Política

ADI desafia Jorge Bom Jesus – “Ou demite-se ou assume-se como líder do Governo”

O líder da bancada parlamentar do ADI, Abenildo Oliveira quer que o primeiro ministro Jorge Bom Jesus se demita ou assuma as suas responsabilidades de chefe do executivo e líder do partido do governo.

Em declaração a jornalistas, o responsável do ADI, na oposição, disse que “volvidos dois meses e meio de governação o povo assiste a um descalabro” e “o país a caminhar-se para um cenário de difícil situação”.

“Violação grosseira da constituição e das leis, despedimento em massa, ponto em causa pais de família, fragmentação da sociedade, partidarização excessiva da administração publica, tudo contrário ao que defendeu o candidato Jorge Bom Jesus”, acusou Abnildo de Oliveira.
Por causa disso, o ADI pede a Jorge Bom Jesus que “seja coerente com os seus princípios, agindo de acordo com os valores que defende” apontando para efeito como “a primeira saída demitir-se para não se sujar muito mais” com aquilo que está a acontecer.

Na opinião do Ação Democrática Independente, não querendo demitir-se o chefe do executivo deve “bater a mão na mesa, assume que é líder do partido, assume que é líder do governo e ponha cobro ao desmando, a violação da lei e da constituição”.

O responsável aponta outra alternativa ao chefe do executivo – o mais prejudicial ao país – que é “fazer de contas que nada está a acontecer, lavar as suas mãos como Pilatos, fazer vista grossa, considerar que está tudo bem e deixar do jeito que está”.

Pouco mais de dois meses passados sobre a formação do governo liderado pelo Movimento de Libertação de são Tomé e Príncipe – Partido Social Democrata (MLSTP-PSD), o ADI que venceu as eleições de 07 de outubro com 25 deputados, mas não conseguiu formar governo por falta de sustentabilidade parlamentar pede a queda do governo.

O primeiro-ministro, Jorge Bom Jesus, continua a percorrer o país a procura de contribuição dos cidadãos para elaborar o Orçamento Geral de Estado (OGE) que prometeu entregar em março para discussão na Assembleia Nacional.

Fonte – Jornal Vitrina / MB

 

18 Comments

18 Comments

  1. Homem polvo

    22 de Fevereiro de 2019 at 4:26

    Coitado do Abnildo! Tem comportado pior que uma criança… Falta te muito oh jovem, nem tens vergonha, o pinta cabra quando saí do poder só fala convosco via net. Jovem cresce e aparece…

  2. Renato Cardodo

    22 de Fevereiro de 2019 at 8:00

    Quando se está no poder e vivendo o mesmo poder perde—se a noção da realidade.
    Este é o dilema deste sujeito que cavalgavou sem saber quanto custa ganhar a vida e hoje sem a chupeta de pinta cabra finge—se de vítima; o que aliás é a única coisa que aprendeu com pinta cabra.
    Vai dar banho ao cão.

  3. Alligator

    22 de Fevereiro de 2019 at 9:18

    Abenildo, desculpa la, mas não tens moral para falar estas “coisas” do novo Governo, pois o Governo cessante fez exactamente a mesma coisa.Aqui eu diria, “convenhamos”, meus senhores.kkkkkkkkk.

  4. Barão de Água Izé

    22 de Fevereiro de 2019 at 10:38

    Quantos diagnósticos e consultas terão AINDA que ser feitas para se governar? Muitos já foram Ministros e têem dúvidas das políticas a executar?
    A energia está um caos. Será o povo que dirá como resolver?
    Porque não se faz debate muito urgente para acabar com as Nacionalizações, uma das causas da pobreza e abandono de povo?
    Não brinquem à política, pois já lá estiveram ou estão. Sabem de cor e saletado os podres de STP. STP não pode estar refém do passado.

  5. Original

    22 de Fevereiro de 2019 at 11:02

    Acho que Abenilde foi dopado pelo Patrice e ainda está sob efeito da droga.
    Recua um pouco no tempo e tenta comparar com o actual.Quando chamou imprensa,pensei que iria informar-nos o paradeiro de Patrice e dos 30 Milhões de Dólar.

  6. Democrático

    22 de Fevereiro de 2019 at 11:03

    Abenildo és um patético e falso moralista. De política não tens nada, nenhuma bagagem, fraco. Falar do XVII Governo Constitucional é mesmo que te mandar calar boca porque boca fechada não entra mosca, rapaz.
    Não podemos tocar na mesma água duas vezes, por leite derramado vá a Portugal falar com lider, messias du cú.

  7. Esteja calado ó Abenildo Oliveira ex-candidato a padre

    22 de Fevereiro de 2019 at 13:15

    Este senhor anda desonrientado, a culpa não é dele. Deveria levar um puxão de orelhas e 2.000 e tal palmatórias pelos dois mil e tal votos nulos e brancos que fabricou para o seu partido, para deixar de dizer besteiras nojentas.

