Política

Alastramento explosivo da Covid-19 em STP

São Tomé e Príncipe, já ultrapassou os 600 casos de infecção pela Covid-19, e isto de acordo aos testes rápidos ou amostras que foram possíveis ao sistema nacional de saúde realizar ou colher, em círculos populacionais muito restritos, principalmente da capital, São Tomé.

Feliciana Pontes(na foto-em baixo), directora dos cuidados de saúde anunciou na terça-feira o resultado dos testes realizados sobre as 600 amostras que o Ministério da Saúde enviou para o laboratório de referência do Gana.

«Total das amostras enviadas ao laboratório do Gana, 600. Positivas 122, negativas 478. Da ilha de São Tomé foram enviadas 522 amostras, sendo 119 positivas e negativas 403. Desses 119 casos positivos, 93 são casos novos», detalhou a directora dos cuidados de saúde.

Segundo ainda a Direcção dos Cuidados de Saúde, a partir da região autónoma do Príncipe foram enviadas 78 amostras para o laboratório do Gana. O resultado ditou 3 casos positivos, e 75 amostras negativas.

Tendo nas mãos os resultados dos testes PCR realizados no Gana, a Directora dos Cuidados de Saúde, somou o resultado dos testes rápidos feitos no hospital de São Tome na terça-feira. «Foram realizados 12 testes rápidos com 8 negativos e 4 positivos».

A soma dos testes feitos a uma parte muito pequenina da população santomense, permitiu a Direcção dos Cuidados de Saúde concluir que até 9 de Junho, a situação em São Tomé e Príncipe é a seguinte :

«Neste momento casos de Covid-19 acumulados 611. Casos recuperados 135. Casos em internamento no hospital de campanha 6, casos positivos em isolamento domiciliar, 458. Pacientes suspeitos em sintomático respiratório 2. Óbito 12».

611 é o número por defeito, da infecção pela Covid-19, num país de 200 mil habitantes. São Tomé e Príncipe está assim muito à frente de vários países Africanos, em termos de contágio e alastramento do vírus que provoca a Covid-19.

Aliás o Governo reuniu na terça-feira o comité de crise, exactamente para avaliar o gráfico da Covid-19 no país. A curva é ascendente, e as autoridades não sabem quando será o PICO…., se o Pico já aconteceu,  ou se o Pico já se foi.

O Comité de Crise, liderado pelo Primeiro-ministro Jorge Bom Jesus, sente que os números da doença, 611 casos até agora, não reflectem a realidade da pandemia no país. Covid-19, está muito mais entranhada na sociedade santomense do que os números até agora divulgados.

Por isso o comité de crise, implorou mais uma vez, para que o laboratório PCR que está a ser instalado pela OMS entre imediatamente em funcionamento, para a verdade vir a luz do dia, quanto a propagação do vírus SARS-CoV-2, em São Tomé e Príncipe.

«O Comité Insistiu-se para que o laboratório PCR entre em funcionamento, para que o país possa ter de facto uma noção do comportamento da pandemia. Porque os nossos resultados têm uma mistura entre testes PCR e o teste rápido. Precisamos ter o PCR para termos a real situação do país em termos de Covid-19», pontuou a Directora dos cuidados de saúde.

Covid-19 expande-se em São Tomé e Príncipe, e promete impactos devastadores a nível económico e social.

Abel Veiga

    8 comentários

8 comentários

  1. Élia

    10 de Junho de 2020 as 20:57

    Vamos lá a saber: REALIDADE: 611 acumulados menos 135 recuperados igual a 476 infetados menos 12 mortos igual a 464 ‘reais’, mas 458 estão em casa sem sintomas e segundo estudos recentes muito dificilmente contagiam contrário ao que se supunha, assim restam-nos VERDADEIRAMENTE 6 casos a necessitar de cuidados!!!!…Epidemia??!!! Pandemia??!!! E mais não comento…

    • Bruno Seabra Oliveira

      11 de Junho de 2020 as 7:57

      Concordo 100%. Virus real mas pandemia falsa

    • Ralph

      12 de Junho de 2020 as 1:13

      É perigoso ter uma atitude dessas. Pode-se ver o que acontence quando não se toma as precauções necessárias. Ou seja, o Reino Unido e os Estados Unidos, onde o número de ambos casos e mortes disparou porque as autoridades não fizerm cumprir um programa bom de isolamento social e outras restrições. Isto demostra quão contagioso é o vírus. Nos países que têm introduzido as medidas certas, e depois assegurado que tais medidas são cumpridas, o número de casos e mortes não disparou.

  2. Zagaia

    10 de Junho de 2020 as 21:46

    País não tem sucesso em área nenhuma, conclusão tira se no mercado internacional. Não somos conhecido, internacionalmente com sucesso em nada, é triste……
    Se repararmos , por este mundo fora,ilhas como Seicheles(sucesso no turismo de qualidade e luxo), Cuba(ilha com regime político socialista, mas que é conhecido mundialmente pela prática de boa medicina e bons profissionais). Enquanto,estes dirigentes, não trabalharem e com seriedade, nunca saíremos desto abismo…….

  3. Matrusso

    11 de Junho de 2020 as 0:21

    Pai zagaia, o defeito está em m, em nós.
    Em não querer cumprir as normas orientadas para evitar o contágio.
    Pára de indicar o governo porque não é lá onde está insucesso de mitigar a covide19. Está responsabilidade é de todos, em especial da população, cada um deve evitar o contágio. Mas enquanto você continua a enganar a propagação de que o governo é o culpado, ninguém assume sua responsabilidade, pai instigador.

  4. Matrusso

    11 de Junho de 2020 as 0:33

    Pai zagaia, o defeito está em ti, em nós.
    Em não querer cumprir as normas orientadas para evitar o contágio.
    Pára de indicar o governo porque não é lá onde está insucesso de mitigar a covide19.
    Está responsabilidade é de todos, em especial da população, cada um deve evitar o contágio. Mas enquanto você continua a enganar a população de que o governo é o culpado, ninguém assume sua responsabilidade.
    Ppai instigador não arranja culpado, ajuda a mobilizar a população para evitar mais contagios.
    Seja responsável ajudando os outros menos esclarecidos estarás a ajudar a si próprio.

  5. Choro

    11 de Junho de 2020 as 9:38

    Os dirigentes têm mente quadrada por isso este país jamais vai melhorar. Até o príncipe está a frente de São Tomé em tudo.

  6. Desconfiado

    11 de Junho de 2020 as 10:13

    Tudo indica que o Governo tem mais medo do Covid 19 do que o próprio povo, porque ele é que tem mais a perder!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo