o Presidente da República Carlos Vila Nova, homenageou o representante do secretário-geral das Nações Unidas para África Central, François Falls. Foi considerado pelo chefe de Estado São-tomense como um diplomata que executou bons ofícios em prol dos cidadãos de São Tomé e Príncipe.
A cerimónia de agradecimento decorreu no palácio do povo, na capital São Tomé.
«Pautou-se sempre por uma postura imparcial e humilde sempre disponível para estar entre nós e tentar com a sua serenidade e sabedoria estabelecer diálogo entre nós os são-tomenses e entre nós e as organizações regionais e mundiais», referiu o Presidente da República.
Desde 2017 que François Falls representa o secretário-geral da ONU na África Central. O diplomata ajudou a serenar a tensão política e social que marcou São Tomé e Príncipe a quando das eleições legislativas de 2018.
Cidadão da Guiné Conacry, um dos países de África que registou recentemente um golpe de Estado, François Falls, sempre caracterizou São Tomé e Príncipe como um exemplo de democracia no continente africano. Um país onde a alternância política é uma regra.
«Conheci aqui 3 presidentes da República, e conheci dois primeiros ministros pertencentes a partidos diferentes, o que não é notável na maioria dos países na África Central e em África em geral», declarou François Falls após receber o agradecimento do Chefe de Estado são-tomense.
Estabilidade é segundo François Falls, o caminho que conduzirá o arquipélago ao progresso. O representante de António Guterres na África Central, deseja que STP continue a ser o bom aluno da democracia no continente africano.
Abel Veiga