No início desta semana, o Governo enviou 80 amostras de casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus, para despistagem no laboratório de referência da Guiné Equatorial.
«Das 80 amostras colhidas e enviadas ao laboratório da Guiné Equatorial, 79 deram resultado negativo. 1 é inconclusivo e carece de repetição», declarou o Primeiro Ministro Jorge Bom Jesus.
Os resultados do laboratório da Guiné Equatorial, põe em causa os testes feitos no início do mês de Abril pelo laboratório de Franceville do Gabão, que indicou a existência de 4 casos positivos de covid-19 em São Tomé e Príncipe.
«Informo que os 4 casos confirmados anteriormente no laboratório de Franceville – Gabão, foram repetidos e integram este lote», confirmou o Primeiro Ministro.
O leitor pode ouvir a comunicação do Primeiro Ministro.
Abel Veiga
D T
18 de Abril de 2020 at 8:59
Abel, voces como jornalistas devem pedir explicação ao governo sobre os 4 testes que se tinham confirmados como positivos? Oque aconteceu? Falha do laboratório? Os doentes ficaram melhores?. Foi recomendado? A tese de que Patrice mandou alterar para meter santomenses em pânico é válida? Foi governo que encomendou o resultado para conseguir financiamento para depois desviar parte do dinheiro para proveito próprio? Por favor faça oque jornalista deve fazer para esclarecer as pessoas.
Como será
18 de Abril de 2020 at 12:43
Isto agora esta confuso; afinal de contas em stome existe ou nao casos da Covid19?
Sempre atento
19 de Abril de 2020 at 14:40
DT, não houve nada. São questões políticas para denegrir o país, como São Tomé não pode ser excepção no mundo tinha que haver algum esperto político (Patrice) com influências no Gabão para interferir no assunto.
Nita
18 de Abril de 2020 at 10:43
Qual o nome do laboratório de Guiné Equatorial? É certificado pela OMS? Franceville é um laboratório conhecido.
Nita
18 de Abril de 2020 at 10:45
Srs governantes, não vamos brincar com isso. Gravana está a Porta. Vamos apertar agora para não chorar depois
Sempre atento
19 de Abril de 2020 at 14:45
Nita, este laboratório Franceville deve ser influênciado. Não pergunta ao governo, afinal o pintacabra anda aí as escondidas. O povo que fique atento e esperto. Esse está a fazer um trabalho ganhando popularidade para regressar ao país. É política.
Olegário de Sousa
20 de Abril de 2020 at 8:05
Segundo o relato dos meus amigos equatoguinenses, o Laboratório de Baney que faz testes de coronavírus na Guiné Equatorial, não tem tido reagentes para realizar testes, nem materiais para a recolha de amostras.
Por isso, vários Guneanos considerados suspeitos não têm podido realizar os seus testes de coronavírus.
Por isso, fico admirado, como é que eles realizaram os testes para S.Tomé. Espero que seja mesmo real.
No entanto existe uma verdade. Todos os países até a Guiné Bissau que tem conhecido vários anos de instabilidade politica têm podido realizar os seus próprios testes. Apenas S.Tomé e Príncipe não tem conseguido realizar os testes. Os nossos dirigentes deviam ter um pouco de vergonha.
Não tendo aparelhos para realizar testes, foram capazes de lançar obras para tapar buracos nos passeios no valor de 100 000 dólares. Só isto já é mais do que o necessários para darmos uma classificação ao nossos actuais dirigentes. Numa pauta que vai de 0 à 100, daria a estes dirigentes um Zero, pois estão a envergonhar os santomenses
Bem haja STP
Como será
21 de Abril de 2020 at 19:15
Isto anda cada vez confuso, nao da para se entender que politica os governantes santomense emplementam. O pais anda num pacifico.
Maria Alberta
20 de Abril de 2020 at 8:14
Caros
O atual governo tem dito que o governo anterior não fez nada no país.
Quem construiu o mercado de Bôbô Fôrro, onde o Ministro de Defesa deu uma nota muito positiva ao mercado de peixe e de carne, dizendo que era um mercado muito avançado e que requeria que as pessoas que la fossem, deviam estar formadas para o efeito.
Quem construiu a estrada de penha e de Oquê Del Rei que vai facilitar as pessoas que vêm de norte do país aceder com maior facilidade o mercado de Bobo Fôrro.
Quém instalou energia eléctrica em 80% do país que está a facilitar transmitir as aulas pela rádio e TV. Antes este mesmo grupo no poder dizia que energia e água não enche barriga.
Agora já sabem que estas infraestruturas eram a base para o desenvolvimento
Espero que façam alguma coisa nova também. Até agora só estou a ver estarem a dar um jeitinho naquilo que o outro governo já tinha feito.
Aguardamos coisas novas
Isaias Abraão
20 de Abril de 2020 at 9:04
Esta confirmado.
Afinal os resultados produzidos inicialmente em Franceville tinha dedo de alguém que tão somente quis desestabilizar a governação, desacreditar o país e semear o caos.
Afinal, a verdade vem a tona e esta provado que um dos donos/investidores do laboratória de franceville é amigo pessoal de um ex-governante santomense.
Quanta maldade.!!!!
Deus é grande e ficoui provado que afinal os 4 casos inicialmente considerados positivos são mesmo negativos. STP entra parea a roda dos poucos países do mundo sem casos de coronavirus.
Como será
21 de Abril de 2020 at 19:10
Mas hoje ja se confirmou 3 casos positivos ; agora neste momento stome tem quantos casos afinal? 3 ou mais.
Nita
21 de Abril de 2020 at 22:10
É possível que já tenha dezenas para não dizer centenas. Qdo se descobre o primeiro caso quer dizer que já há o quádruplo. E pelos vistos esses não viajaram, então receberam de alguém que trouxe e que ainda não se sabe onde estão. Isto é muito grave irmãos. Fiquem em casa, usem máscaras qdo forem as compras etc. Fiquem em casa
Armindo Assuncao
27 de Abril de 2020 at 20:01
Povo de S.Tomé e Principe sejamos iteligentes.
Numa altura em que todo o mundo até os ditos mais os Paises mais atrasado todos estão em torna da luta contra um e único inimigo.o coronavirus.
Porquê que somos único a criar conflitos?
Tenha calma deixa a política para ocasião própria.
Não é nesta momento.
União faz a força contra o inimigo comum.
Saudações