Política

MCI-PS instou PR Carlos Vila Nova a demitir imediatamente o PM “JBJ”

O partido Movimento de Cidadãos Independentes-Partido Socialista(MCI-PS), reagiu à denúncia feita pelo ex-Presidente da República Fradique de Menezes sobre o negócio do arroz ofertado pelo Japão, e instou o actual Presidente Carlos Vila Nova, a demitir imediatamente o Primeiro-ministro e Chefe do Governo Jorge Bom Jesus.

A força política que tem dois assentos no parlamento são-tomense, considera que a denúncia feita pelo ex-presidente retirou ao Primeiro-ministro Jorge Bom Jesus, todas as condições para continuar a exercer o cargo. Denúncia considerada grave.

«O senhor Primeiro Ministro ao suspender um acordo celebrado pelo próprio governo e a empresa CAPA para a venda do arroz do Japão mediante a orientação do líder da bancada parlamentar do MLSTP/PSD com a finalidade de beneficiar e financiar a campanha eleitoral do seu candidato Posser da Costa demonstrou claramente que não está preocupado com o sofrimento deste povo nem tão pouco com o desenvolvimento deste país», diz o partido num comunicado lido pelo ex – ministro da administração interna Raul Cravid (na foto).

Para o partido movimento de cidadãos independentes, a denúncia do ex-presidente Fradique de Menezes tem que ser investigada pela Justiça.

«Instar o Ministério Público enquanto detentor da acção penal em mover um processo, para averiguação e apurar eventuais responsabilidades como forma de punir os infractores por abuso de poder, de confiança e negócios consigo mesmo», refere o partido da oposição.

Consequências políticas também devem ser apuradas defende o MCI-PS.

«O senhor Jorge Bom Jesus já não tem condições para continuar como Primeiro Ministro. Por isso o Movimento de Cidadãos Independentes Partido Socialista insta o senhor Presidente da República a demitir de imediato o senhor Jorge Bom Jesus das funções do primeiro ministro e chefe do Governo», precisa o comunicado lido por Raul Cravid.

Nas vésperas da transição do ano, a temperatura política aumenta em São Tomé e Príncipe.

Abel Veiga

10 Comments

10 Comments

  1. Zé pontes da silva

    23 de Dezembro de 2021 at 21:36

    Esse Jorge Jesus sempre foi um bandido. Anda feito com o tal de papagaio.
    Como é que um papagaio consegue manipular um primeiro ministro. Só pode ser um tchimboto.

  2. Gregorio+Furtado+Amado

    23 de Dezembro de 2021 at 22:33

    Jorge é um bandido mor convencido que consegue tratar o povo de otário. Faz e sai. O povo está farto. Aprovou orçamento para continuar a usufruir de quientos dólares pra renda de casa? nem o Sr nem outros ministros podem não chegar o fim. Faz e sai mais depressa possível.

  3. Elton

    23 de Dezembro de 2021 at 23:03

    Esse país nunca vai andar porque esses ladrões de políticos tem a justiça ao seu favor mesmo com corrupção a vista ninguém é punido como manda na constituição, povo sofre tanto mesmo assim arroz ofertado eles vendem até matrriais de covid-19 eles venderam credo credo credo país.

  4. Telhado de Vidro

    23 de Dezembro de 2021 at 23:08

    Demitir um governo por causa de negocitas de arroz, sinceramente só em STP. PRESIDENTE DA REPÚBLICA DO MEU PAÍS vai peder o seu tempo por causa de negociatas de arroz? Vamos entrar para história mundial. Ainda bem que não voltei para stp para trabalhar. Um partido político com 2 deputados vai a parlamento pedir demissão de um governo por causa do arroz? Sabem quanto custa um eleição? Definitivamente o meu país não tem futuro!

    Espero que Vila Nova não caia nessa aventuras precipitadas.

    Meu STP

  5. Sinceramente

    23 de Dezembro de 2021 at 23:15

    Cerveja, arroz de Japão conflito STP. Uma vergonha do tamanho de mundo, um ex presidente vive vida dele faz negócios de arroz coisa corre mal vem a público fazer sua birra, partido político vem pedir demissão do governo. Sinceramente ainda assim meus pais acham que devo largar minha vida no BRASIL PARA IR A STP TRABALHAR… NEM PENSAR ESTOU BEM AQUI. QUEDA DE UM GOVERNO POR Causa de meia duzia de Arroz?

    Deus abençoe meu país!

  6. Bandalheira

    23 de Dezembro de 2021 at 23:28

    Rosema vs Arroz vai distribuir cada vez mais STP. DINHEIRO FÁCIL
    Deixa me aqui no meio de covid e frio. Tristeza, queda do governo por causa de arroz? Santa paciência

    Em nome do pai e do Espírito Santo!

  7. MEZEDO

    24 de Dezembro de 2021 at 8:01

    Fradique é um lider frocho, onde andou e porque só agora veio denuciar, se calhar ja lhe foi feito novas propostas.

    Se o negocio tevesse lhe corido bem nao vinha ai dizer nada.

    Quando vendia cacau do país que faturava em cima veio ali falar ai público.
    Politico sem vergonha cara de pau tentando mostrar que é santo.
    Bandido

  8. Pedro Costa

    24 de Dezembro de 2021 at 8:41

    A demitir o Primeiro Ministro, temos de ir a eleições antecipadas…. o que acham ??? Já só faltam 10 meses…

    • Brincadeira

      24 de Dezembro de 2021 at 15:59

      Uma vergonha, estamos igualzinhos a Guiné Bissau… pede se demissão de um governo por causa de arroz, nem posso acreditar nisso, se ha problemas cabe a justiça funcionar e pronto. Ainda bem que não voltarei tão ja para STP. PRESIDENTE DA REPÚBLICA anda por a provocar o governo para os fazer cair como se também foram serios quando estavam no governo. Sinceramente país de brincadeira. Quando não é arroz é cerveja

  9. Lima

    31 de Dezembro de 2021 at 7:13

    Talvez ser demitido nao,mas responder perante a lei é necessario e digamos obligatoire.
    Esses abusos feitos por digamos essas personalidades do estado nao podem ficar assim.So pedindo e fazendo justica o pais podera andar para frente de maneira corecta.Esses senhores pelo facto de nao terem contas a prestar à ninguem nem ao povo estao demonstrando ate que ponto desprezam essa mesmo povo que lhes fazem existir.Eles mordem as maos que lhes metem a comida na boca. Entao seria bom de lhes meterem comida na boca utilizando ferro de maneira à partirem-lhes os dentes.
    Abuso de mais.Todo Joao Ninguem que chega ao poder caga nesse pais transforma-lhe nem em bacio do quarto que deve ser lavado mais num mato sujo sem dono,onde todos que querem fazer as suas necessidades entram ali e pronto.Cagam, mijam e mais,deixam todos os lixos .A prova é que o pais,as suas cidades,ate o recinto de um hospital esta todo em ruina.A volta de uma escola dita colegio Patrice Lumumba so ha gritos de vendas de porcarias,barrulho de carros etc.Como podem os alunos,os professores trabalharem nessas condicoes?De todos os présidentes e os primeiros ministros que ja estiveram no poder ou que estao no poder estudaram nessas condicoes?O actual presidente quando deu aulas de matematica na dita escola preparatoria foi nessas condicoes?Ele o teria feito se os arredores desse recibo estivesse assim?
    Uma das prmeiras medidas a tomar seria acabar com isso.Nao é suficiente sair quando ha catastrofe.Um governo ,um présidente é como um pai,ele tem que prever,ele tem que organisar,ele tem que dar ordens,ele deve dar exemplo.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top