Política

Intentona golpista – Delfim Neves e Arlécio Costa foram detidos

Delfim Neves, ex-Presidente da Assembleia Nacional, e Arlécio Costa antigo oficial do extinto batalhão de mercenários da África do Sul, os Búfalos, foram detidos pelas forças armadas de São Tomé e Príncipe.

Segundo, o primeiro-ministro Patrice Trovoada, a detenção dos dois homens foi decidida pelo Estado Maior das FASTP, após denúncia feita pelos 4 elementos que assaltaram o quartel.

«O Estado Maior informou que detiveram algumas pessoas com base nas declarações do primeiro grupo que foi detido, e neutralizado. Alguns nomes mais conhecidos. Arlécio Costa que está detido no quartel, e Delfim Neves também está detido no quartel», afirmou Patrice Trovoada.

Foto – Arlécio Costa

Arlécio Costa que em 2003 comandou o assalto ao quartel-general, e o consequente golpe de Estado, foi apoiante da candidatura de Delfim Neves às eleições presidenciais de 2021.

O primeiro-ministro, garantiu que depois da operação em curso do Estado Maior das Forças Armadas, no sentido de capturar as pessoas implicadas no assalto ao quartel do exército, o caso será entregue à Justiça. Patrice Trovoada prometeu que desta vez a intentona golpista será devidamente esclarecida.

Abel Veiga

11 Comments

11 Comments

  1. Rui Neves

    25 de Novembro de 2022 at 11:05

    Tudo me parece uma montagem com finalidades muito perigosas. Para o efeito deve ser feita uma investigação imparcial para apurar as veracidades.

  2. Joel good

    25 de Novembro de 2022 at 11:32

    Já começou

  3. Os Bandidos de sempre

    25 de Novembro de 2022 at 11:58

    A curta metragem de Sissoco Embalo está a rodar em S.tome e Principe. Pinta Cabra deu tiro no próprio pé. Vai pagar Deus.

  4. Mezedo

    25 de Novembro de 2022 at 13:10

    Esta tudo bem claro este golpe foi premeditado para que este povo que já demostrou a falta de maturidade seja definitivamente dominado pelo PT.

    Não é possível acreditar que 4 homem tivessem em mente que vão invadir Quartel.
    Aos envolvidos é necessário que falem a verdade e não escondam quem pagou para isso. e digo vos mais o PT não esta
    preocupado convosco ele tem sua agenda e só usou a vocês para avançar com seu plano.

    Pensam bem vão apanha cadeia queira ou não então abri jogo e não metem para que não venham a se arrepender mais tarde.

  5. Andorinha

    25 de Novembro de 2022 at 13:51

    Prometeu negócios de plantação de canabes em S.Tomé e não conseguiu ganhar as eleições e deu nisto,a ganância tomou conta dos Santomenses.

  6. Heraclito Espírito

    25 de Novembro de 2022 at 14:50

    A Agência ST-PRESS adianta informações segundo as quais “morreram Alécio Costa Costa e quatro invasores ao quartel general”. Confesso que fico cada vez mais perplexo perante estas noticias. Pois, se foram detidos de manhã, como é que morreram se estão sob custódia das autoridades. Muito estranho. Aliás, a detenção de Delfim Neves parece-me uma autêntica tramóia, até prova em contrário. Devo ainda confessar que nunca acreditei em Patrice Trovoada. Nunca me inspirou confiança para ser Primeiro Ministro. Os seus actos falam por si, para um cidadão atento. Vem aí a Ditadura? Espero bem que não. Mas dá para desconfiar.

  7. Prite prite

    25 de Novembro de 2022 at 16:56

    Os politicos mal entrou no gabinete ja esta a deramar sangue na terra prometida onde a arma de fogo nao e vivida. Triste realidade como esses filhos k perderam seus pai ficam, isso e pior k massacre de batepa k estamos a viver a era da tal chamada democracia.

  8. Prite prite

    25 de Novembro de 2022 at 16:59

    Se mataram 4 pessoas ja é porque o DN também ja esta morto

  9. Pierre Faleiro

    25 de Novembro de 2022 at 18:39

    Depois de uma visita de Estudo a Guiné, está aí o resultado da visita de Estudo do PT

  10. Bem de S.Tome e Príncipe

    26 de Novembro de 2022 at 9:33

    Humbah Aguiar tem razão, esse PT é criminoso e bandido. Mas a culpa não é dele. É herança que Miguel Trovoada deixou para STP.

  11. AMILTON GUADALUPE AFONSO PIRES

    30 de Novembro de 2022 at 13:26

    Se os assaltantes do Quartel foram mortos, quem irá a justiça?
    Já agora remeta também a justiça o golpe de 2003 para ser apurado a veracidade dos factos, embora o autor principal tenha sido agora assassinado, existe ainda outros participantes e acusação de um mandante financiador e outros testemunhas.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top