Política

“STP entrou no fim da fase aguda da Covid-19”

O anúncio de que São Tomé e Príncipe, está neste momento a gerir a parte final da fase aguda da Covid-19, foi feito pela representante da OMS no país. Anne Ancia, aproveitou a cerimónia de entrega de uma ambulância ao sistema nacional de saúde, para declarar a mudança de estratégia de luta contra a doença.«Estamos no fim da fase aguda da epidemia. Estamos a entrar numa fase de consolidação. Por isso, estamos a reforçar algumas estratégias que vão nos permitir tentar travar a epidemia», afirmou.

A chefe da OMS no país, considerou importante o reforço das capacidades do sistema nacional de saúde, «que poderá nos permitir responder com eficácia a uma próxima vez, que tivermos uma epidemia ou uma outra emergência no país», sublinhou.

O reforço das capacidades de diagnóstico da Covid-19, no laboratório nacional de referência, estimula a nova estratégia da OMS de busca activa dos casos da doença no seio da população.  «Neste momento estamos a trabalhar com o Ministério da Saúde, no desenvolvimento de uma estratégia de busca activa de casos de Covid-19 nas comunidades», precisou.

A representante da OMS, diz não ter dúvidas de que a Covid-19, vai continuar em São Tomé e Príncipe, «vai passar para uma situação endémica».

Uma endemia que deverá estar sob controlo do sistema nacional de saúde. Daí o reforço das competências técnicas e profissionais do dos centros de saúde e do pessoal clínico, para ter a Covid-19 sob controlo.

Abel Veiga

    2 comentários

2 comentários

  1. Outro aspeto

    29 de Agosto de 2020 as 14:58

    Qual tolo e futil para actreditar numa só palavra desta gente.
    Mercenarios, a santa OMS fazia cabra cega aos anúncios vindo da China, por ser um país terceiro mundista, assobiavam para lado, a Covid esta cá há muito e uma boa coordenação evetaria morte e contagio de milhares de pessoas, sem falar dos efeitos multiplicadores negativos que esta doênca tem trazido ao mundo ( morte de economias frageis, setor turistico, cultural etc). Curioso é o fato de terem previsto a eclosão no continente Africa com milhares de vitimas, para a vossa desgraça estamos nos saindo bem.
    Era este o vosso plano pois não? Meretrizes!

  2. Santo

    2 de Setembro de 2020 as 11:03

    Bem haja para todos os santomenses e residentes no país. Ouvir que estamos na fase final da epidimia é uma victória. Agora, com abertura das aulas vamos ver como lidar com a situação e sobretudo com os mais novos que regressam as aulas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo