direções continuam com ainda perseguição de funcionários que não são do ADI. Um funcionário ainda ontem recebeu uma nota a informar de que a partir do dia 2 ele já não pode trabalhar naquela instituição. Por isso meus caros compatriotas não caiamos na onda desses senhores do ADI, porque eles não têm coração até então o que estão fazendo é procurar buraco para travessia de uma margem para outra e quando chegarem ao outro lado vão ver o que vão nós fazer… Os quatro anos passados foram somente documentário o filme será agora caso conseguirem o poder.

  10. Fede cá doxi

    1 de Novembro de 2018 as 21:17

    Xenófobos são vocês do ADI que quando entraram no poder marginalizaram todos chefes dos serviços que não vestiam camisola do ADI agora se fazendo de vítimas sem vergonha. Esse primeiro ministro considerou-se estrangeiro porque ausentou-se do país se fosse santomense genuíno não teria abandonado o seu país e povo . Aqui se deve aqui se paga mais além

  11. rostov

    1 de Novembro de 2018 as 21:47

    Mom mantxam sa mo kuji antom antiji di mali place non tova fe kwa ku sa dever.
    punda kwa cu nom ximia ni suba nom ca koye ni glavana..
    xi bô kunda bo sa alê domali botaca lembla kuma povô tê Nzola ku isca doxi
    Nundadô di tudo pixe
    Bo kece kuma fia sa sucli paga sa libô.
    elê so fé bô sa tawa sa ni djanga ka vidja
    madji San toMé sa deçu vivu
    ya bo ya mundo pe na bila tlaxi da bo bô

  12. Rapaz de reboque

    1 de Novembro de 2018 as 22:21

    Tenham vergonha deixem destas palhaçadas, já chega sempre fomos um povo fofoqueiro e continuamos a ser por isso batemos no fundo so sabemos é criticar, ter inveja dos outros,levantar calúnias, malandrice, feitiçaria, trabalhar nada poca tenhanham vergonha

  13. Seabra

    1 de Novembro de 2018 as 22:26

    …e agora Zanicu, você compreendeu que está “encerclado ” por :
    UM POVO UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO.
    PT-ADI, é um crepusculo de TOTALITÁRIOS, mafiosos, Corruptos, LARÁPIOS, perversos, manipuladores…que des racailles, dont le chef est le mec de neuf-trois (93) ,onde ele começou pelo tráfico. O PT sabe que o que vai dito aí é de gente que conhece bem quem ele é e que fez na sua vida.
    Ele pode ser perverso, manipulador, mas atenção, há um grupo determinado a pôr um termo ao terrorrismo islâmico dele de SOBA.

  14. WXYZ

    1 de Novembro de 2018 as 23:45

    São fenomenos que devem ser denunciados sim. Denunciado por todos. É de salientar que isso partiu de muitos dirigentes políticos do bloco da oposição e da maior parte de leitores do jornal tela nom. É só fazer balanço dos artigos e comentários aqui postados. Até os Srs. Jorge Trabulo e Isabel Santiago, europeus de pele clara fazem artigos com tiques xenofobos. Patrice Trovoada é vitima sim. Se é Gabones ou Ruandes logo logo atribuem ao Patrice Trovoada. Na praça o que se ouve mais é isso “ele é Gabonês vai embora pa terra dele, não queremos Gabonês aqui” etc… etc…

