Política

Presidente da República desafiou os deputados a promoverem a revisão da Constituição Política

O Presidente da República, Carlos Vila Nova interveio na sessão constitutiva da 12ª legislatura. Numa mensagem aos representantes do povo, o Chefe de Estado alinhou-se a proposta da nova Presidente da Assembleia Nacional no sentido da revisão da Constituição Política.

«As reformas que se nos impõem, tanto a nível de procedimentos, de regulamentos e de forma mais profunda, da nossa lei fundamental, no sentido de clarificar os pontos ténues e nevrálgicos, designadamente os diferentes níveis de maioria parlamentares, as competências e as incumbências dos diferentes órgãos de soberania e outras instituições do Estado, na harmonização de diferentes prazos constitucionais e legais, deve necessariamente forçar a um amplo entendimento das forças políticas aqui representadas», declarou o Presidente da República.

No seu discurso, Carlos Vila Nova, convidou os deputados e os partidos políticos, para o diálogo, compromisso, concertação, sensatez e abertura.

«Estamos todos cientes de que nenhum partido ou movimento político deve arrogar-se no sentido de estar em condições de enfrentar sozinho ou apenas com alguns, os grandes desafios que se nos colocam a nível legislativo, das alterações climáticas, das pandemias, das crises económicas e financeiras, do terrorismo, da insegurança dos demais e diversificados flagelos. Nesta senda e, em nome do bem coletivo, devem ser construídas pontes e acertos em ações concretas para conciliar os interesses legítimos e o bem da coletividade», frisou Carlos Vila Nova.

 O leitor tem acesso ao discurso do Presidente da República na sessão constitutiva da 12ª legislatura da Assembleia Nacional. –

Abel Veiga

4 Comments

4 Comments

  1. Pedro Costa 2

    9 de Novembro de 2022 at 13:42

    Porque não desafiar os deputados a :
    – Cultivarem-se melhor no conhecimento
    – lutarem-se para o país se desenvolver
    – Deixarem de politiquices
    – Preocuparem-se mais com a honestidade
    – Deixarem de mexer na coisa pública (Roubo)
    – Acabarem com clientelismo
    – Preocuparem-se com o bem comum
    Vocês andam em blá, blá, blá e o país vai-se afundando. Preocupam-se com textos e mais textos das leis e normas e no fundo mais nada fazem

  2. santomé cu plinxipe

    9 de Novembro de 2022 at 15:21

    KKKKKK, PRESIDENCIALISMO?

  3. Papa chegou

    9 de Novembro de 2022 at 17:52

    Revisão da Constituição que é prioridade? ENERGIA E ÁGUA É QUE É PRIORIDADE.Nenhum país avança sem isso..Nem solar nem eólica nem raio que de coisa que fizeram em Santo Amaro que até agora resultado foi piorar…ponham os olhos nisto:toda a zona de Maianço , Desejada e Boa Entrada com cortes diários de 10h ou mais por dia! Ganhem vergonha. ..Só pensam nas revisões e alterações de leis pois cabeça só funciona para manter tacho ou arranjar mais tacho…

  4. Margarida Lopes

    11 de Novembro de 2022 at 12:41

    Tu foi preparado para que a situação política atual se pusesse em marcha,täo logo que o presidente eleito Carlos Vila Nova foi eleito por PROCURAÇÃO pelo seu chefe Patrice TROVOADA.
    Qual vai ser o DESFECHO da teimosia do Patrice TROVOADA que vive reside pontualmente em STP só quando ocupa o cargo de 1o ministro, que nunca entrega a pasta quando termina o seu mandato. Qual vai ser o FIM desta história, deste homem que tem muitos casos crimes de queixas junto da justiça ? Como é que uma população inteira possa ficar sem reacção quando vê uma nomeação tão absurda de um homem que se diz responsável político, mas que fugiu com malas e malas de STP há 4 anos, não entregou a sua pasta e que regressa para voltar a ocupar o mesmo cargo como se nada tivesse passado. É ABERRANTE! De notar que não é a 1a vez que o Patrice TROVOADA se conduz assim,já fez isso em 2014 e ninguém reage. É por aí é que podemos constatar que STP é um país que não tem GENTE CAPAZ,desprovido de personalidades carismáticas, competentes, corajosas, que tem uma população ignorante, alcôotra (como diz o PT), que são incapazes de refletir, de decidir, de se defender…é realmente um país que vive as derivas, que tornou-se independente graças aos outros países que lutaram. Não há um único homem político capaz de chamar atenção, de tomar posição sobre esta DESORDEM, são todos OPORTUNISTAS, CORRUPTOS, COVARDES a começar pelo Manuel Pinto da Costa, Fradique de Menezes etc…nenhum destes individuos é um bom e verdadeiro patriota, cada um deles esteve no poder para tirar BENEFÍCIOS pessoais e nada de bom fizeram em STP.
    O povo vota…e vai votando á toa.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top