Política

PR Vila Nova cancelou toda relação que tinha com o seu conselheiro especial Stephan Welk

No aeroporto internacional de São Tomé no último sábado 09 de Abril, no regresso da visita a Portugal, o Presidente da República Carlos Vila Nova foi confrontado com uma das questões da actualidade política em São Tomé e Príncipe.

Trata-se-ta da nomeação do cidadão alemão Stephan Welk como seu conselheiro especial.

No decreto presidencial número 1/2022, com data de 27 de Janeiro do ano 2022 e publicado no Diário da República, o Presidente Carlos Vila Nova explica que pelo facto de ser conforme diz a constituição política, o Representante do Estado são-tomense nas relações internacionais…, « e tendo em conta que para o exercício efectivo dessa competência s funções, necessário se torna que o Presidente da República esteja na posse de informações técnicas especializadas, que lhe permitam em concertação como governo encontrar mecanismos plausíveis que possibilitem a busca de melhores soluções para o desenvolvimento socioeconómico do país……».

Foram esses os argumentos apresentados pelo Presidente da República para nomear o cidadão alemão Stephan Welk como o seu Conselheiro Especial.

No entanto a nomeação do conselheiro especial de Carlos Vila Nova tornou-se um caso polémico, de impacto político – diplomático extremamente negativo para São Tomé e Príncipe. Tudo por causa do cadastro que segundo a imprensa alemã tem o cidadão Stephan Welk.

A imprensa alemã relata que Stephan Welk foi múltiplas vezes julgado, condenado e mandado para cadeia por Tribunais alemães.

Foto- Stephan Welk

A revista alemã Der Spiegel detalha que Stephan Welk foi detido em Agosto do ano 2019 por ter conseguido obter passaportes diplomáticos de países pobres que lhe concedeu imunidade diplomática. Neste processo Welk foi detido junto com outros dois parceiros seus.

Der Spiegel explica também que no ano 2003, foi condenado a 4 anos de prisão por um tribunal de Hamburgo, pela prática de fraude relacionada com transacção imobiliária dúbia.

O homem que foi nomeado conselheiro especial do Presidente da República de São Tomé e Príncipe, pelo decreto número 1 /2022, é indicado pela imprensa alemã na prática de crimes de fraude, falsificação de documentos, tentativa de desfalque e quebra de confiança.

Crimes cometidos em três países africanos nomeadamente Libéria, Guiné-bissau e a República Centro Africana. Crimes que segundo a revista Der Spiegel valeram a Stephan Welk uma condenação de 4 anos de prisão, pelo Tribunal de Dresden-Alemanha.

No aeroporto internacional de São Tomé, o Presidente da República Carlos Vila Nova  reagiu.

«Essas informações são tornadas públicas, mas cabe ao senhor Stephan Welk , clarificar a sua situação judicial, porque eu não tenho conhecimento. A nomeação do conselheiro é feita com base em aconselhamentos e com base em informações sobretudo o seu curriculum, e outras informações, que não tinha nada em contrário…», declarou o Presidente da República.

O Chefe de Estado são-tomense reconheceu que o caso é delicado. «De qualquer modo já foi suspensa e cancelada toda relação que o senhor ex-conselheiro tinha connosco, e agora é preciso de facto clarificar isso. Ele tem ocasião de o fazer, e nós temos ocasião de tirar a limpo essas informações», acrescentou Carlos Vila Nova.

O Chefe de Estado repisou que até antes da nomeação do seu conselheiro especial, não teve acesso a qualquer informação que pusesse em causa a credibilidade do cidadão alemãoStephan Welk.

«Um tiro quando é feito e passa ao lado não atinge o alvo corrige-se o tiro para atingir o alvo. Com naturalidade eu tomarei a melhor decisão… porque em última instância cabe a mim. Mas como disse ao decidir, nem por aconselhamento, nem por informações disponíveis… não havia qualquer situação que impedisse que o fizesse», reforçou.

Na sua intervenção Carlos Vila Nova avançou com mais um elemento importante. «Até porque este senhor já exerceu essas funções noutras alturas…», pontuou o Presidente da República.

O Téla Nón apurou que apesar do seu cadastro criminoso relatado pela prestigiada revista Der Spiegel  o cidadão alemão  Stephan Welk, vinha desempenhando a função de Conselheiro Especial do presidente  de São Tomé e  Príncipe  desde o mandato do ex-presidente Evaristo  Carvalho.

Abel Veiga

17 Comments

17 Comments

  1. paulo canela

    11 de Abril de 2022 at 7:53

    Quando é que os negros vao aprender que os brancos so zelam pelos seus interesses em detrimento dos pretos?

    • Sem assunto

      11 de Abril de 2022 at 11:30

      Espera aí… Senhor PR, a quem pretendes atirar arreia para os olhos?
      Se os sucessivos crimes cometidos pelos individuos e naturais julgamentos aconteceram antes da sua nomeação como seu conselheiro, implica dizer de que as suas justificações são infundadas e desnecessaria, inocentes de verdade nesta estória é o coitado do povo a vossa excelência não, pois dispoes de todo o meio para ser bem informado e aconselhado a cada decisão.
      Dê mea culpa e reconheça de que o tiro saiu pela colatra…afinal prestas serviços ao PT que não é lá uma flôr que se cheire logo estas nuances e muitas outras para o futuro serão expectavéis.

    • VAI TU

      11 de Abril de 2022 at 20:02

      Além de RACISTA, devias ter cuidado pois o que dizes é grave.
      Infelizmente por má governação, não conseguimos sobreviver sem a ajuda dos ” Brancos ou Amarelos”.
      O rendimento per capita é tão baixo que o povo, nem dinheiro tem para comprar um pão/dia, exceto com a ajuda
      dos outros.
      Trabalha com enxada ou arma e constrói alguma coisa

  2. Gilson Rita

    11 de Abril de 2022 at 10:07

    Não acredito que o PR não sabia das artimanhas deste individuo. Tem a sua propria agenda que nada tem a ver com o país e o povo. GR.

  3. paula

    11 de Abril de 2022 at 11:34

    Os pinta cabra no seu melhor. O pior está para vir. Deixa o povo colocar pinta cabra no poder depois não vêem chorar dizer k não sabiam.

  4. Lupuye

    11 de Abril de 2022 at 11:47

    Nao acredito que neste seculo ainda haja gente que nao saiba utilisar o GOOGLE. Basta por o nome do homem no google para se ter uma serie de informacoes sobre quem e ele. Vamos gente da minha terra, vamos usar os meios tecnicos que os dia de hoje nos proporcionam.

  5. Vanglega

    11 de Abril de 2022 at 13:56

    Mais alguèm de sam conciência vai dizer que o Presidente da Repubblica, ñ tinha conhecimento sobre este senhor!

    Sabia e bem, tinha suas vantage, esqueceram que ad verdades podiam ver de cima e, ai està

    Agora, tentam enganar o povo, dizendo que ñ sabia.

    Com estàs gentes nunca Sāo Tome e Principe, vai desenvolver.

    Sāo tidos peixes podres. Filhos da terra està afundando a terra por ganância.

    Quando mortem ñ levam nada

  6. Vanglega

    11 de Abril de 2022 at 14:00

    Lamento dizer ao senhor Presidente da Republica, o è mentiroso, mente

  7. Gente+Nobre+STP

    12 de Abril de 2022 at 8:48

    Custa-me crer que o Sr. PR e o seu staff não sabiam da mancha no curriculo do Stephan Welk. Bastava pesquisar no google para obterem informações sobre o individuo. Para mim está implicito que a nomeação do tal diplomata traria vantagens para alguns. De qualquer forma reconheço a mea culpa feita pelo Sr. PR. Sei da simpatia/filiação partidária, embora tenha entregue o cartão do partido. Tudo leva crer que ADI ganhará as proximações eleições legislativas. Alerto o Sr. PR. para mater-se firme nas suas decisões futuras, independentemenete do partido que estiver no arco da governação. Já agora! Quais os nomes que farão parte do comité dos sábios anunciado pelo P.R.? Sua Excelência prestaria um nobre serviço a nação se partilhasse antecipadamente os nomes dos ditos “sábios” de forma que possam ser escrutinados. A Nação agradecia-lhe.

