Política

Covid19 já está em STP- Testes realizados no Gabão indicam 4 casos positivos em STP

Os testes às amostras suspeitas que o Governo de São Tomé e Príncipe enviou para o Gabão, com apoio da OMS, confirmaram que a pandemia Covid-19, é realidade em São Tomé e Príncipe.

A Informação sobre o resultado dos testes realizados no Gabão, vazaram rapidamente. Desde as primeiras horas desta segunda feira, que várias pessoas em São Tomé sabiam dos resultados do teste feito no Gabão.

Só por volta das 12 :30 locais é que o Governo chamou a imprensa para confirmar a informação que já estava na rua.

O Primeiro Ministro Jorge Bom Jesus, fez uma comunicação à nação  no seguinte teor :

«Importa informar que das amostras que seguiram ao Gabão, mais concretamente ao laboratório de Franceville, com o apoio da OMS 4 testes estão considerados positivos», afirmou o Primeiro Ministro.

Jorge Bom Jesus explicou ainda que «essas amostras compreendem recolhas que foram feitas no quadro dos elementos da quarentena e outros que estavam em regime de quarenta domiciliar».

O Governo disse que vai continuar a seguir todos os cidadãos que saíram de quarentena no último fim de semana.

O Chefe do Governo, anunciou que o país pode ter nas próximas horas, uma solução para realização de testes localmente. «Estamos a aguardar a qualquer momento a chegada de um avião com cerca de 100o testes rápidos. E todos os elementos suspeitos serão despistados», concluiu.

Um conselho de ministros extraordinário já foi convocado para esta tarde. Reunião onde segundo Jorge Bom Jesus, serão tomadas medidas mais apertadas para evitar o alastramento do vírus Covid-19 sobre os 1001 quilómetros quadrados do território são-tomense.

Sem capacidade de diagnóstico da doença, o governo e a OMS, garantiam nas últimas semanas que o Covid-19 ainda não tinha chegado a São Tomé e Príncipe. Quando na verdade o vírus pandémico, já cá morava faz bom tempo.

Abel Veiga

37 Comments

37 Comments

  1. Deus

    6 de Abril de 2020 at 14:22

    Deus ajuda STP.

    • Mafalda Santos

      6 de Abril de 2020 at 20:26

      Coincidencia ou nao o Banco Mundial aprovou ha quatro dias $2.5 milhoes de dolares a fundo perdido para auxiliar com o Coronavirus em STP. O que e mau para uns pode ser oportunidade de negocio para outros.

  2. adeus Estado

    6 de Abril de 2020 at 14:23

    Um país de brincadeira com dirigentes de brincadeira. Como é que é possível dizerem que não há casos, quando efectivamente há casos há algum tempo….só palhaçadas.

    • VAI TU

      6 de Abril de 2020 at 14:40

      O problema é, se estes casos não estavam em quarentena isolados, quantas pessoas contaminaram.
      Tem que, ver as pessoas que tiveram em contacto e confina-las.
      Que Deus e a Natureza, ajude S.Tome.
      Se o Príncipe não tem nenhum caso, devia limitar, só as trocas comerciais entre ilhas.

    • Manuela. Na diaspora

      6 de Abril de 2020 at 17:16

      Os politicos adoram ter duas caras; uma hipocrisia e outra de serem banas.

    • Santo e humilde

      8 de Abril de 2020 at 0:27

      Eles fingen serem bananas, sabem e muito agora e que vai ser uma batalha. 2milhoes acredita n vao tirar nenhum proveito porque Deus nao dorme e esta com o povo de Sao Tome.

    • Manuela. Na diaspora

      6 de Abril de 2020 at 22:14

      Sinceramente que tipo de governo stome tem; onde ja se viu tirar as pessoas do isolamento antes de receber os resultados do testes; agora é que o porco vai torcer o rabo; dor da cabeça;qual e o plano do governo para se rastrear todas as pessoas que tiveram contacto com os que sairam da quarentena de brincadeira. Isto é que diz: Brincar com coisa seria. Ainda com agravante de nao terem um laboratoria de referencia.

