Política

Chefe da ONU diz que mundo sofre onda de falsas informações após surgimento da covid-19

Em mensagem de vídeo, António Guterres anunciou inciativa para “inundar” a internet com notícias verdadeiras sobre a pandemia; ele diz que este é o momento de ouvir a ciência e de praticar solidariedade; e que a situação é a mais desafiadora desde a Segunda Guerra Mundial.

O secretário-geral das Nações Unidas afirmou que o mundo está lutando contra a pandemia do novo coronavírus ao mesmo tempo que enfrenta uma epidemia de falsas informações.

Numa mensagem de vídeo, divulgada nesta terça-feira, António Guterres, disse que as pessoas estão assustadas ao redor do mundo e querem saber o que fazer e onde buscar aconselhamentos.

Solidariedade

Para Guterres, este é o momento de se voltar para a ciência e de praticar solidariedade.
Ele afirmou que a epidemia de informações falsas está se alastrando assim como dicas prejudiciais de saúde e até mesmo propagandas enganosas de produtos que não têm a menor eficiência no combate ao vírus.

Guterres frisou que essas notícias falsas predominam e que as teorias de conspiração estão contaminando a internet.

Ele ressaltou que o ódio está se tornando viral assim como a estigmatização de pessoas e grupos.

Confiança

Para o chefe da ONU, o mundo precisa se unir contra o que ele chamou de uma doença cuja vacina é a confiança.

Em primeiro lugar: confiança na ciência. Ele elogiou jornalistas e outros atores que checam as notícias sobre coronavírus e as postagens nas redes sociais para atestar sua veracidade.

Guterres afirmou que as empresas de redes sociais têm de fazer mais para combater o ódio e as premissas prejudiciais sobre a covid-19.

Fatos

Em segundo lugar, o secretário-geral afirma que é preciso confiar nas instituições, baseadas em liderança e governança guiadas por fatos e evidências.

Guterres lembrou que a confiança mútua é fundamental assim como o respeito mútuo. Para ele, a adesão aos ditames dos direitos humanos deve ser a bússola para navegar essa crise global.

O chefe da ONU apelou a todos que se juntem para rejeitar as mentiras e a falta de bom senso que surgem nesse momento.

Resposta de Comunicação

Para combater a situação, o secretário-geral anunciou o lançamento da iniciativa Resposta de Comunicação da ONU para “inundar” a internet com fatos e informações científicas sobre o novo coronavírus. Segundo ele, o flagelo das informações falsas é um veneno que coloca ainda mais pessoas sob risco.

Guterres finalizou dizendo que com uma causa em comum por fatos e bom senso, é possível derrotar a covid-19 e construir um mundo mais justo, igualitário e resiliente.

PARCERIA – Téla Nón / Rádio ONU 

FAÇA O SEU COMENTARIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top