  8. Santo

    12 de Abril de 2022 at 9:31

    Se o individo já exerceu essa função desde o ex-presidente Evaristo, creio que só o fez a mando do PT. Sr. PR, procure governar com transparència lealdade, isenção e imparcialidade. Não se deixe levar por PT, porque é flor que não se cheire.

  9. BÊLÊ KUGA

    12 de Abril de 2022 at 10:54

    Cuidado,SE HOR PRESIDE TE!…Os seus argume tos(justificações) ão co ve cem ao própio Preside te CARLOS VILA OVA.E para complicar ai da mais o assu to,o SEHOR PRESIDE TE termi a a sua i terve ção com uma frase i ce diária:”ATÉ PORQUE ESTE SE HOR JÁ EXERCEU ESSAS FU ÇÕES OUTRAS ALTURAS.”Co ve hamos SE HOR PRESIDE TE,quererá referir-se á “QUE ALTURA”?… Ao bom e te dedor..SAUDAÇÃO!

  10. SEMPRE AMIGO

    12 de Abril de 2022 at 11:01

    O se hor STEPHA WELK é um velho hóspede da casa!

  11. BÊLÊ KUGA

    12 de Abril de 2022 at 11:21

    SE HOR PRESIDE TE!Os seu argume tos(justificações)esgrimidos a impre sa ão co ve cem o própio PR VILA OVA.E para complicar(eu diria esclarecer) ai da mais o assu to, SUA EXCELÊ CIA termi a a sua i terve ção com uma declaração ice diária::”ATÉ PORQUE ESTE SEHOR( STEPHA WELK)JÁ EXERCEU ESSAS FUÇÕES MOUTRAS ALTURAS.”XÊ!O Sehor Presidete quer se referir á “QUAL ALTURA”? Ao bom e te dedor…SAUDAÇÃO!..

  12. Gerhard Seibert

    12 de Abril de 2022 at 12:34

    Não é necessário ter conhecimentos do alemão para obter informações sobre a reputação e o passado duvidosos de Stephan Welke, nomeado conselheiro especial em 27 de Janeiro passado. Um artigo em inglês sobre as suas atividades fraudulentas circula na internet desde Setembro de 2019. Vejam em https://www.spiegel.de/international/world/investigators-target-trade-in-african-diplomatic-passports-a-1286643.html

    Gerhard Seibert

  13. Bem de São Tomé e Príncipe

    12 de Abril de 2022 at 18:06

    Aonde está a equipa de ” Manifesto Social nº” para fazer o seu manifesto relativamente ao assunto?

    • Margarida Lopes

      12 de Abril de 2022 at 21:29

      Patrice TROVOADA continua a fazer NEGOCIATAS com os seus comparsas DELINQUENTES e a impôr aos seus GURUS de se inclinarem as ordens dele…tudo que ele décide a liga do mal ADI obedece ” à doigt et à l’œil “, pois que é ele o PT o mestre do jogo. Até um dia derradeiro, que só Deus conhece.

    • Martelo da Justiça

      15 de Abril de 2022 at 9:31

      MANIFESTO SOCIAL?? Estes são uma cambada de BANDIDOS que fazem parte da Quadrilha Patricista. Só veem os erros dos Partidos do Governo menos de gentes ligadas ao ADI. Algumas vezes especulam e mentem. Sempre disse que essa gente não são serias. Nunca me enganaram!!

      Tudo muito nebuloso como sempre na entrevista do Senhor Presidente Vila Nova. Embora desconfie quem foi o tal Conselheiro que o aconselhou como ele diz, já agora devia nos dizer o nome do tal Conselheiro.

      Era importante tambem saber qual é a area de aconselhamento do senhor Stephan Welk.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

To Top