Política

PM “JBJ”, apoia Tribunal de Contas para reforçar o combate contra a corrupção

O Primeiro-ministro Jorge Bom Jesus, garantiu apoio financeiro ao Tribunal de Contas, para o mais breve possível por em funcionamento a sala de julgamento que vai sentenciar os prevaricadores dos fundos públicos, a reporem os valores desviados ou mal geridos nos cofres do Estado.

Garantia do Chefe do Governo durante a visita na segunda – feira as instalações do Tribunal de Contas. A instituição que fiscaliza as contas do Estado, beneficia de novos diplomas legais aprovados recentemente pela Assembleia Nacional. Diplomas que legalizam também a realização de julgamentos dos casos de desvios e má gestão dos fundos públicos.

«Eu acho que logo logo, a lei publicada e com a sala de audiências com as condições mínimas… faz parte do trabalho do Tribunal de Contas, começar a chamar os prevaricadores e certamente devem ter muitos processos na calha», declarou o Primeiro Ministro.

Jorge Bom Jesus considera o Tribunal de Contas é o parceiro fundamental do Estado na luta contra a corrupção. «Como notamos no nosso país há muita promiscuidade, em que se mistura o público e o privado. Esta sala de audiência é uma parte de todo que falta para que o tribunal de contas possa trabalhar em pleno. Ninguém está acima da lei e ninguém pode furtar-se a fiscalização de um organismo que tem a ver com números. Ainda que faltassem tostões a pessoa tem que ser chamada para responder e explicar sobre aquilo que pertence ao erário público», reforçou Jorge Bom Jesus.

Nos últimos anos o Tribunal de Contas de São Tomé e Príncipe, divulgou vários relatórios de auditoria realizada à diversas instituições do Estado. Relatórios que comprovam a utilização à margem das leis de vários milhares de euros. Montantes que o Estado são-tomense deverá recuperar, após julgamentos e sentenças dos respectivos casos.

Note-se que muitos casos de utilização ilegal dos fundos públicos em algumas instituições do Estado, foram arquivados pela justiça por alegada falta de provas suficientes. Pode ser que o Tribunal de Contas tenha mecanismos e provas, que permitam a reposição de tais valores nos cofres do Estado.

Abel Veiga

10 Comments

10 Comments

  1. Ralph

    21 de Agosto de 2019 at 7:03

    Gosto muito de o primeiro ministro são-tomense continuar a pronunciar-se sobre a corrupção e a eliminação dela. Dá um sinal forte a quem queira aproveitar mal do sistema de que está no poder um homem que se tem comprometido a pôr as coisas de certo. Tudo isso é bom e deverá continuar se houver qualquer hipótese de mudança. Como é o caso noutros países, o que é necessário é uma instituição, forte e independente do governo atual, que tem os poderes de investigar crimes possíveis e levar os suspeitos a um tribunal. Acima de tudo, o público precisa de ver que estão a ser tomadas ações fortes para que as pessoas possam acreditar que é possível efetuar-se uma mudança no sistema.

  2. Original

    21 de Agosto de 2019 at 7:47

    Amem

  3. Adeliana Nascimento

    21 de Agosto de 2019 at 8:23

    Bleff

  4. apavorado

    21 de Agosto de 2019 at 9:43

    A nação toda deve apoiar o dinamismo de JBJ de dar a oportunidade ao tribunal de contas poder a vir julgar os prevaricadores da erário publico deste povo mártir , que iniciativa tão boa senhor 1. ministro que Deus lhe abençoe . Se esperarmos pelas nossas estruturas judiciais, nunca mais chegaremos ao bom porto neste país, dai que essa iniciativa é de louvar tanto é que a lei já foi aprovada pela assembleia nacional , resta agora criar as melhores condições para que os juízes do TC trabalhem com afinco defendendo esta nobre causa, resgatar a nossa identidade financeira . È isso que as instituições internacionais que nos apoiam querem ver .E na pessoa do presidente de TC, integro que é , julgo assim as coisas irão ter um outro caráter .

  5. ddfass

    21 de Agosto de 2019 at 13:20

    podem começar pelo Delfim Neves, Osvaldo Vaz, Elsa Pinto, Alcino Pinto, Osvaldo Abreu, entre muitos outros…….

  6. Coerência

    22 de Agosto de 2019 at 7:36

    Não tenho simpatia e gosto nenhum pelos nossos dirigentes dos últimos 30 anos porque pouco ou nada fizeram para o desenvolvimento do país. Quanto ao primeiro ministro JBJ, tenho pena que ele não tenha voz de mando sobre o seu executivo. No entanto, devo mostrar aqui a minha satisfação com essa postura em particular de apoiar o Tribunal de Contas na luta contra corrupção. Os nossos políticos e dirigentes têm que perceber que o exercício de cargos públicos é para servir o povo e não para encher os seus bolsos. Quem desvia erário público deve ser responsabilizado e ponto final. Mas não se esqueça de uma coisa senhor primeiro-ministro, fiscalise também os membros do seu executivo, quem prevarica tem de ser demitido, não dê cobertura, de contrário a sua palavra será contrária aos atos por um lado e, por outro, porque este mesmo tribunal de contas irá focalizar também a gestão financeira do seu governo. Força. Esperamos ansiosamente pela atuação do tribunal contas com realização de julgamentos.

  7. antonio dias guadalupe

    22 de Agosto de 2019 at 8:50

    No ministério público houve um procurador camarada do partido MLSTP que comeu muito dinheiro das crianças foi corrido da instituição para fora com processo disciplinar e tudo e o supremo tribunal de justiça apoiado pelo governo veio dar razão ao tipo, dizendo que o mesmo não devia ser afastado. Mas acham que é assim que o governo diz que quer combater a corrupção? ò Jorge isto que dizes apenas serve para os outros porque no teu partido e os que suportam o governo andam muitos bandidos e bem sabes…

    • Santomense

      23 de Agosto de 2019 at 23:37

      Lembras do governo do ptv os Rico m’as rico pobre m’as bore ?

  8. Amar o o que é nosso

    22 de Agosto de 2019 at 20:15

    Complicado! Mundo está acabando. JBJ pode ter vontade mas esses comedoes a volta dele… só com Cristo! Amazonas agora a arder, enfim

  9. Santomense

    23 de Agosto de 2019 at 23:25

    Jorge bom gejus Cristo cm tigo deus te proteja para sempre .OS ADI..OS MLSTP.OS PCD . Justiça para todos .um pobre vai dezarascar uma pinha de banana para alimentar as familhas ce for apanhado leva muinto anos de presao . Entao aqueles que desviam millions do povo vao para honde .estao a honde.so uma pergunta au senhor Jorge bom gejus a onde esta ex primeiro menistro ptv e os desviadores do dinhero do povo ? Estado nao tem dinhero o dinhero é do povo. Triste eu Vivo no estrangero m’as vejo tudo mesmo lojas de ptv eu conheco .ele nao preciza dos santomense

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top