Política

Covid-19 – Confinamento domiciliar geral e obrigatório em STP

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

Nota de imprensa

No seguimento das novas medidas restritivas de prevenção e combate ao COVID-19, decretadas pelo Governo na 64ª Sessão do Conselho de Ministros, no dia 04 de Maio de 2020, cumpre fazer os seguintes esclarecimentos:

1 – É Decretado o confinamento domiciliar geral e obrigatório para toda a população em todo o território nacional.

2 –As pessoas estão autorizadas a sair de casa para efeitos de compras, para apanhar água, idas ao banco, farmácias ou em situações de emergência médica, observando o uso obrigatório das máscaras e o distanciamento social exigido.

3 – São encerrados todos os serviços públicos e privados não essenciais em todo o território Nacional.

4 – São suspensas todas a atividades de construção civil e de obras públicas, com exceção das obras do mercado de Bobo-forro e das obras de reabilitação do centro histórico da cidade de São Tomé.

5 – São considerados serviços essenciais privados os seguintes:

a) Supermercados e lojas comerciais de produtos alimentares e de higiene;
b) Restaurantes em regime de take away e padarias;
c) Farmácias e clínicas privadas;
d) A ENCO e os postos de abastecimento de combustível;
e) Bancos comerciais e empresas de telecomunicações;
f) Serviços de pesca, agricultura e pecuária e respetivos revendedores;
g) Empresas de segurança privada;
h) Serviços de produção e comercialização de máscaras;

i) Serviço de táxis, com lotação de metade da capacidade oficial da viatura;
j) Vendedores de peixe, géneros alimentícios e hortaliças nos mercados municipais.
k) Unidades de produção industrial.

6 – Todos os funcionários abrangidos por este regime especial, têm que ser portadores de cartão de identificação ou credencial das respetivas empresas para circularem na via pública. No caso dos trabalhadores dos sectores da agricultura, pecuária e pesca e as vendedoras dos mercados, as respetivas credencias serão emitidas pela Direção da Agricultura, das Pescas, da Pecuária e pelas Câmaras Distritais, respetivamente.

7 – No que toca aos serviços públicos essenciais, com a exceção dos profissionais da Saúde, da Comunicação Social, funcionários da EMAE, pessoal dos Bombeiros e das Forças de Defesa e Segurança, cada Órgão de Soberania, os titulares Ministeriais e titulares do Poder Local e Regional definirão os serviços e os funcionários abrangidos por esse regime de exceção, emitindo a respetiva credencial para os devidos efeitos.

8 – Os serviços públicos considerados essenciais continuarão a funcionar em horário único das 7:30h às 13h, com pessoal reduzido. Os serviços privados considerados essenciais funcionarão no horário compreendido entre as 7:30h e as 15h, podendo as empresas optar por praticar um horário reduzido, por conveniência de serviço.

9 – Todos os serviços e sectores não referenciados deverão ser encerrados durante a institucionalização do confinamento geral obrigatório.

10 – Essas medidas serão regulamentadas por Decreto-lei do Governo e estarão em vigor das 00:00h do dia 6 de Maio até ao dia 17 de Maio de 2020.

São Tomé, 5 de Maio de 2020.

O secretário do Conselho de Ministros

Valdemar de Jesus

    15 comentários

15 comentários

  1. Bufado

    6 de Maio de 2020 as 22:52

    Confinameto sem condições vai matar muita gente.

    • Gilberto de Andrade

      7 de Maio de 2020 as 8:35

      Caros concidadãos, vivemos um tempo de extrema perigosidade. O COVID 19 é fatal. Basta olharmos para o número de mortos nos outros países. É assustador. O COVID 19 já começa a fazer estragos no nosso País. Já perdemos 4 dos nossos compatriotas. Por isso, vamos lutar. Temos que cumprir as orientações das autoridades para evitarmos contaminação em massa. O nosso País não está em condições de combater uma situação dessas. O governo está a fazer o melhor que pode. Vamos fazer a nossa parte: vamos ficar em casa e se tivermos a necessidade de dar de casa, usar máscaras e cumprir as normas de segurança estabelecidas para evitar a contaminação. Nós somos capazes. Deus abençoe São Tomé e Príncipe.

      • Ralph

        8 de Maio de 2020 as 6:38

        Exatamente. Não cumprir um regime estrito de confinamento será desastroso. Não há escolha, a alternativa sendo haver um número elevado de mortos.

    • Gina Costa

      7 de Maio de 2020 as 22:28

      Finalmente cairão ba Real.. os Santomenses firam céticos com a Pandemia Cov 19.. levaram imenso tempo para tomar devidas precauções . até brincavam que está doença nasceu em Chica e vive na Europa e morre em África…

  2. Martinho Pires

    7 de Maio de 2020 as 6:43

    Paises como Brasil tem bolsa familia aqui o que vai ter para os desfavorecidos?

    • Jacob

      7 de Maio de 2020 as 23:19

      Pau bôbô

  3. SANTOMÉ CU PLIXIMPE

    7 de Maio de 2020 as 8:03

    Relógio sem cabeça ……………..

  4. rostov

    7 de Maio de 2020 as 10:03

    Não foi falta de aviso, mas como precisamos ver para acreditar e agora estamos a sentir. Triste situacao mas é a realidade brincamos com coisas serias. ” Dizia o mais velho NINGUE KU NA KELE VEDE FA FICA KU GELO CE TLOCA.

  5. Como será

    7 de Maio de 2020 as 10:53

    Sofrimento para população indefesa. 😥😥😥

    • Generosa

      7 de Maio de 2020 as 12:03

      Esses partidos politiqueiros que andaram a dizer a populaçao que o governo estava a mentir para sacar dinheiro a comunidade internacional ja viram o resultado. Eles deviam ser os primeiros a pagar por isso. Mas fiquem de certo que Deus nao dorme.Nao havia razao de chegarmos a situaçao actual. Tudo pela ganancia de voltar ao poder

  6. Nita

    7 de Maio de 2020 as 11:45

    Ququei. Governo por amor de Deus rosema, agripalma, batmat não são serviço essenciais. Por amor de Deus. Parem de nós maltratar. As famílias já estão a sofrer muito. Pk que essas pessoas têm de estar no trabalho a apanhar doença para levar para os filhos, para os pais, para irmãos.

  7. Nita

    7 de Maio de 2020 as 17:01

    Rosema não é serviço essencial. Fábrica cerveja. Cerveja não é essencial. Agripalma fábrica óleo de palma p exportação, nesse momento pprto está fechado. Batmat vende material construção civil. Construção civil está suspensa. Se obra de cidade está em curso é só falar com eles para venderem o se necessita. Fechem tudo. Por amor de Deus. Ministro de saúde é médico por favor defenda os indefesos. Chega de tanta incompetência, tanta dor…

  8. Coronavirus

    7 de Maio de 2020 as 22:56

    Usa meu nome Coronavirus e faz receitas,fazer receitas é fazer dinheiro, Concordo o que está escrito mais… Esquecem da receita quem for apanhado na rua paga uma multa e é apresentado a um juiz de justiça.
    Na Europa até eu tenho medo circular por motivo o valor da receita a pagar.

  9. Convetavirus

    8 de Maio de 2020 as 15:17

    Reduzam também o salário dos políticos em 20% e distribuam pelos funcionários da área de saúde na linha de frente de combate ao Covid19

    Obriguem ao uso de mascarás , sob pena de prisão

    Obriguem os bancos a suspender o pagamento de créditos e a reduzirem as comissões cobradas

  10. Angel Alison

    8 de Maio de 2020 as 18:28

    O confinamento geral não está a ser respeitado Espero que a partir de segunda-feira será coisa feita, cruzando dedo para que todos conseguem receber os seus salários, incluindo pessoas já reformados.

    Os taxistas continuam a encher os seus carros de passageiros!
    O pior de tudo é irresponsabilidade de muitos santoemnses, incluindo classes dirigentes (Ministros, Directores…), que estão contaminados, apesar de serem assintomáticos, não estão a respeitar a quarentena domiciliar.

    Até existe um maluco, ainda que fosse doutorado em química, que diz que fabricou vacina contra covid com folhas como cundu de mula vê. E o pior disso tudo é que, a nossa TVS da cobertura essa maluco e o Ministério de Saúde que não se posiciona e não diz nada.

    Credo gente. Nós santomenses estudamos, somos pessoas inteligentes. poxa. Porquê admitimos esses burros e preguiçosos nos governarem e nos fazerem passar por um povo estúpido, sem cultura geral.
    Fico revoltado com tudo isso.
    Deus tem piedade de nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo