O presidente da República Carlos Vila Nova decidiu constituir um comité de sábios para combater e prevenir a corrupção em São Tomé e Príncipe. Segundo o Chefe de Estado o comité de sábios será composto por pessoas idóneas.
Foi na cerimónia de inauguração das novas instalações do Ministério Público, na última semana, que o Presidente da República renovou a sua convicção de que a corrupção está a aumentar em São Tomé e Príncipe.
Carlos Vila Nova citou estudos de opinião realizados no país que indicam que em 10 são-tomenses 7 consideram que a corrupção está a aumentar. O mesmo Presidente da República que no seu discurso por ocasião do ano novo, denunciou a generalização da corrupção na República são-tomense, decidiu constituir um comité de sábios para tratar do problema.
«Decidi por isso utilizar pela primeira vez o alto patrocínio da presidência da República para constituir um comité de sábios, que terá a missão de produzir um documento com uma reflexão sobre cenários e perspectivas de combate a corrupção e a criminalidade financeira», afirmou o Presidente da República.
O comité de sábios terá dentre outras missões diagnosticar um mal que bloqueia o progresso do país.
«O comité de sábios Irá consultar universidades de renome nesta área, recolher exemplos de modelos de instituições e quadros normativos de vários países, auscultar as instituições nacionais e a sociedade civil e os nossos parceiros bilaterais e multilaterais….Este exercício não será uma prescrição obrigatória para os governos, mas será com certeza um instrumento orientador de trabalho», precisou, Carlos Vila Nova.
Composto por pessoas idóneos, segundo o Presidente da República as actividades do Comité de Sábios, serão inclusivas e descomprometidas com qualquer agenda política.
Abel Veiga
Pedro Costa 2
13 de Março de 2022 at 22:48
Sábios!?
Que palavra tão forte! Até me arrepio todo. Deve ser brincadeira!
Como combater a corrupção e a criminalidade financeira sem um sistema judicial forte, sem compadrio, sem medo e atingir X ou Y? Com tantos corruptos e pessoas que se enriquecem ilicitamente, baseados em vários tentáculos! Como? Se assim for, não ficará pedra sobre pedras.
Desforra
13 de Março de 2022 at 23:13
Os sábios serão pessoas ligadas ao PR, pelo menos na sua maioria. Não serão pessoas escrutinadas de forma isenta. Por outro lado,
a corrupção está enraizada na sociedade. Em suma, isto será mais tachos, mais despesas para o Estado, e não funciona_ o PR está a enviar colme para telefone fixo.
As instituições que existem deviam ser suficientes. Se não funcionam, tem-se de analisar o porquê e actuar para sanar as insuficiências.
Vanplega
14 de Março de 2022 at 6:07
È preciso implantar as leis sobre a corrupçāo noutros paises da Àsia.
Roubou, cotton a māo, depois os pès.
Vamos ver se nāo acaba està mal dita doença que tomou conta deste pobre paìs.
Bando de vagabundos
santomé cu plinxipe
14 de Março de 2022 at 7:14
O srº tb tem que ser investigado,,,
HST
14 de Março de 2022 at 8:39
Acho que isso não vai dar nada, é apenas mais uma treta. Mas a ser fomada essa equipa deveria ser apenas estrangeiros, de preferência que não sejam africanos…
HST
14 de Março de 2022 at 8:41
Acho que isso não vai dar nada, é apenas mais uma treta. Mas a ser fomada essa equipa deveria ser apenas estrangeiros, de preferência que não sejam africanos.
Ziaurmarx Ramman Fernandes
15 de Março de 2022 at 21:21
Comitê de Sábio.
Claro, que tal comitê para tratar de água, energia, estrada, hospital, infraestrutura para importação e exportação no aeroporto internacional de São Tomé. É altura de começar a traçar planos de desenvolvimento do nosso país, se não têm o que fazer demitam se.
José João Pinto
14 de Março de 2022 at 9:15
Esclareçam-me os mais lúcidos.
Para Combater a Corrupção, é preciso um Comité de Sábios? Para quê? Onde é que estão as instituições do Estado para funcionarem? Os servidores do Estado são pagos para quê senhor Presidente?
Tenha paciência.
Se calhar é melhor chamar o Patrice Trovoada para presidir este Comité
Pascoal+Carvalho
14 de Março de 2022 at 19:22
são inovações do vocabulário verbal, nada mais.
Povo pequeno
14 de Março de 2022 at 12:00
Faz algum tempo que não ouço algo parecido em STP, por favor comecem por investigar Osvaldo Abreu.
sempre amigo
14 de Março de 2022 at 13:17
Eu sou,como dizia alguém,”um cidadão que está condenado antes de condenado por ter cometido qualquer pecado.”O silêncio sria a resposta dos que já não têm nada mais para dizer.”Mas,perante um assunto tão importante,tenho que quebrar o silêncio para perguntar ao nosso Presidente: Comitê de Sábios para combater a corrupção?O SENHOR Presidente tem que explicar aos seus súditos,como é que isso vai funcionar.Porque esta ilústre iniciativa trouxe-me á memória o que o saudoso jornalista brasileiro, numa das suas reportagem sobre o assunto, escrevera,citando,”A elite se lixa para essa questão de corrupção,até porque ninguém mais do que a elite se lambusa na corrupção.Agora só nos resta esperar esperançosamente pela composição do COMITÊ DE SÁBIOS.
Pascoal+Carvalho
14 de Março de 2022 at 19:25
como podem os sábios combaterem a corrupção? sem que ele próprio seja um exemplo
E Trindade
15 de Março de 2022 at 9:39
Mas nao sao esses mesmos sabios que sao curruptos?
Belmiro Mongo
8 de Janeiro de 2023 at 2:26
Mr. Carlos Vila Nova (aka Presidente).
Sinceramenta gostaria que nao facas mais promessas. (Plesae don’t do it).
Estou muito decepcionado a tua performamce como Leader.
O “Gabones” te tem como um elemento no seu jogo de Xadrez. Quem pede imprestado pro DIABO, paga com sua alma.
Nos tempos da Escola Tecnica Silva Cunha, foste amigo, bom colega, desportista e teu irmao Joao Gomes (Katuta) foi meu colega na Libia (RIP Katuta)
Na MAFIA ..todos homens teen um preco! Qual e o teu?
Carlos, pense que a Fatinha e os vossos filhos merecem fellicidades e nao stress.
“Um velho ditado diz: Quem semea vento ,colhera Tempestade”.
Sou Tonga, de sao tome