Política

Irregularidades nos cadernos eleitorais para as eleições presidenciais

MANIFESTO SOCIAL Nº9/2021 – Irregularidades nos cadernos eleitorais para as eleições presidenciais de 18 de julho de 2021 em São Tomé e Príncipe.

A organização das eleições Presidenciais em STP, marcadas para 18 de Julho de 2021, tem suscitado uma série de questões relacionadas com a sua seriedade e transparência.

O Observatório Transparência STP foi contactado por dois eleitores recenseados em Portugal, que denunciaram supostas irregularidades nos Cadernos Eleitorais, mais concretamente no que toca a duplicidade de nomes de cidadãos inscritos.

O Observatório Transparência STP consultou o site oficial da Comissão Eleitoral Nacional (CEN), na página “Consultar eleitor por nome”, e verificou que para além desses dois eleitores, existem mais cidadãos cujos nomes aparecem em mais de um círculo eleitoral. Esta situação revela uma discrepância e falta de rigor no recenseamento e registo dos eleitores, com consequências incomensuráveis num processo eleitoral, que se pretende rigoroso, sério e transparente.

O Observatório Transparência STP pede a Comissão Eleitoral Nacional (CEN) o devido esclarecimento sobre todas estas questões e reitera que o seu papel, enquanto iniciativa da Sociedade Civil é o de questionar, alertar e contribuir para a defesa da legalidade, dos direitos fundamentais dos cidadãos, da transparência e melhor comunicação por parte dos decisores públicos, cabendo a estes, no âmbito das suas responsabilidades e funções, tomar as decisões com vista a salvaguardar o interesse público e no estrito cumprimento das leis em vigor e das regras da democracia que fundamentam o nosso Estado.

São Tomé, 2 de julho de 2021. Observatório Transparência STP + transparência > efectividade

Acompanhe o assunto em vídeo : 

    7 comentários

7 comentários

  1. Fuba cu bixo

    1 de Julho de 2021 as 23:38

    Ja era de esperar a nova maioria meteu como Presidente da comissão eleitoral um alto dirigente do MLSTP para ganharem as eleições na secretária o povo tem que estar vigilantes.

  2. Sem assunto

    2 de Julho de 2021 as 6:24

    Do outro lado vê se melhor.
    Adiistas de uma figa, cag*lhoes. Toda a debandada feita pêlo vosso deus e líder patrice trovaoda estava certa, e tudo que é feito por este governo está errado, é isto certo?
    Palhaços!

  3. Mezochiano

    2 de Julho de 2021 as 8:17

    Realmente isso é uma situação preocupante mas que acredito que ainda vai a tempo de se solucionar. Outro sim, é dizer que este programa ou mesmo está pagina consultar eleitor já existe desde as últimas eleições, e para quem realmente se preocupa com interesse de povo santomense deveria investigar isso desde o início da instalação desses programa e do espaço consultar eleitor, isto porque a reclamação e dúvidas desses processos eleitorais já foram no passado questionado e continuam até hoje a serem questionado. Nas eleições de 2018 houve muitas dúvidas sobre o processo eleitoral e não vi nenhum observatório investigar coisa alguma. Mas congratulo sempre com trabalho que fazem pra trazer esclarecimento, mas temos que o fazer sempre independentemente dos nossos interesses político partidário.

  4. Matabala

    2 de Julho de 2021 as 10:34

    Kkkkk…começa puita e danço congo

  5. Mepoçom

    2 de Julho de 2021 as 16:01

    Esta irregularidade já era credível. Logo que presidente da comissão eleitoral foi nomeado pelo MLSTP e recaído na pessoa do membro da sua comissão política, já dava para perceber que a estratégia está montada. Porque não nomear um elemento da sociedade civil com perfil para o cargo? É bom que sejamos todos vigilantes, sobretudo a camada mais jovem que conhece um e o outro

  6. Bonaparte

    2 de Julho de 2021 as 23:32

    Quem é responsável pelo banco de dados eleitorais ?

    Cada registo eleitoral está ou deveria estar associado a informações auditáveis. Se não existirem essas informações o sistema deve ser descartado e reiniciado como deve ser.

  7. Seabra

    3 de Julho de 2021 as 0:02

    Não tem ABSOLUTAMENTE valor nenhum estas supostas falsificações denunciadas pelos capangas do PT…induzidos pelo próprio PT, que continua a tentar destruir STP, suscitando a uma revolta e até mesmo a uma guerra civil. Patrice TROVOADA se STP pegar FOGO nós vamos lhe arrancar na COVA onde você tem se escondido e trazemos-lhe para vir se queimar junto conosco no FOGO em STP. De qualquer jeito, você PT não se escapará tarde ou cedo…on t’a à l’oeil ESCROC, on te sirveille jour et nuit ne te crois pas débarassé de nous les FORROS.
    En bon entendeur…SALUT!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo