Política

Úmaro Sissoco Embaló eleito PR da Guiné Bissau

PRESIDENTE ELEITO PROMETE ESTENDER MÃO A TODOS OS GUINEENSES PARA “BATIZAR UMA NOVA GUINÉ”
01/01/2020 / OdemocrataGB /

O recém eleito Presidente da República, Úmaro Sissoco Embaló prometeu estender mão a todas as competências guineenses para batizar uma nova Guiné-Bissau. Embaló que falava aos jornalistas naquela que é a sua primeira declaração, depois da divulgação de resultados provisórios esta manhã pela Comissão Nacional de Eleições que lhe deram vitória com 53,55 por cento contra 46,45 do seu adversário, Domingos Simões Pereira.

Umário Sissoco Embaló garantiu ainda na sua declaração que será um Presidente da República que vai promover a concórdia nacional e rigor.

“Aos cidadãos guineenses se houver um probelma devemos nos sentar numa mesa para dialogar. Somos uma república soberana e independente. Os nossos amigos da CEDEAO, União Africana, Nações Unidas, União Europeia, somos parceiros e membros de pleno direito em algumas destas organizações. Não há Estado pequeno. Existe, sim, países pequenos, mas todos os Estados são iguais”, advirtiu o novo Chefe de Estado guineense, que entretanto, disse que vai ouvir os conselhos dos guineenses.

Embaló disse que a partir de hoje há uma nova página no país, tendo assegurado que vai refundar um novo Estado.

“Este país estava no chão! Eu não vou julgar ninguém como responsável, mas tenho que tirar o país desta situação em que se encontra, em colaboração com os guineenses e depois o resto vem a reboque”, enfatizou.

Questionado se já falou com o candidato derrotado, Umáro Sissoco Embaló foi tácito.

“Para mim tudo são águas passadas. Eu não posso excluir Domingos Simões Pereira, porque 46 por cento da população guineense votou nele. Tenho que trabalhar para que os 46 por cento dos eleitores guineenses que votaram nele se sintam que também que sou candidato deles. É por isso que eu digo na Guinié-Bissau, serei um presidente de uma geração de concreto e da concórdia nacional”, assegurou o presidente eleito.

Por: Assana Sambú / Jornal O Democrata – Guiné Bissau

    4 comentários

4 comentários

  1. Juvenal

    2 de Janeiro de 2020 as 19:50

    Um pais falhado desde a independência, sempre envolto em conflitos tribais e que a partir de agora passa a ter um líder islâmico. Vai ficar muito pior ainda

    Graças a Deus que São Tomé é cristão, devemos isso aos Portugueses

    • WXYZ

      3 de Janeiro de 2020 as 10:38

      “Graças a Deus que São Tomé é cristão, devemos isso aos Portugueses”. Por isso estamos tão avancados quanto aos portugueses. Que pais cristão ou islâmico em Africa esta avancado? Saindo da Africa vamos para Brazil, maior pais cristão da CPLP. Veja ali quanta injustica social existe, o tamanho da disparidade entre uma menoria rica muito rica e a maioria esmagadora pobre, veja ali o nivel de criminalidade existente, veja ali quantas ceitas religiosas existem e com elas tanta crenca!
      E depois se o meu irmao puder dar uma vista nas sociedades dos paises nordicos da europa entao dali has de chegar a uma outra conclusao.

  2. WXYZ

    3 de Janeiro de 2020 as 10:24

    Belas palavras proferidas pelo presidente eleito. Gostaria que fossem tambem proferidas pelo actual chefe do governo Santomense. Agora resta saber se virao a ser postas na pratica.

  3. MÁRIO MARTINS

    6 de Fevereiro de 2020 as 22:52

    Eu lamento bastante por esses comentários tristes ao respeito desta grande terra (GUINÉ BISSAU). TERRA DE BOA GENTE E NA QUAL SOMOS TAMBÉM DESCENDENTES. MALDITA É CORRENTE OU VARIANTE POLITICA OU MELHOR TRIBO DE POLITICOS OU POLITIQUEIROS QUE ASSUMEM O PODER SEM PRIMEIRO REFLECTIREM NO QUE VÃO FAZER.NÃO IMPORTA TENDÊNCIA RELIGIOSA.NECESSÁRIO E PRIORIDADE É TRABALHO E SER UM SERVO FIEL À SUA PÁTRIA. NADA É ETERNO, NÃO IMPORTA SE É BALANTA, FULA OU BIJAGÓ. POR ISSO SER CRISTÃO OU ISLAMICO NÃO IMPORTA. DEVEMOS VIVER NA INDIFERÊNÇA SEM DESCRIMINAÇÃO DE OUTREM. O POVO DA GUINÉ BISSAU JÁ SOFREU MUITO, EU, LAMENTO PORQUE É UM POVO SEM IGUAL, AMÁVEL, CORDIAL, ACOLHEDOR E SIMPLES. PARA SÃO-TOMENSES EU PEÇO QUE TENHAM CUIDADO QUANDO ESCREVEM OU COMENTEM ACERCA DESTE PAÍS, GRANDE IRMÃO QUE NOS AMA MUITO E ELES TÊM MUITO DE COMUM CONNOSCO.BEM HAJA AO NOVO PRESIDENTE ELEITO E ESPEREMOS QUE ELE GOVERNE DE FORMA DIFERENTE PARA O BEM ESTAR DE TODOS GUINEENSES.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo