A Ministra dos Negócios Estrangeiros, Elsa Pinto participou na cimeira China – África que decorreu de 20 à 26 de Junho último. À margem da cimeira que reuniu na China, cerca de 4 dezenas de ministros dos negócios estrangeiros do continente africano, São Tomé e Príncipe beneficiou de mais um donativo financeiro da República Popular da China.
Numa conferência de imprensa, a ministra dos negócios estrangeiros, explicou aos jornalistas que foram assinados dois novos acordos de cooperação entre os dois países.
Acordos avaliados em 26 milhões de euros, que vão permitir a realização de vários projectos sociais e económicos, com destaque para a reabilitação da cidade de São Tomé, e as obras de modernização do aeroporto internacional de São Tomé e Príncipe.
Segundo a ministra, as obras de modernização do aeroporto internacional devem iniciar ainda este ano. O mesmo pacote financeiro em donativo, vai permitir a construção de 200 casas sociais, sendo 60 casas sociais neste ano, e mais 140 nos próximos anos, até o fim do mandato do Governo no ano 2022. «No início estava previsto apenas 60 casas e hoje conseguimos subir para 200 casas sociais», precisou a ministra.
O projecto de reabilitação da cidade de São Tomé, cujos os estudos a China assumiu o compromisso de realizar, pôs sorriso nos lábios da ministra dos negócios estrangeiros. «A parte chinesa está disponível para realizar o estudo de reabilitação da cidade de São Tomé, coisa de que toda gente fala…», referiu Elsa Pinto.
A Chefe da Diplomacia são-tomense, adiantou ainda que a China pretende que o porto comercial a ser construído no país, tenha uma valência piscatória, para dar mais valia a potencialidade do país a nível da pesca. Os estudos para o efeito já estão em curso, acrescentou a ministra.
Elsa Pinto anunciou ainda que no outro âmbito da cooperação bilateral, a República Popular da China, já desbloqueou 8 milhões de dólares, para financiamento do orçamento geral do Estado para este ano.
Abel Veiga

raposao
1 de Julho de 2019 at 19:36
China esta a comprar a nossa terra. Dirigentes corruptos e ladroes, so sabem pedir dinheiro.
Nuno Menezes
2 de Julho de 2019 at 9:34
Senhor raposao:
Nao faz mal assim comprarem a china Sao Tome and Principe e se eles ajudarem a infraestreturar nao faz mal… o importante vivemos na mesma sociedade com minimas condicoes de vida e tambem oportunidade de trabalho e nao faltar nada.
E se a china comprar Sao Tome and Principe sou o primeiro a aceitar, pelo menus vivemos dentro da lei dos mesmos e concerteza nao nos vai faltar nada, a imigracao de SaoTomenses para Portugal nem todos falam a verdade passam muito mal dentro de Portugal do que eles estao em Sao Tome and Principe a viverem, e condicoes de vida tambem pior, vivem nas baracas em Portugal perto de Ratos e outras coisas mais, e quando vao de Ferias os mesmos nao falam a verdade aos seus familiares.
Nuno Menezes
Lincoln,Reino Unido
luisó
3 de Julho de 2019 at 7:57
Senhor Menezes,
Então a independência valeu para agora sermos comprados pelos chineses?
Para isso tínhamos ficado como estávamos….
Os santomenses vivem em barracas em Portugal?
Quantos vivem assim? e onde?
Eu sei que alguns santomenses e de outras nacionalidades vivem em barracas mas são assim tantos ?
Os que conheço vivem em casas sociais, quinta da fonte, da princesa, mocho, pragal, etc, e até nem pagam renda ao Estado, já para não falar da água puxada e da luz……
Os chineses chegam e alugam ou compram casa….
Os nepaleses, paquistaneses e indianos chegam e alugam ou compram casa….
Os brasileiros chegam e alugam ou compram casa…….
Os santomenses chegam e, ou vão para casas de família que foram a Londres enganar o governo deles por causa dos subsídios ou vão fazer barraca em loures….
E mais a maioria destes até vêm com juntas ou de apoio a doentes e porque são abandonados pelo Estado fazem isto….outros vêm com visto e depois fica para aí a viver ilegalmente…
Quem não gosta vai para Londres ou Paris ou outro qualquer……
Que a vida é difícil e o trabalho podia ser mais renumerado é verdade e nem todos alcançam uma vida excelente mas com trabalho e saúde no final compensa.
Agora voltando ao inicio…..para ficar com chinês, melhor só ou então com Portugal.
