Política

Grandes mudanças decididas pelo povo devem acontecer no dia 22

22 de Novembro é o dia marcado para a tomada de posse dos 55 novos deputados a Assembleia Nacional. São homens e poucas mulheres, que o povo escolheu no dia 7 de Outubro, para representá-lo na Assembleia Nacional. Por isso é que o parlamento é designado como sendo o mais alto órgão representativo do Estado.

Na mesma sessão em que os novos deputados serão investidos nas suas funções, ou seja, logo após a investidura, os 55 representantes do povo, elegerão entre si o Presidente da Assembleia Nacional, assim como os vice-presidentes e outras estruturas que compõem o parlamento.

Por vontade expressa nas urnas, o povo vai fazer despontar à “Nova Maioria”, que decidiu criar para governar o país, tendo em conta que o sistema de governação são-tomense é claramente Parlamentar.

A Nova Maioria, composta pelo partido MLSTP e a Coligação PCD-MDFM-UDD, tem 28 deputados no parlamento que tem 55 assentos. Os líderes da Nova Maioria, principalmente o Presidente do MLSTP Jorge Bom Jesus, garantiu em entrevistas dadas na semana passada que o novo presidente da Assembleia Nacional, será eleito pela incidência parlamentar que liga o seu partido à coligação PCD-MDFM-UDD.

MLSTP com 23 assentos no parlamento decidiu entregar a presidência da Assembleia Nacional, à coligação. Delfim Neves, deputado a Assembleia Nacional em várias legislaturas, é indicado como o candidato da Nova Maioria, ao cargo de Presidente da Assembleia Nacional. Guilherme Octaviano do MLSTP, será o primeiro vice –Presidente. Tanto Delfim Neves como Guilherme Octaviano são conhecidos na praça são-tomense como sendo homens de negócios.

A Nova Maioria deverá deixar para o partido ADI, a eleição do segundo vice-Presidente da Assembleia Nacional.

Mais de 1 mês depois das eleições em que cada uma das partes reclamavam vitória nas eleições legislativas de 7 de Outubro, está finalmente chegando a hora e o dia, em que a vontade popular expressa nas urnas, se manifestará publicamente, dissipando todas as dúvidas.

Jorge Bom Jesus, Presidente do MLSTP,  jurou de pés juntos, que a nova maioria vai eleger o novo presidente do parlamento e dominará as estruturas do segundo órgão de soberania do Estado, a Assembleia Nacional.

ADI, que nos últimos 4 anos apregoou a sua maioria absoluta de 33 assentos no parlamento como justificação para reformar e deformar tudo, poderá ficar a partir de 22 de novembro, submetida por vontade popular, a um estatuto minoritário com 25 assentos no parlamento.

Espera-se que os deputados da ADI, com destaque para o seu Secretário Geral Levy Nazaré, continue como no passado recente a “encher a boca”, para anunciar que o domínio ou as decisões maioritárias, resultam apenas «da vontade do povo».

Mas, até 22 de Novembro, até a hora da votação para eleição do novo Presidente do Parlamento, tudo pode acontecer e tudo está em aberto.

É que a “Nova Maioria” é Curta. 28, contra 25 da ADI e 2 do movimento Independente de Caué. ADI tem garantido ao país, que são seus, os dois deputados do Movimento Independente de Caué, força independente financiada pelos Irmãos Monteiros da Cervejeira Rosema.

ADI acredita que tem 27 assentos no parlamento. Basta 1 deputado da Nova Maioria vacilar, ou cair em alguma tentação, para ser a ADI a constituir a nova maioria, e assim eleger o jovem Carlos Correia, seu candidato ao cargo de Presidente do parlamento.

Abel Veiga

24 Comments

24 Comments

  1. WXYZ

    20 de Novembro de 2018 at 18:22

    Quem sabe? Podera haver ainda um “bolóó”.

  2. Madredeus.igreja

    20 de Novembro de 2018 at 22:03

    Isto é que era bom.
    Estão a contar com ovo no cu da galinha.

    Aquele deputado, que se vender a ADI, o povo ajustara a conta.

    Tb devo dizer á os dois deputados de Cauê, para abrir os seus olhos. A era ADI, tudo poderoso acabou. Se portarem mal, a Rosema, será entregue a seu dono.

    1- está São Tomé e Príncipe e, seu interesses

    • apavorado

      21 de Novembro de 2018 at 14:33

      Madredeus .igreja quem nos garantirá uma boa governação desse suposto governo de coligação ? Onde a ambição espelha a euforia associada a fúria pelo poder, dai que estamos muito mal, tenho pena dos jovens inocentes apanhados por frustração culpa dos 43 anos da independência onde nunca nenhum governo determinou a oportunidade duma governação do que se deve fazer primeiro com medo de perder o poder e assim tudo vai adiando, somando mais anos 44.45.etc… e o povo na mesma. Desta vez o país irá mesmo ao fundo pelo facto de todos os intervenientes a quererem acerbar de tudo que perderem durante os quatros anos fora do poder., enfim , enfim. A comunidade internacional tem os olhos a espreita, falhou comeu… .Um dos slogans do JBJ, dizia na sua campanha que ” doa quem doer temos que acabar com a corrupção, e se assim for, para mim como um cidadão atento a sociedade, poderá haver com esse dizer uma luz no fundo do túnel.

    • Madredeus.igreja

      21 de Novembro de 2018 at 17:35

      ADI, governou, perdeu, vai embora. Dar lugar a outros. Entregam o que roubaram.

      Vais a ponta Vares, veja a proteção, zona de correios, Miramar ate liceu. Foram 4 anos.
      Puseram tubos de água para toda zona, certo, mais não construíram nenhum depósito de água.
      Cm vão abastecer toda a população? Corta uns e dão outros, é assim.
      Acontece o mesmo com a energia.
      Fizeram castelo na área, o que acontece? Caiu, caiu, caiu. ADI, rua vêm outros

  3. Isabel de Santiago

    20 de Novembro de 2018 at 23:39

    Categoricamente contra Delfim Neves Presidente da Assembleia Nacional, com um fardo da justiça as costas. E Guilherme Octaviano nem imagem e menos credibilidade.
    Os velhos envelhecidos e desacreditados da política. Apenas uma esperança: expurga no congress.
    O mal destes pobres homens é pensarem que valem mais que óvalos que têm! Shake your bode and move tour mundial!

    • Madredeus.igreja

      21 de Novembro de 2018 at 15:09

      Concordo plenamente. Delfim Neves e Octáviano não, não, não

      Mais porquê esses dois nomes? Estão sujo que nem baixo pau das galinhas da minha avó!

      Começaram muito mal, mt mal

      Outra vez, os malandros

      Octáviano, lembras do mês de agosto? Correram contigo na estatística, lembras

      Senhores políticos, tenham piedade do povo. Ladrões vão e voltam
      Credo

    • SEABRA

      21 de Novembro de 2018 at 16:45

      Isabel de Santiago, està dito. APROVO!

  4. ANCA

    21 de Novembro de 2018 at 1:28

    Está na hora de fazer surgir um novo perfil de pessoas capacitadas para assumir cargos como Presidente da Assembleia, Vice Presidente, fazendo ponte a uma figura feminina.

    Creio que pessoas como Delfim Neves, que outrora nome esteve associado aos escândalos financeiros de corrupção, como a importação de géneros alimentícios (de primeira necessidade) fora de validade, lesando o estado SãoTomense, em dividas 5 milhões de dólares (ver o caso contracção linha de credito Brasil-importação de géneros alimentares), dividas estas que estão pagas pelo povo e Estado SãoTomense, jamais deveria ser opção proposta, para o cargo em questão.

    O tempo deve ser de escolhas acertadas, de pautar pela competência jamais de compradios, tachos, interesses individuas, interesses obscuros, sob pena de nada se ter apreendido sobre o passado.

    Pois que mais uma vez o povo na miséria, fome e miséria, enquanto alguns encheram os bolsos e barrigas.

    Ai sim gostaria de ver manifestação na rua.

    Uma Assembleia praticamente machista, espelha bem o que ai vem.

    Quem acreditar no contrario abra os olhos

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tome e Principe

    • ANCA

      21 de Novembro de 2018 at 1:36

      Lembrem-se do caso STP-Trading? Esse dentre outros

      Barcos com bandeira nacional sem autorização oficial do País, os vistos de serviço para familiares e amantes, etc, etc…

      Vejam, espelham o que ai vem

      Mais uma vez,quais os partidos?

