Política

Fradique de Menezes denunciou negócio de arroz orquestrado pelo Governo de “JBJ”

O ex-Presidente da República Fradique de Menezes denunciou que o Governo de Jorge Bom Jesus interferiu no negócio da venda do arroz ofertado pelo Japão. Uma interferência que pretendia contribuir para a vitória de Guilherme Posser da Costa, candidato apoiado pelo MLSTP nas eleições presidenciais de Julho passado.

Foi na reunião do conselho nacional do partido União MDFM-UDD, que Fradique  de Menezes denunciou ilegalidades e alguns actos alegadamente corruptos praticados pelo actual governo de coligação liderado pelo Primeiro Ministro Jorge Bom Jesus.

O partido União MDFM-UDD está no poder. É membro da coligação parlamentar que sustenta o governo. Fradique de Menezes é presidente honorário da União MDFM-UDD.

Na reunião do Conselho Nacional realizada no passado fim de semana, o ex-Presidente da República decidiu denunciar um negócio que foi criado em torno do arroz que o Japão oferece todos os anos a São Tomé e Príncipe. Um Negócio que beneficiava os três partidos que integram a coligação que governa o país.

«Criou-se aqui uma firma chamada CAPA, por causa do arroz do Japão. E foi combinado ter um, representante de cada grupo político. MLSTP, PCD e a União MDFM-UDD. Eu(Fradique) e a minha firma SODICO representava a União MDFM-UDD. Senhor Jerónimo, vulgo Papagaio representava o MLSTP, e o senhor Jorge Correia o partido PCD», explicou Fradique de Menezes.

O arroz em donativo concedido pelo Japão, passou assim a ser comercializado por homens de negócios ligados aos 3 grupos políticos que governam o país.

No entanto pouco tempo depois a firma CAPA deixou de controlar o negócio do arroz ofertado pelo Japão. Segundo Fradique de Menezes, o partido MLSTP decidiu ficar com todo o negócio do arroz para assim garantir a vitória do seu candidato às eleições presidenciais de Julho passado, Guilherme Posser da Costa.

«Tudo corria bem. Veio outro carregamento de arroz e estávamos a aproximar as eleições presidenciais. Então o senhor líder do grupo parlamentar do MLSTP reúne-se com o Primeiro Ministro e o secretário de Estado do comércio que por sinal é militante do MDFM…e disse que temos que acabar com isso.., porque o povo não está contente, e que o candidato do MLSTP arrisca-se a perder as eleições se continuarmos a comercializar o arroz desta maneira», relatou Fradique de Menezes.

Segundo o ex-Presidente da República o governo sob orientação do Primeiro Ministro suspendeu o contrato assinado com a firma CAPA. «Suspenderam o contrato para que o candidato do MLSTP ganhasse as eleições. Ele ganhou foi juízo…(aplausos dos militantes da União MDFM-UDD)…vai fazer advogacia. Telefonei ao Primeiro-ministro e disse …então o arroz ganhou? Sinceramente…»,afirmou.

O ex-presidente da República e presidente honorário do partido União MDFM-UDD deixou claro, que a estabilidade do actual governo de coligação está totalmente minada.

Abel Veiga

17 Comments

17 Comments

  1. Brincadeira tem hora

    23 de Dezembro de 2021 at 22:10

    Então andamos a ser governados por um papagaio ao invés de um primeiro ministro?
    Só pode ser brincadeira.

  2. Alberto zacarias

    23 de Dezembro de 2021 at 22:17

    Mas essa gente não tem emenda.
    Primeiro deram cabo da areia de micolo. Agora é o arroz da oferta de japão que virá negócio.
    Só falta venderem a vossa família.
    Essa dupla do Jorge com papagaio deve estar podre de dinheiro.
    Jiba com vocês.

  3. Gregorio+Furtado+Amado

    23 de Dezembro de 2021 at 22:21

    É pra saber. Esse jorge mau jesus só quer saber de se e dos seus camaradas. Esse vigarista, corrupto tem que pagar ao povo pelo aquilo que fez e está fazendo. Todos os militantes do ADI, peço um grande favor para cópiar documentos todos que realçam corrupção. Tribunal irá agradecer.Isso não deve continuar com roubo e depois de cair governo tudo acabou. O carro de zero quilometro que está guardado em casa de Bom Jesus, é carro comprado com suor do povo. Se estiver em nome do filho ou mulher, eles devem justificar a proveniência de tanto dinheiro. Faz e sai mais cedo possível. O povo está farto.

  4. Sotchi flima

    23 de Dezembro de 2021 at 22:26

    Ó Fradique deste cabo dos gajos. Assim mesmo, sempre que te passarem a perna ponha o boca no trombone.
    Pelos vistos o candidato do arroz ganhou juízo nunca mais há de candidatar.

