Política

Covid-19 : Cortadas as ligações aérea e marítima entre as ilhas de São Tomé e do Príncipe

O resultado do teste de Franceville, que indicou 4 casos positivos do novo coronavírus em São Tomé e Príncipe, precipitou todos os acontecimentos nas duas ilhas verdes, e irmãs.

Segundo o teste de Franceville, a ilha maior, São Tomé conta já com 4 casos de Covid-19. O Governo da República decidiu imediatamente cortar as ligações aéreas e marítimas entre São Tomé e a sua única irmã e menor, a ilha do Príncipe com 7 mil habitantes.

Segundo o Governo da República, trata-se de uma medida mais apertada, para proteger a ilha menor, de qualquer contágio pelo vírus pandémico.

No entanto, há cerca de 2 semanas, o Presidente do Governo da Região Autónoma do Príncipe, liderou um movimento social e político da ilha menor, que propôs ao Governo da República, o isolamento do Príncipe em relação a São Tomé, por um período de 15 dias.

A proposta que tomou forma de uma resolução do Governo da Região do Príncipe, foi chumbada pelo Governo da República. Na altura o executivo central, considerava que tinha controlo sobre as movimentações do novo coronavírus, que era dado como ausente da República Democrática de São Tomé e Príncipe.

No dia 6 de Abril-segunda feira, o cenário mudou. O teste de Franceville, mudou toda a estratégia. A declaração de 4 casos positivos em São Tomé, quebrou a ideia até então apregoada de que São Tomé, estava imune, e que consequentemente Príncipe estava livre do Covid-19. A estratégia mudou, saltou da prevenção para combate directo, pois a República de duas ilhas irmãs, terá caído numa emboscada do vírus inimigo – Covid-19.

Abel Veiga

7 Comments

7 Comments

  1. Gago

    7 de Abril de 2020 at 23:08

    Governo teve medo de Tó ZÉ CASSANDRA, vou ver como vai ser. Ouvi dizer que Tó ZÉ CASSANDRA pediu ao governo para autorizar um voo para trazer a Príncipe os seus amigos. As pessoas estão em S.tomé sem poder poder vir a Príncipe por causa do capricho do Sr Tó ZÉ CASSANDRA. Fingindo que gosta muito do povo. Quando na verdade nunca parou no Príncipe, eu si fosse de Príncipe já parava esse bandido de Tó ZÉ. Governo Central tem que ter mais pulso. Governo Central tem revelado muita fraqueza, ministro covardes, fracos, governam com medo de voto. Não há autoridade de Estado nada zero sem pulso. Está na hora para uma grande remodelação governamental. Jorge tem que ter coragem de remodelar governo refrescar executivo. Colocar jovens sem medo. Ministro de saúde para casa, ministro da agricultura casa, ministra de turismo casa, ministra de negócios estrangeiros casa, ministro das finanças casa, secretário de estado de comércio indústria casa e ministro de trabalho pouco interventivo também casa. Ministro das Infraestruturas dou benefícios da dúvida. Por mim fica ministra da justiça, defesa, juventude e desporto, educação, secretário de estado de comunicação social e ministro da Presidência e dos assuntos parlamentares mais esse tem que acelerar um pouco mais e deixar de ser covarde. No grupo parlamnetar do MLSTP tem lá dois a três que se pode aproveitar, no banco central pode se aproveitar um ou dois, ministério de agricultura pode aproveitar o Celso garido, também pode ir buscar independentes para governo.

    Jorge acorda rápido enquanto for tempo a equipa que o SR tem é muito fraca, fraquinha de MAIS.

    • Francamente

      8 de Abril de 2020 at 8:41

      Sabendo que quando Tó Zé pediu foi rejeitado e agora foi decidido por iniciativa do Governo, como é que ele manda no nosso Governo? Não tem sentido o k vc falou. Abre mente gago

    • Manuela. Na diaspora

      8 de Abril de 2020 at 13:46

      Mas é bom que em stome o barco andar; tudo ai anda muito parado; stome esta numa situacao do oceano pacifico; sem vida e sem movimento; as coisas tem que andar; colocar pessoa serta no lugar certo. Appstar nos jovens capacitado sangue fresco com uma visa construtiva para o pais sair desta rotina monotuna, e outra outra coisa é apostar na formacao do homem, nos temos um pais com alto indice de analfabetismo, e dos poucos que tem fazem das suas por pensar que nao tera ninguem capaz; e a popolacao so olha e chefe criar habitos que lhes leva a distruicao; por exemplo nasceu um comportamento negativo e triste na populacao de ir a mesa do voto quando um elemento do partido aparecer pagando bebidas ou dando dinheiro; meus irmaos isto é uma pratica perigosa; portanto sem eles saberam a desvantagens disto que criar condicoes do pais cair nas maos dos aproveitadores malfeitores, corruptos, gananciosos; e preciso que ativistas sociais, psicologos , as igrejas ,Sociologos velam por issao para comatar esta pratica , que o pais nada ganha com isto.

  2. Dar César o que é de César

    7 de Abril de 2020 at 23:15

    O problema de Jorge Bom Jesus é que não foi ele quem formou o seu executivo. O governo foi lhe entregue pelos camaradas distristais e regional.

    Membros do governo com muito pouca substância. Tem gente no governo que nem sabe como foi lá párar tudo em nome do poder.

    Tóze anda a brincar com governo central.

  3. Bofetada sem mão

    8 de Abril de 2020 at 0:24

    JBJ, ministros e todos os defensores do Governo tomaram bofetada sem mão de Tó Zé Cassandra. Gajo é um visionário. Mas importante agora é união!

    • Xyw

      8 de Abril de 2020 at 16:30

      É verdade. Concordo

  4. Pedro Costa

    8 de Abril de 2020 at 19:15

    Este país não está preparado para este problema de saúde pública.
    Grande parte da população é muito ignorante. Atenção, ignorante significa quem não tem conhecimento, contrariamente ao significado que as pessoas atribuem a esta palavra.
    Vi um vídeo feito no mercado em que quem estava a oferecer as máscaras às feirantes dizia que cada um deve lavar as mãos 3 vezes por dia com água e sabão. Que absurdo! Coitado deste povo.
    Depois a mesma distribuiu/ofereceu máscaras. Via-se já as pessoas com as mesmas colocadas. Que coisa!!? É assim que se educa as pessoas? Acredito que estas pessoas irão utilizá-la dias a fio. Credo. Se assim for, pelo que vi no vídeo, vai ser um grande problema para esta terra.
    Por estas e outras, não basta cortar a ligação aérea entre as ilhas!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

To Top