      Pratiquemos o bem

      Pois o bem

      Pratiquemos o bem

      Deus abençoe São Tome e Príncipe

  5. Matrusso

    21 de Novembro de 2018 at 1:50

    Do adi tudo se espera, deviam ter vergonha em levar corrupção até ao parlamento e a vista de todos…

    Ainda assim dizem querer combater corrupção! Tristes vássalos.

  6. peter

    21 de Novembro de 2018 at 5:37

    aquele que quer ficar la no parlamento como historia que deixe so um bolo.
    vamos lhe julgar mesmo la dentro e fica como a historia do jornalista karshogi que entrou nao saiu

  7. António cunha dos santos

    21 de Novembro de 2018 at 8:15

    VERGONHOSO. O ADI e o seu lider, dizem serem democratas, mas recorrem a métodos antidemocratas e de corrupção para se manterem no poder a qualquer custo. A compra de consciência das pessoas e dos deputados da oposição.
    É certo que deveria haver um órgão anticorupção independente e de leis especificas bem elaboradas para agarrar nestes corruptores do ADI, a começar do seu lider Patrice Trovoada.

  8. arroz podre

    21 de Novembro de 2018 at 9:11

    ADI não vai levar nada, nem mesmo o lugar de vice-presidente.Vai ter que transpirar.
    Haver vamos.

  9. apavorado

    21 de Novembro de 2018 at 10:44

    WXYZ , será essa cena que irá acontecer em nome de santo António e são Tomé Poderoso, só os dois santos poderão julgar que efetivamente o PT deu algum contributo a nação sofredora dos 43 anos . O julgamento do povo foi apenas pela influência da sua fraca possibilidade económica e financeira em que a oposição aproveitou e usou na ultima campanha para terem apenas um deputado á mais , portanto só a Deus ditará o futuro desse pais, onde a ambição do poder é devastadora. Também importa dizer que a comunidade internacional, estará com os olhos a espreita, falhou cortou. Esperemos que a força do poder não irá destabilizar a organização financeira do estado imposta pelo FMI, isto é os pagamentos dos impostos devem continuar a serem pagos no banco central e não fora disso, para poderem ter dinheiro na patifaria , cairemos no colapso é um aviso dum cidadão com amor ao seu pais . Vamos sim melhorar o que está bem, corrigir o que está mal e criar outras iniciativas para o tal desenvolvimento que se falou nas campanhas.

  10. Descamizado

    21 de Novembro de 2018 at 12:02

    Atenção aos Deputados da Oposição
    A traição contra a vontade do povo,as vossas viaturas, vivendas e outras pertenças serão carbonizadas É a nova forma da Justiça Popular.

    • apavorado

      21 de Novembro de 2018 at 14:16

      DESCAMIZADO , não pense assim só Deus nos iluminará para o bom caminho. Fazer ameaças para quê ? Quem mata com ferro com esse ferro será igualmente morto pela justiça do demónio, fim de citação.

    • Madredeus.igreja

      21 de Novembro de 2018 at 17:39

      Foi o que aconteceu a teu ADI. O ferro, foi me quente

    • apavorado

      22 de Novembro de 2018 at 13:41

      Caro amigo Madredeus.igreja, apenas para lhe dizer que não tenho nenhum partido, todos são iguais, nasci antes da independência e vivi no tempo colonial, depois segui a tomada da nossa maldita independência até presente data , vê o que hoje temos, o que resultou para esse povo , os jovens , sem futuro enfim ,foi apenas uma consideração, sou um cidadão idóneo e sigo de perto a nossa politica , dai que não tenho partido do meu agrado, todos são iguais sem exceção, a ambição cega e sempre cegou os nossos políticos
      quando vão ao poder , poder esse eleito pelo povo soberano, mas infelizmente nunca são beneficiados, sempre vivendo com dificuldades e miséria.

    • Seabra

      22 de Novembro de 2018 at 13:03

      O dito DESCAMIZADO , o falsete, o mascarado até nas tripas, vai ficar todo DESCANCARADO, des-” folado ” que nem terá tempo de dar um AI audível.
      DESCAMIZADO – MASSACRADO, que bem rima. Que ele se ponha a pau, o covardola mascarado com este ridículo nome, que nós vamos lhe pôr no pelourinho.
      Os ADEPTOS – ADI, têm vindo em massa atacar os nossos comentários com ????e com falsas identidades, invadir o espaço TÉLA NÓN.
      Metam o vosso rabo entre as pernas….KABÔ, Máfia !
      Nada chega antes da hora, nada chega depois da hora.
      PT-ADI FORA, DEFINITIVAMENTE EXPULSOS da esfera PODER.
      Em que língua dizer-vos.
      Patrice TROVOADA, vá pedir um tacho aos seus cambas Ulisses ( de Cabo Verde),ou Ali Bongo (do Gabão ). Mais nada!

  11. SAMPONHA

    21 de Novembro de 2018 at 13:24

    Ultimamente a Assembleia Nacional levantou a imunidade parlamentar ao senhor Delfim Neves e entregue a justiça na era do Governo do ADI. O Tribunal não viu matéria crime para o condenar. Portanto, quanto a mim é uma escolha bem acertada, uma vez que ele é conhecedor das leis e da Democracia. Se colocamos uma outra figura igual ao senhor Evaristo de Carvalho,conhecido por Assina Só ou senhor José Diogo, conhecido por Baluba continuaremos a ter tudo na mesma.A Assembleia Nacional é uma casa de leis e não de negócios para as pessoas que não sabem distinguir as coisas

  12. Caramelo

    21 de Novembro de 2018 at 15:25

    Vao transferir o banho da BOCA DAURNA para O P@RL@MENTO. Se a Constituicao permite que O POVO POE, O PARLAMENTO TIRA, ela tambem nunca proibiu O BANHO NA BOCA DA URNA, bem como o BANHO NA BOCA DO P@RL@MENTO nao sera violacao a a Constituicao. Nao tendo nenhuma forca politica da oposicao ganha as eleicoes ds 7 de Outubro de forma isolada, e nao podendo fromar governor isoladamente, recorreram a engenharia da maioria da oposicao para format governo. Porque Ser Governo e DOXI CU P@SS@. Nao tendo os quattro partidos da oposicao (MLSTP, MDFM, UDD e PCD) a coragem moral e intelecrual de deixar o ADI, VENCEDOR das eleicoes (livres, justas e transparentes aos olhos de todos observadores nacionais e estrangeiros) GOVERNAR STP nos proximos 4 anos, entao, para contrapor essa matreirisse dos PARTIDOS perdedores, so resta ao ADI transferir o BANHO para a BOCA DO P@RL@MENTO, o que nao e violacao da Constituicao, nem e crime de less patriarch. Quem for apanhado e confirmado a queimar bens de outeos cidadaos serao tambem detidos, julgados, peesos e queimados. Sao Tome e Principe deve Ser governado por vencedores isolados das eleicoes, de 4 em 4 anos, sem estas GINCANAS CONSTITUCIONAIS DE VENCEDORES COLECTIVOS, para evitar essas does de cabeca de negociacoes, suspanses, frios NA barriga, convulcoes Durante toda legislature seguinte. Dentro de 8 horas comeca o GUINE BISSAU made in SAO TOME.

  13. Amar o o que é nosso

    21 de Novembro de 2018 at 17:01

    SÃO Tomé e Príncipe está realmente perdido. Não há mudanças. Não há vontade. Isto é um caos. Não existem pessoas com perfil, com idoneidade!!!!!!???????

  14. Tony

    21 de Novembro de 2018 at 18:44

    Enfim Stp, nem ao fim de mais de 40 anos , já são adultos!!!!

    Isto é o vira o disco e toca o mesmo….

    Saem uns e entram outros que sempre estiveram nos últimos negócios do Estado, sempre os mesmos só mudam os nomes.

    O resultado será Povo a continuar na miséria, eles recebem mais uns terrenos e carros novos, e tudo continua na mesma, tipica democracia Africana.

    Stp infelizmente não tem resolução nem futuro. Talvez a China acabe por colonizar de novo, mas sempre o Povo na miséria.

    Enfim……

  15. Henrique

    22 de Novembro de 2018 at 8:56

    A intervenção do exército hoje não está descartada. Trovoada não quer perder

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top