    • Seabra

      2 de Novembro de 2018 as 2:03

      …todos vocês desta seita ADI que vêm publicar no espaço téla nón , não assumem o que dizem porque apresentam -se com uma identidade falaciosa. Mostram ter muita falsa coragem com os nomes rídiculos Zanicu, wxyz….que IMPOSTURA e covardia.
      Os racistas e complexados são vocês. Falam de pele clara ? Como a do economista Jorge Pereira dos Santos (mulato) , Fradique de Menezes. …de todos aqueles mestiços que vocês detestam por serem complexados.
      Em que país é que se encontra a maioria dos sãotomenses ? Aonde se encontra o vosso guru Patrice TROVOADA,aonde é que ele investiu o dinheiro do seu roubo ?
      Digo bem, a Isabel de Santiago tem toda a liberdade em STP de viver, de circular, de escrever e denunciar como todos nós….nada e ninguém tocará num só fio do seu cabelo.
      Sê vocês não fossem fdp, vocês militantes mafiosos da ADItadura (como escreveu a Isabel de Santiago),nunca STP teria tido no governo um VAGABUNDO como o PT. São vocês os grandes responsáveis da situação atual de STP,vocês os sem vida, que são sustentados com as migalhas dos desvios feitos pelo vosso guru dos bens do Estado sãotomense.
      Repito, nenhum de vocês, à começar pelo vosso guru é IMORTAL. Continuêm a desafiar o povo sãotomense e virão o resultado que está à caminho.
      Não vamos perder pela demora.
      Querem atingir à fatalidade, vamos a isso…ninguém vos teme , capangada.
      Nenhum de vocês (temos algumas dicas sobre os possíveis individuos que se fazem passar por Zani, XwYZ. …no espaço, vamos vos surpreender ),tem o físico que aguenta uma boa SURRA.
      Estámos á 2 passos de vocês ,seus fdp.

      • Não Abnildo

        2 de Novembro de 2018 as 11:40

        Devemos partir para violência em STP?

      • WXYZ

        2 de Novembro de 2018 as 15:38

        Verdades amargam

        • Observador Atento

          5 de Novembro de 2018 as 18:11

          E quando nos os santomenses dizem e sempre disseram que a terra dos mulatos eh ilheu das cabras. Isto eh xenofobia? Atualmente o partido do ADI e o seu Guru estao a passar se de vitimas! E estao a fazer diversoes para usurpar o poder? A prova eh o momento que escolheram para inaugurar a estatua do rei amador.
          Enquanto isso a terra esta parada por causa do ADI que nao quer ceder o osso! Querem continuar… O Olinto Daio (neto do sr Velo e filho do Olegario de riboque) devia ir ao riboque e ver a miseria e confusao que reinam ai. E Padre que eh devia pedir a Deus mais inspiracao para resolver os verdadeiros problemas de STP: miseria, pobreza, corrupcao, alta criminalidade, falta de energia, etc…
          Por exemplo,ate hoje nada foi feito para desvendarem o assassinato de Jorge Santos, homem que muito fez para STP, cujo a recompensa foi um assassinato selvagem! E a Ministra de Justica pouco ou nada fez neste caso. Nem os videos que prometeu “revelar” nao foram feitos. O sr PT este anda por ai na boa vida… governando de Lisboa. Ate faz lembrar o periodo colonial onde o verdadeiro governo estava em portugal! Eh isso independencia e democracia do PT?
          E o Presidente da Republica que so viu os atos violencia e nao fala das causas desta violencia? Toda a violencia eh de condenar! Mas o Sr Presidente tem que tirar conclusoes mais consistentes em vez dum blablabla inutil e inoperante.
          O verdadeiro problema da EMAE nem sequer foi tratado pelo PR. Isto eh normal? A falta da energia eh muito grave e engendra problemas de salubridade nao controlaveis: aparicao de doencas virais estranhas! E os assaltos? E mortes violentas?
          Sr PT, Varela, Olinto, Abenilde, Levy Nazare Basta! Basta! A terra nao eh vossa propriedade privada! Eh de todos os Saotomenses!

          • Seabra

            6 de Novembro de 2018 as 12:20

            …excelente comentàrio do Observador Atento.
            Estes vagabundos sao todos os maiores fdp, que jamais existiu em STP.
            O dito padre DAIO, é mas sim servidor do CAPETA, digo SATANAS, o senhor Afonso da Graça Varela,
            que conheceu bem o Jorge Santos, nem teve um gesto respeitoso junto dos familiares do Jorge.
            Ninguém é imortal…ninguém conhece o seu fim. Espero que todos vocês vivam o suficiente para pagarem o que fizeram…de qualquer jeito, todos vocês vao é aprodecer no INFERNO.
            A boa reputaçao e a dignidade do Jorge Santos, nada e ninguém poderà sujar…nenhum de vocês chega a nivel deste mulato, INVEJOSOS.
            Este mistério do ASSASSINATO do Jorge Santos, saber-se-à, porque foi um crime pré-meditado, que quiseram fazer passar por um banal assalto, fumentado pelo REINO do PT-ADI.
            QUEM MANDOU MATAR O JORGE SANTOS? Todos aqueles, que foram do governo que se calaram sao cùmplices…porque se calaram? Serà que existe pior crime do que a de suprimir a vida de um homem honesto, humilde?

  15. souza

    2 de Novembro de 2018 as 4:57

    cada vez que tentam explicar algo mais se complica assuma os vossos erros e supera, deixa de ser palhaço

  16. mezedo

    2 de Novembro de 2018 as 7:06

    Assistiram o fim do Ricardo Montana, na telenovela apocalipse. é o fim do tirano Patrice Trovoada, esse já não deve pisar nesse solo sagrado que é São Tomé, devia sim ele esquecer desse País.

    A onde anda Evaristo Carvalho, quando sabe que PT esvaziou cofe de estado e se mandou?
    o que fazia os senhor Levy Nazaré, Élio Almeida, Agostinho Fernandes, e mais outros nas instalações do Banco Central num Domingo desde as 8:00H e da manha até cerca das 20h00?

    o que espera os militares Santomense para tomar o poder e colocar ordem nesse país?

    Toda malandragem a volta das novas dobras, estão a destruir provas para que a justiça não veja coisas para condenar os ladrões.

    E a Justiça Santomense ( Procurador Geral da Republica) anda a dormir a espera da sua demissão porque só isso lhe resta esperar.

  17. Bem de S.Tomé e Príncipe

    2 de Novembro de 2018 as 8:00

    Vcs de ADI, se são santomenses de verdade e amam STP deveriam fazer imediatamente um congresso extraordinário, eleger um novo presidente e fazer uma oposição construtiva.Esquecer Patrice Trovoada. Certamente que vcs não irão fazer isso, porque idolatram o PT. Pois que este vos transformou não em militantes mas como servos. Por isso são autenticos rebeldes, violam constituição da República, comentem ilegalidades, perseguem pessoas, dividem os santomenses. O vosso chefe empresta dinheiro em nome de STP e deposita na conta dele. Enfim

  18. António cunha dos santos

    2 de Novembro de 2018 as 8:17

    Este comunicado do ADI, está muito em sintonia com uma dita Carta da CEEAC, lida ontem na TVS. Acho que esta carta infeliz, da CEEAC teria mãos do Patrice. A CEEAC deve saber, que num ambiente destes não devem trazer uma civil e não militar. Aliás, não estamos em guerra.

    Mas QUEM É QUE LHES CONVIDOU? Já tínhamos cá o representante do Secretario das Nações Unidas, porquê a CEEAC. Deviam sim é terem vindo como observadores a tempo util, e não quererem ir ao Tribunal Constitucional e darem sua conferência lá dentro.

  19. Nuno Menezes

    2 de Novembro de 2018 as 8:59

    O porta voz residente que lidera o processo de diálogo abrangente da ADI, acusou os são-tomenses de serem xenófobos. « É triste na medida em que nós, num clima de xenofobia, insultamos outras nacionalidades, sobretudo a gabonesa. Nós, do ADI, pedimos a todos os são-tomenses para pararem com esse clima de xenofobia e de ameaças», declarou Abnildo Oliveira, a saída do encontro com o pastor da Maná.
    Concordo Plenamente, mais no entanto informo que esta quase a chegar o dia e a hora que o Proprio MEDO vai ter MEDO dele mesmo,mesma coisa de dizer MEDDO tu vais ter MEDDO de tu (ti) mesmo,e assim quando acontecer o MEDO TER MEDO DELE MESMO o mesmo ja nao BIFFA mais, e O MEDO vai ver e aperceber que os sentimentos de outros ser HUMANOS ‘e igual a DELE.
    E a espera da voz do MEDO a frente de um computador para assim desenvolver um Pais que se chama SAO TOME AND PRINCIPE da mesmo MEDO.
    DA MEDO um Pais como Sao Tome and Principe com 42 anos de independencia,um Pais mais mais pequeno da colonia Portuguesa ano 2018 com graves problemas de energia para a populacao e outras coisas mais e isso da MEDO e muito MEDO mesmo.
    Como suporta o MEDO, esse mesmo suporte pode vir do Reino Unido mais concretamente da cidade de Lincoln aonde a mesma cidade tem um council igual a camera municipal de AGUA grande esse mesmo council se chama CITY OF LINCOLN COUNCIL aonde dentro do mesmo council tem Team o MEDDO aonde os mesmo da MEDO a nos mesmos na cidade se encontra tambem sem luz mais de 2 anos apartir das 00:20 ate as 06:00 Todos os dias, e a psicologia do MEDO da para perceber o seu proprio caminho,importante saber aonde o MEDDO guarda aquilo do Medo para assim congelar o MEDO para assim o bom desenvolvimento e melhoramento de uma cidade ou um Pais.