  3. Andorinha

    6 de Abril de 2020 at 14:27

    Muito triste neste caso em concreto o Governo de S.tomé é culpado não se compreende uma doença que começou em Dezembro o Governo não comprou testes não comprou equipamentos e limitou esperar ajuda esterna.
    Tínhamos que enviar o teste para o Gabão como coisa estragou esta a chegar ao país 1000 testes e que não vai servir para o povo vai servir para testar os familiares do governo agora vão pagar o preço de não investirem no sistema nacional de saúde.

    • Manuela. Na diaspora

      6 de Abril de 2020 at 22:29

      Concordo plenamente contigo meu camarada. A melhor coisa é quando um Pais investe na Sude e na Educacao. Quando isto nao acontece; É uma catastrofe.Esta pandemia veio para dispertar todos lideres Africanos que desviam os recursos para comprarem casas na Europa, na esperanca de que em qualquer situacao pegam no aviao e vam la para Europa em tratamento medico e viver vida milionaria; So que agora estamos numa situacao em que ninguem sai e ninguem entra; cada um esta coçar a sua sarna.Ate quando meus Deus nos Africanos sofremos pprque os nossos lideres nao se importam, e nem têm amor pela sua patria.

  4. sesimba

    6 de Abril de 2020 at 14:51

    cinco casos de uma só vez… sao mesm bandos de incompetentes! viviam dizend que nao tinha casos quand porem nao tinham equipamentos adequandos p analisar vários tipos de situações.
    epah enfim

    pk um país como este onde a maioria é analfabeto e vivem vedendo na rua p levar um pao p casa e alem disso nao tem trabalho suficiente , nao sei como o governo vai sustentar todos que têm que ficar em casa.
    sabem k nao temos condições deviam cortar tudo.
    fecham escolas e tudo!.
    governo vai ter que sustentar e proteger a população.
    ninguem sai a rua e o funcionários de câmara ficam nas ruas a fazer limpezas e desenfectar o país todo.
    têm que precaver para a situação nao piorar.
    nao abrem as pestenas p verem.
    os países mais ricos estao em decadência imagina nós!?
    Vergonha! só querem dinheiro p vossos bolsos. época de campanha enganam população otária a betumar e inaugurar coisas que ate hoje inacabadas…
    como é possivel, ter só um hospital no país???
    pk prometer invés de fazer acontecer???
    se conseguem comprar grandes casas e carros nos países exteriores porque nao reabilitam casas de acolhimento ,hospitais, escolas, e muitos alojamentos degradados e criar mais condições as populações??
    e agora que nao têm equipamentos e hospitais(bem dizer, Hospital. pk é só UM) em condições para receber e analisar todos os doentes?

    um hospital central sem condições nenhuma. onde só tem espaço vip quando forem os bacanos ou quem tem mais para la estar.
    uma situação rara de se acontecer! porque se estiverem doente, nem la passam, apanham automaticamente o voo para onde se trata melhor.
    os coitados que sao obrigados a la ficar e até morrer pk nao tem condições.
    Bandos de incompetentes que nao sabem fazer nada, a n ser enfiar nos bolsos e tapar o próprio umbigo. os outros que se lixem.
    a população precisa da vossa resposta e promessas neste momento. Fazem alguma coisa. se têm capacidade para certas artimanhas têm que ter agora para salvar a ilha e a sua população.
    fechem tudo e se forem aos supermercados têm de ficar dois metros de distância de cada indivíduo. usar luvas e máscaras para se protegerem.
    usar álcool para se desenfectar em tud que tocar.
    e Dêem luz e água a todas populações.
    parem de andar a cortar luz e agua.
    ninguém consegue viver num abismo.
    voces gozam pk na vossa casa nao sentem falta. têm motor e tanques lotados.
    Quanto a injustiça!!
    muitos vêm para estudar mas acabam por ficar num país que nao é dele e ter que sujeitar racismo e maltratos pk o governo d país nao cria condições e postos de trabalho para uma pessoa ir e desempenhar funções com vontade.
    tanto tempo de independência e nada de jeito e novo.
    Nao sei com que cara conseguem celebrar a cada ano a independência se ainda nada mudou e continua cada vez pior.
    o salário, precariedade.
    Dêem o vosso melhor, temos muita coisa boa para aproveitarmos no país. dêem melhores condições de trabalho as populações.
    agricultores, pescadores, zungueiras.. criam postos de cada um e cria também meios de impostos que visam garantir a vida das pessoas. segurança social, finanças.. coisas boas e com futuro. uma mae com filho doente ou gravida , se estiver de baixa devido o parto, ou algum problema, segurança social paga ate ao momento de começar a sua atividade profissional. assim que começar, desconta mensalmente 11% ou 7% do salário conforme ganham por la. que além disso, muito mais muito pouco.
    enfim…
    parem de falcatruas meus caros, e começam a pensar e agir com dignidade.
    por alguma razão estao no governo, entao fazem e muito bem feito a vossa parte. se o povo vos colocou lá é porque querem uma mao para melhorar e organizar melhor.

    • Santo

      7 de Abril de 2020 at 9:35

      Estamos num momento de agir e não criticarmos uns e outros. O governo não tem culpa e só cabe fazer o que pode para o pior não vir.

    • Jornalista de meia tigela

      7 de Abril de 2020 at 10:30

      Subscrevo na integra as suas preocupaçoes. Exe nosso povo é mt ignorante. Pasma-me quem ainda sai de casa para votar nexes irmaos metralhas. Vão exigir um hospital de referencia já. A sociedade civil tem que acordar…

  5. Rapaz das terras

    6 de Abril de 2020 at 15:12

    O ministro da saúde deveria ser demitido. Tratou o caso com muita ligeireza.
    A quarentena começou muito tarde, quando deveria ter começado uma semana antes da chegada dos elementos que estiveram em quarentena no hotel miramar.
    Importa realçar que nem todos os passageiros que chegaram nesse voo permaneceram em quarentena no hotel miramar. Cerca de 4 pessoas saíram e estavam nas suas casas e a fazerem a sua vida normal e a espalhar o covid19.
    O governo deverá ser chamado à responsabilidade civil e judicial pela lentidão e falta de pulso que lidou com esse caso deixando o vírus deambular pelo país.. Não apenas o ministro da saúde mas todo o governo.
    Agora deverão remediar o mal que causaram a esta terra.

    • Manuela. Na diaspora

      6 de Abril de 2020 at 22:55

      O problema é que stome nao tem laboratorio de referencia; entao ficaram relaxados com simples vigilancia nos centros de aquartelamento esperando que vai tossir,ter febres e falta de ar; como nao aconteceu nada ate estes 15 dias;simplesmente liberam as pessoas sem ter os resultados dos poucos casos que fizeram colheita. Isto é grave; este ministro da saude parecia estar a controlar a situacao e agora nos surpreende;deveria ser exonerado juntamente com a sua cupla de incompetencia.

  6. Antonio

    6 de Abril de 2020 at 15:22

    Porque que liberaram as pessoas que estavam de quarentena sem sequer saber o estado clinico dos mesmos? Incompetencia!

  7. Abnilde da Trindade

    6 de Abril de 2020 at 15:37

    Esse tal senhor que se apelidou de “Adeus Estado” deve ser mesmo um doido varrido.
    Então os governantes dos países onde a pandemia tem dizimado vidas também tem dirigentes de brincadeira. Seu palerma ignorante!!!. É bom fechar a matraca ao falar de coisas sobre as quais és totalmente ignorante.
    Aproveito a oportunidade para implorar ao Governo da Republica para voltar a reproduzir os mesmos testes em outros laboratórios, porque testes feitos em Franceville, produz muitas duvidas. Quem sabe se não haverão trocas de resultados? Quem sabe se não são acções maquiavélicas para machar esse pequeno e pobre país que felizmente era considerado como modelo? Quem sabe se umas certas individualidades imbuidas de má fé não tenham simplesmente mandado dizer de resultados falsos, porque não estão presentes no interior do país e querem beliscar o governo, o país?
    Outra questão, e que também provoca duvidas, é como é que antes mesmo do Governo se pronunciar sobre o assunto, seja a representante da OMS em STP a falar disso à orgaos de imprensa estrangeiros? Com que autoridade,? Com que mandato, na base de qual concertação? Na base de qual confirmação? Com que cumplicidade? Portanto, debaixo desse angu deve haver osso grosso.

  8. Vanplega

    6 de Abril de 2020 at 15:41

    E agora senhor 1 Ministro?

    Vai is enfermeiros usar uma mascara durante 4 dias, vai os enfermeiros usar uma Luvas, durante 8 dias, tendo lavado as Luvas em agua quente.

    E isto que vai passar com os enfermeiros?

    Com a falta de humanismos dos nossos politicos, ladroes da coisa publica. Vai senhor 1 Ministro, pedir aos antigos 1 Ministro e os antigos ministro da saude, por falta do laboratorio no hospital de Sao Tome e Principe?

    O senhor 1 ministro, a responsabilidades se colocar em quarentena, onde colocaram as pessoas ( duas) num quarto! A demora no teste do covid-19 e vossa

    O dinheiro do povo e para o bem do povo, nao para uso pessoas e as passeatas

  9. Vanplega

    6 de Abril de 2020 at 15:47

    E bom que sabemos quem e a pessoa infecta.

    Se for esses dois senhores, que nao queriam ir para quarentena, deve ser responsabilizado por infectar outras pessoas.

    E agora, as pessoas foram para casa infectar seus familiares e amigos.

    E isto senhor 1 ministro?

    • Manuela. Na diaspora

      6 de Abril de 2020 at 23:34

      Estes dois senhores que negaram a quarentena; por desacato aos autoridades tudo isto porque andam tudo em familia e amiguinhos,onde se viu uma coisa dessas; um cidadao nega ordem dada por por um estado; isto so acontece nos paises do pai banana cada quer semandar ate nos momentos criticos se governao ao troco de quê? Deveriam maze ir para cadeia isto sim.

  10. Crisotemos Café

    6 de Abril de 2020 at 15:53

    A grande merd foi o Governo ter :
    1- Ter deixado os passageiros que vieram no dia 17 entrarem o país. Não deviam ter feito.
    2- Sem se ter a confirmação dos exames que deveriam chegar na Segunda Feira , ter liberado na madrugada de sabado o pessoal em quarentena. Eles deveriam é se necessario ficar mesmo na “sessentena” até que se tivesse provas suficientes;

    3- Outro, esta nossa quarentena domiciliar e/ou confinamento tem que ser acompanhado de medidas duras. Quem falha come( x anos de pressão) ou apanha borracha na hora. Os policiais devem visitar , em geito de supresa estes individuos, por forma a impedir que se desloquem das suas casas.

    4- Criem uma linha para denuncias. Precisamos de informadores.

  11. Fuba cu bixo

    6 de Abril de 2020 at 15:59

    O governo Santomense vão pagar o preço de ma fé de não investirem no nosso unico hospital uma hora destas estão a cagar nas calças porque esta doença não escolhe e não vão poder viajar vir para fora tratar como é habitual.
    Agora o bicho vai pegar e vai pegar todos sem excepção.
    Deus abençoe S.tomé

  12. Filho da terra

    6 de Abril de 2020 at 16:13

    Criar condições para fazer mais testes. Isolar os casos identificados. Manter encerradas as fronteiras. Organizar a vinda URGENTE de uma equipa de especialistas CUBANOS. Manter encerradas as escolas, igrejas, locais de culto, discotecas, fundões e vigiar o cumprimento. Manter e vigiar as medidas sobre o número de passageiros nos táxis e Yaces e o horário do comércio. Militares a isolar as praias aos domingos. Medidas urgentes em relação aos dois focos que são os mercados da cidade capital. Acelerar a mudança dos feirantes para o novo mercado de Bobô Forro. Reforçar a comunicação sobre as medidas preventivas. Considerar com urgência o fornecimento grátis de água enquanto durar a crise. Obrigado e que Deus abençoes São Tomé e Príncipe.

  13. Olegário de Sousa

    6 de Abril de 2020 at 16:25

    Então vocês mandam as pessoas de quarentena para casa e depois fazem teste?
    Que burrice. Será que têm mesmo a intenção de espalhar a doença pelo país?
    Se as pessoas estavam em quarentena, não deviam sair sem ter a certeza que não estavam contaminadas.
    Ou é muita burrice ou é muita má fé

  14. Tlexemanga Xipitale

    6 de Abril de 2020 at 16:33

    Testes feitos no Gabão.hummmmmmm……Estes resultados sao de desconfiar ….

    Abram os olhos …

  15. Macalacata

    6 de Abril de 2020 at 17:24

    È inadimissìvel que o governo vem dizer que nao tem testes no paìs.O paìs nào tem um laboratorio nem interessa em te_lo.O paìs è pobre e todos sabemos. Mais ha muitos paises pobres tanto como Sao Tomè mais que conseguiram adquirir testes, tèm laboratorios e estao a fazer frente mesmo na pobreza.
    Atè quando os governates Santomenses vao viver de esmola?
    Recebem esmola para orçamento geral do estado, esmola de arroz esmola de carros de luxo que devia ser trocado por um hospital rapaz de dar resposta aos Santomenses,um laboratorio medico eficaz de dar as primeiras respostas em situaçoes pelo menos de emergència.É uma vergonha.Dos cento e poucos passageiros que foram a quarentena apenas enviaram 25 amostras para laboratorio em Portugal. Os restantes foram testados oclar pelo governo?
    De Pinto da Costa a Miguel Trovoada,Fradique de Menezes a Evaristo de Carvalho na qualidade dos presidentes,De Celestino Costa a Rafael Branco,Carlos Graça, Patrice Trovoada Jorge Bom Jesus e todos quantos sentaram na cadeira como primeiro ministro,e suas equipas governamentais sao todos culpados pela caòtica situacao que o paìs se encontra.Uma cabala de pedintes,gatunos e iguìstas. Aprendem com Ruanda.Copeia coisas boas e implantam para o bem estar do povo.
    Muito obrigado

    • Manuela. Na diaspora

      6 de Abril de 2020 at 23:44

      Realmente Rwuanda é bom exemplo na africa. Nelsom Mandela ficou internado no seu pais num hospital publico de Cardiologia bem equipado ate os seus ultimos dias que Deus lhe concedeu ca na terra; ai sim ouve investimento. Veja cabo Verde como soma e segue. Meus senhores governantes recurso dum pais é para ser investido.

    • Sotavento

      7 de Abril de 2020 at 5:28

      De acordo com tudo que escreveu.Não se compreende que em 45 anos como país independente não haja um hospital de verdade em STP.

  16. Mepoçon

    6 de Abril de 2020 at 17:26

    Para o caso deste não vale a pena esconder. Hoje em dia não há nada encoberto. Antes de vir ao público pela imprensa local, já muita gente sabia, e pela rádio BB até o médico ia prestar assistência clandestimente em casa de infectado

  17. Pedro Costa

    6 de Abril de 2020 at 17:32

    E agora?
    Neste país sem boas condições sanitárias, com um hospital já doente, com pessoas ignorantes, com desordeiros, cheio de lixeiras a céu aberto, onde a sujeira e as pessoas andam de mãos dada, etc, como vai ficar?
    Vai ser complicado. Se há 4 detectados, as colheitas foram feitas a dias, agora já estão 20 vezes mais infectados.
    Estamos feitos.
    Agora é esperar que o nosso “matruçu”, o nossa “folha ponto”, o nosso “gimboá”, a nossa “folha damina”, o nosso “pau 3”, o nosso “otaji”, etc, etc, possam fazer frente a este vírus ou então os efeitos dos medicamentos que o povo tem no organismo para o paludismo, possam minimizar os estragos, porque determinados medicamentos para o mesmo estão sendo indicados para tratamento do covid-19, segundo algumas informações.
    Enfim

  18. Ferro

    6 de Abril de 2020 at 18:12

    Sinceramente. Fizeram festa, atiraram foguete para o ar, abriram champanhe, para nos virem dizer agora que existe 4 casos de COVid-19 por negligência do próprio governo. Isso parece uma brincadeira de muito mau gosto. Como é possível que não tenham feito teste a todas as pessoas que chegaram naquele fatídico voo que estavam de quarentena e só fizeram a 25 pessoas? Quantos infetados existem agora se não se sabe com quem estas 4 pessoas contactaram anteriormente?

  19. Zagaia

    6 de Abril de 2020 at 18:36

    Isso já era de esperrar,não acreditemos em milagres……, só o governo de STP é que acredita em milagres.

  20. Todos somos poucos

    6 de Abril de 2020 at 19:01

    Hora de unirmos! Patrice Trovoada deve entrar no país para ajudar rapidamente. Toda ajuda é bem-vinda. Politiquice de fora

  21. Manuel do Rosario

    7 de Abril de 2020 at 8:20

    Isto até deixa muita admiração. Os testes vindos do Portugal 0 positivos. Vindo do Gabão, logo 4. Só com Cristo

  22. Seabra

    7 de Abril de 2020 at 14:21

    Todos somos poucos, ou seja Patrice Trovoada, porque é que não regressa para STP se é homem com todos..? Venha , e verá o que é que o povo sãotomense lhe reserva , tenha a coragem de vir nos enfrentar e pela mesma ocasião vai entregar a PASTA que até então não entregou. Os seus cambas Afonso Varela, Baluba, Abnilde Oliveira, estão desamparados pelo seu abandono e pelo seu desprezo ás pessoas deles….um bom amigo, um colaborador deve ser tratado com mais respeito e mais consideração. Enfim , eles é que aceitaram este tratamento de CATIVO.

  23. Cedar jesus

    7 de Abril de 2020 at 16:25

    Vamos deixarde condenar os nossos Governantes porque o mal ja data frito, QUE Deus tenha piedade de Nos se nao vai ser uma calamidade em Sao Tome.
    Porque desde conhecimento do caso Coronavirus, os Governantes, individualidades, Politicos, comerciantes nao tiveram iniciativas proprias de criar um fundo de apoio a Hospitais e as instituicoes de saude publicas?
    Acho QUE temos QUE aprender a doar a Nos proprios pouco ou muito e sempre de louvar!!! Nao podemos estar sempre de maos estendidas a espera de ajuda exteriors….Acorda Oh liders e Povo Africano! O Coronavirus veio para Normalizar a Sociedade! Ele nao escolhe Rico ou pobre, branco ou preto Ele araza tudo!!!!
    QUE o nosso Sao Tome tenha piedade de Nos….

  24. wilson bonaparte

    8 de Abril de 2020 at 2:19

    e eu que tive sexo com uma dessas pessoas, como vou ficar ?

  25. s.tome

    16 de Abril de 2020 at 22:01

    Quando o présidente régional falau tods creticarao e agora ? Chau aguentao .

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

To Top