  8. Paulo Jorge dos Reis

    22 de Fevereiro de 2019 at 14:20

    Que raio, este tipo é pior que um finado, ou melhor alma bluku

  9. Grupo Me-Zedo

    22 de Fevereiro de 2019 at 14:25

    Pois é Abnilde Oliveira….a vida tem dessas coisas!
    Os caes de caça sao diferentes de caes de guarda e estes tambem sao diferentes dos lupunhés.
    Por mais que os lupunhés gritarem e ladrarem a caravana vai passado. Cuidado Abnilde porque nesse seu canil existem outros caes de raça pastor Alemao e até mesmo caes alentejanos de grande porte. Alguns desses do seu canil estao agora em Portugal com Patrice Trocadilho a viverem do bom e do melhor e tu so estas aqui a fazer de guarda de quintal latindo e ladrando, mas nem os caes de guarda nem os caes de caça estao a sair em tua ajuda, se assim nao fosse o Levy Nazaré e tantos outros deputados da tua bancada estariam a sair em teu auxilio. Cuidado Abnilde, tu ainda és muito novo para tomar peito bala para outros. Esse país é uma escola rapaz. Vai com calma.

  10. trindade

    22 de Fevereiro de 2019 at 14:54

    Esse palhaço eetá mesmo drogado, deixa o novo Governo trabalhar. ADI só destruiu o pais e queres falar agora .

  11. Amar o o que é nosso

    22 de Fevereiro de 2019 at 15:47

    Mas uma coisa é certa, não podemos dizer que está tudo bem não! O povo continua receoso. Vemos, ouvimos e percebemos. Fora o jeito instigador do deputado Abnilde, o governo isto é o chefe do governo pode e deve tomar atenção a isto. Queremos um país para todos os São Tomenses. Chega de tachos! Põe mesmo uma mão pesada sobre outros ministros. O povo está do seu lado. O povo confia em si!

  12. adalberto silva

    22 de Fevereiro de 2019 at 16:16

    Palhaço,
    Com que moral vc feio da mer…fala?
    Tomaram posse e de noite no telejornal vieram anunciar publicamente a demissão em massa de todos os directores de então que nem tiveram mais oportunidade de entrarem seus gabinetes na segunda-feira.
    Inclusive um filho viu o pai a se preparar para ir ao trabalho nesta 2ª.feira alertou :
    Papá vai pra onde ? Vou ao trabalho. Então papá não viu telejornal? Demitiram papá também.Papá já não é Director.
    Foi justo da vossa parte? Quantas vezes você repetiu na Assembleia que PIÃ CÁ TCHILÁ PIÃ ?
    fdp

  13. Farto de política sem escrúpulos

    23 de Fevereiro de 2019 at 15:30

    O bom mesmo seria acabar com essa coisa de tachos para aqui e para lá, as pessoas têm famílias e os cargos não deveriam ser tirados devido a mudança de governos, cargos estratégicos ok, mas não os outros…a política nesse país é una vergonha!

  14. Ex ADI

    25 de Fevereiro de 2019 at 10:58

    “PIà CÁ TCHILÁ PIÔ By Abnildo Oliveira

    Memória curta, ou selectiva ?

    Ou é mesmo só cara de pau e mau carácter ?

  15. Adeliana Nascimento

    25 de Fevereiro de 2019 at 14:43

    Aliás, há um alto quadro da Administração Pública, experiente que foi escorraçado do Gabinete. Enquanto estava a organizar os seus papeis para sair, enviaram um carpinteiro para trocar a chave e lhe dizendo para despachar e sair porque tinha ordens para mudar as fechaduras.
    Triste, muito triste.
    Coisas que o ADI cometeu.

  16. Vanplega

    25 de Fevereiro de 2019 at 20:35

    Rapaz, tenha humildade.

    ADI, através deste, veio a público pedir perdão. Afinal, foi de bpca para fora e, depois do que aconteceu na eleição não apreendeste nada.

    ADI e os seus para falarem devem em 1 lugar entregar o Pinta Cabra

  17. antonio lemos

    26 de Fevereiro de 2019 at 10:46

    O Senhor ABENILDO DE OLIVEIRA, Deveria em primeiro lugar, olhar para um espelho refletir, de que o seu tempo passou. o senhor está a vivar muito espantado. O Senhor deveria é estar atrás das grades, dos danos que contribuiu para criar neste País. Porquê essa sua resistência? O Senhor é único que continua a cantar desnorteadamente. Já esqueceu que andou a pisar tudo e todos, em defesa do seu tacho!? Enquanto o Senhor canta, o seu patrão, Patrice, está a utiliza-lo apenas. Convida-o a regressar ao País, e cantar consigo.

  18. Pin Alexandre

    29 de Março de 2019 at 16:47

    Saudações
    No meu entender, qualquer que seja opinião proveniente dos elementos do partido ADI, só não descartamos pelo facto de sermos um Povo intelecto, respeitador de opiniões ( mesmo elas sendo benéficas ou não ).
    O partido da oposição, neste caso ADI, deveria por questões de vergonha trabalhar junto ao actual Governo ajudando a melhorar as condições de governação, actos esses que durante a governação dos mesmo nada fizeram.
    É uma estupidez tremenda permita me o uso do termo, este indivíduo vir através de órgão de comunicação pronunciar tais informações infundáveis.
    Convenhamos meu caro Abenildo, tenha mais escrúpulos e honra.
    Luta para mellhoria do sistema de Governação e não trabsmitindo uma imagem como se vocês do ADI em algum instante fizeram algo melhor.
    Bem Haja a nova Governação, Que Deus ajude-os a fazer o melhor para o Povo de São Tomé e Príncipe.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top