Política

PR demitiu Governo de Patrice Trovoada

O decreto presidência numero 24/2018, tornado publico no início da noite de quinta feira, anuncia que « é demitido o XVI Governo Constitucional».

Assinado pelo Presidente da República Evaristo Carvalho, o decreto acrescenta que « até a nomeação e posse do novo governo, o actual manter-se-á em exercício, limitando-se a prática de actos estritamente necessários à gestão corrente dos negócios públicos e à administração ordinária», lê-se no documento.

O Presidente da República justifica a sua decisão com base no início exactamente hoje 22 de Novembro, da XI legislatura resultante das eleições legislativas realizadas a 7 de outubro passado.

Abel Veiga

    22 comentários

22 comentários

  1. STP

    22 de Novembro de 2018 as 19:44

    Já vão tarde.

  2. Rapaz de reboque

    22 de Novembro de 2018 as 19:48

    Então o homem não é pau mandado do Patrice Trovoada como diziam o homem tem os colh..,,oes no lugar

    • ONDE MESMO

      22 de Novembro de 2018 as 22:02

      Também se não o fizesse…!

    • Cidadã

      23 de Novembro de 2018 as 9:43

      olha aí rapaz de reboque…isso não é uma questão de não ser mandando do PT, porque mandado sempre ele foi… o que está em causa é não ter mais truque ou outra saída e ser obrigado a fazer a coisa certa.

  3. Metido a Besta

    22 de Novembro de 2018 as 19:52

    Finalmente, ja nao era sem tempo.

    Espero que o sr director da CECAT , SR Adalberto Luiz percebe de uma vez por toda que o tempo da impunidade chegou ao fim.

    • WXYZ

      23 de Novembro de 2018 as 6:28

      Sendo assim vamos comecar por punir o ex deputado gaudencio costa mais conhecido por man Gau.

  4. Juntos por um melhor STP!

    22 de Novembro de 2018 as 20:42

    Deus seja louvado Assina só, pelo segundo sinal de salvação da Sua honra enquanto homem do Estado, garante da estabilidade e guardião da paz e bem estar do povo Santomense!
    Aguardamos pelo Seu terceiro sinal…
    Felá de bé çá tlêxi vê
    Coragem!

  5. STPAlerta

    22 de Novembro de 2018 as 21:07

    Muito bem Sr Presidente, que ADI aproveita tambem para punir o deputado que faz da Sala do grupo parlamentar o local de sexo em plena Luz do dia e punir os ladroes de Tv plasma. Falei e bazei.

  6. Carne Fresca

    22 de Novembro de 2018 as 21:47

    Este e o unico PR de STP verdadeiramente cumpridor da Constuicao. Mesmo sobre o fogo cruzado, nunca ousou queimar etapas, Como queriam os deputados derrotados isoladamwnte nas urnas. Ainda restam ALMAS limpas em STP. Um bem haja ao Sr. Evaristo, PR de todos santomenses.

  7. Seabra

    22 de Novembro de 2018 as 21:53

    ….e ainda temos que lhe felicitar ?

  8. A. Moreno

    22 de Novembro de 2018 as 22:29

    Kkkkkkk, Vao dizer que eu sou bruxo…PREPARA PARA SERPRESA…

    O que vai vir vai dar fosse e muita gente…

  9. Manuel Queirós dos Anjos

    23 de Novembro de 2018 as 7:19

    Acho ser muito tarde. O Governo já devia entrar em Gestão, desde que os resultados e as negociações havidas não permitiam o partido ADI formar um Governo com sustentabilidade. Se a Lei não diz isto, devia dizer. Não é a escassos dias de nomeação de um outro PM e de empossamento do outro Governo que se vem demitir o presente Governo. Todo este tempo, deu margem suficiente para que o Governo do ADI, fizesse todo tipo de porcarias, inclusivel nomear este e aquele , fazer contratos e lançar obras para os seus.
    Isto é muito Mal. Esta Merd a da Constituição e leis conexas devem ser REVISTAS.

    • Angel Alison

      23 de Novembro de 2018 as 9:37

      Mas o Governo tem que ser demitido para que o PR chame o partido vencedor ou com sustentabilidade parlamentar para formar um novo Governo. Pois não se pode nomear um novo PM sem se demitir o antigo. É norma é lei, está na Constituição.

      O PR não fez nada de extraordinário, se não for cumprir a Lei e a Constituição. Isso que ele fez é de praxe após uma eleição.

  10. arroz podre

    23 de Novembro de 2018 as 7:29

    Não era preciso o Sr. Presidente da República ver o resultado da eleição do Presidente da Assembleia depois exonerar o Governo chefiado pelo Patrice Trovoada.Estamos atentos à outros passos. Peço que o Sr. Presidente cumpra um dos seus trechos do discurso.

  11. Crisotemos Café

    23 de Novembro de 2018 as 7:30

    Sim, Evaristo falou de um eventual inquérito a situação Energetica Actual. Sim, mas é preciso também fazer uma outra investigação paralela com ajuda de peritos internacionais sobre a morte ainda não desvendada do Dr. Jorge Santos, que o Governo do cessante nunca deu importância.

    • Seabra

      23 de Novembro de 2018 as 11:02

      Senhor Crisotemos,louvo-lhe por ter citado este crime SELVAGEM, injusto cujo dossiê està sendo ABAFADO.
      Apraz-me ler e sentir que temos apoio e que somos vàrios a querer ver a justiça feita, sobre este assassinato,
      que nos arrabatou e nos privou do nosso amigo, irma, pai, que é o noos saudoso e querido Jorge Santos.
      O Zani e alguns mafiosos da ALA Trovoada, querem nos fazer calar sobre este sucedido HORRENDO, que é o pior que pode existir nas nossas vida e sociedade “matar violentamente” um homem sem razao aparente.
      Os criminosos e a criminosa continuam a CURTIR a vida deles numa NICE, e o Jorge sofreu, foi torturado, massacrado, humilhado (pois que nenhum responsàvel do pais lhe rendeu homenagem, nenhum condenou o seu assassinato…foi de um SIGILO afroso e misterioso. Porquê?).
      Mas haverà Justiça…é uma CONFIRMACAO.
      Vamos continuar a exigir que seja esclarecido este MISTERIO durante o reinado ADI, “régne trouble le plus obscur de STP”.

  12. Angel Alison

    23 de Novembro de 2018 as 9:41

    O que me admira e que acho que o PR ou os novos deputados deve abrir um inquerito e apurar responsabilidades é que o Ex Primeiro Ministro, pis hoje já se pode chama-lo de ex PM, fez um novo passaporte que data de 10/11/2018 onde já está mencionado como profissão ou cargo Ex. Primeiro Ministro.

    Ora ele passou a ser Ex PM só a partir de ontem com o Decreto Presidencial! Então como no seu passaporte emitido no dia 10 de Novembro está escrito Ex. Primeiro Ministro.

    Isso quero dizer que desde o dia 10 que já não temos governo. O PR demitiu um governo que já tinha se auto demitido desde o dia 10.

    • Seabra

      27 de Novembro de 2018 as 0:42

      Cara Angel Alison, o PT DITADOR, não irá longe com o novo passaporte mencionado ex.pm. . Acreditem !

  13. Metida a Besta

    23 de Novembro de 2018 as 10:36

    Renava uma impunidade e saques em Sao Tome que estava asfixiando tuma maioria da populacao e de todos estado social .

    Esperemos que este novo parlamento e com o novo governo tenhem a nocao das responsabilidade do que toda sociedades nacional e internacional esperam da Vossa Excelencia.

    Gostaria de aproveitar este momente para alertar o ministro de agricultura em gestao de que o sr Adalberto Luiz , director de Cecat deve me e quer usurpar de 4 paletes de vinho tinto e brancos de 5 lL tendo vindo a mercadoria e nao quer entregar os valores ao meu irmao que trabalha tambem na cooperativa.

    Basta as manobros de ADI

    Por favor pagar as mercadorias ja la vai 1 ano

    Obrigado

    • Metido a Besta

      25 de Novembro de 2018 as 11:09

      Correcao:

      Reinavam uma impunidade e saques em São Tome que estava asfixiando uma maioria da população e de todos estrato social.

      Esperemos que este novo Parlamento e com o novo governo tenham a noção das responsabilidade que recaem sobre vosso ombro cujo o povo depositou toda a confiança na vossa acção governativa e bem como toda sociedades nacional e internacional esperam da Vossa Excelencia.

      Gostaria de aproveitar este momento para alertar o ministro de agricultura em gestão de que o Sr Adalberto Luiz , director de CECAQ deve me os valores comercial de 4 paletes de vinho tinto e brancos de 5 lL tendo vendido as mercadoria e nao quer entregar os valores transacionado ao meu irmão que também trabalha na cooperativa CECAQ cujo as mercadorias foram ao seu cuidado.

      Sr Adalberto Luiz prometeu sempre fazer a contabilidade para depois dar ordem de pagamento ja por varias vezes mais nunca cumpriu com a sua palavra e por vezes chega a marcar a data ao meu irmão que depois o Sr Adalberto ausenta de pais sem dar informação feito assim o meu irmão de parvo,

      Portugal e Cabo Verde são duas nações que tem sabido aproveitar as remessas dos seus respectivos emigrantes para a reconstruir e desenvolver o país enquanto que Santomense o que temos feito?

      Diasporas Santomense são uma mais valias subaproveitada por ausência de uma política de apoio neste sentido e quando alguns tenta dar o seu contributo somos confrontado com toda especie de fardo que faz-nos desistir. Desde a alta taxa de alfândega ate os chicos esperto querendo usurpar de negocios alheio.

      Todos somos pouco para árdua tarefa de reconstrução nacional e cada um deve dar o seu contributo e ninguém tem o direito de obstruir , barrar, restringir ou criar fardo a outrem porque todos somos Santomenses e perante a nossa CR temos os mesmo direitos e são inalienáveis.

      Por isso solicito o apoio de Ministro de Agricultura em gestão, que por sinal, dizem ser uma pessoa de bem, no sentido de interferir e dentro da sua competência e como órgão que tutela o sector de Sr Adalberto Luiz a chamar-lhe a razão e uma cooperativa não deve querer usurpar de bens alheios,

      Já Exportei para São Tome : computadores, portáteis, geradores,máquinas de capinar, botas e estava em via de exportar bombas de água , carrinho de mão e respectivos pneus e outros bens.

      Basta as manobras de ADI

      Por favor pagar as mercadorias ja que la vai 1 ano e ela foram vendidas 98%

      Obrigado

  14. Nuno Menezes

    23 de Novembro de 2018 as 14:33

    hmmm… estranho,aquilo que a crede social como por exemplo a facebook informa…Estou a ver que pouco a pouco a imagem do Senhor Presidente da Republica de Sao Tome and Principe esta a mudar perante os comentarios.
    Mais no entanto estamos a acompanhar e tambem estamos atentos isso nao quer dizer para ficarem adormecidos porque outros estao a acompanhar ou estao atentos.

    Nuno Menezes
    Lincoln,Reino Unido

    • Metido a Besta

      25 de Novembro de 2018 as 9:44

      Tomara, este presidente não tem alternativa já que o povo demonstrou nesta eleição que nao estao para menos do que a verdadeira democracia e sentido de respeito na arte de governação.

      Mesmo povo que havia dado a maioria a ADI este mesmo o retirou depois dos 4 anos.

      O povo põe e o povo tira,

      O General R Eanes : Chamou o povo sábio e soberano nas suas decisões nas urnas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo