Política

Bom Jesus desmente Patrice Trovoada

Tudo a volta das negociações para formação do novo Governo de base alargada da ADI. Confira o desmentido do Presidente do MLSTP às declarações do Presidente da ADI, no artigo da Agência de Notícias de Portugal, a LUSA.

São Tomé, 10 nov (Lusa) – O presidente do MLSTP, maior partido da oposição em São Tomé e Príncipe, desmentiu hoje “categoricamente” que haja “negociações oficiosas” com a Ação Democrática Independente (ADI), vencedor das eleições legislativas, para formação de um governo de base alargada.

“Eu quero desmentir categoricamente: neste momento não há nenhuma negociação quer oficial, quer oficiosa com o Governo cessante”, garantiu hoje o presidente do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe – Partido Social Democrata (MLSTP-PSD), Jorge Bom Jesus, à Lusa.

Na quinta-feira, o primeiro-ministro cessante e líder da ADI disse à Lusa que o partido está a fazer “contactos oficiosos” com as restantes forças para procurar apoios para um governo de base alargada, mas admitiu não chegar a formar executivo.

“Tem havido contactos oficiosos e penso que existem algumas pistas que vamos ter de explorar com boa vontade, com cedências de parte a parte. Veremos nos próximos dias para ver se há possibilidade de se avançar”, explicou Patrice Trovoada, acreditando que “as coisas estão num bom caminho”.

“Quero esclarecer que não há, até este momento, negociação nenhuma, tanto mais que a oposição tem falado em bloco, é o MLSTP e os cinco deputados da coligação. Portanto não há qualquer negociação até este momento”, sublinhou Jorge Bom Jesus.

A ADI, partido no poder, venceu as eleições legislativas de 07 de outubro com maioria simples (25 em 55 deputados na Assembleia Nacional), enquanto o MLSTP conquistou 23 mandatos e a coligação cinco, tendo estas duas forças reclamado maioria absoluta e anunciado um acordo pós-eleitoral de incidência parlamentar e com fins governativos. Foram ainda eleitos dois deputados independentes pelo distrito de Caué.

Na semana passada, a oposição recusou dialogar com a ADI em separado, como este partido tinha proposto, o que Patrice Trovoada vê como um sinal de desconfiança.

O presidente dos sociais-democratas lembra que “houve tentativas, de facto, de marcação de um encontro, que abortou”, mas abriu a porta à possibilidade de ainda encetar diálogo com o partido vencedor, “no futuro, segundo os moldes que deverão ser definidos”, ressalvando que “nesta matéria não há imposições”.

“Quando eu digo no futuro, de facto nós somos são-tomenses, queremos o melhor para o nosso país e em política não se fecham as portas hermeticamente. Portanto, é só por isso que eu digo isto”, explicou Bom Jesus, sublinhando que atualmente “não há nenhuma base negocial”.

O líder da oposição defende que “para haver negociação é preciso definir-se as regras do jogo, o que neste momento não há”, referindo que, nos últimos quatro anos, o Governo liderado por Patrice Trovoada “levou uma política de muita arrogância, de ódio e divisão dos são-tomenses”.

“Nas negociações há valores e há princípios e neste momento nós situamo-nos nos antípodas, precisamente, daquilo que são os valores e alguns princípios do ADI em matéria de democracia, direitos humanos e ao entendimento que nós temos sobre São Tomé e Príncipe como um só povo, uma só nação”, explicou.

A Assembleia Nacional deverá ser empossada no próximo dia 22, e o Presidente da República, Evaristo Carvalho, deve chamar depois os partidos para formar executivo.

Lusa

    17 comentários

17 comentários

  1. Helder lima

    10 de Novembro de 2018 as 20:10

    Acho que averia de ter vergonha stp nao tem lugar pr ditador

    • Rapaz de reboque

      13 de Novembro de 2018 as 11:11

      Sim concordo plenamente consigo mas nao se esqueça que antes ja tivemos ditadores até ouve que tivesse sido morto

  2. Realista

    10 de Novembro de 2018 as 21:30

    Muito bem 👏 è assim k funciona a legalidade da democracia

    • Carolinapires

      11 de Novembro de 2018 as 11:27

      Patrice Trovoada está mesmo desorientado. Só passa a vida a falar besteiras.Sempre a dizer que MLSTP prometeu mundos e fundos na campanha. Ora uma vez coligado, o seu programa deve ser ajustado ao programa de coligação. Deve, em caso de governação em coligação, abster-se do seu programa e governar na base de um programa de consenso. Por isso, é tudo uma falácia do Patrice Trovoada. Isto não cola. Já é tarde de mais para apelar diálogo. Não se manda alguém baixar as calças para depois pedir para negociar. Não se propala a ausência de outras forças para governar São Tomé e agora vir pedir negociação. Aprendeste uma grande lição com essa tua arrogância. Agora, FAZ SAI.

  3. WXYZ

    11 de Novembro de 2018 as 7:39

    “Na quinta-feira, o primeiro-ministro cessante e líder da ADI disse à Lusa que o partido está a fazer “contactos oficiosos” com as restantes forças para procurar apoios para um governo de base alargada, mas admitiu não chegar a formar executivo.” – DIGAM COM SINCERIDADE! Ha algum motivo ali pra MLSTP vir desmentir aquilo que disse o Primeiro Ministro. Reparem que ele disse “contactos oficiosos com as restantes forças…” Ele nao especificou que restantes forças sao essas. FOGO PPAA!!! O que se passa convosco?

    • Olhar atento

      12 de Novembro de 2018 as 9:12

      Olhar atento, é isso que se passa

    • PlumoZatona

      12 de Novembro de 2018 as 12:15

      FAZ SAI!!!

  4. Bem de S.Tomé e Príncipe

    11 de Novembro de 2018 as 14:18

    Só quero pedir aos deputados eleitos da oposição e que vão constituir maioria no próximo Parlamento santomense, o seguinte: Sejam firmes no cumprimento da vontade popular expressa nas urnas.Porque foi isso que o povo decidiu, pôr o PT e ADI fora da governação.Sejam de facto verdadeiros santomenses pela causa da paz, bem estar, democracia e estado de Direito democrático. Se algum(s) de vós fizer o contrário, será mesma coisa entregar ao PT, S.Tomé e Príncipe fazer o que bem entender.

  5. Bem de S.Tomé e Príncipe

    11 de Novembro de 2018 as 14:32

    Há mal que vem para o bem.Este governo de maioria absoluta que tinha tudo para se dar bem, fez o contrario.Foi o pior governo de toda a II Republica de STP. Mas houve individualidades que apoiaram e congratularam com toda essa sacanagem do ADI.Foi bom, porque serviu para a gente conhecer e identificar os verdadeiros cidadãos que são judas,anti-patriotas,oportunistas, orgulhosos,pessoas capazes de vender o país, e sacrificar família em beneficio próprio.Todos já estão identificados.

  6. Crisotemos Café

    12 de Novembro de 2018 as 7:26

    Não sabem que Patrice é o maior mentiroso, jamais visto destas ilhas, seguido do seu pai. Sempre ele é que é vitima de tudo e todos.

  7. Descamizado

    12 de Novembro de 2018 as 8:12

    O senhor Patrice Trovoada não tem possibilidade de forma Governo.Se o Presidente da República seguir por este caminho que é normal, o que deverá solicitar ao Partido ADI e se tem base de apoio para sustentar o Governo na Assembleia Nacional,quanto não será um Governo de Dez dias. Neste contexto sem perda de tempo, O senhor Evaristo de Carvalho deverá chamar o Segundo Partido mais votado que é o MLSTP/PSD que já oficializou o apoio da coligação PCD;MDFM/PL UDD na Assembleia Nacional denominado incidência Parlamentar, somando em conjunto 28 deputados. Quanto ao ADI, o Movimento de Cauê com dois Deputados, nunca veio oficialmente declarar o seu apoio ao Partido ADI. Mesmo que este Movimento de Cauê liderado pelo senhor António Monteiro, por sinal militante do MLSTP/PSD venha dar o seu apoio ao Partido ADI,este partido continuará a não ter a maioria parlamentar. Então no meu entender, quer o senhor António Monteiro e a senhora Beatriz deverão pensar muito bem em que lado está a balança. Os irmãos Monteiros juntamente a senhora Beatriz nunca foram afastados do Partido MLSTP/PSD. Eles é que se precipitaram, abandonando o Partido MLSTP/PSD em plena sessão na Assembleia Nacional,indo colar-se ao ADI como Independente.Desta vez fundaram o Movimento de Cauê. As populações de Cauê são culpados em parte ao caír na onda dos Monteiros. O que o senhor Patrice está fazendo é apenas para ganhar o tempo,tentando minar o MLSTP/PSD e a Coligação PCD MDFM UDD para os dividir,inclusive tentam a todo custo comprar Deputados da Oposição. O Povo deu cartão amarelo ao ADI e não vê com bom grato uma formação do próximo Governo incluído os elementos do ADI.Recorda-se que durante os 4 anos o Governo do ADI nunca deu confiança aos Partidos da Oposição, criaram leis inconstitucionais,metendo noutros Órgão de Soberania, mandando juízes para casa sem culpa formada.Sem o ADI quer conversar só depois de entrar em função o Novo Governo MLSTP/PSD, Coligação PCD,MDFM/PL,UDD.Tarde de mais

  8. Seabra

    12 de Novembro de 2018 as 23:16

    O Zanicu, será nomeado de ministro da Polémica e dos Manicômios 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😆😆😆😆😆😆😆😆😈😈😈😈😈😈😈! !!!

    • Rapaz de reboque

      13 de Novembro de 2018 as 11:12

      Vais ser nomeano para trabalhar de sol a sol apando o lixo com as mãos

      • Seabra

        13 de Novembro de 2018 as 21:37

        Rapaz de Reboque, calha bem, vou enviá-lo para ser o chofer do carro do lixo como você propõe. É o meio AMBIENTE que lhe convém.
        Boa ideia de vir lembrar que também precisa de trabalho, depois da queda do vosso Guru PT….há trabalho para todos vocês, parasitas, preguiçosos, bufos etc.
        Viva STP
        Viva Liberdade !

        • Rapaz de reboque

          14 de Novembro de 2018 as 12:25

          Eu so se gastares alguns dobras para vires me buscar o que eu dovido que os tenhas, mas se precisares até vsou homem para te emprestar emprestar talvez não porque sei que nunca mais os via mas souvfapazvde te aranjar algumas dobras dadas Por falare no adi e no Pt estas bem enganado porque nunca ai votei nem faço conta de tal coisa um abraço

        • Rapaz de reboque

          14 de Novembro de 2018 as 15:48

          Se quizeres poço aranjar um contrato de trabalho ca para saires desta miséria com subsidio de férias e de natal, mas é preciso que tenhas prestes para trabalhar o que ai a pouco , um abraço vai dando noticias

  9. Seabra

    14 de Novembro de 2018 as 23:26

    Rapaz de Reboque, você é a parte de cima ou de baixo do corpo dos Zanicu-ku, XwYZ ?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo