A Juventude do Partido ADI(JADI), na oposição, está a organizar uma manifestação nas ruas da cidade de São Tomé já nesta sexta feira.
Manifestação pública para protestar contra a não realização do recenseamento de novos eleitores para as eleições legislativas, autárquicas e regionais de 25 de Setembro.
Numa conferência de Imprensa, na tarde de quarta – feira, a JADI , anunciou que a manifestação será ordeira e democrática.
Segundo Pedro Carvalho vice-Presidente da JADI, todos os jovens estão convidados para o protesto de rua.
«Hoje(quarta – feira) ao longo da manhã fizemos um pedido as autoridades policiais. Na sexta-feira vamos convidar todos os jovens de São Tomé e Príncipe para uma manifestação pacífica . Vamos sair de forma ordeira e pacífica e mostrar o nosso desagrado por esta situação», afirmou o vice-Presidente da JADI.
O braço jovem do partido ADI decide levar o protesto para as ruas de São Tomé, após ter tido reuniões com o Presidente da Comissão Eleitoral Nacional, com a Assembleia Nacional e com o representante do Sistema das Nações Unidas no país.
A liderança da JADI diz estranhar o facto de outras organizações juvenis, e principalmente o Conselho Nacional da Juventude, não terem manifestado abertamente pelo recenseamento dos cerca de 8 mil jovens no país e na diáspora que por lei devem exercer o poder político no dia 25 de Setembro.
JADI recordou que o recenseamento eleitoral é uma obrigação, imposta pela lei. O mesmo pacote legal revisto pela Assembleia Nacional no ano 2021, que impõe ao país a realização do recenseamento eleitoral nos três primeiros meses de cada ano.
JADI anunciou que entrou na segunda fase da luta, e que está a projectar uma queixa crime contra os órgãos do Estado que determinam o processo eleitoral, nomeadamente o Presidente da Comissão Eleitoral Nacional, a Assembleia Nacional, e o Governo.
Abel Veiga
WXYZ
13 de Julho de 2022 at 17:52
Pelo menos isso. Viva JADI. Já tenho meu cartão eleitoral mas também estarei na manifestação
Carlos Alberto do Espirito Santo
13 de Julho de 2022 at 20:36
Em vez de fazerem manifestações de rua, convidando jovens que em 4 anos de mandato do ADI, aonde voçês nāo deram EMPREGO, SAÙDE, EDUCAÇĀO, TRANSPORTES, nem ESTRADAS deram.
Deviam-se sentar a mesa e assumirem o erro cometidos. Dizer a populaçāo que o ADI, errou, temps culpa no cartòrio.
O ADI, para ser mais correcto com esse povo, deviam dizer ao Sao Tome e Principe, todos do ADI, que individamente, meteu a māo no bem do povo, vāo DEVOLVER
Era o mais certo, seria correcto da vossa parte. Agora, pedem os jovens para manifestar-se, quando è para lamberem o mel è sò voçês!
Devolvam o que roubaram
Ana
13 de Julho de 2022 at 21:34
A fome do poder dos pinta cabra está a vista de todos. Até parece que os pintas cabras, estão longe de poder a 20 0u 30 anos. Povo de São tome e Príncipe, por favor, abre olho. Os pinta cabra estão só a nós usar. Quando chegar lá no poder vai ser como no 2018 ou pior.
Andorinha
13 de Julho de 2022 at 21:35
Quero felicitar os jovens do ADI (JAD) pela iniciativa ja não podemos permitir estas irregularidades e atropelos a lei praticada pela esta nova maioria encabeçada pelo MLSTP, fizeram o mesmo nas eleições Presidenciais não pode valer tudo, espanta-me os jovens de outros partidos estarem calados.
Estarei presente nesta manifestação para mostrar a minha indignação.
Vendaval
14 de Julho de 2022 at 17:02
Aos bocados a nossa querida “Andorinha” está aprendendo a escrever… Força!
Cóbo D'Anca
14 de Julho de 2022 at 10:43
Uwa cácá cu sété pidu, ou vai ou racha! Patricio Trovoada tem peso, ele quero a todo custo votar em S.Tomé nem que matemos uns aos outros, desrespeitamos as leis da República temos que fazer o que chefe mandou. Abrem olhos jovens! este Patífe não quero saber de ninguém apenas dele e seus amigos.