Política

Delfim Neves disse a Evaristo Carvalho que é candidato a sua sucessão 

Presidente da Assembleia Nacional, segunda figura do Estado, Delfim Neves, reuniu-se a porta fechada com o Presidente Evaristo Carvalho, no palácio presidencial.

Um encontro num lugar desejado por Delfim Neves, o palácio presidencial. Um lugar estrategicamente escolhido por Delfim Neves, para anunciar a todos os santomenses, o teor da conversa central que teve com o Presidente da República.

«Eu decidi candidatar-me as eleições presidenciais de 2021. Mas, por uma questão de elegância politica e de educação não podia fazê-lo antes do Presidente da República marcar as eleições e ,,,mesmo tendo marcado as eleições deveria  ter uma conversa clara com ele….», declarou Delfim Neves.

O Presidente da Assembleia Nacional, que pretende ser eleito no dia 18 de Julho próximo como novo Presidente da República, aproveitou para informar ao país que Evaristo Carvalho, está fora da corrida presidencial.

«Já que ele não irá recandidatar-se, e tendo em conta o respeito, e conversar com alguém que pela sua trajectória tem uma experiência vasta, quando se conversa com o Presidente Evaristo aprende-se muito», afirmou, realçando a importância da conversa tida a porta fechada com o Presidente da República.

Delfim Neves esclareceu a imprensa que foi ele, quem solicitou o encontro com o Presidente da República no palácio do povo.

Mais importante ainda é que se Delfim Neves, não for bem sucedido como candidato ao cargo de Presidente da República, tem todas as chances de continuar a ser bem sucedido como Presidente da Assembleia Nacional. Um percurso que pode ser idêntico a de Evaristo Carvalho.

«A função do Presidente da Assembleia Nacional não é incompatível com o candidato a Presidente da República. Prova disso é que em 1996 houve um Presidente da Assembleia que candidatou, saiu vencido e regressou ao seu posto…. Em 2010 o próprio actual Presidente da República, era Presidente da Assembleia Nacional ….Candidatou-se em 2011, saiu vencido e regressou ao seu posto. Portanto não há necessidade de pedir a suspensão do cargo, nem de renunciar, e muito menos perder o mandato de deputado.», garantiu.

O Presidente da Assembleia Nacional te assim a oportunidade de brigar pelo cargo mais acima, o de Presidente da República, usando os meios logísticos que tem a sua disposição como Presidente do parlamento. Se não der certo, continua tudo na mesma.

Da mesma forma o actual governo, pode ficar tranquilo. Delfim Neves, assegurou que nada vai abalar o Governo de Jorge Bom Jesus, no último ano do seu mandato, o 2022.

«Nada põe em causa a continuidade do Governo, nem da Assembleia. A constituição diz que no caso do Presidente eleito ele não pode dissolver a Assembleia Nacional no primeiro ano do seu mandato…. No caso do Governo se houver alguma situação grave ele colocará a situação no conselho de Estado, antes de tomar uma decisão. Não há nada que possa assustar o governo.», reforçou.

Sem sustos, o Presidente da Assembleia Nacional e pré candidato as eleições presidenciais disse no palácio do povo, que tomou a decisão de candidatar-se às eleições presidenciais, após consultar as forças vivas da nação, todas as associações  que existem no país, e as confissões religiosas.

Abel Veiga

15 Comments

15 Comments

  1. Andorinha

    13 de Abril de 2021 at 19:54

    Outra vez! Credo abronucia santanas sangue de Cristo tem poder.

  2. Palhaçada

    13 de Abril de 2021 at 22:04

    A tua ganância cansa. Se depender de mim não seras presidente da República! Sinceramente que vergonha…

  3. Sem assunto

    14 de Abril de 2021 at 5:57

    Unha negra, a peste da raça santomense, o desnaturado, capeta.
    Acreditas seres um estratega político, mas não o és, a tua jogada de ir a assembleia para limpar a tua imagem é aumentar a popularidade, até que é bonita, porém não anula todos os saques que fizeste e continuas a fazer nssta República, de modo que posso-lhe já te avançar : tens um passado-presente mais sujo do que o pau de galinheiro, o teu pecado não tem perdão, perderás inevitavelmente, o povo não tolerara as tuas incúrias companheiro Delfim.

  4. Paulo Durães

    14 de Abril de 2021 at 10:07

    É lamentável. Na minha opinião este indivíduo é um imoral sem ética e que em nada abona a nossa sociedade. De Caué a Paguê e os nossos irmãos da ilha do Príncipe não valos permitir que este indivíduo maléfico chegue a PR.

    Basta!!!

  5. Boquito

    14 de Abril de 2021 at 10:51

    Está terra está cada vez mais atrasada por causa destes políticos. Vejam quando chove. Não temos estradas e vêm pedir imposto de circulação.
    Não há água potável. Os pobres estão cada vez mais pobres. Mesmo assim esses políticos que nada fizeram para desenvolver o país querem mais.
    Tenham vergonha.

  6. Convetavirus

    14 de Abril de 2021 at 12:02

    Uma derrota pesada para sentar de vez

  7. Santos

    14 de Abril de 2021 at 17:57

    Até um caxeiro viajante quer ser presidente da República das bananas.

  8. SEMPRE AMIGO

    14 de Abril de 2021 at 20:38

    Tudo isso parece tão estranho….!Não passa porém de um segundo capítulo de uma já conhecida …comédia.Se não vejamos:A candidatura do cidadão Evaristo de Carvalho ás presidenciais de 2016 foi forjada, em primeira mão, na cabeça dos TROVOADAS.O cidadão Evaristo foi posteriormente informado que a escolha do “partido” recaiu sobre a sua pessoa.Já familiarizado com as habituais manigânças desde o 2001,o então cidadão Evaristo voltou a obedecer.Aceitou participar na comédia, foi o candidato apoiado pelo ADI nas presidenciais de 2016.Tudo bem! Agora em 2021,ao que parece, sem consultar os partidos políticos e nem mesmo a Comissão Eleitoral Nacional o Senhor Presidente da República decidiu.Marcou as presidenciais para 18 de Julho,ignorando desnecessárimente a nossa tradição republicana.Isso feito, o senhor Presidente da Assembleia,sem mais delongas, decidiu entrar em cena .Depois de uma longa audiência no palácio do povo o senhor Presidente da Assembleia fez,através da imprensa nacional, duas revelações importantes.Prestando contas ao povo,em vez de S.E. SENHOR PRESIDENTE DA REPÚBLICA,o senhor Presidente da Assembleia Nacional anunciou que o Presidente Evaristo do E.S. Carvalho não seria candidato ás presidenciais de 2021.Aproveitando a sua presença(non naí zá!) no palácio cor de rosa o cidadão Delfim Neves anunciou ao povo que ele seria o próximo inquilino se vier a ser essa a vontade dos santomenses.Tudo assim na RDSTP!…

  9. Pedro Costa

    14 de Abril de 2021 at 21:34

    Quantos são?
    Até dá para formarem 2 equipas de futebol. Antes melhor isto do que serem presidente da república. Vai sair um catavento e espero que não metam lá outro ou pior. Sinceramente, espremendo estes todos, não deve sair um sumo apetecível.
    Enfim, esta minha terra quem o viu e quem o vê!
    Um país tão pequeno que talvez daria para ser governado por um presidente e chefe do governo e mais 6 ministros, andam p’ra aí tanta gente só a procura de tachos, tachinhos e o país a afundar.

  10. Davi nha bibinha

    15 de Abril de 2021 at 11:40

    Com todo respeito sr
    Des d minha adolescência já ouvi falar de si
    E não foram boas
    Portanto
    Não tens perfil pra ser nosso presidente
    Atenção:
    VIVO FORA do stp alguns anitos.

  11. Nada haver

    15 de Abril de 2021 at 14:00

    Hahahahah mas esse Sr ñ sabe que o povo ñ gosta dele são teimoso, meu cota fica so a onde estas yha.

  12. Você e Eu

    16 de Abril de 2021 at 8:40

    meu povo vota nesse gajo é uma aberação
    O Delfim é uns dos maiores curroptos deste país.
    Não esquecemos dos disvios de dinheiro, disvios de produtos alimentares
    compra de produtos expirados para população….
    Você e Eu vamos lhe mostra na URNA…

  13. Afonso Silvano

    16 de Abril de 2021 at 13:59

    Nada contra a candidatura do Senhor Delfim Neves. Enquanto cidadão o mesmo, a semelhança de muitos nacionais, encontram o amparo na nossa Constituição da República e demais leis. Entretanto, é lamentável a forma vergonhosa como anuncia oficialmente a candidatura e os moldes como pretende que a mesma seja levada a cabo.

    Se não houver mudança na sua estratégia, além de demonstrar a falta da carácter, revela que o Senhor Delfim Neves é pouco sério e tem uma agenda muito perigosa para o futuro colectivo das ilhas.

    Que Santo Tomé e Santo António nos proteja.

  14. Mepoçom

    16 de Abril de 2021 at 15:56

    Kkkkôô!!! Delfim, retira sua candidatura, a sua fotografia não fica bem na campanha… É visto como Ladrão, aldrabão, larapio, saqueador, vendedor de cabra como caixeiro viajante, qual é o seu perfil? Pelo amor se Deus…. Sai, sai, sai e já, sem demora….

  15. Dany

    27 de Abril de 2021 at 9:43

    Não digo é nada, ainda digo mais digo é nada

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top