Política

PR propõe a criação de um Comité de Sábios para combater e prevenir a corrupção

O presidente da República Carlos Vila Nova decidiu constituir um comité de sábios para combater e prevenir a corrupção em São Tomé e Príncipe. Segundo o Chefe de Estado o comité de sábios será composto por pessoas idóneas.

Foi na cerimónia de inauguração das novas instalações do Ministério Público, na última semana, que o Presidente da República renovou a sua convicção de que a corrupção está a aumentar em São Tomé e Príncipe.

Carlos Vila Nova citou estudos de opinião realizados no país que indicam que em 10 são-tomenses 7 consideram que a corrupção está a aumentar. O mesmo Presidente da República que no seu discurso por ocasião do ano novo, denunciou a generalização da corrupção na República são-tomense, decidiu constituir um comité de sábios para tratar do problema.

 «Decidi por isso utilizar pela primeira vez o alto patrocínio da presidência da República para constituir um comité de sábios, que terá a missão de produzir um documento com uma reflexão sobre cenários e perspectivas de combate a corrupção e a criminalidade financeira», afirmou o Presidente da República.

O comité de sábios terá dentre outras missões diagnosticar um mal que bloqueia o progresso do país.

«O comité de sábios Irá consultar universidades de renome nesta área, recolher exemplos de modelos de instituições e quadros normativos de vários países, auscultar as instituições nacionais e a sociedade civil e os nossos parceiros bilaterais e multilaterais….Este exercício não será uma prescrição obrigatória para os governos, mas será com certeza um instrumento orientador de trabalho», precisou, Carlos Vila Nova.

Composto por pessoas idóneos, segundo o Presidente da República as actividades do  Comité de Sábios, serão inclusivas e descomprometidas com qualquer agenda política.

Abel Veiga

13 Comments

13 Comments

  1. Pedro Costa 2

    13 de Março de 2022 at 22:48

    Sábios!?
    Que palavra tão forte! Até me arrepio todo. Deve ser brincadeira!
    Como combater a corrupção e a criminalidade financeira sem um sistema judicial forte, sem compadrio, sem medo e atingir X ou Y? Com tantos corruptos e pessoas que se enriquecem ilicitamente, baseados em vários tentáculos! Como? Se assim for, não ficará pedra sobre pedras.

  2. Desforra

    13 de Março de 2022 at 23:13

    Os sábios serão pessoas ligadas ao PR, pelo menos na sua maioria. Não serão pessoas escrutinadas de forma isenta. Por outro lado,
    a corrupção está enraizada na sociedade. Em suma, isto será mais tachos, mais despesas para o Estado, e não funciona_ o PR está a enviar colme para telefone fixo.
    As instituições que existem deviam ser suficientes. Se não funcionam, tem-se de analisar o porquê e actuar para sanar as insuficiências.

  3. Vanplega

    14 de Março de 2022 at 6:07

    È preciso implantar as leis sobre a corrupçāo noutros paises da Àsia.

    Roubou, cotton a māo, depois os pès.

    Vamos ver se nāo acaba està mal dita doença que tomou conta deste pobre paìs.
    Bando de vagabundos

  4. santomé cu plinxipe

    14 de Março de 2022 at 7:14

    O srº tb tem que ser investigado,,,

    • HST

      14 de Março de 2022 at 8:39

      Acho que isso não vai dar nada, é apenas mais uma treta. Mas a ser fomada essa equipa deveria ser apenas estrangeiros, de preferência que não sejam africanos…

    • HST

      14 de Março de 2022 at 8:41

      Acho que isso não vai dar nada, é apenas mais uma treta. Mas a ser fomada essa equipa deveria ser apenas estrangeiros, de preferência que não sejam africanos.

    • Ziaurmarx Ramman Fernandes

      15 de Março de 2022 at 21:21

      Comitê de Sábio.

      Claro, que tal comitê para tratar de água, energia, estrada, hospital, infraestrutura para importação e exportação no aeroporto internacional de São Tomé. É altura de começar a traçar planos de desenvolvimento do nosso país, se não têm o que fazer demitam se.

  5. José João Pinto

    14 de Março de 2022 at 9:15

    Esclareçam-me os mais lúcidos.
    Para Combater a Corrupção, é preciso um Comité de Sábios? Para quê? Onde é que estão as instituições do Estado para funcionarem? Os servidores do Estado são pagos para quê senhor Presidente?
    Tenha paciência.
    Se calhar é melhor chamar o Patrice Trovoada para presidir este Comité

    • Pascoal+Carvalho

      14 de Março de 2022 at 19:22

      são inovações do vocabulário verbal, nada mais.

  6. Povo pequeno

    14 de Março de 2022 at 12:00

    Faz algum tempo que não ouço algo parecido em STP, por favor comecem por investigar Osvaldo Abreu.

  7. sempre amigo

    14 de Março de 2022 at 13:17

    Eu sou,como dizia alguém,”um cidadão que está condenado antes de condenado por ter cometido qualquer pecado.”O silêncio sria a resposta dos que já não têm nada mais para dizer.”Mas,perante um assunto tão importante,tenho que quebrar o silêncio para perguntar ao nosso Presidente: Comitê de Sábios para combater a corrupção?O SENHOR Presidente tem que explicar aos seus súditos,como é que isso vai funcionar.Porque esta ilústre iniciativa trouxe-me á memória o que o saudoso jornalista brasileiro, numa das suas reportagem sobre o assunto, escrevera,citando,”A elite se lixa para essa questão de corrupção,até porque ninguém mais do que a elite se lambusa na corrupção.Agora só nos resta esperar esperançosamente pela composição do COMITÊ DE SÁBIOS.

  8. Pascoal+Carvalho

    14 de Março de 2022 at 19:25

    como podem os sábios combaterem a corrupção? sem que ele próprio seja um exemplo

  9. E Trindade

    15 de Março de 2022 at 9:39

    Mas nao sao esses mesmos sabios que sao curruptos?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top