Política

Perto do fim do mandato “JBJ” lançou pedra para estrada de Porto Alegre

Dentro de uma semana começam as obras de reabilitação do troço de estrada que liga Ribeira Peixe à Porto Alegre no sul da ilha de São Tomé. O Primeiro-ministro Jorge Bom Jesus”JBJ” que lançou a primeira pedra disse que se trata de uma infraestrutura de importância económica e social.

O troço de estrada alcatroada de 18,6 quilómetros, foi construído nos finais da década de 90, no mandato do Governo de maioria absoluta do partido MLSTP. Guilherme Posser da Costa era o primeiro-ministro.

O troço entre a Ribeira Peixe e Porto Alegre, é o único construído de raiz pelo Estado são-tomense e que teve grande durabilidade. Sem qualquer manutenção o asfalto só começou a desaparecer nos últimos 10 anos.

Estrada entre Ribeira Peixe e Porto Alegre

Da Ribeira Peixe até Porto Alegre no sul de São Tomé, a circulação automóvel passou a ser bastante difícil.

No entanto há mais de 1 ano que o Ministro das Infraestruturas Osvaldo Abreu, anunciou o lançamento de concurso público para a reabilitação da estrada. Segundo o Instituto Nacional de Estradas desde outubro do ano 2021, que o governo selecionou e assinou contrato com uma empresa para realizar a obra. Mas nada avançou.

Tudo porque segundo o governo, o Tribunal de Contas teve de analisar o dossier, e só emitiu o visto para execução da obra nos finais do mês de junho de 2022. Burocracia do Tribunal de Contas provocou atraso de 1 ano.

Jorge Bom Jesus lança primeira pedra para arranque da obra de reabilitação da estrada

Jorge Bom Jesus, primeiro-ministro e Chefe do Governo lançou a primeira pedra convicto de que é para valer. «Esta pedra não é uma pedra qualquer, é para ser concretizada», referiu.

As obras de reabilitação do troço vão demorar 1 ano e seis meses. Porto Alegre, é uma região de referência do turismo em São Tomé. Tem o resort ilhéu das Rolas, o resort Praia Inhame, Praia Guembú, e outras unidades de turismo de natureza.

«Os vários empresários que estão aqui vão ter vida mais facilitada, assim como o turismo aqui no sul. Vai permitir a criação de mais emprego, de mais desenvolvimento», reforçou Jorge Bom Jesus.

A reabilitação dos 18,6 quilómetros degradados transformará a estrada nacional número 2, na via com melhor tapete rolante do país. Da capital São Tomé, até a Ribeira Peixe foi reabilitada com betão betuminoso. O troço que segue até Porto Alegre, começa a ser reabilitado dentro de uma semana, e com novo tapete betão betuminoso.

Estrada nacional nº 2 – Depois de Monte Mário, subida para Porto Alegre

No mesmo dia, sexta-feira 5 de Agosto, o governo lançou a primeira pedra para a construção de um laço de estrada com cerca de 2 quilómetros e que liga Almeirim à Madre de Deus.

Para além de facilitar a ligação rápida entre as comunidades de Caixão Grande e de Trindade, o laço de estrada vai permitir maior circulação de pessoas e mercadorias para o mercado de Bobô Fôrro. A construção do laço de estrada em betão betuminoso vai demorar 1 ano.

Abel Veiga

6 Comments

6 Comments

  1. Fuba cu bixo

    6 de Agosto de 2022 at 16:03

    ” Em condições normais um governo em gestão ja não deveria lançar pedras cudado cubudu budu bô danancê um cabeçaô”. By Jorge Bom Jesus nas campanhas eleitorais de 2018 kkk.

    Quer dizer Patrice trovoada e ADI não pode lançar pedras em gestão mas MLSTP e Jorge Bom Jesus ja podem lançar pedras em gestão né? Terra é vossa espera vocês dia 25 de Setembro vocês vão gostar.

    • Margarida Lopes

      8 de Agosto de 2022 at 0:18

      Fuba com bicho você não se corrige com o comportamento ignóbil do seu mestre Patrice TROVOADA…você continua sendo aquele PUXA SACO ignorante e “pauvre type “, tal como o foragido vagabundo Patrice TROVOADA gosta de ter para melhor MANIPULAR.

    • Fuba cu bixo

      8 de Agosto de 2022 at 10:57

      Cudadu cubudu budu ca da nancê um cabeçaô kkkk.
      Dueu você né kkk.

    • stp

      8 de Agosto de 2022 at 11:40

      Quando não daz, diz que não está a fazer, e quando faz tem críticas, fooogiiiiii, – fico sem entender…

  2. Andorinha

    6 de Agosto de 2022 at 16:31

    O lema do governo de Jorge Bom Jesus são três anos e meio de corrupção falcatruas mudar a vida dos camaradas ficarem todos gordos, e depois três meses de lançamentos de pedras para enganar povo para ganhar votos vocês da nova maioria não vão enganar ninguém ja sabemos para quem vamos votar.

  3. José Manuel

    6 de Agosto de 2022 at 20:14

    Já foi lançada pedras na estrada de Ribeira Peixe para Porto Alegre, mais de 4 vezes durante o mandato deste governo. Foi mais um lançamento, pois no ano passado o governo já tinha lançado a mesma pedra.
    Também não se informa sobre o montante que irá custar esta estrada e quem vai financiar. Será o OGE deste Governo? Têm verbas disponíveis para tal? E para quando irão terminar as estradas que já lançaram pedras e que vejo placas colocadas mas sem nenhuma obra. Estou a falar da estrada que liga Lucumi a Riboque, estrada de Vila Dolores, estrada que vai para Mesquita etc. etc.
    Mais vale fazer duas coisas bem feitas, do que tentar fazer 6 e 7 mal feita
    Estamos cá para ver

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

To Top