    Nuno Menezes
    Reino Unido,Lincoln

  20. Renato Cardoso

    2 de Novembro de 2018 as 10:18

    A onda de vitimização extremou—se perante os resultados eleitorais do dia 7.10.18.
    Afinar neste diapasão é o maior erro político deste aglomerado de pessoas q integram o clube de adi.
    Após cometerem violência física na Assembleia Nacional e promoverem manifestações agressivas e tantos destemperos desenquadrados c nossa Cultura introduzem xenofobia…
    Vão dar o banho ao cão q é melhor…

  21. Ex Militante do ADI Aborrecido

    2 de Novembro de 2018 as 10:35

    Este Patrice Trovoada pode ser considerado de qualquer outra coisa menos de ser um político. Foi dado uma oportunidade à este gabonês para dirigir e decidir os destinos do nosso país, e deu nisto que se tem assistido nos últimos 4 anos. Ele mesmo fez entender aos santomenses que cometeram um grande erro. Por isso queremos este gabonês para fora da nossa terra de nome santo. Não… Não vamos nos deixar ser comovidos pelo derrame de lágrimas de crocodilo a espera da próxima vítima.
    Chega de palhaçadas…

  22. Não Abnildo

    2 de Novembro de 2018 as 11:33

    Sr. Abnildo
    Caro compatriota,
    Na política vale tudo, mas é preciso sermos responsáveis.
    As suas palavras poderão trazer péssimas consequências para os são-tomenses que estão no Gabão.

  23. Cacau

    2 de Novembro de 2018 as 13:25

    Caro Abnildo.. Chega.. Chega.. Chega.. Fica quieto, tenta pelo menos agir como os demais teus colegas.. Sempre tive uma admiração por ti. Mais agora começo a sentir pena. Descansa um pouco amigo, vai fazer uma pós graduação.

  24. FCL

    2 de Novembro de 2018 as 15:38

    Uma coisa que eu nao estou a perceber minha gente…será que o pastor da igreja Mana, os diplomatas etc estão a ser convidados a fazer parte do governo que o ADI pretende criar.?

    Isto é um autentico bobo que estes ADistas estão a fazer…pedir perdão, andar de casa em casa a falar a toa. Eu nunca vi isto em lado nenhum do mundo.

    A forma de vcs serem perdoados e ir para a oposição, apresentarem novas caras,novas ideias e sobretudo, afastarem os membros mais polémicos.

    Ou será que estão a pedir asilo politico ou integração numa destas igrejas?

    Muito estranho. ..enquanto o povo fica distraído a vos seguir nestas andanças, até escova de sanita da casa de banho esta a desaparecer nos ministérios.

  25. Gentino Plama

    2 de Novembro de 2018 as 18:15

    Para o conhecimento de todos, o que está em causa é a ” Politica”. Deve-se debater o que de foi a governação do governo cessante, isto é, o que o mesmos fez durante o seu mandato. Todavia, os comentaristas e os fazedores da politica devem interrogar se o programa do Governo foi concluído com sucesso. Neste âmbito, cabe a oposição apontar os erros, não deixando de enaltecer o que foi benéfico a nação.
    Pessoas com a responsabilidade política, deve fala apenas e só no campo político, e não, imiscuir-se no assunto que é de foro policial e consequentemente judicial. O caso de xenofobia levantado, compete a Polícia Judiciária averiguar e depois concluído o seu trabalho, canalizá-lo para outra instância para o efeito de responsabilização.
    Porém, a forma como o assunto foi exposto, deixa entender que, existe o disfarce daquilo que é o essencial em detrimento do secundário, que tem pouca expressão.
    Se a maioria absoluta serviu para uma governação coroada de êxito, que a defenda; e nunca a politica baixa, inqualificável, e suja.

  26. Oscar

    3 de Novembro de 2018 as 7:32

    Não sei porquê de tantas notícias envolvendo a Igreja Maná, o nosso bispo sempre fala nos cultos que igreja Maná, não tem partido, a missão é a pregação do evangelho, oração para o bem de todos.

    Durante as campanhas eleitorais os crentes não levam camisolas partidárias nos cultos, todos são livres de votar em quem quiser….

    Sempre atendeu os convites das instituições.

    Nas eleições presidenciais recebeu os líderes do MLSTP/PSD, mas não foi palco de notícias….Alguma coisa aqui está mal…

  27. Jacob

    3 de Novembro de 2018 as 14:15

    Meus Srs, principalmente os de ADI, não venhem aqui com essas conversas. Tanto o Patrice como o seu Pai Miguel Trovoada foram os politicos mais adorados em Sao Tome mas infelizmente como quem com pouco não contenta e com muito não lhe basta, e o desejo do poder absoluto cairam sim no odio. Nas suas idiologias politicas de aniquilação e de caça as bruxas conquistaram juntos inimigos mas esta de chamar povo de xenofobos, meus caros é demais. Qualquer chefe de governo ou mesmo Presidente de um Pais amigo ou sei la, que venha interferir de uma forma maldosa ou com sinal de apadriagem não é bem vindo. Os Srs do ADI estão a confundir alho com bugalho. Os Srs fazem aquilo que querem e agora estão aqui com conversas. Por favor diga o seu chefe que humildemente regressar e negociar com a oposição em vez de estar la a falar atoa como quem caiu de madeira.

  28. Quilixe Furtado

    5 de Novembro de 2018 as 7:57

    Santomenses
    Tomem muito cuidado. Patrice Trovoada e o seu grupo islâmico liderado pela escola turca recém instalada no país andam a islamizar as nossas crianças de norte a sul do país. Perguntem e confirmem esta informação.

  29. Rapaz de reboque

    5 de Novembro de 2018 as 19:53

    Que povo é este meu Deus mete nojo estas palhaçadas por isso é que nunca iremos desenvolver porque só vivemos de desconfianças ,de intrigas, de fofocas, de inveja, somos um povo atrazados mesmo os que estudaram sao uns ignorantes qualquer dia comecam a comer uns aos outros por isso vou bazar para sempre de ca fiquem com a vossa ignorância

  30. Seabra

    5 de Novembro de 2018 as 21:46

    ….o PT deve é ir convertir ao islamismo aos seus homens da mão (os VAGABUNDOS como ele, que aliás, ele protege) , os seus adeptes ADI : Varela, Abnilde, Diogo, Agostinho,e as suas companheiras do regime TOTALITÁRIO (elas vão se reconhecer )…que bazem para o Gabão.
    Todos os países conhecem este pelintra do Patrice TROVOADA.
    A vida, a morte, STP não será nunca mais dirigido pelo VIGARISTA rebento TROVOADA e sua Banda de 40 larápios.
    É NHÊTE !

    • Rapaz de reboque

      6 de Novembro de 2018 as 12:57

      Ainda vais casar com o Patrice rapaz sonhas com ele, e se em vez de se preocuparem com o Patrice que ja pertence ao passado preocupassem com o futuro do pais mas infelizmente só sabem vir para ca mostrar vai trabalhar que o teu mal é falta de trabalho malandros

      • Seabra

        6 de Novembro de 2018 as 22:51

        Fdp de criadinho do rapaz de Reboque, do PT-ADI, está incomodado ? Baaaaazzzaaa.
        Fique aí no quintal, ainda não foi convidado para entrar na sala….aliás ,não há lugar pra você.

        • Zani

          7 de Novembro de 2018 as 12:52

          Esse Doido, maluco varrido do Seabra, não faz outra coisa aqui senão a sua velha e maquiavélica prática de ofender, semear ódio entre os santomenses, está sempre a falar desse malogrado Jorge Santos e do PT! Esse gajo devia procurar um hospício ou manicômio proprio pra pessoas doentes mentais! Nunca trás nada que para somar e apaziguar! Sempre vem com espada e com espada pode ficar ferido! Isso não é uma ameaça, que fique claro! É pelo contrário um provérbio popular! Mas como ele não bate bem da cabeça, alguém por favor da familia desse louco, levem-no para tratamento!

          • Seabra

            10 de Novembro de 2018 as 0:55

            Zanicu, a partir de hoje você vai ser RECONHECIDO com a identidade do nome de Afonso Jota da Costa Pinto. É necessàrio de se ter uma identidade…a falaciosa não funciona.
            ZANI-CU , você já notou o numero de loucos que aderem ás minhas opiniões. O manicômio haveria de ficar cheiinho e de tornar -se o lugar mais bem reputado da nação sãotomense e você não teria um espaço no país, porque não se tem mais lugares para eles , em STP.

          • Zani

            11 de Novembro de 2018 as 0:19

            Tadinho do Seabracú!
            Tem carência de ser reconhecido por pessoas que sem saber que louco é, aderem aos seus comentários de bosta! Vc é um louco! E como tal carece de curtidas e de atenção, não é?
            Podes ser bem tratado e cuidado lá no manicômio! Infelizmente outro louco como tu, ainda bem que já foi pro além, o tal do Hitler, endemoniado e cheio de ódio e sentimentos diabólicos, ainda assim conseguiu, com a sua loucura, conquistar e aderir milhões de seguidores e, assim, exterminou milhões de inocentes judeus! Cuidado com tuas loucuras, por isso volto a pedir aos familiares do Sr. Seabracú! Levem esse louco pra tratamento psiquiátrico, antes que seja tarde!

        • Rapaz de reboque

          7 de Novembro de 2018 as 12:53

          Fdp tu es o lambe botas do MLSTP eunao preciso nem do Patrice nem do ADI, nem do MLSTP para viver estou bem longe deles e muito bem graças a Deus nao ando ai a fazer comentários a favor de uns nem outros, se es a pessoa que eu penso olha para ti es um racista nunca gostaste de negros assim como essa senhora Helia Simões que apareceu ai vestido de pele de Cordeiro manso a enganar o povo mas infelizmente o povo da minha terra vai atraz de tudo

          • Seabra

            10 de Novembro de 2018 as 0:44

            …rapaz de Reboque,você está longe, continue longe. É uma boa decisão.
            Goze e aproveite do seu bem estar (como veio aqui exibir no espaço ),a vida não é eterna e não conhecemos a hora.

  31. Madredeus.igreja

    6 de Novembro de 2018 as 18:25

    O perdão deve ser dado a quem merece. Não pode ser dado a ADI, que continua a fazer tudo a contrario. Bastar ver a inauguração da estátua de Rei Amador.
    Quem o fez a estátua, não foi convidado
    Cm pode aceitar uma inauguração desta pelo um pouca vogal vergonha cm esses senhores

    Só damos perdão quem nos respeita.

    Tudo que foi dito pelo ADI, é mentira, não tenham vergonha, querem fazer-nos dos piores

    Cm pode os Santomenses, não terem direito de importação e exportação, se não o árabe Ramiro
    O ADI e seu chefe, matar-nos com a miséria

    ADI, vai direto satanás

  32. Seabra

    10 de Novembro de 2018 as 19:58

    Afonso da Graça Varela, falei , falo e falarei sempre do amigo e saudoso Jorge Pereira dos Santos, cujo assassinato foi cruel, atroz…e por cima prémeditado, montado e que estão a querer fazer passar por um banal acidente. Eís porque vocês têm estado a tudo fazer para abafar o dossiê para que não saia a verdade sobre o ASSUNTO e que vai denunciar mais de um….o vosso silêncio, no vosso governo PT-ADI,é muito suspeito.
    Varela é a você que me dirijo, responda sem máscara. Porque razão é que você, pessoal -mente , não reagiu, pois que conheceu o malogrado Jorge (como você escreveu com a sua máscara Zanicu ) ,conhece toda a família Dr. Varela (que se ofusca quando os colegas de carteira lhe continuam a chamar Varela e que exige” Varela não, doutor Varela, sem ter defendido uma tese, pois que parou no nível DEA,hoje master ).
    Varela, quem te conheceu e em quê é que tornaste …embora sabemos que já tinhas a pré disposição, porque sempre foste oportunista ,calculista e sobretudo frustrado pela tua pequeninez, que hoje se revela não só no tamanho m’as no espírito. És um pobrecito ! Un pauvre type. …

    • Zani

      11 de Novembro de 2018 as 0:01

      Sr. Seabracú!
      Quantas vezes preciso meter na sua cabeçola de jumento que, eu, Zani estou a Km de distância de São Tome e Príncipe!
      Deves estar muito mal da cabeça mesmo! Doido! Maluco varrido!
      Andas a acusar o coitado do Afonso Varela, que nada tem haver com as nossas diferenças de idéias que ao contrário de ti, sou moderado no trato, mas que que qdo atacado respondo a altura e nesse caso, tu deoxas muito a desejar pois tens um linguajar, regado de palavreado de baixo calão, grosseiro, e cospes muito ódio e rancor pela boca! Claro a sua boca fala e cospe muito do que tens dentro do seu coração mau!
      Primeiro trates a sua cabeça doentia e depois o seu coração doentio!

      Hasta la vista!

      • Observador Atento

        12 de Novembro de 2018 as 15:14

        Sr Zani!
        Quem eh o Sr para dar diagnostico de doido,maluco varrido a uma pessoa? O sr deve ser Psycologo ou estudou na materia para fazer uma afirmacao desta. Mesmo assim, sem uma consulta diagnosticar a toa…Isto Sr Zani nao eh professional! O sr faz parte de pessoas que utilisam o espaco do tela non para disparatar asneiras. Por outro lado, remarquei que o Sr Zani nao tem sem sensibilidade nehuma e eh injusto; o sr so esta focalisado no seu Guru PT! Pelo menos na nossa cultura de santomense sempre respeitamos os mortos. O Dr Jorge Santos era um honesto cidado que sempre lutou par o bem dos nossos compatriotas; ele foi barbaramente assassinado e ate agora nada, repito nada foi feito para desvendarem o caso…Somos obrigados a pensar que talvez tenha havido ordens de cima para matarem o nosso Jorje amado. E voce que provavelmente nao chega aos calcanhares do Dr Jorge Santos, diz que devemos parar de falar deste assassinato! A fazer declaracoes deste genero o sr Zani pensa participar num debate de ideias? As suas ideias sao mais eh desumanas e doentias. O sr eh que deve ser doente, doido e maluco varrido do seu gurru PT! Como familiar do assassinado Dr Jorge Santos continuerei a clamar que este caso seja desvendado e que os responsaveis deste crime crapuloso sejam julgados, e que a pena seja maxima.
        Outra coisa, atualmente em STP a strategia do ADI e do PT eh de fazerem se de vitimas do povo que tem memoria curta(PT). Por isso inventam situacoes de vitimas como tentativa de assassinato do PT, do PR e de Diogo…inventam tambem de xenofobia contra os gaboneses…pedem perdao por terem tiranisado o povo saotomense e prometem de dialogar no futuro etc…etc…o povo acredita nessas promessas? Eu pessoalmente nao dou credito a nehuma palavra do ADI e do PT. Voces falam de tentativa de assassinatos enquanto que o assassinato de Dr Joge Santos nada falaram e querem que me cale? Isto sim foi crime contra um homem sem violencia, que participou desde dos anos oitenta a nacao. E que nao venham denigrir a imagem dele com historias. De historias sempre conheci desde os meus avos e bisavos, isso nao eh de hoje. Mas que nao tentem encobrir os verdadeiros assassinos a solta em STP! Perigo para honestas pessoas!

        Bem haja,
        Observador Attento

        • Seabra

          13 de Novembro de 2018 as 12:28

          Observador Atento, adiro à 1000%. Os bons e verdadeiros saotomenses, estao do lado do malogrado e amigo Jorge Santos e compadecemos a dor e o sodrimento da familia.
          Coragem e um abraço.
          Nos amigos do Barboy, continuamos a ser fieisà sua memoria e faremos tudo porque a justiça se faça.
          Estàmos juntos.

  33. Seabra

    10 de Novembro de 2018 as 20:04

    …Varela, nunca vamos parar de abordar o nosso amigo e irmão Jorge Pereira dos Santos, até que justiça se faça. Trata-se do pior MORTE DE HOMEM ASSASSINADO durante o regime TOTALITÁRIO PT-ADI.

  34. Zani

    11 de Novembro de 2018 as 0:31

    Tadinho do Seabracú!
    Tem carência de ser reconhecido por pessoas que sem saber que louco é, aderem aos seus comentários de bosta! Vc é um louco! E como tal carece de curtidas e de atenção, não é?
    Podes ser bem tratado e cuidado lá no manicômio! Infelizmente outro louco como tu, ainda bem que já foi pro além, o tal do Hitler, endemoniado e cheio de ódio e sentimentos diabólicos, ainda assim conseguiu, com a sua loucura, conquistar e aderir milhões de seguidores e, assim, exterminou milhões de inocentes judeus! Cuidado com tuas loucuras, por isso volto a pedir aos familiares do Sr. Seabracú! Levem esse louco pra tratamento psiquiátrico, antes que seja tarde!

    • Seabra

      12 de Novembro de 2018 as 12:26

      …eu estou a dar cabo de si Zani-Cu. Você sabe imitar-me, sem ter criatividade. …Seabra-cu. Imiter n’est pas égaler, imbecil. Sou eu quem lhe està levando à loucura.Nota, a desavença é algo de normal num debate de ideias.
      Aqui, trata-se de bem mais. Você é um caso patolôgico. Zanicu, você é frustrado, complexado, “Névrosé”, seguramente depressivo nato. Você é o meu passatempo preferido, porque faz-me rir de tanto ridiculo que é .
      Enquanto me fizer este efeito, vou respondenedo e me divertindo, quando me FARTAR de si, vou ignorà-lo, simplesmente.
      Và-nos divertindo, neste espaço democràtico, aberto a todos. APROVEITE,Zanicudao.
      Bem haja, Zaniksku.

      • Zani

        12 de Novembro de 2018 as 17:40

        Oh louco Seabracú!
        Quem se diverte com as suas loucuras, sou eu! Até com o Afonso Varela já me comparaste na mesma pessoa! Distribuistes gratuitamente as tuas loucuras e ofensas ao Afonso, ao Patrice, e tantos outros! Agora será a vez de quem? Louco!

  35. Zani

    12 de Novembro de 2018 as 18:02

    Kkkkkkkkkk!
    És um autêntico palhaço louco Seabracú!
    Diverti-nos bastante neste espaço, mas, por vezes, nos assustas com as tuas loucuras!
    Liberte-se do Hitler que habita dentro de ti!

    • Seabra

      12 de Novembro de 2018 as 23:25

      Zaku, eu não lhe quero como adepte, não tenho o perfil de GURU…pare de repetir e de seguir à letra tudo que digo. Sê um pouco mais criativo. Tenha as suas ideias próprias , sem seguir “loucamente “o que um outro diz.
      😊😊😊😊😏😏😏😏😉😉😉😉😉

    • Seabra

      13 de Novembro de 2018 as 19:56

      Zanicu , relaxe. Não fique neste estado, desonrietado quando responde ao seu SEABRINHA…vai uma confusão na sua cabeça Zanicu-ku.
      Afinal mudou de tratamento ? É você ou tu que você decidiu me tratar ?
      Muita CALMA adepte do PT.Tudo no Fino!

  36. Seabra

    12 de Novembro de 2018 as 23:20

    Zanicu , já propus uma pasta para si.
    Advinhe ?

  37. Tlexi Manga

    15 de Novembro de 2018 as 14:41

    Faço um apelo aqui aos Senhores Zani, Seabra e Observador Atento para pararem e absterem de bate-boca desnecessário! Vossos problemas pessoais não nos interessa pra nada aqui! Em vez de estarem se agredindo mutuamente com palavras, seria bem melhor do que isso, se discutirem o futuro de São Tomé e Principe. Pensar o coletivo e não o individual! É o que vcs estão fazendo aqui!
    Pelo amor de Deus! Chega de desavenças! Vamos debater propostas, soluções, idéias para o nosso país!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo