A Ministra da Saúde Filomena Monteiro declarou a existência de um surto de Dengue em todo o território de São Tomé e Príncipe.
Na comunicação feita no passado dia 4 de Maio, Filomena Monteiro, alertou a população em geral «e as pessoas que se deslocam a São Tomé e Príncipe, por diversas razões, sobre a existência de um surto de Dengue no país».
Segundo a ministra da saúde, vírus do Dengue Serotipo DEN3, foi o que o Instituto de Higiene e Medicina Tropical de Lisboa detectou em 30 amostras enviadas pelo ministério da saúde para efeitos de exames laboratoriais.
Dados divulgados pelo ministério da saúde indicam que até o dia 3 de Maio, o departamento de vigilância epidemiológica notificou um total de 47 casos suspeitos de Dengue no país.
«Sendo confirmados 30 casos por teste rápido de antígeno sorológicos e PCR-RT em colaboração com o Instituto de Higiene e Medicina Tropical em Lisboa no dia 3 de Maio do ano 2022», precisou a ministra Filomena Monteiro.
O Ministério da saúde esclareceu que até o momento não se registou qualquer morte por causa da Dengue. No entanto «4 pessoas encontram-se internados no hospital Ayres de Menezes», pontuou a ministra da saúde.
O vírus da Dengue está a circular por todo o território nacional. Os 30 casos confirmados laboratorialmente foram notificados nos distritos mais populosos da ilha de São Tomé, nomeadamente Água Grande, Mé-Zochi, Cantagalo, e Lobata. A Ilha do Príncipe também tem casos da Dengue.
Doença viral transmitida por mosquito, o combate a Dengue implica mobilização de mais recursos, materiais e financeiros. O Ministério da Saúde anunciou a criação de um comité de coordenação nacional e internacional, que já elaborou um plano de contingência e mobilização de recursos.
A aquisição de testes para diagnósticos da doença, é uma das prioridades a que se juntam a formação dos técnicos para diagnóstico e tratamento de doentes, fumigação com insecticidas nos locais com maior foco de casos, pesquisa de criadores de mosquitos transmissores da doença, assim como a aquisição de medicamentos e consumíveis.
Dengue, doença que segundo a ministra da saúde tem como manifestação habitual, febre alta de 39 à 40 graus, aparece de forma súbita e chega a provocar a prostração do paciente.
Mais um problema de saúde pública para São Tomé e Príncipe.
Abel Veiga
Andorinha
9 de Maio de 2022 at 17:38
Esta Ministra não mim representa nem representa o povo Santomense representa os camaradas e os interesses dos camaradas.
Ninguém compriende uma vice-presidente do MLSTP em funções como Ministra faz acusações inaceitáveis ao Presidente em exercício que esta a ser um óptimo Presidente.
Sobre o dengue o governo de Jorge bom Jesus não tem uma estratégia nem um plano para combate ao dengue.
Bom só
9 de Maio de 2022 at 17:51
A troco de uns trocado deixaram que os tais mosquito transgénicos viessesm para o país. Resultado é esse.