Política

Governo da República de STP chumbou a proposta de Tó Zé Cassandra para isolamento da ilha do Príncipe em relação a São Tomé

«O Conselho de Ministros analisou a Resolução do Conselho do Governo Regional sobre o COVID-19, onde, de entre outras medidas preventivas, o Governo Regional propõe a suspensão das ligações marítimas e áreas entre as ilhas de São Tomé e do Príncipe, por um período de 15 dias.

Assim, considerando as consequências gravosas que tal medida pode significar para a população do Príncipe, que sofre já dos efeitos nefastos da dupla insularidade; Atendendo ao facto do Governo ter decretado a suspensão de todos os voos comerciais e privados provenientes do exterior desde 21/03/2020 e o desembarque de tripulantes e passageiros de navios de mercadoria e de cruzeiro provenientes do exterior, nos Portos de São Tomé e do Príncipe, desde 19/03/2020;

Considerando também que, até a data, não há registo de nenhum caso suspeito de infeção pelo Coronavírus em todo o território Nacional e tendo também em conta que a STPAirways diminuiu a frequência de voos entre as ilhas em virtude da diminuição drástica do número de passageiros nos últimos voos, o Conselho de Ministros decidiu indeferir esta proposta do Governo Regional e aproveita para informar que, fica estabelecido o reforço das medidas de controlo sanitário nos aeroportos e portos de São Tomé e do Príncipe e, à luz do estatuído no nº2, do artigo 2ª do Decreto-lei nº 2/2020, o Governo poderá assumir medidas restritivas mais gravosas, de impacto nacional, caso a evolução da pandemia assim o justifique», assim decidiu o conselho de ministros de São Tomé e Príncipe.

Abel Veiga

 

    27 comentários

27 comentários

  1. Diáspora

    25 de Março de 2020 as 14:45

    Meus parabéns ao Governo, esse país tem que ter ordem. Tó ZÉ CASSANDRA não pode julgar dono disto tudo. Tudo tem limite. Brincadeira tem hora, faz tempo que acho que os sucessivos governos já deviam colocar o Sr Tó ZÉ CASSANDRA no seu devido lugar.

  2. Crisotemos Café

    25 de Março de 2020 as 14:51

    Muito bem

    Este Tó Zé pensa o que é? Casa da sogra? Isto é uma República una. Aqui não há lugar para vagabundos e charlatães. O Poder central é só um e ponto final.

  3. Joaquina

    25 de Março de 2020 as 15:02

    Viva Governo Central… estamos fartos de Tó ZÉ ele pensa que isto é de pai dele. Nunca mais irei votar para este malvado

  4. Gago

    25 de Março de 2020 as 15:07

    Eu dou um bom dia a tó zé cassandra porque Príncipe é terra de uma porta só. Apoiado Governo Central, dorme levanta com porcarias na cabeça ele pensa que isto é para sempre

  5. Chê?

    25 de Março de 2020 as 15:07

    Sou de São Tomé mas não concordo com governo. Deviam aceitar. Isto não é brincadeira. Era só 15 dias e só entrava barco com comida e combustível. Tem algum mal?

    • Estamos a ver tudo e não somos burros.

      26 de Março de 2020 as 5:35

      Abri precedentes. Isolar-se de São Tome ñ é como se isolar de Portugal ou Angola. STP é um só pais. P O N T O F I N A L P A R A G R A F O. Meus parabéns ao governo central.

  6. Lobata

    25 de Março de 2020 as 15:08

    Como que não tem caso no país se não tem aparelho para fazer teste???? Esse pessoal não bate bem? Era melhor aceitar

  7. Lobata

    25 de Março de 2020 as 15:09

    Como que não tem caso no país se não tem aparelho para fazer teste???? Esse pessoal não bate bem? Era melhor aceitar

  8. João Barbosa

    25 de Março de 2020 as 15:13

    Isto não é proposta de Toze. É do Príncipe. Primeiro ele reuniu forças regionais: assembleia, polícia, militar, mlstp, mvdp, igrejas, etc. todos concordaram que é melhor para o Príncipe. Mas essa gente não sabe o que é governar para povo. Espero que não acontece nada no Príncipe.

    • Palhaçada

      26 de Março de 2020 as 23:31

      É proposta de Tó ZÉ. TóZÉ não pode pensar para toda gente de Príncipe. Eu por exemplo
      Ele não me perguntou nada. Não reunir la meia dúzia de gatos pingados e achar que é príncipe que lá está representado abuso. Casa da sogra Margarida? Gostei da decisão do Governo Central. Atenção não sou político.

      Quando era para pedir voto, foi varias vezes chatear me em minha casa, desde la desapareceu, farto de truques estou eu.

  9. Luis

    25 de Março de 2020 as 15:13

    JBJ é doido ou quê?

  10. Filho da terra

    25 de Março de 2020 as 15:15

    E para que conste se lavrou a presente acta.

  11. Manuel

    25 de Março de 2020 as 15:15

    Este governo só faz mal ao Príncipe. MLSTP do Príncipe concordou com o pedido

    • Gorge

      26 de Março de 2020 as 23:08

      Ninguém concordo com nada deixemos de mentira. Tó ZÉ CASSANDRA convidou as pessoas no sábado passado apenas informou, houve vozes contra, ele nem deu ouvido, apenas seguiu com sua ideia maluca. O facto das pessoas estarem presentes não significa que houve concordância. Dexeimos de mentira, aliás se não vi mal parece que não estava la ninguém do MLSTP. Tó ZÉ é bandido, comprou toda comida pós em casa e nós pobre que ainda não recebemos para comprar qualquer coisa Também, ele quer impedir avião e barco para vir para Príncipe. Tó ZÉ nunca parou no Príncipe ou está em s.tomé ou fora. Quando houve cheia onde andava Tó ZÉ? Na sua férias nem se quer interrompeu as férias ficou por mais de 20 dias. A mim Tó ZÉ CASSANDRA não engana mais. Manda Tó ZÉ dar uma VOLTA. TóZÉ faz recordar Patrice Trovoada, Sempre arranjar confusão. ESPERO que Primeiro Ministro tenha mão dura com esse malandro, estou farta desse homem, indivíduo mau pegou nossa ilha fez herança da família, aproveitou da pobreza das pessoas para ele abusar. TóZÉ pensa que Príncipe é uma mornaquia, ele sai mete quem ele quer, abuso foi lá pegar num miúdo sem nome na lista para ELEIÇÕES regionais quer pôr presidente a força, quer violar a lei isso não é normal . Senhor primeiro-ministro coloca ordem nisto. Não tenha medo de malabaristas bandido.

      Esse bandido infelizmente dizem que é meu primo.

  12. Joana

    25 de Março de 2020 as 15:19

    Nunca vi um governo tão doido. Para dar show no aeroporto com passageiros nacionais vai o ministro de obras e parece médico cheio de soldados. Já para proteger Príncipe ficam obcecado. Grande incoerência

    • Seabra

      26 de Março de 2020 as 3:02

      Joana, está boa?. Tem cumprimentos da amiga da Guiné Bissau, ex noiva do Jorge Bonfim ( resto você sabe). Ela não se esquece de si, todos os anos renova o pacto, como prometido desde de 1990. Cumprimentos !

  13. Senhor

    25 de Março de 2020 as 17:06

    País descontrolado sem responsabilidade. É só cada um fazer seu paleio. Em vez de unir e trabalhar para o povo como deve ser.

  14. SANTOMÉ CU PLXINSPE

    26 de Março de 2020 as 7:40

    O CAOSSANDRA ESTÁ A LADRAR COM VENTO, DAQUI A POUCO ELE VAI QUERER QUE OS TRABALHADORES DO SUNDY NAO DEVEM CIRCULAR NA CIDADE DE SANTO ANTÓNIO, OU ELE NAO SABE OQUE É UM PAIS NA HORA DE DOR.

  15. marlene

    26 de Março de 2020 as 9:50

    SE TIVESSEM PROPOSTO APENAS A PROIBIÇÃO DE VIAGENS DE PASSEIO ATÉ CONCORDARIA. MAS FECHAR LIGAÇÃO? TODO O FORNECIMENTO DE BENS ALIMENTARES E COMBUSTÍVEL SAI DA ILHA DE S.TOMÉ PARA O PRÍNCIPE. MUITA HORTALIÇA SAI DAQUI PARA LÁ. SÃO MAIS OS QUE VÊM DO PRÍNCIPE PARA CÁ DO QUE O CONTRÁRIO. OS DOENTES VÊM DO PRÍNCIPE PARA S.TOMÉ, NÃO O CONTRÁRIO. MAIS IMPORTANTE AINDA, MUITOS FORAM OS VOOS QUE ATERRARAM NO AEROPORTO DO PRÍNCIPE SEM PASSAR POR S.TOMÉ, LOGO E SÓ EM MODO DE REFLEXÃO, QUEM GARANTE QUE O PRÍNCIPE NÃO TEM CASOS?
    O PR. REGIONAL QUE TEM PRETENSÃO DE SER PR NACIONAL (E NÃO CONTARÁ COM O MEU VOTO DE CERTEZA) DEVERIA LEMBRAR-SE QUE PRÍNCIPE NÃO É UM PAÍS. QUE ASSIM COMO QUANDO BARCO NAUFRAGA ELE CORRE PARA O GOVERNO CENTRAL A PEDIR AJUDA, ELE TEM QUE RESPEITAR AS REGRAS DO ESTADO. STP É UM TERRITÓRIO E NÃO 1+1.
    POLÍTICOS……,

  16. Filipa

    26 de Março de 2020 as 9:58

    Já o título está mal, se menciona Governo da República, deveria mencionar Governo Da Região Autónoma do Príncipe!!! Pois bem o Príncipe é um exemplo para o país e como tal está a fazer de tudo para salvaguardar a sua população. Podiam pelo menos respeitar isso. É o que dá quererem fazer politica em tempo de crise e quem sobre é sempre o mesmo, é o povo.

  17. Santo

    26 de Março de 2020 as 10:27

    Eu concordo com o governo central. A República é única. Não há república dentro da república. A ilha de S. Tomé até esse momento não tem caso suspeito do corona,porquê esse pedido do isolamento? Acho que o Tozé está sendo muito arrumado.

    • Nita

      26 de Março de 2020 as 13:03

      Vc acredita mesmo que todo mês de Fevereiro é Março ninguém veio de fora de São Tomé com tosse??? Nesta altura qq caso de febre, ou algo assim vindo de fora é suspeito. Mesmo que depois se venha confirmar que não é corona vírus.
      Não entendo pq negar esta proposta…

  18. Antonio Danqua

    26 de Março de 2020 as 16:32

    A julgar pelas pretensões de To Zé Cassandra, significa dizer que todas as camaras distritais do país vão exigir também o fecho das suas fronteiras terrestres.
    Francamente !
    Pensamento pequeno e divisionista.
    Senhor To Zé, acabe de uma vez com animosidades e assuma-te como homem de Estado em vez de estar permanentemente a querer dar swou off que não abona a favo de ninguem. O Estado é Uno e só ha um Presidente da República que produziu um decreto unico. E só ha um governo que produziu recomendações unicas.
    Imaginemos que o Governo central aceita a sua proposta. Como se abastecerá o Principe com alimentos? Com combustivel? Como irão para o Principe os materiais sanitários que estão a chegar ao país? E se houver casos de saude que exijam evacuação imediata para S.Tomé como acontece sempre?
    Por favor senhor To Zé, procure agir com sentido de estado e não com sentimentos nem de politiquices nem de politiqueiros.

  19. Vanplega

    26 de Março de 2020 as 16:51

    A partir do GALO CANTAR, Mao entrar mais minguem para BATEPA, so os moradores.

    Para evitar contraminacao de virus, nao entra e nem sai ninguem.

    Nos, do BATEPA, nao queremos ser batizado essa gente com virus. Passagem encerrada

  20. s.tome

    26 de Março de 2020 as 22:29

    Muinto bem.povo de principe e s.tome eu vivo em frança eu estou a ver todos os dias com osmeus olhos voçes em s.tome nao estao a vêr nada isto nao é uma brincadeira toze tomou uma boa decisao ele nao esta a abusar .todos paises de europa ja feicharao a fronteira hospital nao tem aparelho soficiente para acudir todos os duente com este viros .porq que nao aceitao a preposta s.tome e principe nao tem condicoes para parar est viros

  21. Vanplega

    27 de Março de 2020 as 0:44

    A justificacao do To Ze Cassandra e de um idiota.

    Ha quanto tempo ele governa a ilha do Princope.

    Porque nao organizou, nao melhorou, nao equipou?

    O dinheiro e so para por no bolso, e viajar de um lado outro.

    Do que ele queixa-se mesmo? Da sua ignorancia ou da estupidez! Tenha conciencia e trabalha rapaz

  22. Assim???

    27 de Março de 2020 as 14:43

    Acho melhor refletir sobre a proposta e deixar de politiquices, o momento actual não é para tal…
    Tozé Cassandra foi eleito para salvaguardar os interesses dos residentes na Ilha do Príncipe… Reflitam por favor…

    São Tomé e Príncipe não tem condições para travar esta doença, assim que for registada… deixamos de politiquices…

    Hoje, JBJ é governo, amanha será um João ninguém, a vida continua…

    Pensem nisso.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo