Política

Fórum de Diálogo Sanitário para atrair fundos

O Governo santomense em parceria com a comunidade internacional, organizou um Fórum de Diálogo Sanitário, para dar resposta as exigências do Fundo Global, em matéria de atribuição de subvenções financeiras.

De 2021 até 2023 o Fundo Global pretende colocar cerca de 11 milhões e 700 mil euros a disposição do ministério da saúde para combater a SIDA, a Tuberculose e o Paludismo.

No entanto o programa de subvenções financeiras do Fundo Global, não poderia ficar indiferente a pandemia da Covid-19, e o grande impacto que tem no sistema nacional de saúde.

Por isso São Tomé e Príncipe é desafiado a apresentar propostas que reflictam as suas reais necessidades para combate a Covid-19.

Segundo o Ministro da Saúde Edgar Neves, o Fundo Global já começou a apoiar o sistema nacional de saúde. Pelo menos 3 milhões e 508 mil euros já foram alocados a favor do ministério da saúde, exactamente para combater a SIDA, a Tuberculose, o Paludismo, e eliminar os impactos da Covid-19.

A proposta de São Tomé e Príncipe, para beneficiar de mais um desbloqueamento de verbas deverá ser apresentada ao Fundo Global no dia 15 de Junho.

Durante o Fórum de Diálogo Sanitário, o Primeiro-ministro Jorge Bom Jesus anunciou que para além do da proposta que está a ser elaborada no âmbito das subvenções internacionais do Fundo Global, para financiar o sector da saúde, o seu governo em parceria com o PNUD está a ultimar o plano de retoma do sector económico-pós covid-19.

Abel Veiga

3 Comments

3 Comments

  1. Gregorio Furtado Amado

    31 de Maio de 2021 at 0:14

    Estão de parabe⁶ns. Muita grana pra…

  2. Anjo do Céu

    31 de Maio de 2021 at 10:25

    Como? Combater SIDA TUBERCULOSE E Paludismo? DEve ser brincadeira de mau gosto.Tudo isso não passa de papel e quando há dinheiro é só pensar em distribuir anarquicamente entre Ministérios,centro de endemias e alguns para elites distritais.Haja consciencia para os leprosos.e outras doenças cancerosas que andam a deambular dum lado pra outro a procura de Junta Médica.Deus proverá

  3. Matabala

    31 de Maio de 2021 at 15:54

    O Fundo do Kuweit é que era o melhor para a saúde…façam hospital credo politicos. 3 anos e nada ainda…Vocês não querem fundo que vai para obra directo. Vocês querem é fundo de dinheiro para porem mão nele….

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top