  5. Todos iguais

    23 de Dezembro de 2021 at 22:56

    Vão todos passear, politiquices vai matar esse país, ainda bem que nunca mulitei nos partidos fracos do nosso STP. Na governação do ADI um amigo meu do ADI numa conversa comigo criticou o comportamento do Patrice Trovoada pelo facto de ter dado todo a arroz de Japão a Nino Monteiro para vender, e disse mais que o lucro do arroz o nino financiava o ADI! Ministério público nada fez, hoje ADI e PARTIDO DE Nino pede demissão de outro igual a eles por causa de arroz. Será que nível de um Presidente da República de um país sério é para entrar nesta guerra de arroz e Cerveja rosema? Será que a população de STP MERECE isso? É isso que STP merece? Fradique de Meneses tem moral para denunciar alguém?

    Temos que tomar STP na mão dos partidos políticos, vamos sair a rua correr com todos que estão nos partidos e tomar esse país!

    Vila Nova este a mesnos de três anos no governo! Ele conhece os negócios do arroz.

    Toda gente sabe porquê que Agostinho Fernandes saiu do governo. Porque recusou acatar a ordem de PT quanto lhe ordenou a entrega de todo arroz de Japão a NINO MONTEIRO! Patrice Trovoada, perferiu deixar o ministro cair para defender o seu interesse … os partidos políticos em STP não podem pensar que o país é vosso! Cuidado com supresas

    • K

      28 de Dezembro de 2021 at 7:46

      Concordo com você
      Acabar com partido político, o país e todos os são-tomense s agradece

  6. Diáspora

    23 de Dezembro de 2021 at 23:20

    Negócio corre Fridique mal todo povo tem que pagar. Esse homem é uma praga. Como presidente foi um lixo atrasou stp fazendo cair 8 governos até mesmo elementos do seu próprio partido Tomé Vera Cruz sempre problemas de Fridique é arroz e cerveja. Dinheiro vai matar Fridique

  7. Guadalupe

    23 de Dezembro de 2021 at 23:24

    Desde de 2009 que deixei de escutar Fradique de Menezes. Não vale nada um dia contarei a história!

  8. Andorinha

    24 de Dezembro de 2021 at 0:14

    Nos povo Santomense estamos desgraçados esta nova maioria roubão tudo que lhes aparece a frente roubão arroz de Japão roubão contentores de medicamentos máscaras enfim nada escapa.
    Eu nunca tive dúvidas que 2018 quando criaram confusões queimaram carro da juíza era para isso que estamos a assistir MLSTP nunca valeu nada.

  9. Fuba cu bixo

    24 de Dezembro de 2021 at 0:49

    O MLSTP nunca mim enganou o MLSTP é o motivo da desgraça dos Santomenses meti esses canalhas todos na cadeia.

  10. Lucas

    24 de Dezembro de 2021 at 7:39

    Chamem o branco
    Tanto faz que seja espanhol francês ou tuga
    Será melhor para todos menos pros mãos leves

  11. Zagaia

    24 de Dezembro de 2021 at 9:35

    Se fosse um país, era demitido, mas isso, não é um país, é uma anarquia com democracia de fachada.
    Mas, qualquer dia, vamos nos libertar dos colonos pretos.
    Viva a independência total, VIVA.

  12. Mepoçom

    24 de Dezembro de 2021 at 10:24

    Eu não sou crente do poder dos Santos, mas o padroeiro da ilha parece ter algo ritual, também a praga “non cá bi bê nancê”, palavra tem poder. As comadres vêm zangando e as verdades começam a boiar.

  13. gilmar neves

    25 de Dezembro de 2021 at 6:46

    Tudo farinha do mesmo saco. Porquê não denunciou assim que foi convidado para formar o trio de venda do arroz? Nenhum de vocês prestam. Com tudo isso, o país que fica na m…

  14. Bem+de+S.Tomé+e+Príncipe

    26 de Dezembro de 2021 at 0:12

    Fradique comportou-se como um nao politico que esta governando S.Tome e Principe. Isso deveria ser tratado numa concertacao dos partidos da maioria a porta fechada. Tambem ele ja e conhecido.Presidente que demitiu o Primeiro ministro do proprio partido dele a favor de Patrice Trovoada.

  15. Original

    26 de Dezembro de 2021 at 16:58

    Não digo que arroz foi gerido da melhor forma como também digo que o Fradique é um grande oportunista porque se não lhe tivessem passado perna estaria calado.

    • Zagaia

      27 de Dezembro de 2021 at 19:03

      Subscrevo por baixo. O comportamento dos humanos é sempre assim, ganância, medo de perder o estatuto.
      São políticos, ou foram políticos, a missão deles é servir e ajudar o povo, criando condições para o desenvolvimento, mas são todos hipócritas. Um bem haja.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top