Política

ADI pede intervenção do PR para activar o processo eleitoral deste ano

O maior partido da oposição, a ADI, reuniu-se com o Presidente da República Carlos Vila Nova para pedir a intervenção do Chefe de Estado junto à Assembleia Nacional e o Governo. Intervenção que segundo a ADI visa superar as alegadas ilegalidades que podem comprometer a realização das eleições legislativas deste ano e na data prevista por lei.

Após reunião com o Presidente da República, Orlando da Mata, vice – Presidente da ADI disse à imprensa que segundo a lei eleitoral, a Assembleia Nacional deveria eleger os novos membros da Comissão Eleitoral Nacional desde Dezembro do ano passado.

A reactivação da estrutura funcional da Comissão Eleitoral Nacional, é o primeiro passo a ser dado para o arranque do processo eleitoral do ano 2022.

O vice-presidente da ADI acrescentou que o partido procurou explicação pelo atraso no processo eleitoral, junto a Assembleia Nacional, mas não teve resposta satisfatória. Por isso, o recurso ao Presidente da República para evitar que o processo eleitoral 2022 fique comprometido.

«Pedir ao senhor Presidente da República que exerça a sua magistratura de influência para que se reponha a legalidade. Este ano vamos ter uma eleição diferente da que estamos habituados, com a eleição dos deputados na diáspora. É um processo complexo e deve ser feito no seu tempo, e respeitando as regras para que não se cometa atrocidades», declarou Orlando da Mata.

ADI, defende que as eleições legislativas deverão ser realizadas o mais tardar no próximo mês de Outubro.

Para além da realização atempada das eleições legislativas neste ano, o vice-presidente do partido liderado pelo ex-Primeiro Ministro Patrice Trovoada, disse que debateu com o Presidente da República, várias outras preocupações nomeadamente os estragos causados pelas cheias de 29 de Dezembro de 2021, e a necessidade urgente de recuperar algumas infra-estruturas sociais e a própria vida das populações afectadas.

O vice Presidente da ADI foi ao palácio do povo na companhia do secretário geral do partido Américo Ramos, e do militante Domingos Boa Morte vulgo “Muléla”.

Abel Veiga

14 Comments

14 Comments

  1. Pedro Costa 2

    28 de Janeiro de 2022 at 17:09

    Mais uma palhaçada reinante no país.
    Estes parasitas não fazem mais nada neste país, se não for apoiando-se na política!? Basta andarem de fato e gravata e na prática não pescam nada; só limitam a afundar o país. Foram ter com o chefe da quadrilha e estes políticos (todos) devem pensar, de certeza, que estão resolvendo os problemas deste país.
    Triste situação deste país e o mesmo não arranca. Com mais partidos e com mais blá, blá, blá, não fazem nada de jeito

  2. Sem assunto

    28 de Janeiro de 2022 at 18:20

    Com muita pena minha, tenho esta gente como conterâneo e brevemente os terei como governante, é muito azar!
    Já não basta um poeta prosador como atual primeiro ministro,pra breve terei que levar com figuras suspeitas, incopetentes, rancorosos, tribalistas e muito mais, enfim.

  3. Andorinha

    28 de Janeiro de 2022 at 18:24

    Ainda bem que S.tomé tem ADI assim estaríamos lixados,coisa que Jorge bom Jesus esta a fazer em S.tomé povo não aguenta não.
    Patrice Trovoada faz vem rápido estou quase quase pá vota no senhor.

    • Guiducha

      29 de Janeiro de 2022 at 0:14

      Andorinha, vá lá buscar o seu GURU Patrice TROVOADA…faça-nos esse favor. Ser-lhe-emos “infiniment “reconhecidos.

  4. STP

    28 de Janeiro de 2022 at 20:16

    JBJ mlstp rebaixou ministro Aerton. Disse no comunicado que ele liderava delegação de Estado em Expo Dubai mas última hora mandou ministro infraestrutura abreu. Depois disse k porque ele não sabe falar. Também nunca ouvi rapaz falar pra poder avaliar. Mas é falta respeito. Então não escrevia na nota. Aerton foi humilhado pelos próprios camaradas.

    • Elisa

      31 de Janeiro de 2022 at 1:27

      Obrigado o sr ministro do turismo por fazer de mim uma pessoa diferente deu bolsa a minha mãe não tinha dinheiro pagar passagem para mim foi ter com ministro, ministro ajudou a pagar passagem, hoje estou mo segundo ano do curso agradeço muito a Deus e o ministro. Sr ministro não liga a maldade deste mundo continua com seu coração bom e confia em Deus. Forte à abraço a partir da Madeira.
      Deixa o mundo falar sr tem bom coração. O meu primeiro salário quando terminar o meu curso de cozinha e pastelaria vou comprar uma prenda para Sr vou a sua procura onde estiver para entregar a minha prenda. Deus abençoe o Sr.

  5. Claudia

    28 de Janeiro de 2022 at 20:21

    Credo credo…pinta cabras, deixem povo em paz, sempre na campanha, mas esse MP não funciona mesmo. Não há ninguém k organizar esse MP, fogos os pinta cabra estão cheio de dinheiro a gozar com o povo. Brincadeira tem hora, povo bile we, vocês têm que cortar a mamã dos pinta cabra. Recebi dinheirodos gajos, no dia de voto desligar telemóvel, vota em Td menos no pinta cabra.

  6. Luís Fonseca reis

    28 de Janeiro de 2022 at 22:46

    Não querem respeitar o prazo porque sabem que vão perder feio estas eleições.
    Estou feliz que esse Jorge tchimboto e seus comparsas em breve vão para casa.
    Também desafio o ADI a fazer no futuro o melhor para pais e deixar a arrogância para lado, caso contrário depois dos próximos 4 anos arriscam de serem iguais aos outros e nunca mais ganharem as eleições.

  7. Brincadeira

    29 de Janeiro de 2022 at 0:38

    Mais do mesmo, até parece que essa gentalha não este no poder a coisa de 3 anos e Tal atrás. Miseráveis estão áspera do poder para continuarem o roubo. Esse Américo passa por pessoas nem um “oi” dava. Gostaria que me dissesse qual é a diferença entre o ADI, mlstp, pcd e outras cambadas. O povo do meu país é tão triste que estão áspera outra vez do patrice Trovoada para votarem nele. Uma vergonha pessoas sem princípios indevido que só vem a STP para ser dirigente. Bandos de parasitas

    • Guiducha

      30 de Janeiro de 2022 at 21:28

      Brincadeira, a única ÍSCA que pode trazer-nos o corrupto vagabundo do Patrice TROVOADA de volta para ser julgado e condenado em STP,é de votar para ele…pois que este safado do PT é um ADEPTO do PODER,e é fácil de recuperá-lo assim para virmos AJUSTAR as CONTAS do que ele fez aqui em STP.
      Bemvindo senhor GURU do ADI.

  8. Mal Empregado

    29 de Janeiro de 2022 at 0:45

    Boa Morte e Américo são competentes? Respeita a inteligência de cada um. Outro Orlando da mata nem falar sabe. Vossa sorte é ter um povo tão mesquinho com memória curta. Bem pouco tempo essa gente estava no poder a lambuzar. Políticos de meia tigela estou farto dd vocês todos não tem que tem. Tudo farinha do mesmo tacho

  9. WXYZ

    29 de Janeiro de 2022 at 9:20

    Temos que arrancar com processos que mostram alguma seriedade. Antecipar os eventos para evitar senarios nefastos e macabros iguais a estes que ocorreram em 2018 aquando das legislativas e em 2021 nas presidenciais. Cumpram por favor com os calendarios. Camarão que dorme onda leva.

  10. José António

    30 de Janeiro de 2022 at 18:56

    Estão a tentar dar o tempo para que Grande Devedor da Praça Pública, Presidente do Tribunal Constitucional, Daio encontre mecanismos para transfúrias, e bandidagens.
    Porque é que não criam condições para se fazer as eleições. Porque sabem que todos os que estão hoje no Governo da Troika vão apanhar uma derrota que nunca mais vão esquecer.
    A Troika não está a governar. Estão apenas a encher os seus bolsos. Por isso não querem eleições. Um governo que está podre a cair aos poucos. Primeiro caiu o Ministro das finanças, depois caiu o Ministro da Defesa e depois caiu o Ministro da Saúde e dizem que mais dois estão na lista, mas que o 1º Ministro está a esforçar para que não aconteça.
    O Povo está farto
    Faz e sai
    Bem Haja STP

  11. Ladrões

    2 de Fevereiro de 2022 at 9:24

    Estão com pressa do poder, sai grupo de ladrões entrar outro grupo de gatunos, bandidos criminoso. Por mim ladrões por ladrões prefiro os ladrões que roubam mas, pelo menos não foge do país… só fica áspera do momento certo para subir a trono. Meu é mesmo parvo se não esse bandido criminoso ladrão nunca seria mais dirigente no meu país.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

To Top