Nuno Menezes
4 de Julho de 2019 at 9:08
Senhor luisó
No segundo Paragrafo escrito por ti Para isso tínhamos ficado como estávamos…. tenho algo a dizer: O Passado de Sao Tome and Principe ‘e a escravidao Tu seres escravo e limpar o sapato dos Brancos Portugueses e trabalhar e tambem deixar todo o Pais bem limpo tudo organizado. 12 de julho de 1975 A independência do arquipélago de São Tomé e Príncipe teve lugar, aonde deram o poder aos NEGROS… aonde nesta altura a escolaridade dos mesmos muito baixo nivel por motivo eles eram escravos.
Se formou varios partidos MLSTP e outros mais partidos dentro de Sao Tome and Principe,aonde os mesmos foram pedir ajuda a Republica Portuguesa nesta altura e foi informado mais tarde pela a Republica Portuguesa Sao Tome and Principe nao apresentou uma Prosposta a Portugal as pessoas Brancas…No meu Ponto de vista isso Tudo ‘e dirivado a Falta de estudos dessas pessoas nessa altura e tambem como saber Administrar um Pais.
Aonde 11 de julho de 1975 nao existia a independencia do arquipelago de Sao Tome and Principe,Tu eras escravo ainda neste dia faltando 24 horas para a sua independencia, sendo escravo os brancos nao encinavam os Negros,e escola se calhar muito pouca e universidade dentro de Sao Tome and Principe muito menus…
Para ajudar nessa psicologia toda… Os Negros sem estudos e acabaram de ganhar sua independencia Portugal aplicou uma psicologia para ajudar esse Negros,qual ‘e a psicologia? Os Brancos de Portugal com estudos pintaram eles da cor Negra e passaram a governar Sao Tome and Principe por um Periodo bem longo sem os Negros saberem que a sua cor original ‘e branca.
Mesma coisa,Tu,branco chegas em Sao Tome and Principe pintado de Cor Negra,e essa pessoa Ganha um Nome novo e com informacao que ‘e estudante de direito e esta pronto para pertencer um Partido, e o Povo mais Tarde vota Nele, mais no entanto essa pessoa Branca Tem que manter sua cor Preta sem update e com informacao tens que fazer filhos sempre com uma mulher Negra para mais tarde nao pintarem os filhos se por acaso branco para branco.
Nuno Menezes
Windows 11
1 de Julho de 2019 at 21:09
Olha cara da camarada toda sorridente a assinar 26 milhões o que estaria a passar na cabeça da camarada.
A verdade é que este governo desde início de funções ja vimos a assinar muitos acordos e receber muito dinheiro e até então não se esta a ver nada feito os projetos estão a ser anunciados mas não se esta a ver nada no terreno.
O que vimos até então é uma sucata de barco para ir para Príncipe.
Pedro Costa
1 de Julho de 2019 at 21:20
Tudo isto é bem vindo. Tudo isto é um grão de areia para a China. China é um gigante em economia, extensão territorial e riqueza comparado com nosso país. Para que tudo isto passe à prática e que tenhamos investimentos deste país é necessário termos projectos.
Felizmente continuamos a ter ajudas; já tivemos muitas. No entanto é necessário fazer coisas visíveis que vejam que realmente estamos a utilizar estas ajudas. Não é andarem a desviar estas ajudas para o benefício próprio. Isto é o que não deveria acontecer e viverem acima das posses.
Eu sempre previa que o Patrice Trouvada um dia estaria a viver uma vida desafogada. Tive conhecimento que está na Quinta da Beloura; zona de gente rica em Sintra. Não será que o mesmo agora está se aproveitando daquilo que conseguiu subtrair?
Ajudas sim, mas que sejam bem controladas
kwatela
2 de Julho de 2019 at 8:30
Parabens senhora ministra
Fernandes
4 de Julho de 2019 at 0:29
Na cidade Xangai a riqueza de cada família é mais de um milhão Dólares norte-ameiricano, total 8 milhões famílias na cidade Xangai.
Mais importante é que Xangai fica 17ªlugar no Ranking dos os melhores cidades da china.
Temos que saber isso que A relaçâo bilateral entre STP e China não é importante para a China!!!!
Renato Cardoso
2 de Julho de 2019 at 4:08
Somando ajudas colossais de verbas e anunciando as mesmas e no entanto tudo continua mal e a miséria sempre em marcha!
Barão de Água Izé
2 de Julho de 2019 at 7:49
Não é tão bom STP viver assim com a”cooperação” desinteressada dos beneméritos chineses….
Manuel do Rosario
2 de Julho de 2019 at 8:32
De facto São Tomé e Príncipe sempre beneficiou de ajudas externas. Entre as mais diversas é inesquecível a prestada pelos Taiwanêses. Por se primar muito no eu primeiro e segundo, o terceiro para a família, são motivos que têm levado este país à situação que se encontra. Na governação anterior em que grande parte da população depositou a sua confiança foi a maior desgraça conhecida entre todas as décadas da nossa independência. A malandrice foi tão extrema que até Banco Mundial e a FMI cairam na ratoeira. Se deixarem o Dr JBJ conduzir o destino do país conforme as suas previsões tenho a certeza que esta goticula ao meio do Oceano Atlântico poderá transformar num paraíso apaixonante á todos os santomenses e aos visitantes que aventuram as nossas ilhas verdes.
apavorado
3 de Julho de 2019 at 9:54
Caro compatriota para que o nosso PM JBJ leve a frente o seu projeto e que esse nosso pequeno país fique um paraíso apaixonante a semelhança das ilhas SEICHEL, torna se imperativo que os nossos tribunais sejam duros, duros e duros, sem piedade e sem dó, falhou comeu, assim sim, teremos um lindo pais, importa dizer que o desenvolvimento da europa ,associa se grandemente as credíveis instituições judiciais , ali falhou comeu.
Eu vejo o nosso PM JBJ, com esse principio de por as nossas instituições judiciais a frente da corrupção e assim for será bom para STP,talvez por ele ter vivido na Europa durante os seus estudos e num pais onde a corrupção é condenada em todas as suas vertentes.
sol
2 de Julho de 2019 at 9:55
Ao pedir dinheiro, o País é S.TOMÉ E PRÍNCIPE. Na chegada do dinheiro, o País e S.TOMÉ. Vão dar cidade de S.Tomé um banho, e do Príncipe: CÚ DE PERÚ.
200 Casas Sociais. Quantas virão para Tozé entregar seus militantes e amigos, tal como fez no passado. Pessoal que nem é funcionário do Estado beneficiou em detrimento de muitos servidores de Estado.
Volto Depois.-
Souza
2 de Julho de 2019 at 13:14
Mais dinheiro pra ser desviado e que ninguém será responsabilizado
Tony
2 de Julho de 2019 at 15:59
Nem sequer chega a entrar tal como os milhões de donativos que foram atribuídos desde a Independência.
Nem é preciso qualquer auditoria para saber onde foram parar, basta olhar para o estado do património, edifícios, estradas, escolas, hospitais, aeroportos, portos e todas as restantes infra-estrutras. Em relação á qualidade de vida do Povo nem vale a pena falar…. da economia do país, enfim vergonha!!!!
Todos são responsáveis pelos factos de gestão danosa que ocorre desde a Independência, que nunca deveria ter acontecido, são criminosos.
Joni de cá
2 de Julho de 2019 at 16:06
26 milhões de dólares ou euros, não dá nem para começar… vai direto para os jeeps e outras despesas.
Isto é o valor de um jogador de futebol de 3/ linha, em Portugal venderam um jogador pelo valor do OGE, miséria é assim que o povo de Stp vive.
O que me irrita é, a festa que fazem por esmola da China, uma das maiores potências mundiais, não têm qualquer capacidade negocial, os chineses não dão nada, e aí vai a nossa pesca….
Smash
3 de Julho de 2019 at 13:54
Como que se dúvidas houvessem…A comerem camiões de gelado com a testa. É só rir.
DDDA
3 de Julho de 2019 at 8:53
a china nao compra nada todos tem divida um com outro porque a china esta a dever brasil milhoes de dinheiro um deve outro deixa governo trabalhar america esta a dever china milhoes europa deve china milhoes reino unido deve china milhoes isso nao quer dizer que eles estao a comprar porque o presidente sempre sera o nosso .viva sao tome e princepe viva JBJ.AVANTE DOI A QUEM DUER VIDA BOA QUE NOS QUEREMOS VIDA SEMPRE VAI EXISTIR . FALA UM PAIS QUE NAO TEM DIVIDA ?
artur alberto
4 de Julho de 2019 at 7:43
Que fique bem claro… a China não dá dinheiro vivo para ninguém…esta verba será contabilizada em apoios materiais já dados e os que virão. Se pensam que vai haver dinheiro a jorrar estão enganados….