Política

“Crise no sector da Saúde em São Tomé e Príncipe”

Manifesto Social Nº 01/2022 “Crise no sector da Saúde em São Tomé e Príncipe” Os são-tomenses estão verdadeiramente preocupados com a galopante e crónica situação degradante das estruturas da saúde em São Tomé e Príncipe.

Existe um descontentamento geral entre os são-tomenses pela forma irresponsável e incompetente como os governos e os agentes de saúde têm estado a tratar os doentes, o hospital, os centros de saúde e particularmente a crónica falta de medicamentos, uma situação inadmissível, tendo em conta o que se diz sobre o desaparecimento dos remédios e equipamentos no hospital.

É também notória a má organização, a falta de estruturas e condições no hospital e nos centros de saúde para o atendimento dos utentes e seus acompanhantes. Ao longo dos quarenta e seis anos e seis meses de independência do país, os sucessivos governos não têm sido capazes de criar um Sistema de Saúde que possa atender as necessidades mínimas da população e nem sequer proporcionar condições dignas para que os profissionais de saúde em geral possam exercer cabalmente as suas tarefas.

A falta de equipamentos adequados no hospital e nos centros de saúde é grave e a tudo isto junta-se ainda a falta de especialistas e profissionais de saúde competentes. Tendo em conta que os investimentos do Estado no domínio da saúde, ao longo desses anos, não agradam os são-tomense e nem os estrangeiros que vivem e trabalham no país, o Observatório Transparência STP deixa aqui, uma vez mais, o alerta para que o atual e os próximos governos resolvam, quanto antes, os inúmeros problemas que existem em todos os sectores da saúde, porque é fundamental para todos nós.

O povo são-tomense é obrigado a aguentar tudo? Não abusem da paciência dos são-tomenses. A paciência tem limite, e a vida é para ser vivida e não suportada como temos suportado, ao longo dos anos, na Saúde e noutros sectores. São Tomé 24 de janeiro de 2022. Observatório Transparência STP + transparência > efetividade

Acompanhe o assunto em vídeo :

4 Comments

4 Comments

  1. Paula assunção

    25 de Janeiro de 2022 at 10:41

    Este é um país de doidos onde os políticos prometem e fazem o contrário mesmo depois de receberem tanto dinheiro.
    Nunca aprendem com erros do passado.
    Analisam por exemplo o caso do edifício dos tribunais onde toda gente avisou que as obras de cobertura tinham que ser feitas na gravana para evitar que registos e notariado inundasse quando chovesse. Mas como Silva Cravid acha que é dono deste país avançou com as suas obras nessa altura e o resultados muitos equipamentos incluindo os computadores estragaram.
    Agora o Jorge bom Jesus devia é pedir ao Silva gomes Cravid para pagar todos os estragos. Ops esqueci que o Jorge tem medo do silva gomes cravid, por isso fez a visita de zoplo e nada vai acontecer porque o estado vai gastar mais dinheiro para comprar tais equipamentos.
    País de brincadeira.

  2. STP

    25 de Janeiro de 2022 at 16:34

    JBJ mlstp rebaixou ministro Aerton. Disse no comunicado que ele liderava delegação de Estado em Expo Dubai mas última hora mandou ministro infraestrutura abreu. Depois disse k porque ele não sabe falar. Também nunca ouvi rapaz falar pra poder avaliar. Mas é falta respeito. Então não escrevia na nota. Aerton foi humilhado pelos próprios camaradas. Maus

  3. Mepoçom

    25 de Janeiro de 2022 at 18:16

    Segundo a Bíblia, Deus criou o homem a sua imagem e semelhança, sendo assim porque, um é criador, amante do bem, e outro é amante do mal, destruidor de bem?

  4. Sofia

    26 de Janeiro de 2022 at 7:00

    O que isso tem haver com o assunto. Deixem de politizar Td. Quando o pinta cabra comprou geradores de energia podre, que até hoje o povo de São tome e Príncipe está a pagar vocês estavam aonde? Pinta cabra do raio. Nem você nem os andaploco vão dormir. Quando o povo não tinha arroz no tempo do pinta cabra você estava aonde? Quando o povo não podia falar estavas aonde? Quando matava pessoas devido arreia vocês estavam aonde? Quando enterravam pai de família a noite vocês estavam aonde? Deixem governo trabalhar. Vocês só estão a criar caos e confusão para enganar os mais desatento. Estão a explora pobreza do povo para culpa governo. Sabendo que o problema já vem desde tempo do pinta cabra.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

To Top