O Governo e os deputados a Assembleia Nacional, deram início na quinta feira a análise da proposta de orçamento geral do Estado para o ano 2020.
São 159 milhões de dólares. No capítulo do investimento público, o OGE 2020 prioriza o sector das Obras Públicas e Infra-estruturas. o sector vai absorver mais de 32% da verba inscrita no capítulo do investimento público. A educação recebe 13%, saúde com 12,3% e agricultura 10,1%, totalizando 68% da verba inscrita para o investimento público.
No entanto o primeiro ministro, Jorge Bom Jesus, esclareceu que o Estado são-tomense só consegue assegurar 3% da verba para o investimento público. Segundo o Chefe do Governo, 97% da verba deverá ser garantida pela comunidade internacional.
Uma dependência em relação a ajuda financeira internacional, que teve consequências negativas na execução do Orçamento Geral do Estado para o ano em curso, 2019. O Primeiro Ministro, reconheceu na Assembleia Nacional, que a execução do OGE – 2019, ficou muito a quem do projectado ou prometido.
Na sessão plenária de quinta – feira, a proposta de orçamento de Estado foi analisada na generalidade pelos deputados.
O exercício parlamentar vai prosseguir esta sexta feira. Será na sessão plenária de sexta feira que a proposta de OGE 2020, será alvo de votação por parte dos deputados. Poderá ser aprovada ou rejeitada pela maioria dos representantes do povo.
Abel Veiga
Smash
5 de Dezembro de 2019 at 21:40
Vocês são a MAIOR VERGONHA desta nação. Grupo de Boys pedintes, bajuladores e incompetentes. Investimento público só conseguem garantir 3%??? What??? Vão dar banho ao CÃO. UM LOUCO COM O DINHEIRO DOS OUTROS FAZ UMA GRANDE FESTA. É Assim vamos nós para o abismo.
Vanplega
6 de Dezembro de 2019 at 7:29
Ja ha contradicao
Ministro das Financas disse: sera um orcamento nunca visto, um orcamento com capital proprio, ja que as dadivas de 2019 que nao foram quando neste ano ira ser canalizado para orcamento de 2020.
Agora so 3% que colocamos. Vai o pidinte pedir outra vez mais dinheiro para 2020.
As duacoes contabilizados no orcamento de estado para 2019, chegaram muito tarde para serem USDA no corrente ano.
O que fizeram com todo este valor?
So 3% para proximo ano, nao ha justificacoes.
Padrasto
6 de Dezembro de 2019 at 8:11
Senhor Besta Smash. tens que saber o porquê e não falar só por falar. O senhor paga regularmente os imposto?
Eu nem sequer devia-me preocupar consigo. Apareça-te e diga quem és tu, e não te refugies por detrás de um pseudo nome.
Fuba cu bixo
6 de Dezembro de 2019 at 14:38
Este é orçamento para inglês ver tal como o primeiro é lamentável este é que é econômia robusto de Jorge bom Jesus.