Política

China apoia forças armadas 24 horas após denúncias feitas pelo Ministro da Defesa

24 horas após as declarações do Ministro da Defesa e Ordem Interna, Óscar Sousa no parlamento, dando conta que não há comida nem água nos quartéis, o embaixador da China em São Tomé e Príncipe assinou com Óscar Sousa, um acordo de ajuda às forças armadas.

Wang Wei(na foto), embaixador da China, disse que «assinamos o acordo de fornecimento de materiais de uso militar para ajudar na construção dos serviços militares e policiais deste país».

O acordo assinado nas instalações do Ministério da Defesa e Ordem Interna, abre portas para a identificação pela parte são-tomense do tipo de material militar que precisa. «Assim vamos definir o que podemos oferecer», adiantou o embaixador Wang Wei.

O Ministro da Defesa reconheceu que o acordo militar assinado com a China, acontece num momento muito especial, em que as forças armadas se debatem com problemas graves. «Estamos convencidos que é um acordo em que melhor do que isso não podíamos contar….  fundamentalmente para a actual situação que vive a instituição forças armadas», declarou o coronel Óscar Sousa.

O acordo válido por 5 anos, vai segundo o ministro da defesa «buscar uma série de artigos que podem ajudar a nossa instituição forças armadas», frisou.

Abel Veiga

    6 comentários

6 comentários

  1. Sarrama passou por ai.

    21 de Dezembro de 2018 as 15:00

    Ladroes, safados e imbecis. So sabem Andar de Mao’s estendidas a Angola, Portugal, China, Brazil, incluse a Taiwan no passado recente. Nao conseguem gerir 200 mil habitantes, MA’s vao as eleicoes? Quantos militares tem para gerir? Os milhoeszinhos que os gatos pingados santomenses, accionistas da ENCO estao a receber nao chegam para comprar comida para os militares? A ajuda tem que vir do interior do pais, Dos Rico’s embarrados santomenses. Sempre de Mao’s estendidas? Anualmente gastam 4 milhoes de dolares importando AGUA de mesa, num pais que chove torrencialment durante 9 meses do ano. E vao pedir 500 mil ou menos em comida a China para militaries. Importam sal com dinheiros da China, Angola, Brazil, Portugal, etc, num pais insular, rodeado do mar. E no fim apresentam is valores astronomicos e quica adulterados da divida publica. Espero que a lei da rolha ainda nao tenha comecado na banda. Imcompetentes, cheios de bangs.

    • Wilker André

      22 de Dezembro de 2018 as 11:45

      Nem mais meu caro

  2. Bleto ANbero

    22 de Dezembro de 2018 as 9:36

    Olhem este artigo
    Penhora do porto poderá ocorrer caso o Governo do Quénia não consiga pagar o empréstimo contraído para a construção de uma linha férrea entre Mombaça e várias cidades, incluindo a capital, Nairobi

  3. Paralemerde kazan

    22 de Dezembro de 2018 as 18:05

    Nao ha recursos para comprar alimentos para is militaries. A China teve que aparecer para salvar os militaries para nao morrerem a fome e de doencas. Mas dentro de pouco tempo aparecera dinheiro para comprarem viaturas topo de gama para is Governantes, Deputados, Alta’s patentes militaries, Juises, directores etc, agravando sobremaneira ja astronimica divida de quase 100 milhoes de dolares da ENCO. Se realmente o pais bateu no fundo, e a divida do Pais situa-se nos limiares de 600 milhoes de dolares, entao que decretem que is ministros, deputados, Alta’s patentes militaries, directores andem de bicicletas, com inumeros beneficios inererentes. E Mai’s ecologico, Mai’s economic, ajuda na saude do coracao, etc, etc e o pais fica a ganhar. Usam viaturas em casks muitos especiais: Recepcao Dos repectivos homologos ou de delegacoes estrangeiras. O pais e pobre e ten que viver na base da dimensao da sua realidade: pobreza. Nao vao os governates viver a grande e a FRANCESA e no fim No’s vem dizer que a divida e esta e que o pais bateu no fundo. Quem criou esta situacao foram apenas is Governantes que nao souberam gerir o pais com competencies na base do proverbio: Anca pikina, cobo pikina. Ten vergonha de criar um campo Agricola de grande dimensao onde is militaries possam denvolver a agro-pecuaria para a sua auto-sustentacao alimentar sem recorrer a China? Tem vergonha de a marinha de guerra criar um sector das pescas once Parte Dos militaries de especilizem em pesca para prover as fircas armadas de protein as marinhas? Ten vergonha disso? Ha Mai’s de 40 anos o Estado enpresta dinheiros da CHINA, de Portugal, Angola, Brazil, Banco MUNDIAL para pagar salarios aos militaries improdutivos e na engorda, aumentando a divida publica? Esta na gora de mudarem de paradigms. Cada centado emprestado ao exterior ten que produzir do is ou trees centavos para que a divida tenha sustentabilidade. Mudem de paradigna e caiam na real. Evitem luxo na miseria.

  4. Amar o o que é nosso

    23 de Dezembro de 2018 as 18:56

    Pois é. Não tem dinheiro para certas coisas. Mas carro top de gama, contas de eletricidade, telefone, viagens com subsídios absurdos, tudo de graça para os senhores ministros, directores, Juízes, etc. Não comprem mais carros já chega. Somos pobres. Vamos trabalhar. Muita atenção a Emae, Enasa, enaport. Bastante funcionário público recebendo hora extra. Produtivade baixíssima. Outros que não fazem rigorosamente nada. Outros têm subsídios vitalício de coisas inventadas. Está tudo errado. Precisamos de inúmeras auditorias, Escolas, hospitais, enasa, ministérios, direcções

  5. Carburante

    24 de Dezembro de 2018 as 1:23

    Esta a correr no youtube.com um video vergonhoso. Um miudo feio, mas muito feio mesmo ainda por cima Angolan, postou um video zombando de STP dizendo que Angola vai oferecer geradores a STP. E mostrou uns geradores amarelos e potentes. Neste video ele lamenta que Angola nao tendo resolvido cabalmente o problema da energia para todos angolanos, esta a aventurar-se em oferecer geradores a Sao Tome.
    Ele sugere ainda que o Governo angolano deveria arrumar a sua casa antes de varrer os quintais dos outros que no caso e STP. Ora isto e bastante humilhante para STP e para os santomenses honestos, pois os Governantes, Deputados, as Chefias Militares, os Juizes, os Directores estao se borrifando para isso. Os seus interesses estao virados para o saque de tudo quanto e do Estado, do povo, quanto mais concubinas melhor e as facturas sao apresentadas ao povo em forma de Divida Publica. Nao sabem o prejuizo moral que causam aos humildes cidadaos quando se decidem ficar de maos estendidas a outros Estados. Mesmo que os tais estados ajudem STP, os seus contribuintes que ja estao atentos reclamam. Este video no youtube esta a correr o mundo. Para que servem as Fundacoes em STP. Para ajudarem ao Estado ou para servirem-se dele? Ja viram as consequencias das atitudes irrefletidas ou dsa incompetencias dos Dirigentes de STP? Em 40 anos nao conseguem resolver o problema da energia para 200 mil habitants. Nao conseguem manter geradores novos cedidos por TAIWAN ha menos de 15 anos. Sempre de maos estendidas? Meus senhores tenham vergonha. Sejam profissionais. Deixem a banga de carros de luxo, de gastos superfulos para que reste algum para investirem no bem social de todos. Os ladroes e corruptos devidamente identificados foram de novo reconduzidos e a Ordem dos Advogados nao sai a rua para um competente protesto?
    So vivem de discursos bonitos para enganar os Guadalupenses, pobrezitos que dormiram ao relent na CNE para defenderem a integridade dos votos. Ja estao a ver fumo. Incomptentes, Ladroes, corruptos, safados e cheios de banga.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo