Política

Confinamento geral e obrigatório até 31 de Maio

Na sequência da prorrogação do Estado de Emergência em Saúde Pública por mais 15 dias, por Decreto Presidencial n 9/2020 de 16 de Maio, o Governo informa a toda a população que, através do Decreto – lei n 10/2020 de 16 de Maio de 2020, publicado no DR n 29 série I, é prorrogado o processo de confinamento geral obrigatório de toda a população em São Tomé e Príncipe até ao dia 31 de Maio de 2020, nos mesmos termos definidos anteriormente no Decreto – lei n 6/2020.

O Governo informa que todas as providências estão a ser tomadas para a boa e eficaz implementação dessas medidas e apela à compreensão e colaboração de todos nesta batalha contra a propagação do Covid 19 em São Tomé e Príncipe.

Veja as medidas em forma de lei publicada no DIÁRIO DA REPÚBLICA – Confinamento Geral e Obrigatório

São Tomé, 17 de Maio de 2020.

O Ministro da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares

    13 comentários

13 comentários

  1. Joni de cá

    17 de Maio de 2020 as 16:56

    Como se confina pessoas com as condições de habitação existentes em Stp, conforme a foto desta notícia, como é possível????

  2. Ignorante da Ilha

    17 de Maio de 2020 as 22:19

    Este país é uma piada. Desculpem dizer isso.

  3. Fuba cu bixo

    17 de Maio de 2020 as 23:28

    Mais um confinamento de faz de conta é como se fosse uma brincadeira as pessoas vão morrendo e o governo só vai fazendo simulações.
    Cadê a compra que o Primeiro Ministro havia anunciado que ja estava em Lisboa chegou um avião e não vimos nada só mentiras.

    • Como será

      18 de Maio de 2020 as 16:30

      Nao é so o primeiro Ministro, tambem do senhor ministro da saude no forum Africa disse que o governo ja tivera requisitado material para combate a covid19, mais que estava retido em lisboa devido encerramentos do espaço aereo, tudo nao passou de bla; bla para confudir as pessoas;mas se esqueceram que os santomenses estao atentos a todo movimento no pais em relacao a combate desta pandemia, e agora no fim das contas o nivel de contaminacao cresceu assustadora com obitos, o pais nao tinha meios para salvar as pessoas , a china tinha doado ventiladores (2), e nao tinham medico Ontenvista para manejar o apatelho, e o governo santomense recebeu muitos valores de milhoes de dólares vindo de varias fontes para criar condicoes no combate a este viru; contudo nao aconteceu, o governo nao investiu na compra de material, tudo que entrou no pais foi dada por doações, ainda assim foi preciso comunidade europeia estender a ponte sanitaria com ajuda de Portugal para salvar este povo. Pergunta é ,1. -onde foi os 2.5milhoes de dolar vindo da OMS ? 2.- Onde foi os 500 mil dólar dado pela BP.3- onde foi os milhoes de dolar doado por Embaixodor dos estados unidos.3- Onde esta 12 milhoes de dolar doado pelo FMI. O esyado santomense nao pode cpntinuar a brincar com este povo desta forma, desviam verbas para melhorar a situacao do pais ,e o PGR nao toma peito nesta situação porque sao intimidados,ou porque estao todos entre familia e amigos. Põe mao mão nad vossas consciencias e regletem bem sobre a vossa governação.

  4. Demais faz mal

    18 de Maio de 2020 as 1:05

    Vi Decreto-lei nº 10/2020 no diário da república, foi aprovado num conselho de ministro com apenas 5 ministros, de um governo composto por 15 membros. Este diploma é inexistente juridicamente por falta de quórum. Onde estudou o ministro da presidência do conselho de ministros? Ele não é jurista? Muitas asneiras. Quando a lei do IVA foi prorrogada a entrada em vigor, se é uma lei da AN, como é que o governo que decidiu adiar entrada em vigor de uma lei da AN? O imposto para fundo de residência foi aprovado por governo mas esta competência é exclusiva da AN. O despacho conjunto de cerca sanitária foi assinado só pelo PM. Quando pessoas criticaram no facebook é k ministro da presidência fez mais uma página e levou para outros ministros defesa e saúde assinar. Onde estamos? Estado de direito mesmo é assim. Esse governo tem k contratar jurista para ajudar ministro presidência. Ele não fez jurista ou que

  5. Matrusso

    18 de Maio de 2020 as 6:16

    Esta tipologia de habilitação em STP, normalmente são encontradas nas comunidades de pescadores, com alguma margem de erro poço afirmar que representa entre 3% a 5% das habitações em STP.
    Entre 100% e 5% de habilitação, existe ainda outros tipos de habilitação, não confirma, mas melhores que estás expostas na foto.
    O meu parecer sobre a desta notícia, vai desfavorável ao Telanon. Uma vez ao expor está foto, indica que todos em STP vivem nestas condições.
    Lamento a intenção de denigrir STP em todas as faces possíveis.
    Que intensão mais famosa?
    … Só mesmo com Cristo, os santomenses.

    • Tony

      18 de Maio de 2020 as 18:52

      Caríssimo quer dizer que 95% das habitações de Stp têm casas de banho, têm isolamento de temperatura e humidade, têm 1 quarto por cada 2 habitantes, têm internet para poderem trabalhar e ter aulas a partir de casa, enfim, não sei dizer que mais….
      Parece que o resto das habitações nas zonas rurais são melhores, não são a mesma porcaria, e porcaria é porcaria, sem justificativa após 45 anos de independência e somente 200 mil habitantes, tipo freguesia portuguesa…… vergonha

  6. Matrusso

    18 de Maio de 2020 as 7:49

    “habitação não condigna” ressalvo em vez de “confirma”.

  7. Paulo Cruz

    18 de Maio de 2020 as 8:34

    Não sei, é necessario que o Governo tome medidas, seja como for.

    1-Suspender esta forma precária de venda de vinho de palma;

    2- Tomar medidas, inclusivel prender quem não se fizer acompanhar de uma mascara na via publica;
    3- Prender e/ou retirar carta de concução e/ou autorização para fazer taxi, aqueles motoristas que forem:a) apanhados a carregar pessoas sem mascaras no vehiculos; b)apanhados a carregarem pessoas acima do recomendado;

    4- Prohibir o jogo de cartas nas comunidades piscatórias sem que cumprem medidas de segurança e higiene prévia( o barralho de cartas pode ser uma forma de transmissão do COVID19);

    5- Prohibir ajuntamento proximo das canoas, aqwuando da chegada dos pescadores do mar.

  8. Púmbú

    18 de Maio de 2020 as 13:18

    Apelo por este meio ao ministro de saúde, ao diretor do hospital central para impedirem a entrada e de pastores religiosos á está unidade com fins de “pregar” aos doentes que ali se encontram. Acho que isso é muito perigoso sobretudo quando os ditos pastores entram sem qualquer máscara.

  9. Como será

    18 de Maio de 2020 as 15:50

    Paulo Cruz, certo,certo, o mais agravante sao as pessoas se ajuntarem em grupinhos para jogar cartas sem mascaras; elegando que no pais nao existe casos de coronavirus, isto deve se quando o senhor Ministro da Saude fez aquela confusao com os resultados positivos ,mais passa mensagem no pais que nao temos casos, para uma população como a nossa, onde a taxa de literacia e baixa, dai nao se esperava colaboracao da populacao neste sentido. Enfim .

  10. Berlindo Abnildo

    18 de Maio de 2020 as 16:15

    Meu povo,
    É chegada a hora de termos muita atenção.
    Como é que justamente agora nesse periodo de confinamento é que ao nivel da justiça se vai abrir um processo de Abel Bom Jesus de porco que ele roubou em Obo Longo desde 2014?
    Sendo Abel bom humorista ou nao, ele rouvou porco ha muitos anos. Mas também tem-se que fazer atenção porque ele e o amigo dele Pindó se zangaram e ha informações que publicamente Pindo lhe fez recordar dessa historia de roubo deporco.

  11. Como será

    19 de Maio de 2020 as 10:45

    O pais é pequeno demais para ter estas palhaçadas, deveriam maze fazer o melhor a este belo pais, e que no final sairiamos todos a ganhar, se fossem mais sábios, no meu entender o povo deve exigir uma revisao da lei constituicional do pais, para ver se o barco anda,o ppais esta numa desordem, nao parece ter leis, com uma governacao banalizada onde o presidente nao tem voz, o trebunal nao esta usar a sua compentencia, a nossa palavra de ordem sempre foi a seguinte:UNIDADE,DISCIPLINA;TRABALHO. Portanto é chegada a hora de pormos isso na prática, para recuperar o valor e respeito, apostar no TRABALHO que leva nos ao desenvolvimento,UNIDADE onde quem esta na governacao deve ter respeito no uso da coisa publica, lembrando sempre que o pais é nosso, quando se expõe o pais como o mais pobre do MUNDO,isto comove todos santomense, senhores politicos gestores da coisa publica, sociedade civil, jovens desta geração, dentro do pais bem como na diáspora sejamos todos unidos na luta contra esta governacao medíucre que tem se vivido nestes ultimos tempos no pais, para que no futuro possamos todos andar de cara erguida

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo