Política

Novas medidas para travar o alastramento exponencial da Covid-19

A partir do dia 1 de Março, o Estado de Calamidade em São Tomé e Príncipe, ficará marcado por novas medidas.
Suspensão das aulas em todos os estabelecimentos de ensino públicos e privados, é uma das medidas anunciadas pelo Ministro da Comunicação Social, Wando Castro.

Segundo o Ministro, a partir de 1 de Março, ficam suspensas a realização de missas e cultos religiosos. Os estabelecimentos comerciais, restaurantes, bares e padarias, funcionarão até as 17 horas.

«Apenas as farmácias e bombas de combustíveis vão funcionar em horas normais», destacou.

O Governo decidiu também proibir a ida dos cidadãos a Praia.

O Ministro da Comunicação Social, fez assim o balanço da reunião do Conselho de Ministros, que foi antecedida pelo Comité de Crise.

O leitor deve conhecer todas as novas medidas anunciadas pelo Governo, através da leitura integral do comunicado do Conselho de Ministros, cuja cópia, os serviços do ministério da comunicação social e novas tecnologias, fizeram chegar a redacção do Téla Nón.

Clique –  Comunicado 26.02 (2)

Abel Veiga

12 Comments

12 Comments

  1. São Tomense de gema

    27 de Fevereiro de 2021 at 7:22

    Este governo está sempre em contra-mão. Enquanto os outros estão a desconfinar estão a fazer o contrário. Estou no privado e já ando cansado com tudo isso.
    Que comprem as vacinas e pronto. É o que todos estão a fazer e não ficar a espera de ajudas.

  2. Lima

    28 de Fevereiro de 2021 at 15:18

    Senhor saotome de gema,si estivessses bem informado saberias que mesmo com vacinas muitos paises estao ainda confinados e outros que tinham desconfinados voltaram a confinar.
    Ja que es um privado tu sabes quanto custa a vacina?Ja propostes ao governo a tua contribuicao para a compra da vacina?Fique bem

    • matabala

      1 de Março de 2021 at 12:15

      Caro cidadão Lima…o cidadão sao tomense de gema falou verdade…outros paises na europa já estão com plano de desconfinamento sim e já estão a tomar vacinas!Tem de se actualizar! Aqui já deviam ter tomado medida de confinamento desde Janeiro…andamos a brincar muito e agora em Março estamos em contra mão sim!
      Quanto á vacina…mas nós cidadão é que temos de preparar a gestão da vinda da vacina também???temos de comprar para dar nossa contribuição ao Governo? Temos de dar nosso contributo? Mas o meu caro está a ver tudo ao contrário! Governo que tem OBRIGAÇÃO de preparar a compra das vacinas ás farmaceuticas como todos os outros países estão a fazer!!Não é favor nenhum…é assim mesmo: GOVERNO solicita vacina junto a Farmaceuticas, faz encomenda e paga e depois espera que vacina seja entregue!! Não ouço cidadão portugues/frances/ingles e outros que já estão a tomar vacina no país deles a terem de fazer gestão do número de vacinas/infectados , fazer encomenda da vacina e pagar por ela substituindo-se ao Governo!!!Ninguém tem de pagar!!! è por se pensar assim como o meu caro que estamos sem rumo…Cidadão comum não se sobrepõe ás tarefas que são da unica responsabilidade do Governo…por isso são eleitos, se não cada um andava a cuidar de sua vida a fazer sua encomenda e poupávamos do erário publico os salários desses desGovernantes

    • Lima

      3 de Março de 2021 at 14:01

      Cidadao matabala.Compate o que é comparavel.Nao quero diminuir a capacidade STP,comparar STP nesse e como em varios outros dominios sobretudo economico com a Franca,a Inglaterra e mesmo o Portugal.Penso eu tambem que o senhor matabala nao esta assim muito ao corente da maneira como o povo desses paises teem reagido com os respetivos governos acera das vacinas.Isso nao é assim tao simples como pare.Nao estou defendendo os responsaveis da STP mas vamos dar ao Cesar o sue é do Cesar.Infelizmente somos independentes -dependentes.

    • Toni

      1 de Março de 2021 at 15:32

      Grande comentario !!! è preciso ser mesmo ignorante….

      Os Paises que já começaram a vacinar estão a apresentar planos de desconfinamento, tal como Portugal irá apresentar no proximo dia 11 de Março.

      Comeste atraso por STP, quando abrirem, no verão, o turismo STP vai estar á espera de vacinas e confinado, grande acção de gestão do Governo. É que estão é á espera de vacinas dadas, vergonha!!

      É da responsabilidade de qualquer governo a compra das vacinas, caso sejam governantes sérios e responsaveis !!

      Se calhar o governo de STP, devia acabar com despesas excessivas, que só servem para encher bolsos a alguns amigos e canalizarverbas para esta calamidade.

  3. Engrácio de Oliveira

    28 de Fevereiro de 2021 at 15:42

    O Ministro das Finanças tinha declarado a dois meses atrás, aquando da visita do Diretor Regional do Banco Mundial, que S.Tomé e Príncipe iria ser o primeiro país africano a receber vacinas contra Covid. O Senhor Silvério Amorim anunciou isto com pompas e circunstâncias.
    Até este momento, mais de 20 países africano já receberam vacinas e S.Tomé que o Ministro disse que seria o primeiro, nem o cheio da vacina se vê. O que se vê, é a total desorganização no sistema de saúde, falta de medicamentos, falta de oxigénio, falta de raio x etc. etc.
    O Dinheiro que os parceiros põem a disposição, é para comprar sabão, pagar renda ao senhor Delfim entre outras despesas fúteis.
    Enquanto isto, os casos não param de aumentar, as mortes não param, e os governantes andam nas campanhas permanentes.
    Assim vai o nosso STP

    • matabala

      1 de Março de 2021 at 12:18

      ora nem mais meu caro…concordo 1000%

  4. Adeliana Nascimento

    1 de Março de 2021 at 9:26

    Chegam muito tarde

  5. Andorinha

    2 de Março de 2021 at 0:32

    É tudo medidas para Inglês ver e fazer boi dormir e depois os camaradas vão ter com suas boquitas com dinheiro dinheiro de Covid-19 e não passa nada.
    O dinheiro que os parceiros internacionais esta a nos dar esta a servir para pagar renda ao Delfim Neves e negociatas dos camaradas.

  6. SEMPRE AMIGO

    10 de Março de 2021 at 10:09

    Senhor(a) MATABALA,que confusão!….Talvez com a vacina iremos comer-te sem receio de contaminação…..Quanto aos outros comentário… que tristeza,hem! Tudo isso reforça ainda mais a minha convicção que um STP- futuro iluminado exige (e já estamos deveras atrasados)dos actuais governantes que prestem uma atenção prioritária á educação e á formação dos futuros cidadãos que terão a responsabilidade de garantir o desenvolvimento contínuo do nosso país.

  7. SEMPRE AMIGO

    10 de Março de 2021 at 10:37

    Senhor(a)MATABALA!Li o seu comentário…..que confusão, meu caro(a)! Bem,tavez com a vacina vamos poder comer-te sem receio de contaminação. quanto aos muitos outros comentários….QUE TRISTESA! Entretanto valeu a pena tê-los lido,reforçou a minha convicção que

  8. SEMPRE AMIGO

    10 de Março de 2021 at 10:57

    reforçou a minha convicção de que um FUTURO-iluminado para STP só estará assegurado se os governantes santomenses investirem séria e prioritáriamente na educação e na formação dos cidadãos que terão a responsabilidade futura de garantir um desenvolvimento contínuo de um STP capaz de assegurar o bemestar a cada um segundo as suas nessecidades.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top