Política

“As agendas pessoais ou de grupos não devem sobrepor-se aos superiores interesses da Nação são-tomense”

Covid-19, mudou o mundo e não pára de gerar mudanças no mundo e no comportamento do homem em relação a terra onde habita.

Covid-19, desafia a sobrevivência do homem na terra. Nas ilhas verdes de cerca de 200 mil pessoas, a ausência do Covid-19, suscita combates cerrados de prevenção, para evitar o mal maior.

«Combate ao coronavírus exige união, solidariedade, maturidade política e muita responsabilidade dos decisores políticos», declarou o Primeiro Ministro Jorge Bom Jesus.

Cada vez mais os são-tomenses dão conta que Covid-19 não combina com «as agendas pessoais ou de grupos». Pois se o Covid-19 vir a ser activo em São Tomé e Príncipe, como está a acontecer em algumas paragens europeias, nenhuma agenda pessoal ou de grupo, atingirá seus objectivos nesta república.

Os interesses da Nação Santomense, devem ser colocados acima de tudo…sobretudo por aqueles que mais do que ter o cordão umbilical enterrado nesta terra, amam e vivem sempre e para sempre nela.

Por isso …..«as agendas pessoais ou de grupos não devem sobrepor-se aos superiores interesses da Nação são-tomense», afirmou Jorge Bom Jesus, Primeiro Ministro de São Tomé e Príncipe, na sua comunicação ao país no passado dia 27 de Março.

Abel Veiga

18 Comments

18 Comments

  1. Guilhermina Conduto

    29 de Março de 2020 at 23:51

    E agenda para fazer mal ao povo do Príncipe pk vcs perdeu votos lá vai continuar??? Eles também são nossos irmãos. Nunca governo central tratou aquele povo irmão tão mal como agora. Como tempo de partido único. Até quando???

    • Metido a Besta

      30 de Março de 2020 at 16:35

      Eu tenho visto tantas critas oucas sem conteudo nem a materia que sustenta vossa posicao. Diz qual a desvantagem que esta medida causou no Principe Ou entao qual seria a vantagem se ela fosse deferido? Ao menos isso,

  2. Metido a Besta

    30 de Março de 2020 at 8:25

    Qualquer chico ou chica esperta que tentar tirar proveito com esta pestilencia Jesus Cristo Nazareno cuidara de fazer Juizo final. Em Portugal houve politicos e partidos que profetizaram catastrofes contra governo de Sr A Costa e PS, no entretanto, o povo Portuguese deram- lhes cartao vermelho

  3. Arménio Camblé

    30 de Março de 2020 at 8:37

    Muito bem dito Senhor Jorge Bom Jesus.
    Postura de homem de Estado.
    Assim mesmo.
    Boa licção de moral para os oportunistas e bandidos sem cor.
    O seu recado esta dado.

  4. Ana Graça

    30 de Março de 2020 at 9:47

    Assim mesmo senhor Primeiro-ministro.

    Avisa senhor Patrice e senhor Tozé para ficarem quietos. Bandidos de um raio.

    • Seabra

      31 de Março de 2020 at 2:15

      Ana Graça, está muito bem dito. Vagabundos, safados e mafiosos que se retirem do caminho de gente de bem , como tem sido JBJ e o seugoverno trabalhador, honesto e patriota.

  5. Filho da terra

    30 de Março de 2020 at 10:09

    ”Os interesses da Nação Santomense, devem ser colocados acima de tudo…sobretudo por aqueles que mais do que ter o cordão umbilical enterrado nesta terra, amam e vivem sempre e para sempre nela.”. Belas palavras, Senhor Primeiro. Eu estou no grupo. E quero aproveitar para dizer uma coisa ao senhor e ao senhor ministro Oscarito. Uma coisa que os senhores já sabem. Em São Tomé, há pouco respeito pelos polícias. Sempre houve. Gozam deles. São chimbas e caíngas. Até para as crianças. Piorou porque recebem peixe das palayês, recebem dinheiro dos taxistas, dinheiro dos motoqueiros. Os senhores sabem que os santomenses só respeitam a tropa. Foi sempre assim. Se não fosse a tropa o mercado da praia do museu ainda estaria lá. Há uma data de tropas no quartel. Que trabalhem nestes dias de grande desafio. Patrulhas conjuntas. E outros serviços sempre que necessário. Muito obrigado.

    • Manuela. Na diaspora

      30 de Março de 2020 at 16:15

      Parabens senhor Primeiro. Um politico sabio deve zelar pelo melhor do seu pais; o povo te escolheu para tal, e por outra s.tome e principe sao duas ilhas, neste caso se s.tome nao tiber virus logo o principe tambem estara protegido

  6. A a Z

    30 de Março de 2020 at 10:42

    O senhor Jorge Bom Jesus falou muito bem. Governantes incluídos. Amén.

  7. Crisotemos Café

    30 de Março de 2020 at 14:09

    Muito bem . Isto serve bem ao senhor Patrice Trovoda que andou a fazer Merd, e agora aparece como salvador.
    Bandido

    • Seabra

      31 de Março de 2020 at 2:21

      Crisotemos Café, o pior e maior inimigo de STP e do povo , é incontestávelmente o PATRICE Trovoada.
      O foragido, o larápio criminoso,o ditador corrupto que esvaziou o cofre do Estado sãotomense.
      O Patrice Trovoada é um PREGUIÇOSO mão mole, CHULO, VAGABUNDO…só quer PODER e DINHEIRO.

  8. Oiçam

    30 de Março de 2020 at 15:48

    Recado à População do Príncipe

    Caros irmãos da Região, não caiam nas armadilhas de supostos políticos que têm outros planos que nada têm a ver com m bem-estar da região.
    Creio muito bem acertada, a posição do Governo Central em manter a ligação entre as ilhas, porquanto não existe pelo menos até agora razão concreta para tal.

    Creio que é hora de adotarmos menos cinismo e não nos destrairmos do mais essencial.

    Por exemplo:
    Sabemos que existem muitas entradas de embarcações de recreio à região, provenientes dos países vizinhos, simplesmente com o objectivo turístico, sem passar por qualquer controlo das autoridades Centrais.

    Mesmo que o Governo Central cortar a ligação entre São Tomé e Príncipe, enquanto esta situação permanecer, será o mesmo que apanhar-se água com cesto.

    O Governo Regional deve colaborar com o Governo Central em vez de fazer malabarismos.

    Que a população do Principe participe ativamente na denúncia de entradas ilegais na Ilha, o que deita por terra todo o esforço do Governo Central.

    Sabemos que muitos dos turistas que entram nos hotéis do Príncipe não são conhecidos nem controlados pelo estado Santomense.

    Sejamos sérios e protejamos sem sinismos as nossas ilhas!

  9. José Bastos Fonseca

    30 de Março de 2020 at 19:59

    Quais são os superiores interesses da Nação São-tomense?

    Tenho que fazer esta pergunta com toda franqueza porque sinceramente eu não os conheço. Está escrito em algum documento oficial da Nação?
    Os sucessivos governos e presidentes que o País conheceu, com particular realce, a partir da 2ª República (entenda-se, Democracia) trabalharam em função desses superiores interesses na Nação São-Tomense?

    Obrigado.

  10. Ralph

    31 de Março de 2020 at 1:30

    Isto é como os governos de quase todos os países estão a agir atualmente. Governantes conservadores e trabalhistas estão a trabalhar de braços juntos para tentar solucionar problemas muito difíceis sem precedentes, para atuar no interesse dos seus povos. As disputas ferverosas que antes foram consideradas importantes agora parecem ser triviais em frente a um vírus que não discrimina contra raça ou riqueza. Esta situação de cooperação imprevista entre “inimigos” poderia não durar quando o crise estiver resolvido, mas isto é como deve ser neste momento.

  11. Vanplega

    31 de Março de 2020 at 1:45

    Gostaria muito que esse actual MLSTP, muda-se o ritimo da musica. Que fossem mais serios com coisa publica.

    Comecaram a viajar e devolver a sobras na conta do estado. De repente esta pratica acabou, passaram a meter as sobras no bolso. Ou seja, passaram a roubar dinheiro publico.

    O MLSTP, devia tirar ilacoes, mas nao o fazem. O Pinta Cabra e o ADI, quase quebraram o MLSTP, nao desaparece por pouco, mesmo assim eles nao se ememdam.
    Sempre com mesmas praticas, nao trabalham para o nem comum.

    Quanto ao Pinta Cabra e os seus, andam a chorar leite derramado. As mamas acabaram, as constantes viajens, ja nao ha, boa vida acabou. Portanto, e so choro.
    As contas do Patrice Trovoada, estao erradas. Aonde ele vai comprar ventiladores por 3 mil euros?
    Se Portugal, comprou por 17 ou 18 mil euros.
    Sera que e esse ventilador que anda dentro de uma ambulancia, Patrice mentiroso.

    O povo de Santomenses, so deve houvir este senhor, quando ele regressar a terra, fazer as contas e passar a pasta.
    A pratica deste tipo e abusiva e de ma fe, para com todos Santomenses

    Alem demais, este Pinta Cabra, nao e nativo, so tem NACIONALIDADE, nao devia passar de Presidente da CAMARA.

    Quem nao ficou satisfeito, vai queira ao papa ou vem conversas comigo aqui no mato de BATEPA

  12. Calisto Pembe

    31 de Março de 2020 at 4:23

    Quando lhes convém, sobretudo quando nao tem argumentos, evocam interesses superiores da nação. Na verdade os interesses superiores da nação são o bem estar dos políticos, dos deputados, dos dirigentes a todos níveis. Superiores interesses da nação e: as melhores rocas, as melhores dependências das empresas agrícolas serem distribuídas entre os dirigentes. Os interesses superiores interesses da nação e manter os hospitais e postos médicos nesta indecência porque quando os dirigentes tem uma simples tosse, correm para Europa em tratamento. Superiores interesse da nação e os dirigentes exibirem carros de top de gama diante dos plebeus, e escravos santomense do séc: XXI. Interesses superiores da nação só e evocado agora porque estamos todos nós na mesma trincheira. Ou sobrevivemos todos aqui nas ilhas ou morremos todos nesta ilha maravilhosa. Ninguém, nem com o seu avião privado tem o bendita possibilidade de fazer a banca de ir tratar o COVID-19 em Portugal, África do Sul ou na Inglaterra. E COVID-19 veio dar lição ao mundo como deve ser a verdadeira democracia. COVID-19 e terrível nas o seu combate e simples: humildade. Humildade de cada um cumprir a quarentena, distanciamento social e isolamento. Isto para todos. Aquele que armar-se em dirigente e não cumprir as regras do covid será altamente sancionado e com a sua própria vida. Daí evocação dos interesses superiores da nação. Obrigado COVID-19. Depois de tudo, voltaremos a nossa selva: interesses de grupos, interesses individuais, cada um tentará sacar o maior bolo do cofre do estado ao seu proveito. Mas também acredito, que depois da lição aprendida com o COVID, os salários dos Ministros, dos Deputados, dos Juízes, dos Presidentes dos Conselhos de Administracao, etc serão reduzidos a metade em prol dos interesses superiores da Nação. Os Dirigentes abdicaram dos grandes JIPOES para andarem de pequenos H10 a fim de pouparem os gastos em dívida pelo Estado na compra de combustível. Após o COVID, os os hospitais e postos médicos serão apresentados com tecnologias de ponta, de medicamentos e profissionais altamente qualificados e humanizados, para que todos nos ( Dirigentes, Deputados, Ministros, Juízes, Directores, plebeus e escravos de séc:XXI) possamos tratar qualquer enfermidade no país sem ter que viajarmos para Europa, tal como estamos a tratar do COVID-29 em defesa dos interesses superiores da nação. Que granda TRETA! Hoje já?

  13. Maria de Vila Maria

    31 de Março de 2020 at 11:13

    Este Calisto Pembe fechou o Caixão! De acordo com experiencias anteriores, este artigo vai a enterrar dentro de minutos na página do Telanon. Ou seja, vai ser imediatamente retirado do ar e sem deixar rasto. Bandidos!

  14. Titó

    3 de Abril de 2020 at 21:31

    Ouvi dizer não sei se é verdade que um dirigente holandês disse que dar dinheiro aos ministros portugueses é igual a por um gato a guardar um cesto de sardinhas. Que as coitadas das sardinhas desapareciam logo.Fiquei preocupado. Isto é o que toda a gente diz dos africanos. Nem nesta coisa os africanos podem ter direito exclusivo de posse? Tristeza.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top